Era Vettel na Fórmula 1

Era Vettel na Fórmula 1

julho 1, 2021 0 Por Pasion

Sou da opinião de que, num passado não muito distante, a Fórmula 1 era um esporte mais emocionante do que se apresenta nos dias de hoje. Entretanto, talento e genialidade não faltam, e um nome vem fazendo a diferença há algum tempo: o de Sebastian Vettel. O piloto alemão, de apenas 26 anos, conquistou no último domingo seu tetracampeonato consecutivo na principal categoria do automobilismo.

Mesmo com um conturbado início de temporada, principalmente pela grande polêmica com seu companheiro de Red Bull (Mark Webber) no GP da Malásia, quando Vettel ignorou veementemente uma ordem da equipe, foi capaz de reagir na segunda metade do calendário de corridas e provou aos críticos que seus títulos não vieram somente por possuir o melhor carro, mas sim porque é o piloto mais talentoso da F1.

Para quem não acompanha as provas com frequência, aqui vão alguns números e recordes de Sebastian Vettel para se ter uma ideia de seus feitos: o alemão já conquistou mais títulos que os lendários Ayrton Senna, Nelson Piquet, Jackie Stewart e Niki Lauda e está empatado com Alain Prost com quatro conquistas; é o tetracampeão mais jovem da história da F1; com 117 GPs disputados até hoje na carreira, Vettel supera seu compatriota Michael Schumacher em número de vitórias e poles, além de ter o dobro de títulos (dados comparados ao desempenho de Schumacher em suas primeiras 117 corridas na F1).

Há quem diga que o nível de adversários hoje não é tão alto, mas campeões mundiais como Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton são pilotos muito qualificados e mesmo assim Vettel é soberano desde 2010. A Red Bull tem sim o melhor carro, mas Mark Webber não chega nem perto do desempenho e eficácia de seu companheiro de equipe. Portanto, já é possível afirmar que Sebastian Vettel é um dos melhores de todos os tempos.

Apenas com 26 anos de idade, o alemão ainda tem uma longa trajetória a percorrer, e não seria surpresa se ele quebrasse vários recordes que pertencem a Michael Schumacher, o rei da Fórmula 1. Sorte da geração que está presenciando a era do mito Sebastian Vettel.