Comparativo | Fiesta Trail x Renault Sandero x Volkswagen CrossFox

31 comentários

Comparação: VW CrossFox, Renault Sandero Stepway e Ford Fiesta Trail

Em primeiro lugar, ao se definir uma comparação tem que se definir bem o objeto a ser comparado. Existem muitas mídias que querem comparar alhos com bugalhos, e o resultado é algo um tanto manipulado. Um ponto importante: todas as comparações serão feitas baseadas nos dados dos veículos utilizando etanol como combustível.

Os veículos aqui escolhidos são todos versões off-road de carros hatchs, com motor flex 1.6, 5 marchas e com câmbio manual, da ordem de 1100 kg. Não são tops de venda, mas tem seus fãs, que possivelmente não podem comprar uma SUV mas não abrem mão de uma suspensão um pouco mais alta para pegar uma estradinha de terra batida.

Os carros da comparação são:

  • CrossFox 1.6 Mi Total Flex 8V 5p;
  • Sandero Stepway 1.6 16V Hi-Flex e;
  • Fiesta Trail 1.6 8V Flex 5p.
  • Apresentação dos concorrentes

    CrossFox (R$42.848,00):

    Volkswagen CrossFox 2010

    Lançado em 2005, foi o pioneiro nesta categoria de carros hatchback (do inglês, traseira cortada) a apresentarem modelo off road. Tem um projeto genuinamente nacional, feito por e para brasileiros, não à toa é um dos mais vendidos do país, com cerca de 22000 veículos emplacados no acumulado do ano até o mês passado.

    Dentre os concorrentes, é o único que tem as vendas esmiuçadas pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os demais têm suas vendas alocadas junto aos seus carros padrão, no caso, Fiesta e Sandero englobam todas as variações dos veículos, independente de ser off road ou não, 3 ou 5 portas, 1.0 ou 1.6…

    Para quem gosta destes mini off roads apenas para uma aventura de final de semana, o CrossFox pode sim ser uma boa pedida, agora para quem precisa de espaço no bagageiro ele deixa a desejar, com o menor porta-malas dentre os três: apenas 260 litros (mal distribuídos), mas o mais espaçoso para todos os ocupantes, inclusive o passageiro do meio do banco traseito.

    Com uma taxa de compressão de 12,1:1, ele roda com um desempenho melhor no álcool, o que sem dúvida é um alento para o meio ambiente e para o consumidor consciente.

    Com apenas 8 válvulas, assim como o Fiesta Trail, o CrossFox é o menos potente do comparativo, usufruindo no máximo de 104 cavalos. Com um torque de 15,6kgfm, ele atinge “apenas” 162 km/h.

    Como acessórios de segurança, desfruta de faróis de milha e lanternas de neblina. Quanto ao consumo, em torno de 9km/l, com seu tanque de 50 litros garante uma autonomia média de 450 km.

    Sandero Stepway (R$42.750,00):

    Renault Sandero 2009-2010

    O Sandero é um modelo desenvolvido pela companhia francesa Renault em parceria com sua subsidiária romena Dacia com foco no mercado do Leste Europeu e da América do Sul.

    Com o maior dentre porta-malas dentre os três comparados (320 litros), o Stepway é uma boa pedida para quem gosta de pegar a trilha do sítio para passar o feriadão… 150/200 km de estrada, muito cacareco para levar para a sede do sítio, suspensão alta para ultrapassar sem dificuldade os obstáculos… bem por ai.

    Sua taxa de compressão é 10,0:1, mais adequada a ser utilizada com gasolina. Talvez por isto ele tenha tido um desempenho não tão bom (mas não o pior) nesta comparação – retificando, utilizando etanol. O consumo médio, em condições de terreno irregular, é de 8,2 km/l. Seu tanque tem uma capacidade de 50 litros, o que lhe oferece a menor autonomia dentre os comparados: 410 km.

    Seu motor 16 válvulas emprega 115 cavalos e 16 kgfm de torque e atinge até 177 km/h. Dentre os itens de segurança que vêm de série, encontramos faróis de neblina e brakelight.

    Fiesta Trail (R$38.220,00):

    Ford Fiesta Trail 2009/2010

    Até 2007 o Fiesta Trail era apenas um tuning opcional que podia ser adquirido junto às concessionárias, mas a partir de então a Ford passou a oferecê-lo como um “off-road“ de fábrica, saias laterais e um mata-cachorro incorporado ao para-choque (bem discreto no modelo 2010). A Ford vende a idéia, mas não a funcionalidade.

    O off-road de Camaçari vem com motor de 8 válvulas, taxa de compressão 12,3:1, atinge potência máxima de 111 cavalos e torque de 16,1 kgfm e o design mais belo na opinião do editor que vos escreve. Atinge uma velocidade máxima de 165km/h.

    Com o consumo médio de 7,7 km/l (o pior dentre os comparados) e um tanque de 54 litros, o Fiesta Trail tem uma autonomia de 415,8 quilômetros. Estratégia das empresas colocar um tanque maior para dar uma falsa idéia de menor consumo.

    Acessórios


    Comparação acessórios hatches off roads

    Pontos positivos

    Comparação positivos hatches off roads

    Pontos negativos

    Para um veículo que se vende como opção off-road, espera-se que tenha no mínimo um sistema anti-deslizamento/patinamento dos pneus, com bloqueio no diferencial, e nenhuma destas opções atende a isto, nem como opcional.

    O Sandero Stepway e o CrossFox são demasiadamente caros para o que oferecem. O Fiesta Trail encarnou de verdade o espírito off-road de SUV e resolveu beber como uma. Fora estas ressalvas, eles se equiparam muito.

    Aproveitando o gancho que soltei no inicio do texto, como estas opções são para quem não tem dinheiro para para comprar um crossover de verdade, eu compraria um Fiesta que é mais barato e serve para tirar ondinha do mesmo jeito. E você, escolheria qual? E porquê?

    Fonte | Fenabrave
    Em Motorpasión BR | Ford Fiesta, Volkswagen Fox, Renault Sandero
    Imagens | Divulgação

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Quer saber mais?

    Artigos

    Artigos relacionados que vão te interessar

    Ver mais

    + Deixe um comentário

    Comentários

    • 1

      Avatar de Henrique Alves !

      Eu ia de Sandero Stepway, acho ele um meio termo e simpático. O Fiesta nem suspensão elevada tem (A Ford diz que tem, mas na rua não parece) e ainda possui versão 1.0 e o CrossFox tem seguro caro, embora seja o mais bonito.

    • 2

      Avatar de Eduardo Meireles !

      O CrossFox não é o mais bonito não rsrss

      Até o Mille Way eu acho mais charmoso que qualquer variação do Fox (Cross, Space, Sedan, Picape e o que mais inventarem)...

    • 3

      Avatar de Danimar !

      O CrossFox é o mais bonito, sem dúvidas! O Fiesta é o mais feio e o Sandero fica no meio... Iria de CrossFox, pelo visual, acabamento (quem diria...), motor, etc.

    • 4

      Avatar de Júlio !
      Júlio | 2 estrelas

      Entre esses aí, eu compraria um Corsa sedan Premium. Com o troco, comprava um pioneer com Bluetooth, pagava emplacamento e seguro e ia com minha mulher para um cruzeiro marítimo, rindo de felicidade pela escolha.

    • 5

      Avatar de Rosalvo !

      Massa o comparativo Dudu. Não sabia que você não gostava do Fox. A nova versão até que ficou menos feio, mas esse novo Crossfox ficou feio demais. O Sandero Stepway se custasse uns 35 mil reais ficaria interessante, porque comprar carro da Dacia travestido de Renault e ficar feliz só no Brasil mesmo. Quanto ao Fiesta Trail, não simpatizo com o carro.

      Pois é, acho que o Júlio esta certo, neste comparativo a melhor escolha é se aventurar num cruzeiro marítimo rsrsrsrs

    • 6

      Avatar de Eduardo Meireles !

      Pois é Neto, tenho uma certa avesão a este Fox e suas variações... e o pior, aqui em casa inventaram de comprar logo um desse (sem o Cross na frente).

    • 7

      Avatar de Eduardo Meireles !

      Júlio, sábia escolha rsrss.

    • 8

      Avatar de Joab !
      Joab | 2 estrelas

      O fiesta trail 2005 fcou uma graça o trail 2008 nao ficou tão atraente nao, o renault stepway ficou muito alto parece uma barata rsrsrrs, o que matou o fiesta trail 2005 é que aversão não é flex, abraços ...

    • 9

      Avatar de Junior Monteiro !

      Tenho um Fiesta Trail 2009, vc esqueceu de far que o acabamento do Fiesta é muito melhor do que os outros em questão, não pq tenho um, mas é o que eu acho e o que eu ouço falar de muitas pessoas entendidas do assunto.

    • 10

      Avatar de wagner / guaruja !

      comprei um fiesta trail porem acho que bebe de +++++++++++++ e um excelente carro bonito e confortavel ha sim e um barulhao no freio e amortecedor na revisao vou ver o que eles falam

    • 11

      Avatar de Cesar Almeida !

      A cada dia que leio esta reportagem fico mais indeciso entre o sandero stepway e o novo crossfox... o dúvida cruel!!!

    • 12

      Avatar de Eduardo Meireles !

      Cesar, eu com a sua dúvida já teria pego um Sandero.

      Abraço.

    • 13

      Avatar de jonas fernandes viana !

      concerteza vou de fiesta ate pq tenho um modelo 2010 vermelho, o carro é bom demais, sú uma resalva. o mmeu ja fes 9 km/l com gasosa pegando estrada.

      eu indico e aprovo fiesta trail 2010

    • 14

      Avatar de Anderson !

      Não levaria nenhum, pois acho idiota a idéia de se pagar caro por plástico. Mas se tivesse que escolher, levaria o Stepway pois é o único que cresce de tamanho. O Crossfox é alto, mas muito estreito até pro terceiro passageiro, além do estepe que atrapalha a visão e chama a atenção de ladrão. O Trail é o que menos se travestiu de off-road, apesar do carro ser bom e barato.

    • 15

      Avatar de almir !
      almir | 2 estrelas

      vou de trail he ehe heheheheheheheheheheh

    • 16

      Avatar de almir !
      almir | 2 estrelas

      vou de trail preto com uma bicicleta no porta bicicleta acoplado no porta malas pronto... só ir pra fazenda e curtir a natureza rs rs rs rs rs rs

    • 17

      Avatar de leona !
      leona | 2 estrelas

      trail e o carro em custoxbeneficio

    • 18

      Avatar de Arthur Melo Santos !

      COmprei o Fiesta Trail, e estou muito satisfeito, pois o seu design eh fantastico, oferece bom acabamento interno. É aquela velha questão, nem sempre o mais caro eh o melhor, desde que comparado entre o mesmo estilo.. Ahhhh.. OBS: Muito bom o texto.. PARABÉNS

    • 19

      Avatar de JOSE LUIS - GOIAS !

      EU tenho um trail 2005 e toda minha familia adora pois fomos viajar nele em 6 pessoas e ele alem de andar bem fes 12km com gasosa,nos amamos ele e ano que vem vou querer um 2011.

    • 20

      Avatar de Edney A S !

      É pessoal ñ viajam na maionese se ñ tem funcionalidade só serve pra botar onda mesmo por isso consumo é primordial por q se tivessem com a grana sobrando pegariamos off de verdade ...

    • 21

      Avatar de NILSON !
      NILSON | 2 estrelas

      EU VOU DE FIESTRA TRAIL PORQUE COMPAREI TODOS OS 3 E O MAIS RESISTENTE E MAIS BARRATO É O TRAIL CROSS FOX É O MAIS RUIM DOS 3 TEM MUITO A DESEJAR ENTÃO O FIESTA TRAIL É O MELHOR NA MINHA OPINIÃO ......

    • 22

      Avatar de Marcelo !

      "O Fiesta Trail encarnou de verdade o espírito off-road de SUV e resolveu beber como uma."Huauauauauau!É bem isso mesmo!O design do cross fox é melhor dos tres apesar de ser tão caro eu escolheria este!

    • 23

      Avatar de Ricardo !

      Olá,tenho um fieta trail 2008/2009 e posso dizer que realmente o carro é muito bom pra se tirar uma ondinha,e eu escolheria ele de novo se fosse comprar um dos três.Porém,costumo pegar estrada de chão e realmente ele não tem nada de off road pois o fundo do carro encosta no chao toda hora e parece que os equipamentos que a Ford incluiu pra incrementar o carro são muito fracos,e olha que a estrada está longe de ser ruim. abraço!

    • 24

      Avatar de Edimara Arigone dos Santos Magalhaes Inacio !

      O Sandero sem dúvida é o mais lindo...breve terei o meu!!!

    • 25

      Avatar de Camila !
      Camila | 2 estrelas

      já tive o Fiesta Trail agora estou com o Crossofox.a impressão que eu tenho é que fox é bem mais rápido para resposta e bem mais economicos.

      e quanto ao seguro, a diferença foi apenas R$ 500,00. não é tão cara, para o meu perfil que tenho 20 ano e já tive um carro roubado ( o fiesta).

      quanto ao acabamento, os donos de fiesta que me desculpem, mas o meu pelo menos que é o Top de linha coloca o fiesta no chinelo.

    • 26

      Avatar de Bruno !
      Bruno | 2 estrelas

      Eu decidi pelo Crossfox, também fiquei em dúvida pelo stepwey, mas por ser um carro francês, de uma montadora não muito confiável e também ser um carro menos resistente, vide o público e as estradas para as quais ele foi desenhado (da França) eu não vou cair na besteira de comprá-lo. O Crossfox, além de bonito, parece econômico, para a categoria, é confortável e o mais confiável dos três e foi pensado para o Brasil. Tem gente que pensa em andar com ele na estrada de terra, pode até ser, mas acho que ele é o melhor carro pra andar na buraqueira desse Brasil... Chorei bem e consegui um excelente preço, completíssimo e com bando de couro!!!

    • 27

      Avatar de NATASCHA !

      OI PRECISO DE DUAS FAIXAS ESCRITO TRAIL,COMO QUE CONSIGO PARA COMPRAR

    • 28

      Avatar de Leonardo !

      O Sandero Stepway tem muito mais opcionais e potência, devemos exigir mais dos fabricantes, só aqui no Brasil é que pagamos até pelos tapetes.Qualquer carro deve ser obrigatório os itens minímos de segurança já de fábrica.

    • 29

      Avatar de Juliano !

      estou pegando um fiesta trail 1.0 2008/2008, o acabamento é bom, pelo preço, mais estou com medo do carro ser muito lento, talvez muito pesado para o motor 1.0. Alguém sabe me dizer alguma coisa? É claro que o motor 1.0 vai ser mais lento, mas eu tenho um gol 2005 city 1.0 que anda muito bem, só quero um carro que não seja tão lento, 1.0 igual o gol tá bom!

    • 30

      Avatar de GERALDO JR. (DF) !

      QUEM FALA MAU DO CROSSFOX É PQ COM CERTEZA NAÕ TEM DINHEIRO PRA COMPRAR UM. ACABEI DE COMPRAR UM COM TODOS OPCIONAIS. EXCELENTE CARRO. NEM DE LONGE ACHARIA UM FORD MELHOR DO QUE O FOX..... MUITO MENOS UM FRANCES QUE SE DESVALORIZA TANTO E O PROPRIO MERCADO TA AI PARA CORROBORAR. O CROSSFOX, PARA QUEM PODE, É A MELHOR OPÇÃO!!!!!!!!

    • 31

      Avatar de rose !
      rose | 2 estrelas

      Carro é a cara do dono, cada pessoa tem um gosto. Normalmente compramos o que o nosso dinheiro nos possibilita. Gosto do fiesta trail, mas é obvio que se pudesse compraria um carro mais luxuoso. Gosto de carro moderno.

    Comentar

    Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

    Publicidade

    Seções

    Caterham

    Crash test

    WSL Weblogs SL