"Rico não quer mais" e "pobre não pode manter"

316 comentários

BMW 325i 1993

BMW 325i 1993

Existem alguns carros que marcam época e se tornam objetos de desejo de crianças, jovens e adultos das mais variadas faixas etárias. São modelos caros e pouco acessíveis a maioria da população do nosso país, mas também não são tão caros ao ponto de ser impossível comprar um usado depois de bons anos de serviço.

Um ditado popular fala o seguinte sobre esses carros: “Rico não quer mais e pobre não aguenta manter”. Geralmente esses modelos são encontrados aos montes nos ferros velhos antes de 10, 15 anos de idade, coisa que no Brasil é facilmente atingido por carros populares.

Muitos desses carros tem peças caras, as vezes mais onerosas do que o custo de aquisição do mesmo. Podemos citar modelos importados, modelos nacionais com altos indices de peças importadas, modelos que sairam de linha rapidamente, versões exclusivas de modelos populares que utilizavam motores importados de alto desempenho.

É muito comum encontrar pela cidade a noite, carros como Vectra CD 2.0 16v 1997, Omega CD 3.0 1993, automático, BMW 325i 1994, Tipo Sediciovalve 16v 1995, Corsa GSi 16v 1994, Peugeot 306 Rallye, Golf GLX 1995, Astra GLS 1998, Peugeot 406, todos devidamente tunados para chamar atenção dos que gostam desse tipo de coisa.

Lição de Casa


auladetuningko1_thumb

Os donos desses carros geralmente esquecem de fazer a manutenção básica para pagar o som com DVD, as rodas de liga-leve de aro 17, a suspensão regulável e outros acessórios comprados a mil prestações. Quando o veículo quebra é um “Deus nos acuda”.

Junta-se de uma vez só, o valor da prestação do veículo (geralmente comprado sem entrada em 60x, em feirões que vendem carros já “sambados” pelos antigos donos) a prestação dos acessórios, e o valor da manutenção.

Itens como amortecedores, baratos em modelos comuns, podem custar muito caro em carros como um BMW 325i ou em um Peugeot 406. Imaginem o custo para fazer uma retífica completa no motor? É praticamente garantida a chance de mandar o carro para ferro velho pois gastar 15 mil reais em um carro que vale 23 mil reais é impossível.

Ainda existem carros como o Fiat Marea, que o motor necessita de cuidados especiais e quando maltratado pelo dono anterior exigirá gastos próximos ao valor da compra de um carro popular. Ele se torna uma opção super interessante na “lojinha” de usados da esquina. Completo, com motor 5 cilindros, potência entre 127 e 160 cv a depender da versão, o mesmo é alvo dos “boys de bairro”.

Fiat Marea com rodas Orbitais

Fiat Marea com rodas Orbitais

A questão é que não sabem que o motor pode durar apenas mais alguns quiilometros antes de ser reaberto, já que pode ter sido consertado de maneira errada e a conta as vezes chega ao valor de 7000 reais. O carro custa em média 14 mil, tornando-o mais um candidato a sucata...

Chevrolet Vectra 1998 com rodas Orbitais

Chevrolet Vectra 1998 com rodas Orbitais

Quais modelos atuais se candidatariam a esse posto daqui há alguns anos? Aposto muito no Vectra Elite 2006/2007 2.4 16v. Tambem aposto em carros como Peugeot 307, Stilo Conect com Skywindow, Vectra GT-X...

Vectra Elite 2008

Vectra Elite 2008

Você conhece alguem que já passou por esta situação ? Conte seu caso aqui no motorpasion.com.br ou mande-nos um e-mail com a história. Quem sabe não podemos publica-la?

Fotos | Bizarrices automotivas

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer saber mais?

Artigos

Artigos relacionados que vão te interessar

Ver mais

+ Deixe um comentário

Comentários

  • 1

    Avatar de Anderboy !

    Caramba o motor do Marea tem que ser aberto depois dos 40000km,aff por isso que esse carro nunca pegou aqui,melhor carro pra "fuçar" aqui sempre será o gol,imbátivel no preço das peças e cofiabilidade,só o seguro que é caro.

  • 2

    Avatar de Rosalvo !

    Por isso que é muito importante pesquisarmos antes de comprar um usado. Brevemente estaremos colocando no ar algumas matérias sobre automóveis usados bons para serem comprados. Com certeza o Gol já tem lugar reservado!

  • 3

    Avatar de Dmaneiro !

    Belo post Rosalvo. É Realmente o que acontece com a maioria dos "carrões" de 20 mil que estão nas revendas por ai.. heuhe

    abraço

  • 4

    Avatar de Fernando Sá !

    A pois!!! É o velho viver de aparências e sofrer de vivências. Podem reparar!!! O cara paga uns 500 contos de prestação, 800 conto de acessórios, no mínimo o carro não tem seguro, só anda com o tanque na reserva e daí vem os problemas. Bomba de combustível, troca de óleo, freios, amortecdores e bla bla bla. Conheço vários q deixa de comer para não conseguir manter a BMW, Citroën, Omega, ....

  • 5

    Avatar de magui !
    magui | 2 estrelas

    Tenho um Mitsubishi Galant 99' Peças carissimas... mas não compro Gol nem Uno nem qualquer carro nacional mesmo barato: simplesmente porque a cada peça do meu japonés teria que trocar 10 do nacional. Se bem as vezes nem chega a alcançar os valores, pensem quando ficam numa estrada com chuva com um baratinho gol... ou quando vao ficando quase inquilinos das oficinas mecanicas com cada fenómeno de mecanico que temos.. Pois é.. a questão é subjetiva.. mas é só fazer a manutenção q NUNCA vao ficar na mão. Não quero saber de nacional

  • 6

    Avatar de Rosalvo !

    Magui, no seu caso você tem condições de pagar as peças quando quebra. Mas a questão é que tem gente que não pode pagar as peças nem de um popular e compram esses carros apenas porque o valor é o mesmo de um popular. Não estou querendo criticar quem compra esse tipo de carro indiscriminadamente, apenas alertar sobre o fato da compra apenas pela emoção.

    Grande abraço e continue nos visitando!

  • 7

    Avatar de Gustavo !

    Curioso... Eu tenho um Marea 2001 com 166 mil kms... Nunca precisei abrir o motor. Nota-se que o blogueiro "manja" tudo de automovel. O negócio é comprar Gol 1.0 pelado ou Vectra com motor Monzatech e ser muito feliz com um carro que faz 8 por litro na estrada...

  • 8

    Avatar de marcelo !

    se marea fosse bom. teria um bom valor de revenda .nao concordam?? por que será que ele tem preço inferior a um golzinho basico??????. simplesmente porque o carro é um lixo mesmo. e esses coitados que gostam de passear de bmw 93, alfa 164, citroen, passat alemao95...eclipse 93, sao tudo pobre que quer se aparecer pros vizinhos. quando o carro quebra, ou ele paga o carnÊ ou manda consertar.rsrsrssr pobre é uma bosta!!!

  • 9

    Avatar de Fabiano Werner !

    Esqueceu do Tempra! Tive um que herdei de meu pai, comprado no fim de 96. Fiquei com ele até o início de 2008, mantendo sempre a originalidade do carro, a única coisa que não era original era a disqueteira Pioneer e o insulfilm.

    Não o tinha para tirar onda e sim pelo valor sentimental e pelo imesurável conforto que me oferecia. Chovia de "boy de bairro" querendo comprar. Tamanho era o estado de conservação. Quando o vendi o motor estava perfeito, próximo dos 140 mil km. Passei por 11 mil e ainda dei sorte pois vendi para um pastor de igreja (rsrs).

    Aqui em Franca-SP aonde eu moro, existe cada Tempra bizarro que dá pena de ver um carro tão bonito mexido dessa forma. Tem um que qualquer hora vou tirar foto para colocar aqui no blog!

  • 10

    Avatar de Maurílio !

    Talvez se a matéria fosse menos ironizada em relação ao Tuning, ela teria sido melhor recebida por algumas pessoas,mas em todo caso, esse comportamento existe até com popular zero. O cara compra um popular em 80 prestações e passa a comer ovo todo dia de mistura, porque não terá grana no próximo ano nem para o ipva. Esses carros citados na matéria só funcionam bem com quem entende de mecânica e sabe como fazer um motor e os locais ideais para aquisição de peças, nem que seja via importação,e-bay ou mesmo adaptando de outros motores.

  • 12

    Avatar de Rosalvo !

    Oi Maurilio, não busquei ironizar o tuning. O tuning que é feito na maioria destes caros não podem ser considerados tuning.

    Os carros citados só prestam mesmo para fã de carro, que poderia comprar um carro melhor e anda neste porque gosta.

  • 11

    Avatar de Simon !
    Simon | 2 estrelas

    Aposto q todos que criticam morrem de vontade de ter um, e por não terem condições, falam mau... Aposto ainda que continuam andando a pé...

  • 13

    Avatar de Rosalvo !

    Simon, as vezes você esta certo, porém muitas pessoas opinam por experiencias ruins. Eu tenho certeza que a maioria dos carros ruins são criados pela falta de manutenção.

  • 14

    Avatar de John Harley !

    Eu compraria um carro desses (Tenho 20 anos mas não sou nenhum boy de bairro, raça que alias eu odeio), pois se vc pensar bem pelo preço de um popular (diga se de passagem, pior que minha bicicleta) "novo", entre aspas pq so muda mesmo o ano... pode se comprar um carro de verdade que ofereça conforto e desempenho de verdade, coisa rara aqui no Brasil, além do mais esses carros quando bem cuidados comportam se muito melhor (Robustez mecânica) do que os ditos populares... Gastos altos pq o brasileiro adora faltar na revisão programada, esqueçe da manutenção básica, isso tudo aliado a nossa maravilhosa gasolina batizada aja motor...

  • 15

    Avatar de Genner Priaro !

    Rapaz dos carros citados tem um monte que eu gostaria de ter....

    Tempra; Corsa GSI; BMW; Mitsubischi; 406; Marea; Omega CD; etc.... mas para e pensa.... reamente é o que ocorre... se vc procura um carro destes para compra hoje; só com muita procura vc encontra um em bom estado... a maioria já passou pela maldita mão de um proprietário que só queria curtir com o carro e não cuidava do mesmo.... ocorre normalmente isto que foi citado a maldita gambiarra - faz uma adaptação aqui; compra um recondicionado ali; um pneu remold aqui; uma peça de segunda ali... e segue adiante....

    Isto realmente é uma infelicidade pois os amantes dos bons veiculos ficam amarrados....

    O cara tem um crédito (crédito não dinheiro vivo) de R$ 20.000; que ele faz? compra um 1.0 pelado mais novo ou um carrão completo com motorzão da década de 90?

    O normal é sempre ir na segunda opção......... ai nós vemos nas cidades os "manos" ou "boys" (depende de cada região tem nome diferente) dando relaxo no carro; parando no posto no sábado a noite; pegando uma lata de coca cola para passar a noite inteira batendo papo na frente do carro (não dá pra gastar e ficar comprando mais que um ou dois refris) e depois sair acelerando para dizer que tem carrão....

    Bem lembrado que logo teremos uma nova levas destes carros.... Logo serão Stilo; Vectra GT; Golf GTI; e alguns importados...

    Gostaria que neste ponto aqui fosse diferente como nos USA; onde normalmente um carro antigo; as barconas; são valorizados; as vezes tendo mais valor que um zero km; e as pessoas conservam e cuidam destes modelos....

  • 16

    Avatar de Fiat de corção !

    Gol é condução e marea é carro ,essa é a diferensa, quer comparar um 1000 com um 2400.

  • 17

    Avatar de Bruno Souza !

    Show. Este tipo de enquete reforça tudo do mundo auto, pessoal, e fato o que ocorre com o mercado atual, os carrões estao perdendo espaço, estamos vivenciando uma epoca em que teremos que ver esse e outros carrões por fotos, competições e atraves de colecionadores. A industria que esta por vir fará nós sonhadores e deliciadores de carros como os citados acima ficarem sonhado de como era gostoso dirigir um Marea, Vectra, Omega, Tempra e tantos outras "barcas", que ja passaram por nossas mãos. Juro pra todos voces que teria uma reliquia bem conservada dessas ai na minha garagem e so pra colocar mais lenha na fogueira eu sugiro OPALA DIPLOMATA SE 4100 92, ultima serie. Quem ja andou em um sabe que e uma "barca".

  • 22

    Avatar de Rosalvo !

    O Opala 1992 é um dos colecionáveis que teria na minha garagem.

    O restante você ja sabe né?

    Tipo Sedici 1995 calibra 2.0 1994 Corsa GSi 1994 Vectra GSi 1994 Omega CD 1992

    Abração!!

  • 18

    Avatar de Rodrigo !

    Olá Rosalvo, infelizmente a minha visita ao seu blog não é parabenizá-lo por suas idéias mas pedir que gentilmente retire a foto do Peugeot 306 Sedan cor Branca. Um pouco mais de cuidado na busca por fotos pode evitar um transtorno e atingir o objetivo. Muito obrigado!

  • 19

    Avatar de Rodolfo !

    Achei engraçado o comentário na imagem: Roda Orbital...lixo! nunca usar! hahaha Seu texto reflete a realidade!

  • 21

    Avatar de Rosalvo !

    A roda orbital foi inclusa hoje na lista de 10 coisas que não devemos fazer no carro no Noticias Automotivas, me poquei de rir! rs

  • 20

    Avatar de Jurandy !

    Gostei da matéria Rosalvo Neto. Concordo plenamente Parabéns...

  • 23

    Avatar de sutukinho !

    O que faz um carro estraga e uma peça que fica atraz do volante que se chama MOTORISTA DE FINAL DE SEMANA,que so sabe queimar pneu,e nisso vai junta homocinetca,força muito o motor,cambio e etc.Tenho um galant 94 completo em td,faço manutençao correta,tem 180000kms nunca fiquei no prego ando tranquilo,se quizer correr d+ compra um avia ok!!!!!!!!!!!

  • 24

    Avatar de Rosalvo !

    Sutukinho, concordo com você.

    Esses carros mantidos "a pão de ló" são muito bons!

    Acho que a maioria das pessoas que não gostam do texto não perceberam que eu não critico os carros, mas sim o modo dos motoristas. Que bom que você entendeu.

    Abraços!

  • 25

    Avatar de Rafael Bonfim !

    É a primeira vez que visito o site e já estava me surpreendendo por se tratar de uma publicação criada por conterrâneos (da Bahia). Mas acho que pecaram muito na condenação do uso das rodas modelo Orbital, afinal gosto é particular. Creio que se fossem mais imparciais teriam mais êxito e conquistariam mais leitores.

    PS: Meu carro é um Gol G3 com rodas Orbital.

  • Respondendo a #25:
  • 305

    Avatar de cesarluismelo !

    Odeio roda orbital...

  • 26

    Avatar de Rosalvo !

    Olá Rafael,

    Gol com Orbital é um casamento perfeito!

    O que não pode é Vectra com orbital, Chevette com Orbital, Marea com Orbital...

    Em São Paulo vemos muito essa febre de orbital, é que aqui em nossa terra, Salvador, o povo tem mais noção!

    Outra coisa,

    Blog é um tipo de publicação que não exige parcialidade e por isso tem conquistado tanto espaço na mídia. As pessoas querem ver opinião dos outros, querem discutir, debater. Veja que quando queremos ser imparciais nós somos, mas neste caso a matéria realmente expõe o gosto pessoal deste editor que vos fala.

    Muito obrigado pela visita! Espero que não tenha ficado com uma má impressão conterrâneo!

    Grande abraço!

  • 27

    Avatar de Alguém !

    Na boa, eu reconheço que é verdade que muita gente compra carro sem ter certeza de que poderão mante-lo depois, e aí temos essas sucatas ambulantes nas ruas. Mas generalizar carros como BMW, Citroen, Alfa, Fiat Marea são porcarias pra mim isso é coisa de Apzeiro ou Monzeiro preconceituoso que não tem dinheiro pra ter um desses e fica desdenhando! Na boa! Marea é UM BAITA CARRO, como todos esses outros que vocês estão esculachando. A questão é que pra Brasileiros como vocês que acham que Gol é carro confiável, o negócio é só andar andar andar e não fazer manutenção. Por isso que Peugeot, Citroen, Renault, GM importado, VW importado, é tido como porcaria no nosso mercado. Porcaria são a grande maioria desses carros nacionais que temos. Carros que não tem segurança alguma! Bate um gol a 100km/h e bate um Peugeot ou um Renault pra você ver a diferença! Ou bate um Marea, que vocês metem a boca pra ver qual é mais seguro! Motor é cuidado! Tanto é que o motor Fivetech da Fiat é um motor muito usado pra carros turbo de ALTA performance e confiabilidade. Vide o "Uno descabaçador de Dinamometro" só procurar no Youtube. O cara podia ter escolhido um Monzatech 1.8 que equipou os FIAT, mas pegou um Fivetech... imagina pq... Não to falando que VW, GM, etc é ruim, só to querendo dizer que tem coisa MUITO melhor que eles, que não merecem ser esculachadas!

    Se liga pessoal. Se vocês não podem comprar, não fiquem metendo o pau!

  • 28

    Avatar de Allexy !
    Allexy | 2 estrelas

    http://bizarricesautomotivas.blogspot.com/2009/05/...

    No link acima tem matéria idêntica, não sei se copiaram daqui e adaptaram lá (acho q so mundam as fotos dos carros, o texto parece estar 100% igual).

    De qq forma gostei, mesmo sendo opinião pessoal sua, acho válida; bom, blog tb é pra isso né.

    Como vc já falou das exceções, eu tenho uma: meu Mondeo é 97, comprei acho q em 2001, talvez 2002. Sou 2º dono. Como na tabela não vale nada (valor de revenda bem baixo), como nunca deu mecânica (só faço o q está no manual), como o seguro é caro (eu só seguro contra terceiros), como com o valor dele eu não consigo comprar nada que preste, como não consigo de jeito algum pagar 50, 60 mil em carros que irão me oferecer o que meu Mondeo me dá, vou ficando com ele.

    Ah, eu não consigo pagar este preço pq me dói até pensar em tirar um dinheiro destes pra arcar com um bem de consumo que hoje não é mais um bem durável.

    Se um dia der algum defeito que precise de peça difícil de se encontrar: temos a internet.

    Se der defeito que o conserto custe algo perto do que vc fala que custa (retífica de motor custando perto de 7 mil), provavelmente eu o dê a um ferro velho mesmo; como vc já disse.

    Se ele resistir igual tem resistido, sem dar nada, sem apresentar problema algum, aí daqui a 3 anos eu o dou a meu filho (vai ter 18 anos) e ele faz o tunning q quiser pra ficar igual playboy de bairro (se ele quiser tunar) e aí eu compro alguma coisa que não seja cara demais.

    Estes preços das montadoras no Brasil dão até dó; é só olhar nos sites das mesmas na Argentina, Chile, México, EUA, etc. Praticamente metade do preço. E nem culpa da carga tributária é, tendo em vista que se vc importar um carro desses, além de IPI, ICMS e toda a cadeia tributária brasileira, além disso, ainda vai ter que arcar com o Imposto de Importação. E a alíquota é altinha, hein. E ainda assim, sai mais barato: o problema é só a mão de obra que dá pra quem não tem prática em despacho aduaneiro. Mas Kia e Hyundai estão trazendo carros a preços interessantes pra cá. Vamos ver se mantêm essa política (o i30 desmonta o que estou falando) e seguram os preços em patamares mais justos.

    Só pra falar em preços, em meados de 2002 eu quase que cedi à emoçâo e comprei um Corolla, que tinha acabado de ser remodelado, tava em exposição no BarraShopping no Rio (eu sou de Juiz de Fora) e o preço era de 32 mil. Não dá pra hoje um lançamento do mesmo Corolla, oferecendo relativamente a mesma coisa que o outro oferecia à época, por mais que o dobro do preço.

    Vc que vive falanda q fala demais, deve estar achando o quê do que eu escrevi. Caraca, como esse cara fala. kkkkk

  • 29

    Avatar de Allexy !
    Allexy | 2 estrelas

    Aqui, na boa, não deixa esses comentários ofensivos permanecerem não.

    Tira eles.

    Se ofenderem só a idéisa, tudo bem, mas ofensa pessoal não, aí é agressão.

    E ofende tb os outros q estao lendo.

    A vantagem de deixar livre não compensa o custo.

    Depois fica que nem na quatro rodas: quem discordar do pensamento do outro é frontalmente agredido. Se já estão agredindo o próprio blogueiro, qto mais outros leitores.

    Deixa não. Nem contra vc nem contra outros leitores.

  • 30

    Avatar de Rosalvo !

    Alexxy,

    Adorei seu comentário! Seria bom se todos viessem até aqui com uma argumentação sólida e embasada como a sua.

    Creio que muitas pessoas vem entendendo mal esta matéria. Meu intuito não é falar mal dos carros mais antigos e sim das pessoas que acabam com estes carros.

    Acho lindo quem pode ter um carro destes, que muitas vezes tem mais tecnologia do que um modelo atual, e o mantém a "pão de ló" como diria minha avó. Eu queria muito poder ter um Vectra GSI 2.0. Sou apaixonado pelo motor C20XE que equipa este carro, porém é caro mante-lo e como eu sou apenas um estudante ainda, tenho que me contentar com meu Corsa.

    Tenho um amigo que possui um Mondeo 1998 automático, Verde metálico com 45 mil km rodados e sou também fascinado pelo carro.

    O que eu me irrito profundamente é ver um Marea com rodas orbitais! rs

    Ah, sobre a matéria, infelizmente você não vai ganhar o premio que propus ao "super sincero" pois a matéria do bizarrices foi escrita com base na nossa. Eles são nossos parceiros e pode olhar que lá no finalzinho da matéria tem creditos para o Motorpasion.

    Grande abraço e apareça mais vezes!!! Adoro quem escreve muito, mas fala coisas interessantes, como seu caso.

  • 31

    Avatar de Anselmo Coyote !

    Allexy, Abaixo do texto de lá tem o crédito indicando que foi tirado deste blog. Está lá by motorpasion. Abs.

  • 32

    Avatar de Allexy !
    Allexy | 2 estrelas

    É, então copiaram daqui, mas com autorização - rsss.

    Ah, eu não coloquei o link por causa do prêmio não. Mas tô aceitando se me derem.

    Abraço a todos vcs do blog.

    Tô conhecendo de pouco mas tô gostando um bocado. Continuem assim, parabéns.

  • 33

    Avatar de Roberto F. !

    A verdade é o seguinte que Brasileiro é burro e se acha o bixo mais esperto do mundo "eu tbm soh da opiniao de paga 15mil 20mil num vectra ow marea do 25mil num carro 0km e acha q fez o melhor negocio do mundo " E outra coisa q meio q num entendi aqui comu asim , pelo oque tah escrito ali só quem tem carro dessis q paga eli em 60x 80x ????? Na grande maioria pode ter certeza que muitos q falao mal dessis carro tao com um buta de um carnezao dolado chorando pra q termine logo pq nao aguenta paga um carro que unica coisa q vem de serie é o cinto de segurança, e opode ter certeza que depois dessi " grande 0km q eli compro " vao parti para carros como vectra gt,307,golf,civic.....porque um dia elis vao ver a diferença e saber oque é um carro de verdade !! E outra coisa "Quem muito fala mal pq paga um grande pau " deveria ser o titulo dessa materia.. e tem tbm oque vcs tem aver com a vida de uma pessoa que tem um carro dessi e pra pagar fazem das tripas e o coraçao " num é por nada naoo mais quanto vcs pagarao pelos seus carrinho 0km ? 25 /30 mil "e ainda acha q tao saindo comu os esperto da turma ?? Pode ter certeza que quem é esperto nao paga isso num "LIXOnacional" unica coisa q concordo é q sim tem gente q compra essi carro para tunar mais.. mais pode ter certeza q elis faria o mesmo com um carro normal " Tenho um carro 1.4 q é 06/06 tbm nao tenho um grande carro comu essis da materiaa maisssssssssssss pode ter certezaaaa que meu proximo carro sera nessi estilo pq quero pagar por algo q meu dinheiro vale .nao por essis populares 0km ai q sao 1.0 e o unico luxo deli é ser 0km mesmo pq se for coloka a tecnologia delis nao sao melhores q carros dos anos 80,90 negocios ai que sao pura enganaçao e q brasileiro tende a achar que tao se dando bem !

  • 34

    Avatar de Rosalvo !

    Roberto,

    Não entendi nada que você escreveu, mas mesmo assim muito obrigado pela visita!

  • 35

    Avatar de Genner Priaro !

    JESUS ME TRADUZ!!!!!!!!!!!

    Pessoal do Motorpasion; acho que está na hora de participar; vejam abaixo:

    http://sarapateldecoruja.blogspot.com/2008/08/camp...

  • 36

    Avatar de Rafael Santos de Oliveira !

    Acredito que o Marea é um ótimo carro. Mesmo após ver a Marea Weekend do meu pai parada na oficina, devido a manuntenção "destrutiva"!

    Eu comprei um ELX 20V 2.0 98, primeiro porque o carro é lindo, tem um designe ainda moderno, o conforto é excelente,e apesar de eu não ser rico (sou advogado em inicio de carreira) precisava adquirir um sedan a baixo custo.

    Segundo porque eu me preocupo muito com a manutenção preventiva do carro, e até hoje não tive problemas diferentes, dos que tinha com meul gol special 98 bás.

    E aconselho a uma pessoa que pode comprar um carro popular 0km, mas busca um carro de maior conforto, a optar por um modelo como o Marea, desde que, o preço esteja bom, ou seja, o meu eu comprei por R$ 9.000,00, e gastei apenas R$ 2.000,00 para deixá-lo em melhores condições!

    O ideal é certificar-se do estado do motor, pois, por experiência própria os outros intens, e a manutenção rotineira, não fica muito acima dos preços relativos a automóveis novos e populare, não!

    Att.

    Rafael Santos de Oliveira

  • 37

    Avatar de Rosalvo !

    Rafael que bom que apareceu alguém sensato para conversar também!

    O Marea é um bom carro desde que se tenha dinheiro para mante-lo coisa que felizmente você tem. Imagine a pessoa que esta comprando um por 9000 reais financiado em 60 prestações de 400 reais. Esta é a realidade da maioria. Se o carro der um prejuizo de 2000 reais, ou o cara fica a pé ou faz armengue e passa o carro pra frente.

    Não defendo a compra de carros pelados ante carros mais completos, o artigo apenas trata sobre as pessoas que compram carros mais luxuosos e não os podem manter, criando as vezes micos de mercado injustificáveis.

    Quando falo sobre o motor do Marea durar 40 mil km, alerto para um problema que os primeiros modelos com motor 2.0 tem com a lubrificação do quinto cilindro. É um defeito de projeto infelizmente.

    Grande abraço e apareça sempre!

  • 38

    Avatar de Paulo !
    Paulo | 2 estrelas

    Cara, Adorei o seu brog, o tema é muito interessante para pessoas como eu que sou um apaixonado por carros. No meu caso, eu gosto de carros grandes, e estes quando novos são de luxo por isso muito carro para o meu bolso, mas mesmo que tivesse eu não daria 70, 80 mil num monte de lata "questão de princípios". então eu compro sempre os chamados "semi novos" Aps e Gm e sempre me dei mal. Mas como o mundo não é só dos boys. Graças a Deus. tem gente andando nestes carros que citou sem dor de cabeça nenhuma, só com manutenção de rotina , eles são melhores do que os nacionais com certeza. E claro que quando precisa de trocar uma peça especifica de alguns modelos mais difícil de encontrarO dono literalmente "senta na graxa"( vide esferas do citroem xantia, o carro mais moderno tem 10 e custa R$ 200,00 cada. Mas tem modelos bons, com peças equivalentes a muito outros que acho valer a pena. Por isso estou namorando um 406 para uso de minha esposa, e estou confiante. Parece que o segredo é: Comprar o carro de um senhor ou um executvo rico que roda pouco, Só carro 100% original e com manutenção em dia. Meus carros são todos originais de aparencia, não mexo em nada. e na meânica ser um estudioso para saber o que pode e o que não pode trocar por uma peça equivalente sem afetar o bom funcionamento e segurança do carro. e principalmente ter a mão um mecânico de confiança que entenda destes carros e conserte sem cara feia.

    Mas vale sempre a discusão, pois só assim adquirimos novos conhecimentos.

    Abrço a todos

  • 39

    Avatar de Fabrício !

    Motor de marea durar 40.000km? Só se for o que vc não cuidou. Por favor aprenda mais sobre os carros antes e mencioná-los. Vendi meu MAREA TURBO com pouco mais de 98.000 km e nunca baixou óleo e perfeito. Só falta você falar que carro bom é gol, movido a AP, um rpojeto antigo ineficiente e ultrapassado, que só fez sucesso no Brasil...

  • 40

    Avatar de Rosalvo !

    Olá Paulo,

    Gostei muito do seu comentário! Muito obrigado!

    Cara, que bom que entendeu que o objetivo do texto não é criticar os carros e sim as pessoas que compram estes carros para estragarem.

    Fabrício,

    Os primeiros motores Fivetec duravam sim muito pouco.

    Se informe mais sobre o carro que você possuia. O Marea Turbo já tinha corrigido o problema de lubrificação do quinto cilindro, porém os primeiros Mareas eram problemáticos demais.

    Os com motor 1.6 e 2.4 são excelentes, mas equipados com rodas orbitais serão sempre carros de gente sem imaginação.

    Abraços!

  • Respondendo a #40:
  • 308

    !
    | 1 estrelas

    Tenho uma oficina no Rio de janeiro tem uma galerinha que não tem dinheiro nem para gasolina e fica comprando carro assim, tenho 3 que ja estão fazendo aniversario na oficina um golf gti 20v turbo, um megane e claro um marea turbo que esta em estado de miséria e mais um pouco. So o golf fico em 7 mil e falta mais algumas coisas, o marea o dono ta tentando achar um motor no ferro velho para colocar o megane e o mais recuperável com 3 mil fica novo.

Comentar

Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

Publicidade

Seções

WSL Weblogs SL