Chery enfrenta problemas com peças de reposição no Brasil

27 comentários

[caption id=“attachment_33909” align=“aligncenter” width=“500” caption=“Quantos dias você ficará a pé se sofrer um acidente assim com seu Tiggo?”][/caption]

Muitas pessoas tem medo de comprar um carro importado e ter acrescido à “suave” prestação do financiamento, (sim, brasileiro mente dizendo que comprou o carro à vista, porém mais de 70% dos carros são financiados…) gastos com taxis e aluguéis de carros ou indo para a realidade de pessoas como eu que são estagiários e editores de blogs, ser obrigado a adicionar um pouco de aventura na vida se aventurando no transporte público.

A notícia divulgada ontem, pode ser um banho de água fria em que estava deixando de acreditar no conselho dos amigos para se render a mídia. Digo isso, pois apesar de muitos proprietários de carros importados afirmarem veementemente que não enfrentam dificuldade com peças de reposição, quem é do meio automotivo sabe que ter um carro importado, principalmente de uma marca recém chegada no país e que ainda por cima anda tendo um número expressivo de vendas, pode ser uma furada.

A Chery estaria passando por dificuldades para manter o estoque necessário para atender todas as concessionárias do país, o que pode denunciar uma durabilidade menor do que a esperada para alguns tipos de sistemas, ou uma falta de planejamento para a demanda de serviços realizados pela autorizadas. O mais grave é saber que a marca começa a apelar para soluções empíricas para resolver o problema da falta de peças.

Quando eu digo empírica, entendam improvisação mesmo! A marca anda fazendo pesquisas para encontrar peças que possam ser adaptadas aos carros vendidos no país, uma prática que pode ser considerada perigosa do ponto de vista da engenharia, pois duvidamos que estejam fazendo mais testes com esses componentes do que o simples teste de pacote, onde a peça ou conjunto deve se encaixar no local previsto no projeto sem maiores problemas.

Coincidentemente, um amigo me ligou ontem pela manhã dizendo que seu Tiggo estaria chegando na semana que vem, depois de uma longa espera de mais de 2 meses. Essa demora poderia ser explicada por outra situação relatada pelo site Notícias Automotivas na mesma notícia. Na falta de peças de reposição a Chery está retirando peças de outros carros em estoque, e estes ficam aguardando a chegada de novas peças.

Além da notícia veículada ontem, começam a pipocar alguns casos no site Reclame Aqui, um conhecido elo de ligação entre os produtos problemáticos e o mundo da internet. Postarei o link no final do post como de costume, porém não poderia deixar de citar algumas partes do depoimento de uma consumidora de São Paulo que foi praticamente desrespeitada em todos os aspectos do código de defesa do consumidor.

A sorte é que a consumidora foi muito paciente com a concessionária Chery Pequim, eu em seu lugar teria apelado para macumba, costurado o nome do gerente na concessionária na boca de um sapo e colocado um despacho no cruzamento mais próximo. Saravá meu rei!

Vejam a primeira parte do calvário de mais de 1 mês para a retirada de um carro comprado à pronta entrega.

“Na verdade, o meu problema começou, que foram vários por sinal, após a assinatura do contrato. Comprei um cielo hatch dia 22/05/10, a pronta entrega, mas como teria que colocar o couro e o insufilm, seria entregue até dia 31/05. Começaram então as enrolações e desculpas descabíveis!!! Acontece que no dia seguinte, o gerente Sr. Robson Costa, me ligou avisando que, o cielo hatch prata que me venderam, já havia sido vendido também horas antes, e que ou eu escolhia outra cor, ou teria que esperar até 60 dias!!! Um completo absurdo!!!!

Vocês acharam que a situação anterior já havia sido o maior absurdo? Vejam a continuação da novela.

“Após alguns dias, e de muita insistência de minha parte, senão, não obtinha respostas, fui notificada que o carro já havia chego e seria “preparado” para entrega. Mais 7 dias de espera(...) 3 dias depois me mandou um e-mail dizendo que, depois de terem colocado o insufilm e o couro no carro, descobriram que esse carro não era o meu, que não sabiam de quem era e nem para onde teria ido o meu!!!! Alegaram erro da transportadora é claro!!! (...)

Eu já teria desistido da compra na primeira parte, mas como brasileiro não desiste nunca, nossa amiga resolveu dar mais um voto de confiança à Chery Pequim e deu mais uma semana para o carro chegar a suas mãos. Coitada, se soubesse da dor de cabeça que viria a seguir teria cancelado a compra no primeiro problema…

“Após 20 dias de uso, com exatos 580 km rodados, começaram a aparecer vários barulhos no carro, como se você estivesse dentro de uma pipoqueira!!! Entrei em contato com a concessionária e agendei o conserto. Entreguei o carro numa terça-feira, 20/07 às 8 da manhã, reclamando de barulhos nos bancos, no pedal do acelerador, na direção que trepida ao extremo, parecendo estar solta, num esguicho do limpador que jogava água para baixo e de um barulho forte na frente do lado esquerdo, quando exigido mais da frente do carro, em lombadas, ondulações por exemplo.

É obvio que a concessionária depois de tantos problemas iria dar um tratamento de 5 estrelas para a sua mais azarada cliente, correto? Ledo engano, isso só acontece em países sérios, onde o cliente ao pagar por um bem está selando um contrato de confiança mútua. Já no Brasil…

“O mecânico Kleber andou com o carro e disse que era a caixa de direção que precisava de reparo, um problema super simples, num carro zero, que acontece constantemente, não é mesmo????(...) Retirei o carro na quinta, dia 22/07 à tarde, e pude verificar que o barulho continuava da mesma forma (...) o mecânico me respondeu que era normal fazer esse barulho, pois o caro foi “preparado” para andar na China e não aqui no Brasil, então precisava de ajustes! (...) não foi autorizado a trocar a peça, já que ela não estava quebrada!(...) Solicitei um carro reserva para o meu ser arrumado, já que dependo do carro para trabalhar, e a resposta foi: “- Preciso da liberação do gerente para o carro reserva e ele está numa reunião” Conclusão, liguei para lá mais 3 vezes até o final do dia, e ele continuava em reunião e até agora, dia 27/07 às 13 horas, ele deve continuar em reunião, pois nem me atentem mais!!!! (...) Bom, deixo relatado o meu completo descontentamento com a marca Chery e com o seu atendimento. Se soubesse, não teria adiquiirido o veículo. Espero que sirva de alerta para os possíveis compradores, e que provalvelmente, ainda terei mais dores de cabeça!

Foi uma pena ter demorado tanto para perceber que estava entrando em uma furada minha amiga. É uma pena mesmo. Deixo para meus amigos e leitores analisarem e refletirem sobre o tipo de serviço que os chineses estão tentando nos vender. Espero que o problema das peças em falta no estoque seja resolvido logo e que o atendimento “mafioso” seja um caso isolado na Chery Pequim, pois pelo menos a concessionária de Salvador me atendeu bem quando fiz o test drive no Face, mesmo sem saber que escrevo para uma mídia na internet.

Para finalizar, deixo uma pergunta:Sabendo desses casos, que as vezes acontecem também na rede autorizada de marcas conhecidas pelos brasileiros há anos, você ainda daria um voto de confiança à Chery no Brasil? Eu nem preciso emitir minha opnião…

Fonte | Reclame Aqui, Noticias Automotivas

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Comentários

  • 1

    Avatar de Henrique Alves !

    Agora eu já tenho uma posição sobre a Chery... A dúvida sobre ela era o pós-venda e a revenda, agora... não há mais dúvida!

  • 2

    Avatar de Filipe !
    Filipe | 2 estrelas

    Eu já tenho minhas dúvidas quanto ao atendimento da dupla Kia/Hyundai imagina quanto a estes chineses (não pela origem, mas pela imagem e confiança na marca mesmo). Pensei em comprar um Cerato ou uma Tucson mas pensar em ficar na espera de peças não é muito agradável. Já me disseram: carro zero dificilmente estraga. Mas e se sofrer um acidente? Não é uma VW da vida que tem peças praticamente em toda a esquina.

  • 3

    Avatar de Rodrigo !

    Já disse isso aqui, chineses ainda não sabem produzir bens duráveis - é algo que simplesmente foge à cultura industrial deles - e será bom manter os dois pés atrás por algum tempo.

    Talvez porque os carros chineses sejam 'preparados' para andar na China e não aqui.

  • 4

    Avatar de Júlio !
    Júlio | 2 estrelas

    É fácil: compra uma peça parecida - também chinesa - pelo ebay, leva em um mecânico criativo em um desmanche e pronto! Ela "adapita" e o carro tá novo de novo. O pós venda nunca foi levado a sério no país. Quando uma marca não consegue ter carro suficiente para importar por falta de volume - imagine peças de reposição! Isso nunca será prioridade.

  • 5

    Avatar de Rodrigo !

    É por isso que o povo vai continuar comprando Gol, Mille e Astra a vida inteira. Problemas com concessionárias acontecem com todas as marcas "de confiança" daqui. Mas quando se trata de novidade, é mais fácil queimar o filme.

  • 6

    Avatar de Mike !
    Mike | 2 estrelas

    Já tenho um pé atrás até com os coreanos, imagina chineses!

    @Rodrigo: talvez seja porque se encontram peças para Gol, Mille e Astra até na padaria da esquina, e até o padeiro deve saber mexer nesses carros!

  • 7

    Avatar de O. Klótzs !

    Caro, você espararria uma situação diferente??? Se os franceses que estão aqui há décadas, você não encontra peças, o que dirá sobre os coreanos, chineses, indianos???... Não foi nenhuma descoberta impressionante...

  • 8

    Avatar de O. Klótzs !

    Corrigindo: "...você esperaria..."

  • 9

    Avatar de Eduardo !

    Rosalvo, para você deve ter sido até um pouco desconfortável fazer essa matéria. Digo isso porque nos posts anteriores, você mesmo testou, viu, avaliou e gostou dos carros da Chery. Acho que a sua sorte, ou competencia, é ter conhecimento o suficiente para nao se deixar levar pelo carro bonitinho, com um bom acabamento a um preço acessível.

    Parabéns pela matéria, este é um ótimo blog.

  • 10

    Avatar de renato dantas !

    Quem em sã conciência compra carro montados na China?, só maluco para adquirir uma tranqueira desta, todos sem exceção são porcarias, com tantos modelos no Brasil esta incauta compra uma carroça chinesa?. Tem um sujeito que relatou o seguinte: antes de emplacar o carro chines o mesmo já tinha detectado 10 problemas, e espera que após o emplacamento a (des)autorizada chineza conserte os defeitos, é mole?.

  • 11

    Avatar de renato dantas !

    Chineza com Z é de lascar.

  • 12

    Avatar de Matheus !

    Quem compra esses carros é muito burro! Já disse em outro post que achava comprar um Hyundai cair numa armadilha... Comprar esses chineZes é suicidio!

  • 13

    Avatar de Anselmo Coyote !

    A pior fasseta do cerumano é a fauta de nossão. Num tê nosção, sacumé?

  • 14

    Avatar de ERICH L. BENDLIN !

    A um tempo atras, tinha uma materia sobre os carros comparando com ipods chineses, eu delatei sobre porblemas de qualidade e peças ... olha aí, parece que estava prevendo que isso iria acontecer, continuo sem pensar em comprar um chines e pensaria muito antes de comprar um coreano. Abraço

  • 15

    Avatar de José Sampaio !

    que doidera vei, tava quase comprando um face, mas agora acho que vou pensar mais sobre o gol

  • 16

    Avatar de Miklós !

    Comprei um a 10 dias e levaram 3 para me entregar com banco de couro e todos os itens já citados pelo blogueiro anteriormente. O cambio não é dos melhores, vamos ver os próximos 60 mil Kms...é o que rodo antes de trocar.

  • 17

    Avatar de Edimor !
    Edimor | 2 estrelas

    Carro chinês quando presta (ou seja, quase nunca) é só até o primeiro ano, depois vira bomba. Imaginem quando essas porcarias caírem nos usados...

  • 18

    Avatar de Dival !
    Dival | 2 estrelas

    Gente , lí esta semana que um modelo da Ferrari , caríssimo como sempre, irá para recall. E aí ? Nossas carroças , não tem problemas , pois estão no mercado há anos , mas é só lançar um modelo, que é difícil aqui no Brasil, pois só fazem maquiagem, troca capot, p.choque, lanterna , bota rack parecendo chifre de veado etc, e embaixo da saia é a mesma coisa, assim é mole, concordam?

  • 19

    Avatar de jose antonio lobato !

    o ser humano não gosta de rotina,mais tem medo de mudanças.já trabalhei em várias marcas de automovel até na jaguar,sou mecânico especializado,e em todas elas tem pessoas satisfeitas com o produto, e outras não,devo salientar,que os seres humanos também são cheios de problemas,de defeitos,neuroses e mania de perfeição e limpesa,eramos para sermos perfeitos,somos criação de deus mais mesmo assim,somos imperfeitos,achamos que as coisas materias tem que ser mais perfeitas que nós,trabalhei na citroen,peugeot,jaguar,ford.wolksvagem,honda e agora na chery,eu com certeza compraria um, o custo beneficios é muito bom.

  • 20

    Avatar de JORGE !
    JORGE | 2 estrelas

    CHERY A NOVA ERA DA BOMBA RELOGIO ACABA DE CHEGAR NO BRASIL E NAO DEIXEM DE COMPRAR PESSOAL PQ OS CHINESES QUEREM DINHEIRO LOGO

  • 21

    Avatar de Ricardo Pedrassani !

    Pessoal, eu compro diversos bens da Asia (China inclisive) que são melhores que os americanos. Tem coisa que só é feita lá, de excelente qualidade. Até processador Intel é feito na Asia atualmente. A verdade é que os Chineses entram com somente 35% de tributos pelo Mercosul, e por isso têm custo x benefício interessante. Para começar qualquer carro nacional com Airbag e ABS (que deveria ser item de série) faz o carro custar as vezes até 2 VEZES o preço de um Cherry. Mesmo que tenha que trocar várias peças ainda assim é um custo benefício excelente. E depois, a FEDEX entrega da Asia para cá qualquer coisa em 3 dias, até um elefante eu compro da Asia em 3 dias!

    Lembro que na década passada falavam a MESMA coisa da KIA(!), que carro Coreano não prestava(!), e pudemos observar ela e a Toyota quase falirem a GM norte americana. Daqui a 10 anos vamos ver as marcas Asiáticas dominarem parte do mercado como as Coreanas e Japonesas já o fazem hoje.

    Quanto a comparação com o Gol, Mille antigo e etc: olha, quem tem contato com tais veículos sabe bem observar que são duráveis ao extremo mas conservadores ao extremo. O Cherry não é feito para durar 10 anos como um gol, e sim 5 anos e menos de 100Km. Para quem troca de carro a cada 3 anos, para que comprar um carro que não inova em tecnologia (como o Gol e Mille), pagar mais caro, se vai vender logo.

    Com o mesmo preço compra um carro completo, de boa tecnologia, com garantia (Chery, Lifan etc) e tem carro de mais segurança e melhor conforto. É a transformação do carro em descartável. Isso não é ruim, é uma evolução.

    Não recomendo para um taxista comprar, mas convenhamos, para quem usa o carro só para ir e voltar ao trabalho e passer no final de semana, não vale a pena comprar um nacional pelado e absurdamente caro, até porque os nacionais com ABS + Airbag custam uma fortuna. Isso é reflexo de um país onde ar-condicionado é opcional mais vendido que Airbag, pois aqui mais vale um defunto fresquinho que um encalorado vivo...

    Preço de revenda menor é fato. Mas você está pagando as vezes 30% a menos no veículo, e não vai perder tudo isso de revenda, então ainda é bom negócio. Mas cada um é cada um. Eu tenho um Uno pelado e pelo mesmo preço posso comprar um Cherry completo com abs e Airbag, porque compraria o ultrapassado Uno se vou vender ele mesmo daqui a 3 anos? Só se for masoquista!

  • 22

    Avatar de MARCELO !

    O brasileiro é muito preconceituoso. As marcas nem chegaram direito no país e já estão falando mal delas.

    Morei no Japão e vi que muitos dos produtos que lá desembarcam são "Made in China". Os chineses estão acostumados a fabricarem produtos de baixo custo, é verdade, mas também estão acostumados a fabricarem produtos de alta tecnologia e de ótima qualidade.

    A qualidade não deixa nada a desejar em relação às demais marcas tradicionais. Aliás, é justamente por serem tradicionais que essas marcas "Ford, GM, VW,Fiat, etc", só trazem porcarias para o nosso país. E quando vem alguma coisa boa, é importado, claro e com um preço abusrdo, quase quatro vezes mais do que em seus países de origem. Lógico, pois é aqui que elas fazem caixa vendendo produtos secos, sem equipamentos de segurança e conforto, para darem tais equipamentos (e subsídios) para seus nacionais de origem (americanos, alemães, italianos, etc).

    Que venham os chineses, com a mesma qulidade que vendem seus produtos no Japão.

    Que o governo brasileiro fiscalize essa possibilidade e faça a sua parte em exigir a mesma segurança que exige das demais marcas de carros vendidas no país.

  • 23

    Avatar de Jonatas Freitas !

    me diga UMA montadora que nunca tenha acontecido fato semelhante ou pior. Só uma, uminha. Não tem né. Todas enfrentam problemas, que por sinal é a concessionaria que presta, nao a montadora.

  • 24

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    Para aqueles que se julgam os intelectuais da industria automobilistica e ficam falando mal na maioria dos casos de produtos que não conhecem bem, como os importados,muito superiores em opcionais e tecnologia que os nacionais, devem ler a matéria publicada na revista Autoesporte de julho de 2011 pagina 116. E se ainda assim preferirem comprar por um preço absurdo nossas corroças brasileiras Eu só tenho a dizer que sinto muito pelo povo brasileiro ser tão pouco inteligente e quase sem atitude.Pois tudo o que foi relatado aqui a repeito de importados principalmente asiaticos, basta navegar um pouquinho na net e voce vai notar que se fala o mesmo ou até pior de muitos nacionais. Pelo menos nenhum importado por mais barato que seja, foi queimado em frente a concessionária por falta de solução do problema como ja aconteceu com nacional e relatado pela mídea(TV). Resumindo: Entre comprar porcaria de lá de fora como julgam alguns e comprar porcaria nacional, o mais sensato comprar "porcaria"pelo menor preço. Leiam a matéria e reflitam um pouco. Um abraço a todos.

  • 26

    !
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    FUI NA CCS AUTOCHIX ES SE ENCONTRA UM VEICULO EM QUE E TOP DE LINHA DA CHERY CHAMADO CELER 0 KM QUE COMPREI NA CCS CHERY DRAKO DIA 14/12 SO ANDEI NO CARRO 600 KM , HOJE RECEBI UMA RESPOSTA DO GERENTE DA AUTOCHIX ES QUE FOI COMO UM TIRO NO CORAÇÃO, DEPOIS DE 31 DIAS O CARRO PARADO NA CCS INFORMOU QUE A CHERY NAO TEM ESTOQUE AS PEÇAS E NAO TEM PREVISAO DE ENTREGA, COMO UM GRUPO POR TRAZ DA AUTOCHIX ENTRA NUMA BRONCA DESTA, E A UNICA COISA QUE PODEM FAZER POR MINHA PESSOA E DAR PARA DIRIGIR UM CARRO RESERVA, POREM NAO ACEITEI POIS PAGO QUASE 700.,00 REIAS DE PRESTAÇÕES E NÃO DIRIGIR NO CARRO QUE FOI COMPRADO COM MUITA DIFICULDADE, SERA QUE O LUIS CURI NAO VÊ AS COISAS ACONTECEREM NA CHERY OU FINGE DE CEGO QUE INVES DE ESTAR DANDO ENTREVISTAS DA CHERY. PARA UM POUCO E RESOLVA OS PROBLEMAS DA CHERY ANTES DE ESTAR DIVULGANDO MUDANÇAS QUE NAO ACONTECE, POIS O GRUPO QUE REPRESENTA A AUTOCHIX E UM DOS MELHORES DO ESTADO E NAO TEM "CULPA " PELA FALTA DE ESTRUTURA DA CHERY. E CHERY DRAKO ENVIEI PARA GERENTE MURILO PELA SUA FALTA DE COMUNICAÇÃO NO POS VENDA E VEM EMPURRANDO VEICULOS QUE NEM REVISAO SAO REALIZAÇÃO PARA ENTREGA DO VEICULO, QUE AO VENCER OS 30 DIAS ESTAREI ENTRANDO COM AÇÃO PELOS MEUS DIREITOS. E PESO QUE AS PESSOAS ANALISE O COMPORTAMENTO DA CHERY QUE MAL SE INSTALOU NO BRASIL, JA VEM DEMONSTRANDO DESCASO COM O CONSUMIDOR. ACESSEM CHERY NUNCA MAIS E VEJA A SITUAÇÃO QUE O VEICULO SE ENCONTRA , POIS FUI IMPEDIDO PELO GERENTE DA AUTOCHIX ES TIRAR FOTO DO MEU PROPRIO CARRO. GARANTO QUE TENHO DIREITO DE MOSTRAR A SITUAÇÃO EM QUE UM CARRO QUE MINHA FAMILIA NEM ANDOU.

    -- editado pela última vez às 09:34

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