Os 10 melhores carros fabricados no Brasil por Henrique Rodriguez

26 comentários

Continuando a série dos 10 melhores carros que o Rosalvo iniciou, montei minha listinha. Como o Rosalvo buscou carros mais antigos, optei por modelos mais atuais, com direito a alguns que ainda estã à venda.

Tentei considerar o carro de acordo com a época em que eles foram lançados, pela representatividade deles no mercado e pela inovação. Talvez vocês se impressionem com as posições ou com meus argumentos, pois a lista ficou bastante pessoal. Clique  e confira!


10° Fiat Stilo


Pode ter passado por um recall grave, pode estar esquecido no mercado, pode ser um mico de revenda, mas ainda não se pode negar a modernidade do projeto do Fiat Stilo. Pelo menos quando ele foi lançado, em 2002, era um exemplo de  modernidade no segmento.

Conforto, bom espaço interno, posição de dirigir elevada e direção elétrica com função que alivia o peso em condução urbana, são alguns atrativos. Até hoje já equipara o Stilo os motores 1.8 16v de 122cv, o 2.4 cinco cilindros de 167cv e o 1.8 8v com potência que varia entre 103cv e 114cv. Só o último se mantém até hoje, e ele é oposto à modernidade do carro.

9° Mercedes Classe A


Eu não consigo me acomodar no banco traseiro dela, mas tudo bem. Este Mercedes foi fabricado por 6 anos em Juiz de Fora (MG). Primeiro Mercedes com tração dianteira, logo virou modinha no Brasil, mais ou menos como o Hyundai i30 hoje.

Direção hidráulica, ar-condicionado, freios ABS, controle de estabilidade (que deu um problema sério e teve recall) e o BAS, um sistema eletrônico que ajuda nas frenagens de emergência acionando o freio com toda intensidade eram alguns dos ítens presentes no Classe A. Fora isso, ainda há o bom acabamento e o prestígio de ser um Mercedes. O ruim é a manuteção.

8° Renault Scénic


Isso é praticamente uma menção honrosa. Amanhã sairá das linhas de montagens da Renault a última Scánic fabricada no Brasil. A mãe das minivans fez sucesso entre 1999 e 2004, mas com o tempo as concorrentes chegaram e a Scénic não recebeu a devida atenção da Renault, e foi ficando cada vez mais esquecida. Há tempos a Scénic está vegetando no mercado, o que a Renault vai fazer é eutanásia!

É muito difícil encontrar um ex-dono de Scénic insatisfeito. Espaçoso, confortável, versátil, alérgico a oficinas e com o desempenho rasoável. A Scénic era como o Honda Fit hoje, um carro que agrada o dono (que muitas vezes comprou novamente o modelo) e de fácil revenda.

7° Audi A3


Linhas atraentes, conforto e desempenho, mas na verdade era um Golf. Bem, naquela época (1999) o VW  Golf era sensacional, o Audi A3 então nem se fala! Até hoje essa geração do A3 faz sucesso no mercado de usados, qual o boyzinho hoje que não sonha em trocar seu “possante” por um, e nem precisa ser o 1.8 Turbo rsrs. Tudo bem que as peças são caras, mas tudo tem seu preço…

Como o Rosalvo disse, ele é da  “época onde o mercado estava aquecido e os fabricantes acreditavam no desenvolvimento do nosso mercado”. Acho que a maior burrice da Audi foi não fabricar a geração atual aqui, mesmo erro cometido pela Volks com o Golf. A VW já pensa em trazer o Golf 7, e a Audi planeja fabricar o compacto A1 por aqui. Nem tudo é perfeito…

6° Chevrolet Vectra (1997-2005)


Esse eu fiz questão de especificar. Esse era um bom carro, que não economizava em espaço, conforto e acabamento. Além disso era avançado, com  pedais desarmáveis, subchassi dianteiro, embreagem hidráulica e a primeira suspensão multilink traseira num carro nacional. Seu coeficiente aerodinêmico era de 0,28, número que as marcas alemãs se esforçam para atingir.

Tenho que especificar também que minha versão preferida era a CD, que vinha com motor 2.0 16v de 141cv, rodas de liga aro 15, controle de tração, três encostos de cabeça na traseira (raridade até hoje!), volante de couro e freios ABS, e tinha câmbio automático e airbag como opcionais. Pena que a Chevrolet “enfraqueceu a relação” comigo quando lançou um Astra como Vectra…

5° Toyota Corolla Fielder


Ela começou a ser fabricada no Brasil em 2004, e naquela época já se falava que o segmentos das stations wagons estava decadente. O Corolla Fielder não tinha grandes venda como o sedã, mas conquistou cada proprietário que investiu nela. Ela saiu de linha com a chegada da nova geração do Corolla em 2008, deixando vários clientes órfãos. Por isso até hoje ela tem bastante procura no mercado de usados.

Ótima suspensão (independente na dianteira e por eixo de torção na traseira), o motor 1.8 VVTi de 136cv dá conta da perua com economia de combustível e com fama de não dar defeitos. Ela não era de muitos luxos, mas ar-condicionado, trio elétrico, rádio com CD player, freios ABS com EBD,  duplo airbag e barras de proteção laterais eram de série. Eu sisnceramente adoro esse carro…

4° Volkswagen Gol GTi


Antes de tudo, eu tenho o maior respeito por esse modelo. Ele inalgurou uma nova era na indústria automotiva brasileira em 1989, a da injeção eletrônica. O motor AP-2000 perdera o carburador em detrimento de um ganho de potência e redução no consumo. Mas o melhor de tudo foi perder o afogador – algo com esse nome não podia dar certo!. O resultado, foi um dos mais lendários esportivos nacionais.

Os 120 cv de potência e 18,35kgfm de torque deixam o Golf 2.0 atual no chinelo, que só consegue isso com álcool. Ele era leve, tudo bem que sem muita aerodinãmica, mas ia de 0 a 100km/h em 10 segundos, nada mal né? Por isso quando eu vejo um na rua, logo  me imagino sentado naqueles bancos Recaro guiando um modelo Azul Mônaco das primeiras 2 mil unidades em alguma reta de rodovia no Brasil. Ah! Não há buracos nessa rodovia, realmente é um sonho.

3° Honda Fit


Qual outro carro agrada tanto um propritário como o Fit? Pode ser caro, mas o retorno vem na qualidade geral do modelo. Os motores 1.3 16v e 1.5 16v, até hoje, flex, se destacam pelo consumo abaixo da média e pelo desempenho justo. Outro grande destaque é o câmbio automático CVT (continuamente variável), ele foi o primeiro nacional a receber tal tecnologia.

Além da confiabilidade mecânica, outro destaque é o espaço interno e a atualidade em relação ao vendido no exterior, coisa rara por aqui. Ainda assim, quem teve as duas gerações (2004 e 2009)  do modelo,  aponta o modelos antigo como o de melhor qualidade. Mas não só por isso, mas também pelo design do atual (que me lembra uma barata) eu fico com a geração anterior.

2° Honda Civic Si


Mais rápido que Golf GTI, Audi A3 Turbo, Marea Turbo… Assim é o Honda Civic Si, o carro mais potente e rápido “fabricado” no Brasil. “Fabricado” entre áspas, pois seu coração, o motor i-VTEC 2.0l DOHC com 192cv e 19,2 kgfm de torque máximo, chega importado do Japão, e o que seria do SI sem o motor…O mais interessante é que o motor atinge a mesma potência do falecido Golf GTI 1.8T, sem turbo ou compressor.

A taxa de compressão elevada (11:1) é a maior culpada, assim ele é potentente, mas tem o mesmo torque do motor 2.0 aspirado do CR-V. Por isso, ele só é realmente esportivo em altas rotações (os 192cv só chegam aos 7.800rpm, e o corte de injeção acontece aos 8.000). Se o Civic por si só tem inúmeros fãs, o SI tem uma legião, e eu sou um deles, assumo. O único defeito, é ter 4 portas…

1° Chevrolet Omega


Quando era pequeno eu achava que esse carro tinha cara de prancha, mas depois passei a respeita-lo. Tentei mais não deu, plagiei o Rosalvo e também coloco a primeira geração do Omega como o melhor carro fabricado no Brasil.

Veja só. Um carro que há 18 anos atrás tinha uma baita aerodinâmica, um ótima acabamento, um porta-malas que deixa qualquer chefe de máfia feliz e que ainda vinha com ar-condicionado, alarme, freios ABS, rodas de liga leve e computador de bordo era fantástico. Até hoje meu avô acha o computador de bordo algo sensacional!

O comercial dele foi muito bom!

Fonte | Web Motors, Best Cars, Quatro Rodas

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer saber mais?

Artigos

Artigos relacionados que vão te interessar

Ver mais

+ Deixe um comentário

Comentários

  • 1

    Avatar de Leandro Castro !

    Ótima Lista também Henrique! Gostei muito da especificação do Vectra! O CD, deixa um Vectra Elite hoje no Chinelo!

  • 2

    Avatar de Rosalvo !

    Henrique, como já tinha falado contigo, gostei da sua lista.

    Achei uma coisa interessante. Parace que a época que mais marca a vida das pessoas é a sua adolescência.

    Os carros que eu mais gostei eram ícones durante a época que eu tinha 12, 13 anos, e vejo que foi a mesma coisa com você.

    Da sua lista eu não trocaria nada. Acho que poderiamos depois fazer uma lista dessas por década. Com certeza a minha lista da década de 2000 seria muito parecida com a sua. Granbde abraço!

  • 3

    Avatar de Antunes !

    Pois é senhores....tenho até hoje justamente um Vectra CD 2.0 16V SFI, um esmero da industria nacional. Com 13 anos de uso, a bomba de combustivel pifou outro dia (mais exatamente em 26/05)...um primor!

  • 4

    Avatar de LF !
    LF | 2 estrelas

    Gostei da lista,Omega é muito máfia mesmo,não tinha como ser outro em primeiro!

  • 5

    Avatar de Marcio !
    Marcio | 2 estrelas

    Otima lista!!! Realmente a scénic é um carro incomparável, pena que deixara de ser produzido.

    Vamos ver as próximas listas, ainda esta faltando o Ecosport, o modelo que inaugurou um novo segmento no brasil, o carro que fez tanto sucesso no lançamento que o interessado em comprar tinha que amargar ate 6 meses de espera na fila para receber o seu.

    Abraços

  • 6

    Avatar de Rafael !
    Rafael | 2 estrelas

    Agora... vai o desafio. Conseguir enumerar numa lista os 100 piores carros do mercado! Francamente... concordo com cada um da lista... mas falar dos piores carros do Brasil... Difícil será conseguir colocar todos eles em uma lista, já que nesse país, como dizia o ex-presidente Fernando Collor, no Brasil só se fabricam carroças (com raras exceções).

  • 7

    Avatar de Henrique Alves !

    100 Rafael? Acho que aí entrariam todos rsrs... 10 até dá, mas termina sendo difícil!

    Não é qu nossos carros sejam ruins, pelo contrário. Eles são caros, esse é o defeito!

    Pensei que o povo fosse reclamar da lista rsrsrs

  • 8

    Avatar de INGO !
    INGO | 2 estrelas

    boa lista,mas ainda faltou o Galaxie 500/Landau/LTD.

  • 9

    Avatar de income tax calculator !

    do u have a twitter

  • 10

    Avatar de Matheus !

    Oi Henrique. Tive 2 amigos que tiveram Honda Fit e disseram que a manutenção é cara. A bucha da bandeja estraga dae tem que trocar toda a peça que não é barata... O outro teve que trocar a caixa de direção que tb não é barata... Eles tiveram azar? Eu jah tinha pensado em comprar um Fit usado, mas fiquei preocupado com a suspensão que parece frágil... Qual a tua opinião?

  • 11

    Avatar de Henrique Alves !

    Suspensão é uma coisa muito complicada de se falar no Brasil. Por aqui, é impossível saber quanto tempo ela vai durar. Normalmente carros de projeto internacional são mais sucetíveis a nossas bcrateras...

    A manutenção é cara se comparar com carros populares, mas embora concorra com carros mais populares (Idea deriva do Palio e Meriva do Corsa), o preço do Fit sempre foi bem acima. Ainda assim, não é um carro que quebra fácil...

  • 12

    Avatar de Matheus !

    Henrique, vou te fazer mais uma pergunta (a resposta do Rosalvo eu já sei hehe).

    Qual voce escolheria: Um FIT EX ou FOCUS GL? Ambos usados e com o mesmo valor?

    Suspenção frágil foi meio forçado...

  • 13

    Avatar de Henrique Alves !

    Depende do propósito... Eu partiria para a condição dos carros, do valor do seguro, se usaria mais na estrada ou na cidade, qual é mais equipado...

    Assim, no duro, eu não saberia escolher... O Focus é um médio, talvez escolheria ele por ser mais largo e mais confortável...

  • 14

    Avatar de Matheus !

    Pois eh... Eu acho o Focus mais carro... Mas o Fit EX tem ABS,AirBag,Cambio automatico, banco de couro... E pra usar 90% do tempo na cidade...

  • 15

    Avatar de Humberto !

    O meu pai tem um Chevrolet Omega GLS 2.2 E um BMW Série 3, o 323i de 1998 (E36). Qual vocês escolheriam?

  • 16

    Avatar de Humberto !

    O meu pai tem um Chevrolet Omega GLS 2.2 E um BMW Série 3, o 323i de 1998 (E36). Qual vocês escolheriam? O BMW tem é 2.5, tem 170 cavalos e as outras especificações dá para pesquisar na internet. Vai de 0 a 100 em pouco mais de 8 segundos, ar digital, bancos em couro etc. 70% esportivo. Já o Omega tem mais espaço interno e tudo mais o que vocês conhecem. Qual vocês escolheriam?

  • 17

    Avatar de Humberto !

    Gostaria de saber. O meu pai prefere o Omega. Acha ele mais bonito e espaçoso. Eu fico em dúvida. Bom Chevrolet x BMW.

  • 18

    Avatar de willtonlf !

    É pessoal,quando se fala de CARRO, não se esqueção do opala/caravam. Já tive e dirigi varios carros, mas pra mim o melhor foi opala, maverick. abraços!

  • 19

    Avatar de reginaldo !

    ...Realmente Gol GTI e Ômega CD não podem faltar em nenhuma lista!!!!!

  • 20

    Avatar de jotaherry !

    Achei bastante interessante a lista. Pena que as montadoras no brasil atualmente pensam em estilos compactos e até com vida util descriminada. Veículos produzidos na década de 90 são bastante robustos. Com certeza o Omega foi o melhor veiculo produzido pela industria brasileira pena que naquela década os meios economicos eram muito instáveis. Para se ter uma boa visualização dos Estilos compare o Vectra antigo com o atual, verá que o antigo com certeza possui resistência maior aos modelos atuais.

  • 21

    Avatar de filipe_pinhati !

    Henrique Rodriguez, devo dizer que se o Honda Civic Si é o carro mais potente fabricado no Brasil, a Dodge Dakota RT foi o veículo, entre carros e pick-ups, mais potente já fabricado no Brasil. Ela tinha 232 cavalos e foi fabricada em Campo Largo, Paraná.

  • 22

    !
    | 1 estrelas

    Se esqueceram da linha do galaxie sem sombra de duvida esse sim foi o melhor carro fabricado no Brasil.

  • 23

    !
    | 1 estrelas

    falou o dodge charger rt com 215 cv e 42 kg de torque

  • 24

    !
    | 1 estrelas

    É... foi uma boa lista... Mas faltaram alguns carros nacionais... como o Tempra, o Monza, Santana, etc.

  • 25

    !
    | 1 estrelas

    Lista muito boa e com carros de até 20 anos de idade. São carros que, quando conservados, valem muito a pena. Hoje em dia só temos carros com péssimo acabamento, inseguros e beberrões. Diga-se de passagem que tem muito 1.0 e 1.4 que gasta mais do que muitos 2.0 antigos. É um retrocesso. Como sugestão, fazer uma mesma lista mas com pickups e SUVs.

  • 26

    !
    | 1 estrelas

    esqueceu de um dos carros mais rapidos da decada de 90, vectra gsi 2.0 16v sfi. posso dizer sem dúvidas que foi o melhor dos vectras que a gm fabricou. vcs podem dar uma olhada no you tube... http://www.youtube.com/watch?v=UiAkHSpDuBY

Comentar

Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

Publicidade

Seções

Caterham

Crash test

WSL Weblogs SL