Afinal, naftalina na gasolina aumenta a octanagem?

17 comentários

Naftalina

Mitos existem e muitos deles são desmentidos, ou não, ao longo dos anos. Desde moleque sempre ouvi falar que a naftalina (aqueles bolinhas brancas que se coloca no guarda-roupa para evitar traças) se adicionada a um tanque de gasolina aumenta a octanagem da mesma fazendo com que o motor tenha um melhor desempenho.

Pois bem, lendo a respeito descobri que esse mito é lenda. Explico: A naftalina é um hidrocarboneto (possui octanas), ou seja, derivado de petróleo, então quando ela é combinada com a gasolina, faz com que esta aumente sua octanagem, isso possibilita que se trabalhe com taxas de compressão mais altas, gerando maior torque e potência ao motor.

Porém para que haja um ganho real, há a necessidade de usar muitas bolinhas e, se o motor não está adequadamente preparado, nenhuma melhora de perfomance ocorrerá. Muito pelo contrário, haverá um dano.

O uso desta prática cria detritos no reservatório de combustível, que podem chegar ao carburador ou bico injetor causando sérios problemas ao motor. Isso acontece por conta da má qualidade da naftalina encontrada no país que não é pura.

Portanto, a não ser que o seu motor tenha traças no tanque, deixa as bolinhas de naftalina guardadas dentro do guarda-roupa da sua casa.

Fonte | Motovrum
Foto | Clube da Naftalina

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer saber mais?

Artigos

Artigos relacionados que vão te interessar

Ver mais

+ Deixe um comentário

Comentários

  • 1

    Avatar de Leandro Castro !

    Alessandro, já que você tocou neste tema! Que tal um post explicando se é fato ou lenda, aquelas pílulas que vendem pra colocar no tanque de combustível?!

    Essa da Naftalina eu não conhecia!

  • 2

    Avatar de Alessandro Temperini !

    É uma boa Leandro. Eu nunca usei essas pílulas, mas por serem de marcas conhecidas, com certeza trazem algum benefício. Vou pesquisar e ver se consigo fazer um post sobre isso.

    Abraços Alessandro

  • 3

    Avatar de Anselmo Coyote !

    Putz... Alessandro, eu ouvia falar muito dessa questão de se colocar naftalina no tanque para aumentar a performance dos motores de carros e motocicletas. E o que eu ouvia era que realmente funcionava, mas sempre com a ressalva de que danificava o motor, sem contudo dizer quais danos seriam esses.

    Lendo o posto me transportei para um passado quase longínquo, quando eu era criança.

    Na verdade, apesar de ouvir tanto se falar no recurso, nunca ouvi o relato de alguém que tenha se valido dele.

    De qualquer forma, é um bom post, principalmente para os desavisados dos danos ao motor.

    Abs.

  • 4

    Avatar de Nemosan !

    Bom como se diz por aqui na terra dos padeiros, "não há bela sem senão", Ou seja, de facto a naftalina, quimicamente designada de naftaleno, é um hidrocarboneto aromático e de facto a naftalina enriquece a gasolina. Mas para ser usado não basta colocar as bolinhas no tanque, tem que fazer um preparado em que as bolinhas são moídas e diluídas em gasolina, para depois ser misturado com o restante combustível no tanque. Mas se por lado há um ganho real em potencia tb há um maior desgaste do motor, por esta mistura ser bastante abrasiva, e pode danificar seriamente o motor de um carro.

    Deixo aki um link para ver a experiência que fizeram os mythbusters

    http://www.youtube.com/watch?v=utYckLdo-8I

  • 5

    Avatar de Rodrigo !

    .

    Sei não, o mercado é esperto... se funcionasse mesmo como dizem com certeza existiria uma gasolina com naftalina diluída de fábrica ($$$).

    E teríamos três bombas de gasolina nos postos: comum, aditivada e naftalinada.

    .

  • 6

    Avatar de Nemosan !

    Como diria um treinador muito querido e que levou Portugal onde nao estavamos habituados (o sargentão Scolari) "e o burro sou eu?" naturalmente digo isto sem ofender. Mas a naftalina, mais não é que um tipo de aditivo.

  • 7

    Avatar de Linkadão !

    Boa!

  • 8

    Avatar de Leandro Junio !

    Caçadores de Mitos eles fizerão este teste e não é lenda não o carro realmente teve melhor desempenho quando usando esse composto no tanque de comsbustivel.

  • 9

    Avatar de Wesley brito !

    cara , no programa de tv caçadores de mitos eles provaram q sim aumenta a octanagem(o uso de naftalina) mas eles usaram uma solução. tente pesquisar sobre isso(já que eu não entendo nada) mas eles usaram um líquido q chamaram de naftalina e sem preparar carro houve um considerável aumento de potencia.

  • 10

    Avatar de Nemosan !

    Wesley o que foi usado no Mithbusters foi uma solução de gasolina com naftalina, ja que se vc colocar as bolinhas de naftalina directo no tanque não vai surtir muito efeito porq elas (as bolinhas) demoram a diluir. A naftalina não so aumenta a octanagem como funciona como detergente, por isso que o seu uso é desaconselhado ja que é extramente abrasivo e corroendo as peças do motor podendo danifica-lo muito seriamente.

  • 11

    Avatar de Dahon - 1 !

    Quando eu era criança eu tinha uma mini-moto e adicionava naftalina moída no tanque p/ ter mais potência. Eu sabia que poderia causar danos ao motor, mas usava mesmo assim pq dava realmente pra sentir um aumento na potência...

  • 12

    Avatar de Agente 65 !

    A naftalina funciona mesmo, aumenta a octanagem e bastam três ou quatro bolinhas para se perceber a diferença. O problema não são os resíduos no tanque ou nos bicos, mas que aumenta a carbonatação do sistema. Carboniza, acumula carvão com seu uso contínuo. Usar naftalina para viajar ou ter mais desempenho não é lenda não.

  • Respondendo a #12:
  • 15

    !
    | 1 estrelas

    Isso é bobagem... Todo resíduo do tanque de gasolina fica retido no filtro de combustivel que por sua vez é trocado a cada 10.000 quilometros, portanto não há riscos de entupimento ou de pedrinhas de naftalina chegarem aos bicos injetores e alem disso a naftalina sofre SUBLIMAÇÃO que é a evaporação sem passar pelo estado liquido...

    Outra coisa, a formula da naftalina é C10H8 e "a gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 4 a 12 átomos de carbono)" (wikipédia).

    Fica claro que naftalina NÃO faz nenhum mal pro motor. Se algum comportamento estranho for detectado é por que a leitura dos sensores do motor não está acompanhando a queima corretamente e ai é necessário reprogramar o modulo do motor para este "novo" combustivel.

    Veja bem, não estou dizendo que é correto usar, mas que QUIMICAMENTE viável misturar Naftalina e gasolina...

  • 13

    Avatar de John Oliver !

    Desde moleque tbm ouvi sobre isso, valeu pelo esclarecimento, já nem me lembrava mais.

    Abs

  • 14

    Avatar de Luiz Fernando Prioli !

    A Naftalina vendida em " bolinhas" não aumenta a octanagem da gasolina, mas nossa Naftalina aumenta a potencia do motor. Acesse www.naftalinaautos.com.br.

Comentar

Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

Publicidade

Seções

WSL Weblogs SL