Válvula termostática - A importância e os mitos

34 comentários

Como eu disse no post sobre liquidos do sistema de arrefecimento, só a válvula termostatica renderia um post, e rendeu. Eu resolvi abordar esse assunto, principalmente porque pessoas têm mania de tirar tal válvula, e agora vocês entendem os motivos.

Sabendo-se que a água vai passar pelas galerias do motor, tubos, bomba d’água, radiador e reservatório, fazendo um ciclo, você já possui o entendimento básico do sistema de refrigeração. No entanto, os engenheiros sempre colocam algo mais.

Enquanto o motor está frio, a válvula termostatica fica fechada, deixando a água circular apenas dentro do motor. Com isso, ele atinge certa temperatura e fica numa condição quase que perfeita de funcionamento. Deixar o motor quente logo no inicio ajuda na queima do combustível (principalmente álcool) e até na deformação que os pistões devem sofrer.

Quando o motor esquenta, normalmente a 70º C, a válvula se abre e o liquido começa a circular pelo sistema todo, passando pelo radiador, sofrendo troca de temperatura e voltando ao motor. A função do sistema de refrigeração não é deixar o motor gelado, mas sim impedir que ele passe da temperatura aceitável, que é na maioria dos casos, 125º C. Com o sistema trabalhando assim, o motor não fica muito frio e nem muito aquecido.

A desculpa que alguns mecânicos e até leigos dão para remover a válvula, é que com ela o motor fica sobre aquecido, mas isso é uma grande mentira. Como eu já disse antes, a válvula se abre antes dos 100º C. O que pode acontecer, é que a válvula tenha algum defeito e fique travada. Quando isso acontece, basta trocá-la.

É sempre bom ficar de olho nos componentes do sistema de arrefecimento. O mais visível é o radiador, mas você verifica o restante? Mangueiras com rachaduras, abraçadeiras corroídas, cebolão em perfeito estado de funcionamento. Aliás, foi bom ter falado do cebolão.

O cebolão do radiador tem o papel de medir a temperatura da água/motor. Pelo fato de ser um componente metálico e ficar em contato permanente com a água, que por muitas vezes não é a desmineralizada, acaba acontecendo uma corrosão.

Com o acumulo de sujeira no sistema, ou mesmo a falta dos fluidos necessários, a leitura da temperatura pode ficar comprometida. Você só vai perceber que o motor aqueceu quando ver aquele vapor subindo.

Caso o motor aqueça, nunca faça a besteira de abrir a tampa do radiador ou reservatório na mesma hora. O vapor é muito quente, e você vai ter sorte se apenas o vapor bater na sua cara. Se a água subir, você vai ficar parecendo aqueles caras derretidos no primeiro filme do Robocop.

Pare o carro, apenas abra o capô e espere. Depois de alguns minutos, o motor já vai estar mais frio e torna-se possível a abertura da tampa de maneira segura. Verifique se o nível de água está ok, tenha certeza de que o motor não sofreu danos e procure o mecânico, ou chame um guincho.

O sobre aquecimento pode causar vários problemas. Derretimento na junta do cabeçote, pistões deformados e até calço hidráulico. A junta do cabeçote se derrete e a água se mistura com o óleo ou entra na câmara de combustão. Como líquido não podem ser comprimidos, o pistão vai agir com força sobre a água e pronto. A biela entorta e o pistão até quebra, você conseguiu um calço hidráulico.

Já imaginou que tudo isso pode acontecer se o cara resolve economizar na hora de cuidar do sistema de arrefecimento por achar que qualquer água pode ir ali, ou que o cebolão não faz nada? Sei lá, depois dessa eu iria até a oficina mais próxima e faria um check up no carro!

Fotos: How Stuffs Works | Multivans | Que Barato

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Comentários

  • 1

    Avatar de Matheus !

    Mais um excelente post! Parabens Cleiton!

  • 2

    Avatar de Alex Araújo !

    Fica o alerta aos desavisados que tentam abrir a tampa com a água fervendo lá dentro. O risco é sempre grande se não observarmos os cuidados necessários. Ótimo post.

  • 3

    Avatar de Maurílio !

    Tudo isso é verdade, apenas não foi incluído neste post, que a válvula travada, não deixando passar àgua, funde o motor do mesmo jeito. Liberação da passagem de àgua a 70° só em motores a gasolina. O único senão é que realmente seu motor vai consumir mais se for a álcool até esquentar, mas motores modernos esquentam rápido ao contrário dos motores mais antigos e refrigerados a ar antigos e movidos a álcool. Se for instalar uma peça de confiança e marca conhecidas muito bem, se for xingui-lingui eu fico sem a válvula pois qq um sabe que ela permanecerá aberta a maior parte do tempo mesmo, mas é bom neste caso não forçar o motor antes da temperatura subir um pouco mais para evitar danos mecânicos. Faço este comentário pois diversos motoristas nem sabe o que é uma luz espia e também quando ela acender praticamente seu motor já fundiu, então, se for de procedencia coloque se não for deixe sem, sabendo dos prós e contras.

  • 4

    Avatar de Anselmo Coyote !

    Excelente post!

  • 5

    Avatar de Cleiton !

    Obrigado, pessoal! E bem lembrado, Maurilio!

  • 6

    Avatar de enoch pessoa de carvalho !

    muito bom o assunto sobre a valvula termostatica eo sistema de arrefecimento.valvula termostatica tem tempo de vida util.a maioria dos fabricantes recomendam sua troca a cada 40.000 km . O termo-interuptor entre 30.000 a 40.000 km e tambem fazer manutençao periodica em todo sistema e nao utilizar agua potavel.melhor agua desmineralizada.ou fluido proprio para radiador concentrado ou pre-diludo pronto para uso.manter o sistema sempre em boas condiçoes e rodar tranquilo sem ficar parado na rua.

  • 7

    Avatar de gilmar !
    gilmar | 2 estrelas

    To com problemas no meu corolla ano 92/93, a gasolina motor 1.8 16v, o carro falha acende a luz da ijeção no painel e o carro apaga dou chave e ele segue de novo, assim sucetivamente, agora levei ao eletricista e ele constatou que é prob na valvula termostatica que ta queimada, procede essa informação?

  • 8

    Avatar de anderson titico !

    muito bom esses comentarios, porem um aditivo que recomendo e o anti-freezer ou seja anticongelante,ja vem com material orgânico para longos periodos de troca ate 5 anos da cor laranja a cor e so um corante.uso esse no meu carro monza 2.0,espero ter ajudado.

  • 9

    Avatar de Augusto !

    Prezado colega,

    Antes de tudo parabéns pelo tópico. Extremamente importante saber a importância do sistema de arrefecimento e os cuidados que devemos ter com o mesmo. Tenho uma dúvida que talvez fosse possível de ser solucionada. Tenho um honda civic 98. Uma vez fui ao posto e o frentista inadvertidamente resolveu completar o nível de óleo e colocou um óleo de referência diferente (o correto era o 10/30 e ele colocou o 20/50). Imediatamente o carro começou a esquentar. levei no mecânico e ele disse que o problema era a válvula e a retirou. Fiquei diastestanado o carro pra ver se melhorava mas vez por outra a temperatura subia. Ele procedeu a troca de óléo e ficou tudo normal. Recolocou a válvula só que voltou a esquentar (a e diferença de temperatura estre as duas mangueiras é gritante). Notei que o mesmo não estava certo sobre a colocação da borracha de vedação. Ele a encaixou envolvendo a válvula. Está correto o procedimento? A válvula pode ter sido danificada (percebi que uma borracha na estrutura da válvula está fendida)? Se algum leitor tiver conheciumento, espero que responda num comentário posterior. Desde já agradeço.

  • 10

    Avatar de McKee !
    McKee | 2 estrelas

    Sempre que o carro ferveu abria a tempa na hora, mas tem um esquema, nao acomselho desavisados, mas faço isso desde minha adolescencia (quando pegava o carro escondido), como no carro sempre ando com um galaozinho de água (lavar a mao, lavar o vidro, emergencia, etc..) ficava mais fácil..

    Quando a tampa tá vazando o valor, jogo um pedaço de pano (que tambem sempre tem no carro) emcima da tampa e jogo um pouco de agua fria no pano e começo abrir a tampa, .abro um pouco e vou jogando pouca agua emcima, a agua quente em contato com a agua fria do pano condensa, o pano nao se meche só sobe o vapor, já nao tao quente... só ir indo aos poucos..

    Uma saida pra nao ter que esperar o "motor esfriar" para abrir a tampa, o que demora pacas..

  • 11

    Avatar de Moraes !
    Moraes | 2 estrelas

    gostaria de saber se o carro sem a válvula termostática ele passa a consumir mais combustível? no caso do meu que é um gol 1.0; (gasolina); e esta bebendo muito.

  • 12

    Avatar de EDSON MUNHOZ !

    SIM ELE CONSOME MAIS COMBUSTÍVEL POR TRABALHAR MAIS FRIO É NÃO NA TEMPERATURA IDEAL, COLOQUE-A DE VOLTA E O CORRETO

  • 13

    Avatar de marcelo soares !

    Parabens tirei minhas duvidas muito bom este topico

  • 14

    Avatar de Sandra !
    Sandra | 2 estrelas

    Excelente comentários! A explicação sanou minha dúvida, procurei pesquisar porque meu carro está esquentando e não tinha a válvula (foi retirada!)...quanto ao gasto de gasolina, às vezes limpeza dos bicos ajuda! Obrigada! Sandra Gol g3..1.0(8 válvulas)

  • 15

    Avatar de Antonio ivanildo !

    tem algum problema tirar a válvula termostática, porque as vezes meu carro passa a temperatura do normal, acho que ta esquentando muito, e penso em tira-la tem algum problema fica a mangueira dura que parece até que vai explodir, meu carro é uma s10 a diesel 2002...a mangueira ja sai uma vez chegando a esquentar muito e até troquei as abraçadeiras por outras mais forte.

  • 16

    Avatar de MARCELO MARIANO !

    Bom dia Belo Post...mas gostaria de saber.. tenho um Fiat uno 93/93 1.5r e estava viajando em uma velocidade em media de 160 km/h..a mangueira que vai do radiador para a valvula termostatica se saiu e o motor aqueceu e a junta do cabeçote queimou. a dulvida e o seguinte..RECOLOQUEI A MANGUEIRA COMPLETEI A AGUA DEI UM "TRANCO" NO CARRO, E CONTINUEI A VIAGEN .. COMO Q A JUNTA SE QUEIMA E O CARRO AINDA ANDA ANDEI COM ELE UNS 200KM .. MAS TB O PREJEIZO FOI SO TROCAR A JUNTA..

  • 17

    Avatar de Ricardo Feitosa !

    Oi, tenho um gol 98 1.0 16v que vem apresentando probelmas de superaquecimento, já troquei a válvula, o cebolão e voltou a superaquecer. Depois troquei o reservatório de água e a tampa e aind assim deu uma superaquecida,mas depois voltou ao normal, eu acho que a válvula prende. Como posso saber se a junta queimou ?

    Excelente sua matéria.

  • 18

    Avatar de jorge !
    jorge | 2 estrelas

    Tenho um Focus da Ford 1.6 2007/8, retirei a válvula e rodei do verão passado até este sem o menor problema, mas agora voltou a apresentar super aquecimento, já fiz limpeza do sistema, retirei inclusive os redutores das mangueiras de retorno e o ventilador do radiador está funcionando, mas nada está adiantando, continua a esquentar. O que percebi após retirar a válvula foi que estou sem o ar quente, mas só isso, consumo e desempenho perfeito, inclusive o ponteiro da temperatura esta sempre no local correto, a pergunta que faço é, por que estou tendo aquecimento se como já disse não tenho válvula, o agua está na quantidade com o aditivo, a ventoinha está funcionando e antes de digam para apenas recolocar a válvula, lembro que rodei oito meses sem o menor problema. Aguardo e um saudação gaúcha a todos.

  • Respondendo a #18:
  • 20

    Avatar de regisvila !

    VC. tem visto se a agua do reservatorio de plastico, nao esta abaixando. A tampa deste reservatorio de plastico, tambem seria bom troca-la, se comprar no mercado paralelo, so vale a pena comprar se for numa loja confiavel, produto embalado, lacrado. Meu corsa 1.6 2005, começou a esquentar, o mecanico viu q esta tampa estava pingando, troquei o problema aparentemente foi resolvido, 30 dias depois voltou a esquentar muito. Voltei no mesmo mecanico pessoa de confiança. Ele retirou a valvula, estou rodando com o carro ha 48 horas, ta bom demais, temperatura no maximo 50graus em congestionamento. Consumo de gasolina baixou muito, ja rodei 130 quilometros o ponteiro de conbustivel quase nao baixou, por enquanto estou satisfeito.

  • 19

    Avatar de fosete !
    fosete | 2 estrelas

    Boa tarde

    Srs. Tenho um Gol 1.0 16v 2000/2000, hoje o carro esta com 90.000km.

    Estou passando por um problema que esta me tirando o sono a algum tempo ja...

    A alguns meses, o mostrador do nível de temperatura do motor começou a passar dos 90º, isso começa a acontecer quando mantenho as rotações acima de 4000rpm, abaixo disso só se eu rodar por mais de 1 hora para o problema aparecer. Quando começa, o ponteiro da temperatura fica subindo dos 90º até quase os 130º, e depois volta aos 90º, ja levei o carro para fazer uma limpeza de todo o sistema de arrefecimento, mas eles não detectaram esse problema. Mesmo após essa limpeza o problema voltou a acontecer. Levei o carro numa autorizada Volkswagen, para tentar solucionar o problema, me fizeram um orçamento de R$5.780,00, desse valor R$3.000,00 seriam de peças e R$2.780,00 em mão de obra.

    Não tenho como mandar fazer uma manutenção que custa praticamente metade do valor oferecido pelo carro, e ao final de tudo meu carro continua com o mesmo problema.

    Recentemente levei em outro mecânico que recomendou trocar a bomba d'água. Mesmo após a troca o problema persiste.

    Vocês acham que esse problema pode estar relacionado a Válvula termostática? Ela foi trocada no meio do ano passado, mas minha desconfiança é que o problema seja nela.

    Se puderem me dar uma ajuda eu agradeço, e alias esse post é muito bom para aprendermos um pouco mais sobre nossos carros.

    Abraço a todos!!!

    -- editado pela última vez às 13:34

  • Respondendo a #19:
  • 21

    Avatar de danilog3 !

    amigo eu tambem tive este problema, e quanjdo fui ver não era o cebolão ja tinha trocado ele duas vezes e nada, o problema é o sensor de temperatura , ele tava doidão rsrrs, faz assim quando a temperatura tiver la nos 130 vc desliga o carro e em seguida ligueo novamente, a temperatura tem que voltar pros 130 , se parar nos 90 vc matou a charada, pq não tem como um carro esfriar em segundos dos 130 p 90 , assim que descubri o meu, espero que te ajude

  • 22

    !
    | 1 estrelas

    olá,tenho uma duvida,tenho um fiat uno 2001 q tinha problema de aquecimento por esse motivo retirei a valvula termostatica,com isso o meu problema foi solucionado.gostaria de saber se mais pra frente terei algum problema? ,pois retirei a valvula termostatica! se alguém poder tirara a minha duvida agradeço desde já.

  • 23

    Avatar de egazra !
    egazra | 1 estrelas

    Obrigado pelo artigo. Muito útil. Recebi essa dica de retirar a válvula da R1, mas fiquei na dúvida. Abraço

  • 24

    !
    | 1 estrelas

    Muito interessante!

    Sou muito meticuloso tratando-se da parte mecânica do carro, estética é indispensável, mas é apenas um complemento.

    A pouco tempo comprei um carro usado, um Uno Mille EX, em menos de 5 meses já troquei:

    Na primeira revisão antes de andar com o carro

    - Velas - Filtro de ar - Filtro de combustível - Filtro de óleo - Óleo - Correia dentada - Líquido do sistema de arrefecimento

    Infelizmente, a pessoa que me atendeu não entende NADA de motor e colocou alguns itens que não correspondia com o carro como as velas e o óleo.

    Também já tive que trocar:

    - Todas buchas e batentes da suspenção - 4 amortecedores - Disco de freio e pastilha

    Por minha conta já troquei:

    - Óleo (15W40 Semi sintético pois tinham colocado 20W50 mineral) - Filtro do óleo - Cabos de vela - Velas - Sensor MAP - Sonda Lambda - Sensor TPS - Faróis - Lanternas dianteiras - Chicotes H4 das lâmpadas dos faróis - Chicotes das lanternas traseiras - Lanterna da placa completa com chicote - Conectores das lanternas dianteiras que vão nos faróis - Chicote da sonda lambda, tanto a da injeção quanto a da própria sonda - Descarbonização do corpo de borboleta - Trocado e limpo 2x o sistema de arrefecimento em casa

    Agora notei que a mangueira da válvula termostática que vai ao tubo de arrefecimento está bem feia. Meu próximo passo seria substituir as 3 mangueiras (válvula ao tubo, a superior e a inferior) e o radiador, e adicionar novamente 2,5 litros de coolant ao sistema de arrefecimento. Provavelmente eu coloque um novo interruptor térmico também (cebolão).

    Minha ideia seria aproveitar e trocar junto a válvula termostática, mas não sei ao certo se seria uma boa, a atual apesar de já ter 10 anos ainda está funcionando e não sei se uma nova duraria tanto...trocar a bomba d'água acredito que esteja fora das minhas possibilidades, está em um lugar de acesso muito apertado.

    Eu pelo menos, procuro fazer as coisas de maneira preventiva, pois depois que o motor ferver o estrago está feito. Vale mais a pena gastar um pouco com essas coisas do que ficar na estrada a mercê do guincho da concessionária te largar numa oficina que vai te arrancar os olhos da cara.

    Não sou mecânico, mas já aprendi muita coisa só por estar interessado em aprender e a executar os reparos.

  • 25

    !
    | 1 estrelas

    Excelente post, objetivo e muito esclarecedor... Parabéns

  • 26

    Avatar de vaninha !

    tenho um fiat stilo conect 1,8 8v e ele esta subindo a pressao do oleo e apagando o motor fica muito quente gostaria de saber o que pode ser porque cada mecanuco que levo fala uma coisa qie e pra mim trocar o oleo que nao tem nem 4 meses de uso que e o sensor de temperatura .o que pode ser na verdade?

  • 27

    Avatar de klebaoc3 !

    olá boa tarde, tenho um citroen c3 1.6 16v, e ele estava fervendo e tirei ela durante uns 3 dias ficou normal ,as consumindo mais, e agora que esta sem voltou a ferver, se eu colocar uma nova resolvera meu problema?

  • 28

    !
    | 1 estrelas

    srs,bom dia ja estou nervoso estou gastando muito dinheiro no meu carro, e um palio 94/95 ja troquei bomba eletrica de combustivel o filtro do combustivel, correia dentada coloquei no ponto troquei velas e o que acontece e o seguinte; quando o carro esta frio, ele funciona muito bem mas quando aquece normal ele apaga sozinho, e ai dou na partida ele vira mas nao pega tenho que esperar ele esfriar um pouco dai ligo na partida e ele pega por favor de coraçao peço aos srs uma luz porque e o unico carro que possuo e preciso dele pois cuido de meus pais que sao doentes alzaimer e parkinson e reumatismo e tenho que sair com eles para o medico a noite e agora estou a pe tenho certeza que terei uma resposta positiva dos srs podem ser objetivos se for motorpor favor me respondam,aguardo resposta o mais breve possivel.

  • 29

    !
    | 1 estrelas

    tenho um santana 94 troquei o cabeçote porque tava trincado nas agora as mangueira fica muito dura e o mecanico disse que é normal

  • 30

    !
    | 1 estrelas

    uma duvida, tenho um corsa hact 2007/2008 1.0 8v, flex, de uns dias pra ca percebi que ao ligar o ar condicionado a temperatura sobe bastante e a ventoinha não liga, dai tenho que desligar o carro e esperar esfriar pra só depois funcionar normal, se eu não ligar o ar condicionado a temperatura funciona normal e a ventoinha liga e desliga normal, será que essa coincidência do ar condicionado tem haver ou não ou pode ser mesmo a válvula termostática ou cebolão ou aconselha a trocar os dois, só lembrando que meu radiador é novo, uso fluido e água mineral no radiador, coincidência ou não percebi essas alterações quando fiz a troca do radiador novo, peso ajuda, dês de já muito obrigado.

  • 31

    !
    | 2 estrelas

    eai amigo tenho um ford focus sedan 2006 2007 so que ele vem vindo com uma serie de problemas quando ele ta com o motor frio ele funciona normal e quando ele fica quente ele da uns tranco na hora de arrancar em qualqueer marcha e apaga todo instante quando paro em qual quer lugar tambem oque sera que é isso obrigado aguardo resposta abraço

  • Respondendo a #31:
  • 32

    Avatar de edisil !

    estava tendo um problema assim com meu fiesta. Quando eu parava ele desligava sozinho. Era o sensor de velocidade. Dava tambem uns troncos. Quando eu viajava, ao percorrer 50 kilometro ficava muito fraco. Eu esperava esfriar e andava normal novamente. É porque bateria não estava carregando dereito.Devido a um problema na correia do alternador, estava suja de oleo. Ao trocar a correia e o sensor de velocidade, resolveu o problema.

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