Os 10 melhores carros fabricados no Brasil por Rosalvo Neto

57 comentários

Esta semana o Motorpasion Brasil vai dar início à criação da lista dos 10 melhores carros fabricados no Brasil e para isso vamos fazer uma lista por editor e postar aqui para submeter às criticas de nossos amados e queridos leitores.

Espero que eu não cause nenhuma surpresa ruim para vocês, afinal essa lista é bastante pessoal e tenho certeza que não agradará a todos, mas como sou algo passional quando estou escrevendo, creio que vamos ter boas surpresas, vamos ver?

10º posição – Volkswagen Passat TS 1977

Quando foi lançado no Brasil, o Passat representou mais do que um simples lançamento de um carro mundial, pois ele trazia toda a nova filosofia da engenharia moderna que a Volkswagen implantou em sua matriz quando comprou a Audi e a NSU.

O Passat era o primeiro carro montado pela fábrica no Brasil que possuía mecânica refrigerada à água e passou a se tornar objeto de desejo dos jovens por causa do seu bom desempenho e comportamento dinâmico, exemplares na versão TS, a mais esportiva da linha nos anos em que foi fabricada.

9º posição – Chevrolet Kadett GSi 1992

O Kadett representou muito para o país quando foi lançado em 1989. O simpático Hatchback que na verdade era o irmão mais novo do Chevrolet Chevette, chegou ao Brasil como o primeiro veículo totalmente novo desde 1984, e o primeiro lançado na nova era da democracia.

Apesar da versão nacional não contar com o motor do seu irmão alemão, o Kadett GSi era um dos carros nacionais com melhor desempenho em sua época. Eterno rival do Gol GTI e Escort XR3, foi provavelmente um dos carros mais desejados dos jovens, principalmente na versão conversível, que tinha sua carroceria produzida na Itália.

8º posição – Ford Corcel II GL 1984

Acho que já escrevi alguma vez por aqui que passei boa parte de minha infância andando dentro desse modelo da Ford. Não possuía um bom desempenho, como comum aos carros Ford da época, porém era espaçoso e econômico.

Lembranças boas de quando os carros tinham aroma característico da marca. Quando meu pai chegava do trabalho e ia nos abraçar, junto com ele vinha o perfume dos bancos do Corcel, que pareciam poltronas de tão macios e aconchegantes.

7º posição – Chevrolet Corsa GSi 1994

Suas simpáticas linhas arredondadas eram o prenúncio de uma nova era na indústria nacional. A partir do seu lançamento, o conceito de carro popular mudou e as pessoas não ace1itariam mais carros onde até o retrovisor do lado direito fosse opcional.

Apesar do modelo Wind ter sido o responsável pela sua popularidade, o Corsa GSi foi o modelo mais marcante da linha. Com um motor 1.6 16v moderno, importado da Hungria, que rendia bons 109 cavalos, potência similar aos 2.0 da época, o GSi espantava muita gente que não acreditava no desempenho do pequeno Chevrolet.

6º posição – Volkswagen Santana GLS 1989

Bancos recaro, motor 2.0, teto solar elétrico, rodas de liga leve aro 14 com pneus de perfil baixo e uma carroceria elegante com um perfil praticamente esportivo faziam do Santana GLS 2.0 um carro especial.

Pelo menos para mim, que babava quando via um exemplar azul metálico do padre que era diretor do colégio que eu estudava. Bons tempos onde os carros ainda possuiam acabamento monocromático como este belo exemplar fotografado por nossos amigos do De Genaro Motorsports em março deste ano

5º posição – Volkswagen GOL GTI 2.0 16v 1995

Saudade de uma época quando fabricávamos esportivos de verdade, e as pessoas tinham orgulho do que era fabricado no Brasil. Mesmo com as importações abertas há algum tempo, o Gol GTI 2.0 16v marcou época.

Com um moderno cabeçote de 16 válvulas e 145,5 cavalos, o Gol GTI 16v tinha uma bela relação de potência de 72,7 cv/l. Seu capô exclusivo com uma bolha dava o charme que intimidava os motoristas que o viam no retrovisor antes de uma ultrapassagem.

4º posição – Fiat Tempra 16v 1994

Poderia a Fiat possuir um dos melhores carros brasileiros no meio da década de 90? O Fiat Tempra foi lançado em 1991 e patinou durante alguns anos nos seus próprios problemas, porém na sua segunda fornada em 1994, quando recebeu novo acabamento e algumas diferenças estéticas o carro renasceu e virou um sucesso de vendas.

Com tecnologia de ponta e opcionais só vistos em modelos importados, o Tempra 16v foi o primeiro carro brasileiro a possuir um motor com 4 válvulas por cilindro. Tinha bom desempenho, um design marcante e um interior com um conforto poucas vezes vistas em um carro nacional.

3º posição – Chevrolet Vectra GSi 1993


18 anos depois do lançamento do Vectra GSI, 150 cavalos é ainda uma marca interessante para um motor 2.0 16v de aspiração natural. O famoso propulsor C20XEV que equipava o Chevrolet Vectra GSi fez fama no Brasil fazendo deste modelo um dos mais cobiçados por quem gosta de carros especiais.

Era praticamente um carro importado, sua carroceria vinha em CKD da Europa, seu motor também, assim como outras peças que formavam essa bela obra da engenharia. Esguio e aerodinâmico como a maioria dos modelos Opel do final da década de 80, era dono do menor coeficiente aerodinâmico da época para um sedan até pouco tempo atrás.

2º posição – Audi A3 1.8 Turbo 180 2001

O único modelo da Audi fabricado no Brasil é tido por muitos como o melhor carro já fabricado no país. Apesar de muitos falarem que ele é apenas um Golf com roupa de casamento, o Audi A3 representou para nossa uma época onde o mercado estava aquecido e os fabricantes acreditavam no desenvolvimento do nosso mercado.

Dono de um acabamento esmerado e um desempenho exuberante, o A3 Turbo 180 era foi durante anos o carro mais caro fabricado no Brasil. Com um motor de 1.8 4 cilindros e 5 válvulas por cilindro moderno e eficiente, era o carro mais potente do Brasil até a chegada do Honda Civic Si com seus 192cv.

1º posição – Chevrolet Omega 3.0 CD 1993

Absoluto. Pensei em diversos carros enquanto escrevia este texto, porém já tinha o modelo que ocuparia a primeira posição definido desde que abri o editor do Wordpress. Durante alguns anos, o Omega 3.0 reinou soberano como o rei das estradas brasileiras. 165 cv em um belo motor 6 cilindros que girava suave mesmo em alta rotação.

Seu acabamento esmerado inspirava solidez e sua qualidade construtiva deixa saudades até hoje para os que são fãs da marca da gravata. Foi o último sedan de grande porte produzido por essas bandas e para encontrar algo semelhante nos dias de hoje, só recorrendo a modelos importados.

O que acharam da lista? Praticamente saudosista não é? Esqueci diversos bons modelos da década de 2000, mas deixo-os para os nossos amigos editores possam cita-los. Você faria uma lista diferente? Nossa… o Monza ficou fora de minha lista, mas se eu não pensei nele é porque não era a vez dele. Opinem!

Fontes | Quatro-Rodas, Best Cars Web Site, Volkspage, Home page do Passat

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer saber mais?

Artigos

Artigos relacionados que vão te interessar

Ver mais

+ Deixe um comentário

Comentários

  • 1

    Avatar de Vilmar A. Moccelin Júnior !

    Taí um sonho de consumo meu, um Omega! Eu brinco que eu só trocaria minha Veraneio 1971 por um Omega 6 cilindros (tanto o 3.0 quanto o 4.1 serviriam). Talvez eu até compre um se eu voltar a morar em Belo Horizonte, já que não não dá pra pegar 700km de estrada semanalmente na "Vera".

    Só faltou, na minha opinião, uma característica do Omega... Estabilidade de carros importados atuais em um nacional de uma época em que ricos ainda andavam de Opala!!!

    Está aí uma dica de artigo! Guia de compras do Omega!

  • 2

    Avatar de Jão !
    Jão | 2 estrelas

    Fabricados no Brasil? Esqueceu dos Mercedes-Benz Classe A e Classe CLC.

  • 3

    Avatar de Raphael Headbanger !

    Excelente lista!!!

    Concordo com quase todos os modelos e suas posições!

    Meu amigo tinha um Omega 3.0 93, era uma máquina, digna do primeiro lugar nessa lista!!!

    Acho que faltaram aí o Ford Galaxie e o Escort XR3 89.

    PS: Tenho um Tempra 16V, e digo: é um baita carro!!!! Faltou comentar do espaço interno, do enorme porta-malas e do desempenho e a economia incríveis do motor.

  • 4

    Avatar de Fabricio Martins !

    Dessa lista faltaram o primeiro gol GTi 2.0 e também o Vectra de Segunda Geração que era um carro quase perfeito. Mas gostei muito das escolhas feitas o que mostra que nem só de carroças vivemos por aqui.

  • 5

    Avatar de Igor Lacerda !

    Aposto que quase ou não vamos ter carros atuais nessas listas... Complicado....

  • 6

    Avatar de Antunes !

    Olha....o Vectra 97 2.0 SFI 16V não bom também ? Tenho um guardado e é muito bem acabado e ainda hoje, com quase 15 anos de uso, a bomba de combustivel é original...

  • 7

    Avatar de Júlio !
    Júlio | 2 estrelas

    É, nunca vi uma lista tão completa. Falaram do Classe A, sei não, é bem avançado até hoje, mas não tem o carisma dos listados. Talvez o 11o... É triste ver que, tirando o Corsa - que sobrevive depenadíssimo e camuflado no Classic, Celta e Agile - o Gol - na carcaça do GIV - e o A3 - no quase morto Golf, todos os modelos saíram de linha. Na minha opinião, até agora seu melhor post Rosalvo, parabéns! Notei que vc gosta de coisas polêmicas...

  • 8

    Avatar de Leandro Castro !

    Direto do Túnel do Tempo! Muito boa a matéria! Confesso que, o Ômega 3.0 foi um dos melhores carros que já dirigi! E, ele ainda é o meu sonho de consumo!

  • 9

    Avatar de Thiago Roberto !

    Belo artigo, omega sempre supremo, acho que meus filhos nunca terão um baita carrão em sua época. No lugar do corcel 2 colocaria o corcel 1, em minha opnião, um sedã compacto com bom desenho e não sei porque olho pra um todo original quase choro.

    Cara belo post

  • 10

    Avatar de Mulholland !

    Eu sei que a lista é pessoal, mas, Novo Ford Focus.

  • 11

    Avatar de Júlio !
    Júlio | 2 estrelas

    Focus é argentino...

  • 12

    Avatar de Rosalvo !

    Obrigado pessoal!

    Que bom que gostaram do post, achei que a maioria não fosse gostar pois faltam alguns "queridinhos" por aqui.

    PS: Eis o motivo do meu amado Ford Focus ficar fora da lista, rs

    Grande abraço a todos!

  • 13

    Avatar de Rodrigo !

    Ótima lista, e sem crise de Escorticite, rsrsrs. Se bem que, como vc já havia lembrado, as grandes versões do Escort ficaram lá fora.

    Acho que um Monza entraria aí. E, por questões de pura menção honrosa (e não por mecânica, conforto etc.), o Fusca, apenas porque a vida automobilistica de muita gente, por várias gerações, começou com um.

    E faltou 'aquela' Parati que supera um Omega 4.3.

  • 14

    Avatar de Saulo. !
    Saulo. | 2 estrelas

    Cara, esse gol GTI de + de 140cv é uma coisa absurda. Eu tiraria o AUDI e colocaria o Corolla que, pra mim, é um dos melhores carros já feitos.

  • 15

    Avatar de Anselmo Coyote !

    Realmente, Rosalvo.

    A lista é bem pessoal mesmo. Mas se retrata a sua preferência e vc teve a grandeza de externá-la, é óbvio que só merece aplausos. Afinal, uma forma de desagradar a todos é ficar se equilibrando em cima do muro querendo agradar a todos.

    Grande abraço.

  • 16

    Avatar de Danton !
    Danton | 2 estrelas

    Na minha modesta opinião, só faltou algum Opala!

  • 17

    Avatar de alessandro menezes !

    olá bom baiano, eu tiraria o corsa, o tempra e o vectra e colocava o monza ef 500,o del rey ouro 1984 e o uno sx, o q acha?

  • 18

    Avatar de INGO !
    INGO | 2 estrelas

    Acho que faltaram aí o Ford Galaxie e o Escort XR3 89.

  • 19

    Avatar de INGO !
    INGO | 2 estrelas

    bela foto do motor do corcel =D

  • 20

    Avatar de Leonardo !

    Gostei da sua lista. Concordo com quase todos os carros citados. Na minha lista entrariam também o Escort XR3 1.8, os Galaxie/Landau, Maverick GT e Opala SS.

  • 21

    Avatar de Jeff Craig !

    Faltaram Galaxie Landau, Maverick 302, Itamaraty, Simca Chambord e Alfa Romeo TI-4. Preterir qualquer um destes por um Corsa, mesmo sendo um GSI"zinho", não fica bem na escolha.

  • 22

    Avatar de jose eduardo !

    Concordo com o Jeff, cade o Maveco, Opalao 6c, o Simca, o Puma, o Brasinca (o unico esportivo genuinamente nacional), o Br800 (mini) , os Alfa Romeo???? Deppis poderiam vir o Santana, o Xr3, o Gol Gt, o Passat Ts, o Del Rey, o Omega nao pode faltar com certeza e o Monza que foi o carro mais vebdido da decada de 80. Na boa Rosalvo sei q tu nao e mais um adolescente, mas pra quem tem perto ou mais de 30 (meu caso) sua lista ficou ficou restrita a praticsmente a decada de 90, ouseja, bem ADOLESCENTE....

  • 23

    Avatar de Mike !
    Mike | 2 estrelas

    Pô Rosalvo... Corcel II e Tempra?? Colocaria no lugar destes o Maveco V8 e o Opalão 250-S... hehehe

  • 24

    Avatar de Rosalvo !

    José,

    Tenho argumentos para falar que minha lista não é adolescente.

    O Maveco era um carro ultrapassado quando lançado no Brasil. Era um projeto que não deu certo nos states e ele foi mal sucedido aqui. O Maveco bebia, andava pouco para o motor que tinha e enferrujava mesmo que o cara tivesse o maior cuidado. Enfim, era o tinhamos na época, mas não faz dele um bom carro.

    O Opala era um parente do Opel Rekord, era atual quando lançado, mas eu não gosto dele, principalmente porque quando ele se tornou um carro interessante já era antigo.

    Simca José, me faça um favor! Um carro apelidado de "belo antônio"? Nem preciso comentar.

    O Brasinca 4200 GT ou Uirapuru era um bom carro? Quem você conhece que já dirigiu um? Ele mal foi fabricado, eu nunca vi um de perto e só opino sobre carros que eu dirigi. Garanto que todos da lista já foram dirigidos por mim.

    Não sou pachequista nem bairrista para achar o Puma e o BR-800 bons carros.

    Os Alfas eram bons carros, mas duravam 6 meses, depois quebravam mais do que mobiletes da Monark. Convivi uma época com um vizinho que tinha um da última safra, 1985, lindo, mas que não prestava para nada a não ser servir como banco para a garotada conversar a noite sobre os carros que nunca haviam dirigido.

    Bem, esta é minha humilde opinião sobre você achar que meus carros são bem adolescentes.

    Me desculpe se eu não concordo com a sua sugestão, até agora a única que não anotei pois não tem argumento.

    Grande abraço!

  • 25

    Avatar de Emanoel !

    Um Gol com 145cv! Não entendia nada de carro nessa época, mas deve ter sido um modelo interessante. Quem ai conheceu, o bicho aguentava mesmo um "porrete"? Tinha boa estabilidade?

    Agora, (in)voluindo pra hoje podemos ver montadoras colocando motorzinho de 115cv e 86cv em um carro e chamando isso de esportivo. Estamos regredindo, ficando idiotas/trouxas e comprando esse tipo de coisa. Fazê o quê, né! Pelo menos estamos felizes, pois o carro pode vir amarelinho e com alguns plásticos acrescidos que é pra ficar bem bunitinho.

  • 26

    Avatar de Marcos Freitas !

    Gol GTI 1988! primeiro carro injetado, merece lugar nessa lista, monza também afinal a gente anda de monzatech até hj... rsrsrs abraço

  • 27

    Avatar de brian !
    brian | 2 estrelas

    belos carro principalmente o 1º so um detalhe ele num é fabricano no brasil ele é alemao e se vc se perguta como eu sei eu ja tive um desses e um exelnete carro pena q so cheguei aos 240 km/h num deu mais muita emoçao mas parabens

  • 28

    Avatar de Rosalvo !

    Brian,

    O Omega é brasileiro sim, com toda certeza

  • 29

    Avatar de Rosalvo !

    Opa ! os comentários voltaram a funcionar de minha casa também!

  • 30

    Avatar de Genner Priaro !

    Prezados...

    Baseado nesta bela matéria... resolvi fazer um link com a compilação das melhores matérias de 4 rodas sobre os nossos falecidos veiculos de sonho...

    Se alguem quiser petiscar... veja em:

    http://www.frioar.srv.br/genner/

    Ai é só baixar o arquivo 4Rodas especial...

  • 31

    Avatar de gersonas !

    aew cara lista boa essa ai, mas se fosse minha trocaria a posiçao do audi com a do vectra gsi que so perde do omega, apesar de ter menos hp quem ja pisou em ambos sabe que o gsi tem mais motor. no mais seus gostos sao iguais aos meus. abrço

  • 32

    Avatar de Dante !
    Dante | 2 estrelas

    Bela lista msm!!!! Tenho a revista quatro rodas até hj...com o omega na capa, escrito assim ´´ O eleito do ano ``.. um carro muito bem lembrado tbm, foi o kadett..tenho um com mais de 230 mil km...nunca troquei embreagem, homocinética, nunca fiz o motor...tudo original de fábrica

  • 33

    Avatar de Marcelo Vargas !

    Acho q faltou um LEgitimo Ford/Del Rey! meu pai tinha um serie ouro de 1986 muito bom! e sinceramente se fosse comprar um carro antigo compraria o do meu pai! q ja ta meio velhinho!

    ah sem falar nos arremates e equipamentos de fabrica! um ex é o relogio digital q ficava perto do retrovisor! q infelismente um desocupado carregou! MAs o topico ficou bom! Abraxx att. MArcelo

  • 34

    Avatar de Carlos Augusto Gomes !

    Charger RT... Lembro de um na minha infância: vermelho com capota branca. O barulho do motor era o máximo! Bem pessoal mesmo...

  • 35

    Avatar de Anderson Dutra !

    Po!!! Falto o Escort XR3, Del Rey Guia e Santana 2000, mas só de ter visto o Corcel 2 já recompensou a lista. Gostei!!!

  • 36

    Avatar de pinheiro !

    o primeiro a ser comentado é o ultimo da lista,mas continua a ser o mito. sou passateiro até o fim.ts na veia. com estética,dirigibilidade,motor,esportividade e que suspensão,aliás usada até hoje em alguns modelos. parabens pela matéria

  • 37

    Avatar de Theo !
    Theo | 2 estrelas

    Bom, sinceramente, gostei 99% da lista, ainda mais que tem minha Audi A3 como 2ª Colocada. Mas não caberia um espacinho pro FUSCA??

  • 38

    Avatar de willtonlf !

    acredito q os antigos são melhores. Erão fortes,resistentes e mais bonitos. Esses de hoje são feitos de plastico.

  • 39

    Avatar de Ricardo José Guio !

    Amigo, não sei como você pôde deixar de fora o Opala e a Caravan 89/90. Sua lista é muito boa mas eu tirarie o Tempra e colocaria o Opalão. Abraços.

  • 40

    Avatar de junior !
    junior | 2 estrelas

    parabéns!!!! nota quase mil. na minha opinião o vectra gsi deveria estar em primeiro lugar. etaahh carrinho bom...abç

Comentar

Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

Publicidade

Seções

WSL Weblogs SL