Vale a pena comprar um carro com garantia de 5 anos?

33 comentários

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Será que vale a pena comprar um carro com uma garantia muito longa? Esta é uma dúvida que vem em minha cabeça sempre que vejo as fábricas anunciando garantias longas de 5 anos, ou até mesmo 12 anos como a garantia de carroceria da Volkswagen.

Poucas pessoas sabem que a esta garantia quase eterna está atrelada uma lista de revisões caras e muitas vezes desnecessárias para o veículo e que na “escola da garantia de fábrica”, com 1 falta perde-se o ano.

Algumas pessoas caem na besteira de achar que garantia resolve tudo, porém a história não é bem assim, pois muitas vezes a fábrica nega ajudar o cliente alegando mal uso do veículo, utilização de combustível adulterado, ou simplesmente, acreditem se quiserem, alegam que é uma característica do produto.

São histórias que só acreditamos quando acontecem conosco ou com algum amigo próximo. Um amigo pessoal teve que gastar 15 mil reais para consertar o motor do seu Honda Civic 2007, com apenas 6 meses de uso. Na hora que aconteceu este problema a garantia não serviu para nada.

A fábrica apenas alegou que o carro foi submetido a condições severas de uso e que foi abastecido com combustível fora das especificações. O estranho é que esta pessoa só abastece o carro no mesmo posto há anos, já teve vários carros e nunca teve problema.

O carro chegou guinchado a concessionária, pois o motor simplesmente trancou após apresentar um barulho estranho, similar a “batidas de tucho” quando o carro estava frio. Não estou dizendo que o Honda Civic não presta, antes que algum leitor engraçadinho venha comentar que estou dizendo isso porque não posso ter um.

Hoje recebi do nosso amigo e editor Henrique uma tabela que contém os valores das revisões do Hyundai i30 até 100 mil quilômetros. Se você for um fiel consumidor, que nunca faz manutenção fora da concessionária, saiba que gastará em média 1/4 do valor do carro, cerca de 15 mil reais neste período.

A lista de peças trocadas nesta revisão é meio absurda. Aos 2500 quilômetros, o feliz proprietário do Hyundai i30 terá que visitar a concessionária para trocar o óleo do motor. Gastará 121,19 reais + a gasolina para ir e voltar ao local (coisa de estudante calcular isso, mas não deixa de ser um gasto).

Pode parecer pouco, porém o óleo é um 10w40 comum, especificação SL, hoje não utilizada mais por quase nenhum fabricante nacional e que em qualquer posto BR a troca completa custa 49,90 com filtro de óleo incluso. (Preços em Salvador – BA)

Aos 10 mil kilometros, o proprietário do i30 será surpreendido pelo valor do filtro de anti-polem do ar-condicionado, que custa 181 reais. Além disso é cobrado 18 reais por um produto chamado de limpa freio, que deve ser um desengripante genérico que não custa mais do que 3 reais e é cobrado 18 ao cliente. Custo desta revisão? 617,79 reais!

O mais absurdo é o custo do aditivo para gasolina, que custa 42 reais. A geometria da suspensão dianteira e traseira custa 80 reais, nada fora do padrão, porém o filtro de ar custa 67,00 reais.

Na revisão de 20 mil quilômetros, o cliente será surpreendido por uma lista de peças ainda mais inesperadas como palheta dos limpadores de para brisa, ao custo de 210 reais cada uma. Isso mesmo, é vendida separadamente.

Só o valor da mão de obra custa quase 400 reais. O valor total da revisão? Prepare-se para o susto: 1.620,88 reais! Nessa hora o cara deve estar pensando que a garantia de 5 anos esta saindo mais caro do que o esperado, e que a revisão de 30 mil quilômetros deve ser mais salgada ainda.

Porém o valor é menor, “apenas” 1.149,00 reais. Agora um item me deixou curioso na lista de peças desta revisão. 8 litros de fluído de transmissão. Com apenas 30 mil quilômetros é necessário realmente isso? Se você questionar, saiba que fazem parte da lista de revisão básica do carro.

Quanto você roda com um carro por ano? Será que é vantagem pagar em 30 mil quilômetros mais de 3 mil reais somente com manutenção. O i30, ao contrário do que sugere a propaganda não é carro para gente rica, é o carro que a classe média, endividada e apertada compra quando melhora um pouco de vida, ou não como diria Caetano Veloso.

O Grupo Caoa continua me surpreendendo mais a cada informação que aparece. Será que vale a pena confiar em um grupo que mente em propagandas, divulga preços e lista de opcionais e não mantém ao lançar o carro e tem uma lista de revisão tão descarada como esta?

Só para ilustrar o tópico com muito texto e poucas fotos, vejam abaixo quanto custa a revisão de 60 mil quilômetros. Isso porque é tabelada, Os consultores com certeza ainda vão achar mais coisas a serem trocadas, como bandejas de suspensão, bieletas que elevarão esta conta para 4 mil reais.

revisão

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Comentários

  • 1

    Avatar de ORN !
    ORN | 2 estrelas

    Caro Rosalvo

    Inalgurando aqui os comentários, lanço-lhe uma dúvida; bom, acabei de completar 18 anos e ainda não tenho carta de motorista ou qualquer experiência com mecânica mas sempre fui muito ligado em carros especialmente nos famosos Subaru, que começam a ganhar um espaço maior em São Paulo. Subaru esses que, se não me engano, foram uma das primeiras marcas a oferecer garantia de 5 anos para seus carros. E eles mesmo se vangloriam ao dizer que um valor próximo a 70% (acho) dos carros deles vendidos há 10 anos ainda rodam. Depois desse artigo me veio a dúvida...A Subaru, representada no Brasil pela Caoa, também estaria sujeita à esses preços tão escrotos? Será que o carro não é tão bom quanto as lendas sobre ele tanto falam? Tais idéias só reforçam minha decisão de, quando tirar uma carta, comprar um Escort XR3 ou viver de busão e mandar essas montadoras e grupos à me*da, sem ofensa a ninguém.Ultimamente carro nenhum anda prestando no Brasil e nenhuma empresa automobilística pensa em outra coisa a não ser se aproveitar da onda de carro 1.0...

    Bom, é isso! Paz!

  • 2

    Avatar de Eduardo Meireles !

    Walmor,

    faça como eu... compre uma bike.

  • 3

    Avatar de Best casinos !

    Thank you very much for that magnificent article

  • 4

    Avatar de Henrique Alves !

    Faça como eu, compre uma bike motorizada, 80km/l e revisão só com 50.000km!

  • 5

    Avatar de Leonardo !

    Falaram tdo compre uma BIKE....o unico problema é se chover granizo...doi um pouco...mas pelo menos vc nao pega transito,e pode desviar das enchentes facinhooo

  • 6

    Avatar de Carlos !
    Carlos | 2 estrelas

    O custo é natural; a CAOA tem que repor o gasto absurdo que faz em propaganda com os Hyundai. A impressão é que eles sozinhos gastam tanto quanto todos os demais juntos; basta ver televisão ou abrir os jornais do fim-de-semana; os anúncios deles são numerosos e enormes!

    Quanto ao prazo de garantia, eu sempre considerei garantias extendidas como uma faca de dois gumes. A garantia é como um segundo seguro; você tem proteção extra, mas vai pagar mais por isso (como se fosse um prêmio de seguro).

    Prefiro adquirir carros nacionais, com garantia menor, mas com peças menos caras e com mecânica conhecida, que podem sofrer manutenção confiável em qualquer lugar do país. Dirijo deste 1987 e nunca tive algum problema que apenas seria coberto por uma garantia extendida (na verdade todos os problemas que tive sempre apareceram nos primeiros 3 meses...).

  • 7

    Avatar de Rosalvo !

    Dudu da bike, rs infelizmente eu ainda gosto de meios de transporte que utilizem combustível não humano para me locomover, afinal você já me chama de tio Neto não é? rs

    Carlos, você falou uma coisa interessante e que afeta qualquer produto manufaturado.

    Os defeitos de fabricação geralmente se manifestam nos primeiros 3 meses de uso ou nos primeiros 5000 quilômetros. Depois disso, tudo pode ser considerado mal uso.

    Fiquei preocupado ao escrever este texto, pois eu sou uma das pessoas que defendem a modernização dos produtos nacionais, mas ao falar que devemos comprar carros com manutenção simples acabo sendo contraditório, porém temos que pensar como pessoa comum de vez em quando e não como entusiasta, e como pessoa comum, que tem contas a pagar e o carro serve como meio de ir e vir, gastar 1/4 do valor do carro em 3 anos que é o tempo que eu levo para rodar 100 mil km é uma loucura!

    Para quem anda pouco de carro vale até a pena, mas para quem roda muito, infelizmente certos tipos de carro são proibitivos.

    abraços!

  • 8

    Avatar de Júlio !
    Júlio | 2 estrelas

    Já tive dois Subarus (um Impreza e um Legacy). Hoje por questões de prioridades financeiras e necessidade de mala maior, optei por uma minivan nacional. Se esquecer o seguro e a revenda, subaru foi uma boa experiência. Rodei com os dois quase 170.000 Kms. Os pneus do Legacy (acredite quem quiser) duraram 100.000 Kms. A manutenção era - a meu ver - de preço justo. Bati o impreza e tive que esperar 20 dias por algumas peças - o que acho um prazo normal. ----- Garantia: o tópico é muito interessante, mas existem marcas e marcas. Tive um toyota entre 2004 e 2008 com 3 anos de garantia e rodei 75.000 Km. Fiz absolutamente todas as manutenções na autorizada, até mesmo as trocas de óleo - que na época era a cada 5.000 Km. A revisão mais cara que paguei (acho que foi a de 40 mil) foi 680 reais, sendo que as outras variavam entre 140 e 260 reais. Meu pai tem um picape Toyota com cerca de 1,5 ano de comprado. Já rodou quase 30.000 Kms. Revisão mais cara foi 400 e poucos. Enfim, acho o preço justo. Sendo que até nas trocas de óleo, me devolviam o carro absolutamente limpo. Existem marcas que cobram o olho da cara, é verdade.Outras empurram coisas desnecessárias. Pessoalmente desisti de fazer qualquer manutenção fora de autorizadas. As oficinas não autorizadas - salvo raríssimas exceções (falo isso para ser politicamente correto, porque aqui em salvador não recomendo nenhuma) - são incompetentes, irresponsáveis, não investem em equipamentos e treinamento, atendem mal, não têm acesso a informações importantes de manutenção (vc chega lá e pede uma revisão e os caras não sabem nem o que deve ser feito) e muitas vezes empurram um monte de coisas que não é preciso e ainda usam por vezes peças de procedência duvidosa. Apesar de mais caro - tenho minhas dúvidas se realmente é mais caro - prefiro as autorizadas. Lembro que não se pode comparar o custo de se fazer a manutenção como manda o fabricante com o daquele sujeito que só troca o óleo e leva na oficina quando tem problema. É lógico que a primeira opção é mais cara. Muitas vezes escuto esse tipo de comparação, a meu ver inconcebida. Tem um site - oficina brasil - voltado ao segmento de reparação que bem representa isso que falo. Regularmente eles publicam a avaliação que fizeram em um carro de cliente. 100% dos carros limpam bico, descarbonizam o motor. Trocam cabos de vela de forma preventiva, trocam discos de freio de carro manual com menos de 50K Km. E olha que são oficinas de "primeira" linha. Publicam também o que foi orçado e o que se vê são valores iguais ou mais caros que autorizadas. Isso sem o carimbo, que valoriza na revenda, sem o carro lavado, sem o leva e traz de algumas revendas. Acho que, sabendo avaliar o que é oferecido, as autorizadas são a melhor opção. Sei que existem marcas que não respeitam a tabela e outras que empurram coisas. Mas sabendo avaliar um orçamento prévio, é mais custo benefício. No mais, vale a dica desse excelente post de Rosalvo: antes de comprar um carro tempos que avaliar o custo de propriedade, ou seja, valor das reviões, seguro, consumo, revenda etc. Desculpem o texto longo e a fuga do tema (garantia longa),é que gostei do assunto.

  • 9

    Avatar de Rosalvo !

    Nossa, peguei no sono enquanto respondia ontem e alguém desligou o computador...

    Júlio, concordo com tudo que você falou. Porém nem sempre vale a pena fazer as revisões na concessionária quando o valor é absurdo como no caso da Hyundai. Conheço profissionais de confiança e confio mais neles do que no "Zezinho" da concessionária, que roubam peças dos nossos carros enquanto estamos sentados e descansando na sala de espera no ar condicionado. Se as concessionárias funcionassem como deveriam, e os profissionais se mantivessem como saem dos ótimos cursos do Senai, as concessionárias seriam um paraíso.

    Fazem duas semanas que nosso colega Diego passou uma situação curiosa. Após cobrarem 1500 reais pela revisão de 45 mil kilometros de sua Montana, que tinha entrado na concessionária sem nenhum defeito, voltou falhando e tendo sintomas de mistura pobre, parecendo um carro a gás mal regulado. Ele me mostrou a lista de peças que foram trocadas, algumas sem necessidade, e no outro dia fomos lá deixar o carro para revisar o problema.

    Simplesmente o carro desapareceu na hora da entrega, fazendo-nos esperar mais de 1 hora e o carro não apareceu. Então depois de Diego fazer uma bagunça lá, resolveram levar ele ao destino que ele iria, e entregarem o carro quando estivessem pronto.

    Isso é no mínimo um absurdo e uma falta de respeito com o consumidor.

    Feliz de quem pode comprar carros "Japoneses" pois lá realmente somos bem tratados.

    Meu pai tem um Honda Civic, ele faz questão de usar a concessionária. Sempre que o carro vai fazer algum serviço, entregam na hora marcada, e ainda pagam o taxi de volta para a pessoa.

    Antes deste Civic ele tinha um Focus, mas odiava o serviço da concessionária, assim como também o da Toyota, porque tratavam ele sempre mal já que o Corolla dele era do modelo antigo, 2001.

    Mas a assistência da Honda está de parabéns (Apesar da merda que aconteceu com meu amigo no Civic EXS novinho dele)

    Júlio, quando você tinha Subaru, era a CAOA que era a representante? Vejo algumas pessoas comentando que o serviço era péssimo e nunca tinha peças e que por isso acabaram matando a marca no Brasil pela ineficiência no pós vendas, já que o carro é uma máquina e quase nunca quebra.

    Ah e obrigado pelo elogio ao texto! Um dia vou escrever bem como você, mas ainda estou engatinhando.

    Nossa... me alonguei também! Rs

    Abraços!

  • 10

    Avatar de Júlio !
    Júlio | 2 estrelas

    Seu colega Diego deve ter entregue a chave e dito: faça a revisão e dado as costas: aí a faca vem com vontade. É necessário pedir orçamento e avaliar o que é, ou não, exigido pelo fabricante de acordo com o manual. Existem, realmente, bons e maus profissionais em qualquer ramo - seja aautorizado ou não. Mas acho que a possibilidade de encontrar mao de obra mais qualificada nas concessionárias é bem maior. Elas são obrigadas a treinar e são obrigadas a ter ferramentas e informações não lhes faltam. Isso tudo é muito caro: o scanner da GM Tech 2, por exemplo custa 21 mil reais! Realmente generalizei, mas é que já tomei na cara tantas vezes que desisti do setor não autorizado.

    Quanto aos Subarus, não era CAOA, era do grupo Vicunha, que vendeu depois para o Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Apesar de ser uma revenda bem simples - na época ao menos - fui sempre tratado como Vip na Samurai veículos, que na época representava a marca em Salvador - ao lado do corpo de bombeiros do Iguatemi. Os carros eram 1994 e 1997 (Impreza e Legacy), comprados zero Km na Motriz (anterior revenda da Subaru em Salvador) e na Samurai respectivamente. Em 1997 foi um achado, pois o Ministro Ciro Doido Gomes, baixou o imposto de importação a 5% e o Legacy custava menos que um Monza na época.

    Seus posts são sempre muito bons, parabéns!

  • 11

    Avatar de igor !
    igor | 2 estrelas

    excelente topico, realmente, devemos pensar se vale a pena pagar essa fortuna pra termos um carro com garantia tao longa! sairia muito mais barato comprar um nacional com garantia basica mesmo...

  • 12

    Avatar de Petter !
    Petter | 2 estrelas

    Eu tenho um Ford Fiesta 2007/2008 e o que mais ouvi foi essa história de "Característica do produto", a pintura do meu carro "rachou" toda e o custo de repintura que teoricamente deve ser por conta do fabricante ficou por minha conta. Como alegaram mal uso no fim das contas pedi um laudo assinado ou pelo responsável técnico da concessionária ou pela própria Ford pois logicamente iria entrar com uma ação contra ambos e isso me foi negado. Como cliente tenho direito a saber o real problema por escrito. Hoje a concessionária nem me atende mais, mas continua mandando para meu celular propaganda e mais propagando de seus "maravilhosos" serviços.

  • 13

    Avatar de Daniel !
    Daniel | 2 estrelas

    Muito bons os comentários acima. Detalhe na tabela mencionada: valor de mo é de R$90, que é muito abaixo do valor em uma concessionária autorizada. Há dois dias passei na Honda e foi me cobrado R$145/h. Na Fiat está em média R$120. Fora que 5h para trocar os itens mencionados é chamar o cliente de idiota. Referente aos Subarus, conheço algumas pessoas que possuem um desde 0km e todos falam que o que estraga a marca é a Caoa. Falando no Carlos, gostaria de saber como ele fez para fazer uma fábrica para montar o Tucson, já que a Hyundai tem aquele lance da Asia Motos no Brasil.

  • 14

    Avatar de T Araújo !

    Também sou de Salvador/ba e achei esse post excelente. Parabéns!

    Mas vamos dar o nome aos bois. Qual foi a concessionária que atendeu mal? Qual foi a que sumiu com o carro de seu amigo? Tem que divulgar o nome das boas e más concessionárias, para alertar os leitores. É um serviço de utilidade pública! hehehe

    Eu já achava estranha essa garantia de 5 anos, mas lendo esse post minhas dúvidas foram esclarecidas. Carros mais avançados que os da Hyundai oferecem no máximo 3 anos (Civic, Fusion, Corolla, Pajero, Hilux, etc.) e esses da Hyundai e Kia, que nem aqui são montados, dando 5 anos tava bom demais. Até o minúsculo Kia Picanto também oferece 5 anos de garantia. hehehe

    Sobre a Hyundai-Caoa, vejam esse post: http://www2.uol.com.br/bestcars/editorial/316.htm

    Eu tenho um truque pra fazer a revisão mais barata na concessionária. Quando está chegando o período da revisão do meu Stilo, ligo para as concessionárias daqui de Salvador e faço uma cotação com apenas os itens que devem ser trocados conforme consta no manual do carro. E aí, com todos os orçamentos em mãos, ligo de novo pra concessionária que deu o maior valor e informo o valor mais barato que consegui, e peço um desconto, o que sempre acontece. E assim vai até que reste somente uma concessionária na parada. Meu carro já fez a revisão de 45 mil km, e sempre a Americar oferece o valor mais alto no início da cotação e depois cobre o valor mais baixo. Ou seja, o orçamento inicial já tinha muita gordura embutida. hehehe

  • 15

    Avatar de Rodrigo Menegari !

    É isso que eu chamo de programa forceps de fidelidade... Vc compra o carro e leva consigo a grantia de 5 anos de revisões astronômicas. Enquanto isso o grupo CAOA tem a garantida da sua fidelidade durante esse período. Um show de garantias onde quem perde mais uma vez é o consumidor. Absurdo

  • 16

    Avatar de Henrique Alves !

    Nesse domingo eu saí com uns amigos só para ir em concessionárias de carros, de luxo e nacionais. Um dos meus amigos estava por decidir qual hatch medio comprar. Fomos na Hyundai ver o i30.

    Ô vendedor cheio de lero! Falando que o carro vende por si só, que a Citroên e Peugeot estão apelando para vender (a duvida é c4 e 307) e que não vale a pena pelo 308 chegar nesse ano e os dois ter menos ítens. Claro que eu perguntei na cara de pau quanto era a revisão e o seguro, aí ele disse "revisão na casa dos 400 reais e o seguro 2.500". Depois dessa entrei num VeraCruz com um amigo e começamos a rir!!!

  • 17

    Avatar de Bruno Farid !

    2500 km e a primeira revisão deve ser feita? Isso é brinquedo ou um carro?! Prefiro meu Focus, que não me deu mais que $1300 somando as 4 revisões que fiz. E está INTEIRAÇO!

  • 18

    Avatar de Bruno Corrêa !

    Realmente, é preciso ter cuidado com a propaganda enganosa praticada pela CAOA/Hyundai. Eu estava prestes a comprar um I30 quando descobri certas verdades que estavam bastante distorcidas nas propagandas, principalmente com relação a equipamentos de série, que na verdade eram opcionais caros, e prêmios internacionais que não aconteceram e, pior, puseram a Hyundai nas últimas colocações. Pensei que uma empresa capaz de mentir tanto, antes mesmo do momento da venda, é potencialmente capaz de causar grandes dores de cabeças no pós-venda. A Hyundai simplesmente não é uma empresa confiável e isso é um gravíssimo erro no mercado de bens duráveis caros como os automóveis. Abram os olhos! Cuidado para não fecharem um negócio "CARACÚ", onde a Hyundai entra com a cara e o consumidor entre com resto. Acabei comprando um Old Focus 2008 e estou plenamente satisfeito com o carro. É simples, bem construído, rápido, estável, confiável, de manutenção barata até nas concessionárias (a revisão mais cara, de 40000 km, está na casa dos R$400,00, já fora da garantia de um ano) e, aos 35000 km, não faz um barulho interno sequer.

  • 19

    Avatar de Ricardo Ragueb !

    Muitíssimo enriquecedor tais posts... Desisti de comprar um Tucson.

    Um conhecido meu adquiriu um Santa Fé e já foi extorquido 2 vezes por uma consessionária CAOA da aqui da região de Rib. Preto - SP, e pior, na 3 vez ele já está avisado sobre o "extelionato" que não irá sofrer - o carro já está a venda.

    Estava num domingo ensolarado em frente ao clube que frequento admirando o belo Santa Fé preto desse conhecido qdo o mesmo chegou e começamos a conversar a respeito do carro.

    Elogiou bastante o veículo, mas estava furioso com o concessionário. Disse-me que o carro está com 12 mil km e já fez duas visitas obrigatórias a concessionária. Aos 2500 km só trocaram óleo e filtro de ar por absurdos quase R$500,00. Aos 10 mil, deixou novamente o carro. Ele conta que deixou-o às 9h da manhã e tiveram a cara de pau de entregar o carro 1h10 minutos depois, dizendo que o veículo estava pronto e já haviam feito as trocas necessárias, além de uma minuciosa inspeção em mais de 40 ítens. Os caras se achando, segundo ele, só pq foram rapidíssimos na entrega. Absurdo...

    A conta? Pasmem: 618,00. Isso mesmo 618,00 para na prática trocarem óleos e filtros, porém o pior vem agora. A revisão de 20 mil, já antecipadamente cotada pelo meu amigo, vai ficar em R$ 2800,00 no mínimo, pois se eles "perceberem" qualquer avaria outra, fatalmente a conta vai crescer.

    Parabéns mais uma vez pela iniciativa.

    Abçs

  • 20

    Avatar de Fabio !
    Fabio | 2 estrelas

    O nome CAOA é de dar arrepios... é só levantar na net! Hyundai e KIA, NUNCA SERÃO (by Tropa de Elite) carros que eu comprarei! Quanto à revisão em concessionária, somente as revisões gratuitas (M.O.), fora isso eu tenho gente de confiança pra mexer no meu carro, quem não tem, fica refém! Temos um FOX em casa, que fizemos as revisões em concessionária durante os 3 anos de garantia motor e câmbio. Mas eu destrinchei o orçamento antes de aprová-lo. Limpeza de bico, descarbonização, checagem eletrônica e outros itens do tipo é pra pegar trouxa! Oficina Brasil, oficina de 1ª linha? Aham!!! kkkkk... Faça-me o favor! Ter um Subaru (symmetrical AWD) era um sonho próximo de ser realizado pra mim... agora quase que tardiamente fiquei sabendo que comprando um Subaru no Brasil eu ficaria refém do grupo CAOA... hahaha... NUNCAAAA!!!

  • 21

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  • 22

    Avatar de Renato !
    Renato | 2 estrelas

    Tenho uma visão clara da Hyundai: 1 - A marca é boa, sem dúvida de padrão comparável às orientais tradicionais. 2 - A garantia de 5 anos beneficia mais a concessionária que o proprietário: compra-se o carro e paga-se à vista, mas temos também "prestações" significativas pagas através de revisões. 3 - O fato que descreverei abaixo fez-me concluir que o fator CAOA é mais importante no custo da manutenção que o fator HYUNDAI: Tenho um amigo que comprou um Hyundai. Na revisão dos 2.500km apresentaram um orçamento de aproximadamente R$ 600,00, que incluia cristalização da pintura e outras limpezas. Após alguns minutos de conversa, optaram por fazer estritamente o que constava no manual: troca de óleo e filtro de óleo (aprox. R$300,00). O que chamou a atenção foi que a cor do óleo na entrada e na saída do veículo da concessionária foi igual. Quando questionado, o funcionário responsável respondeu que era assim mesmo e que essa era a cor do óleo que é usado pela CAOA. Resumo: mais alguns minutos de conversa estéril e, após pagar o valor referido, retirou o carro da concessionária foi a um posto de gasolina e trocou o óleo. Desperdício? Falta de confiança? Compraria um Hyundai? Sim. O carro é bom. Quanto à CAOA, faria as manutenções mínimas, talvez a primeira e a segunda. E, ainda, pediria para acompanhar a revisão. O restaurante que é limpo não tem medo de mostrar a cozinha.

  • 23

    Avatar de samuel !
    samuel | 2 estrelas

    numa istoé dinheiro do mês de agosto fala sobre a ascensão da hyundai no mercado nacional. o presidente da companhia explica claramente a estratégia da marca: colocar um carro com ótimo custo benefício na hora da compra (com mais ou menos 20% menos do que a concorrencia) e o restante do lucro da empresa tirar nos serviços de manutenção e garantia. daí voce percebe que, ao comprar um hyundai, mesmo tendo um carro muito bom com um preço que vc nao pegaria em uma marca nacional (em relação aos equipamentos de série) vc tem q colocar no custo o valor excedente q paga nas revisões. no final da conta, um i30 versão básica (R$ 53 mil) ao longo de 3 ou 4 anos sai com o mesmo custo de um honda city de R$ 57 mil mas com revisão mais em conta. a questão é contabilizar tudo e ver o que é melhor.

  • 24

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  • 28

    Avatar de Bruno jorge !

    Gostaria De acrescentar que a saga bsb estatisticas cobrando 300 reais /Hora da mao De obra segundo tabela da caoa. Isso e quase o dobro do preco da mercedez em bsb que cobra 160 . Entao em vez dos 540 , o custo De 6 horas seria 1800 reais

  • 29

    Avatar de Sherilyn Katayama !

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  • 30

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    Absurdo, estou indignado. Comprar carro com garantia de 5 anos é uma enganação. Tenho que fazer uma revisão de 40.000 no meu Kia Soul, recebi a péssima notícia que custaria mais de R$ 1.300,00, sendo 480,00 só de mão de obra, para trocar tudo que é óleo, fluídos, filtros, etc.... Trocas que se feitas no mercado, não custariam 1/3 desse valor. Questionei se eu sou obrigado a trocar óleo, filtro... na concessionária, responderam que sim, caso contrário eu perco a garantia. Ou seja, com esta revisão eu estarei gastando só em revisões, quase R$ 4.000,00. Até agora não troquei um parafuso no carro. VALE A PENA???

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