Morre Roy Salvadori

0 comentários

Roy Salvadori

Ontem (3) faleceu aos 90 anos Roy Salvadori, um dos melhores pilotos dos anos 50 e 60. O ítalo-britânico participou de 47 corridas de Fórmula 1 e é o vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1959.

Nascido em Londres, filho de pais italianos, Salvatori teve uma vida dedicada ao automobilismo. Estreou na Fórmula 1 em 1954, com um Maserati de equipe privada. Mas os melhores anos da sua carreira viriam com a Aston Martin e a equipe Cooper. Com a clássica marca britânica de carros esportivos, venceu às 24 horas de Le Mans em 1959, dividindo o carro com Carrol Shelby, pai do Ford GT 40 e Shelby Cobra, curiosamente falecido em abril.

Na edição de 1960 da prova francesa, dividiu o cockpit com ninguém menos que Jim Clark, talvez o piloto mais emblemático da década de 60, campeão de F1 em 1963 e 1965. A dupla finalizou a corrida na terceira posição.

Com a Cooper

Na Fórmula 1, seus melhores resultados foram um terceiro lugar na Holanda e um segundo em Monza, na Itália, ambos em 1958. Corria com pela Cooper um dos carros mais revolucionários da época, por contar com motor traseiro, ao contrário da maioria. Tendência que se tornou uma unanimidade nos anos seguintes.

Salvadori se retirou da Fórmula 1 em 1962, passando a se dedicar apenas às corridas de turismo e longa duração. No entanto, retornou em 1966 com chefe de equipe da Cooper, função que exerceu por dois anos antes da aposentadoria definitiva. Vivia desde então em Mônaco.

Fonte | Autosport

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer saber mais?

Artigos

Artigos relacionados que vão te interessar

Ver mais

+ Deixe um comentário

Comentar

Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

Publicidade

Seções

Caterham

Crash test

WSL Weblogs SL