Governo obriga ABS e air bag em 2014

12 comentários

[caption id=“attachment_1857” align=“aligncenter” width=“500” caption=“Agora é lei: Carro sem ABS será apreendido”]Agora é lei: Carro sem <em>airbag</em> <span class=ABS será apreendido” title=“abs_obrigatorio1” width=“500” height=“333” class=“size-full wp-image-1857” />[/caption]

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu os parâmetros para a obrigatoriedade futura dos componentes de segurança air bag e ABS (Anti-Blocker System) nos freios. A porcentagem dos veículos que deverá sair de fábrica já com os sistemas em 2010 foi fixada em 8%, mas em 2014 todos os veículos novos deverão vir com estes itens de série, do contrário não receberão licenciamento.

A legislação regulamenta esta decisão no Diário Oficial através resoluções nº 311, que institui o uso do sistema ABS, e nº 312, que dizem que a partir de 1º de Janeiro de 2014 100% da produção nacional de veículos (tanto os de carga quanto os de passeio) deverão conter este item. A lei foi assinada no dia 19 de Março pelo presidente Lula.

A intenção da implantação a ‘longo prazo’, é de viabilizar o custo para os consumidores sem onerar a indústria automobilística. Com a implantação gradual, o custo tenderá a ser diluído no elevado volume da produção. Hoje ninguém paga mais caro por comprar um carro com retrovisor direito nem com cinto de segurança de 3 pontos.

Atualmente a legislação só obrigava, pelo Código Brasileiro de Trânciso, que os veículos em circulação no Brasil tenham encosto para cabeça, cinto de segurança e dispositivo para controle de emissões e ruído.

Fonte | Diário Oficial, Agência Brasil

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Comentários

  • 1

    Avatar de rr09 !
    rr09 | 2 estrelas

    E olha que teve jornalista de revista famosa (dinosauro) "criticando" a obrigatoriedade dos ítens de segurança (air bags e abs)!!!

  • 2

    Avatar de Eduardo Meireles !

    rr09, conheço muita gente que criticou, mas pelo que percebi, a maioria das críticas não eram no contrárias ao uso dos sistemas, mas há um certo receio em relação ao custo a ser repassado ao consumidor, uma vez que os nossos veículos hoje já estão entre os mais caros do mundo.

    O uso destes itens d segurança só tem efeitos positivos aos usuários, sejam motoristas ou passageiros, e como dito no texto, pela obrigatoriedade da venda em 100% dos veículos, pela alta demanda o preço tende a se diluir no volume da produção.

    Se um consumidor necessita ter um carro, que já não é um bem barato, que aumente mais uns tostões nas parcelas do financiamento que pode valer a vida de alguém, principalmente a de quem pagou pelo veículo.

    Só consigo enxergar benefícios nesta lei.

  • 3

    Avatar de Paula !
    Paula | 2 estrelas

    Nossa, literalmente preciso ler o seu blog, ta aí um assunto que não entendo nada! rs

    Abs

  • 4

    Avatar de italo souza !

    o freio abs foi feito para ajudar evitar acidentes e o air bag tentar evitar a morte do condutor e passageiro em uma iminente colisão...em resumo...evita mortes internações gastos com a saude publica no brasil, que ja é ruim, e com recursos mau aplicados...na europa esses dois itens existem por la desde os anos 70......quatro decadas de mortes e mutilados nao bastaram? em um pais que um modelo e dos anos 80 tem o projeto reclicado ate hoje...o famoso bateu desmanchou!!

  • 5

    !
    | 1 estrelas

    nao sera novidade que vamos pagar por esses itens,por que no brasil e assim tudo cai na conta do consumidor ,mas levando em conta que vai salvar vidas eu fico muito feliz com essa lei.Que ja devia ter chegado no brasil ha muuuuuuuuuito tempo. Porque o transito hoje pode se chamar a INDUSTRIA DA MORTE .E a tendencia e piorar,infelizmente ,nao e pessimismo e realismo.

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