Dicas para pilotar a moto com segurança - Parte 1/2

8 comentários

moto-seguranaca1

Acidente de moto é uma coisa complicada, afinal, as pernas do condutor é que “protegem” a estrutura do veículo. Sendo assim, a pilotagem tem que ser feita com atenção, consciência e obediência às leis.

Mesmos os mais experientes motociclistas sofrem acidentes, afinal, fatores externos podem ocasionar um acidente – cito como exemplo desses fatores os 2 mais comuns nas cidades: óleo e areia no asfalto ou barbeiragem de terceiros – porém um simples erro bobo pode te colocar em “roubadas” que podem trazer graves consequências.

Em fevereiro de 2008 eu escrevi um post no meu blog sobre motos onde dava algumas dicas de como pilotar uma moto com segurança. Hoje, passados quase 2 anos e 3 tombos no período, aprendi que os fatores que coloquei lá são importantes, mas superficiais demais e que o mais importante é ter ATENÇÃO AOS DETALHES.

Resolvi então escrever sobre o assunto aqui no Motorpasión Brasil. Com a experiência que ganhei nas ruas, e “no chão”, acredito que estou mais apto a relacionar algumas dicas que podem fazer com que você motociclista não seja pego de surpresa em uma situação perigosa.

Algumas das dicas abaixo são óbvias, mas importantes. Cito como exemplo o péssimo casamento de álcool e pilotagem. Todos sabem dos perigos, mas a maioria acha que alguns “goles a mais” não vão fazer diferença, mas fazem sim.

[UPDATE 22/dez/09] Como o texto acabou ficando muito extenso, separei em duas partes; esta fica sendo a primeira, a segunda pode ser lida aqui.

dirija-equipado

CONDUZA SUA MOTO SEMPRE EQUIPADO


Um tombo não tem local nem hora para acontecer, portanto, se for comprar pão na padaria da esquina coloque capacete e outros itens que possam proteger seu corpo.

Quando comprei minha primeira moto, uma scooter, pilotava apenas de capacete. Não usava por exemplo, jaqueta com proteção nos ombros, costas e cotovelo. Cheguei a sofrer um acidente com ela, mas por uma felicidade muito grande saí apenas com alguns arranhões.

Certa vez li que um soldado não vai à guerra sem farda, considere que as ruas são um campo de batalha e você precisa estar preparado para tudo. Hoje é possível encontrar quaisquer produtos de segurança com fabricação nacional a preços acessíveis.

moto-gros

INIMIGOS INVISÍVEIS


Uma pesquisa dos Bombeiros e dos grupos de resgate mostra que em dias quentes o número de ocorrências de acidentes com motos aumentam. Isso acontece por motivos muito simples.

Um deles diz respeito aos reflexos que ficam prejudicados por causa do calor; outro, é em relação a displicência que, por algum motivo, aumenta muito em dias quentes fazendo com que o condutor acabe por cometer erros básicos que acabam em acidentes.

Outro fator importante diz respeito a eficiência dos freios. A maioria das motos usa o sistema de tambor que é muito prejudicado em um dia de chuva fazendo com que haja a perda do poder de frenagem, o que faz com que as rodas travem.

Amigo motocilcista, esteja você molhado de suor ou de chuva, reduza a velocidade e freie com antecedência e segurança, OK?

pelo-retrovisor

FIQUE DE OLHO BEM ABERTO


Quando falei em barbeiragem lá em cima eu me referia a motoristas que, por exemplo, trocam de faixa sem olhar no retrovisor ou sem dar a devida seta. Mas isso acontece dos dois lados, tanto motoristas como motocilcistas acabam criando situações de riscos no trânsito.

Agora há um problema difícil de resolver. Trata-se do “ponto cego”, aquele ponto que você não consegue ver no retrovisor, seja ele na moto, no carro, no ônibus ou no caminhão. Por isso sempre que sentar no seu veículo regule o retrovisor da maneira que te deixe seguro e mantenha sempre a atenção ao olhar para ele.

Fonte | Duas Rodas
Fotos | Poutz, Sobre Motos, Living Alone e Motors Vivos

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer saber mais?

Artigos

Artigos relacionados que vão te interessar

Ver mais

+ Deixe um comentário

Comentários

  • 1

    Avatar de Eduardo Meireles !

    Ainda nem li o texto... mas me acabei de rir com a imagem de apresentação.

  • 2

    Avatar de ANTONIO ROBERTO DE PAULA !

    EU TENHO UMA MOTO 125,QUERIA SABER SE TEM COMO DEIXA-LA MAIS POTENTE E MAIS VELOZ DO QUE O NORMAL DELA?

  • 3

    Avatar de BEGSON LIRA !

    CARO AMIGO , GOSTEI MUITO DO SEU DEPOIMENTO, ISSO MIM SERVE COMO TOMAR CUIDADO NO TRANSITO. TENHO UMUMA CG 150 COMPLETA 2009 ,SOU MARINHEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM, CSO TENHAM MAS DICAS EU ESTAREI DISPOSTO A ACEITA-LA TODAS...OBRIGADO LIRA -RECIFE-PE)

  • 4

    Avatar de JM !
    JM | 2 estrelas

    TAMBEM SOU MOTOQUEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM, GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS DE COMO ADQUIRIR MAIS AGILIDADE NA MOTO. ACHO ISSO IMPORTANTE, PORQUE EM DETERMINADOS MOMENTOS,POSSO ME DEPARAR COM UMA SITUAÇAO DIFICIL . DESDE JA AGRADEÇO - JM - RS

  • 5

    Avatar de Alfredo Soares !

    Tenho triciclo vw 1600 tambem sou moqueiro há muitos anos goste muito das dicas!!!

  • 6

    Avatar de Ivan !
    Ivan | 2 estrelas

    Manual de sobrevivência do motociclista

    1)Em mão dupla, ande sempre próximo ao acostamento ou calçada. 2)Ao se aproximar de um semáforo com sinal amarelo, verifique se nenhum veículo vem atrás de você em velocidade incompatível com uma parada no sinal vermelho. 3)Não trafegue em velocidades nem superiores e nem inferiores aos demais veículos. 4)Reduza a velocidade em cruzamentos, curvas e semáforos, mesmo que estes estejam verdes para você. Se for de madrugada, reduza o suficiente para ter certeza de que nenhum veículo está se aproximando. 5)Evite trafegar nos chamados corredores, estes podem ser utilizados apenas nas proximidades dos semáforos fechados e em baixa velocidade. 6)Nunca trafegue ao lado de nenhum veículo, principalmente ônibus e caminhões. 7)Use sempre capacete fechado e luvas de couro e se possível roupas apropriadas também de couro. 8)Mesmo durante o dia ligue o farol alto. 9)Não trafegue em pontos com alagamentos, pare e espere a água baixar. 10)Não se distraia ao pilotar, evite olhar para trás, use os retrovisores. 11)Lembre-se, na prática, moto nunca tem a preferência.

  • 7

    Avatar de andre luiz !

    valeu pela ideia, irmão e sangue bom!!!!

Comentar

Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

Publicidade

Seções

Caterham

Crash test

WSL Weblogs SL