Cronograma de lançamentos da Fiat para o Brasil até 2014

6 comentários

A Fiat tem um extenso cronograma de lançamentos até 2014. Serão apresentados novos motores e modelos, entre eles um City Car equipado com o SGE 0.9 NA Multiair. Confira todo o dossiê Fiat para sua gama de modelos no Brasil.

NOVO UNO O hatch compacto da Fiat mal acabou de ser lançado (em maio) e já tem programado o seu primeiro face lift para junho de 2013, porém continuará usando somente os motores Fire 1.0 e 1.4. Em junho de 2012, a Fiat promoverá a estreia do revolucionário motor SGE 0.9 NA Multiair. Já o Mille Fire, Uno furgão e Fiorino saem de cena em dezembro de 2013.

PALIO/326 HATCH Tanto a versão Fire como as superiores terão seu fim em dezembro de 2011. Já o novo Palio, derivado da plataforma do Projeto 326, chegará ao mercado em agosto de 2011 e contará com os motores 1.4 8V EVO e o 1.6 16V E.torQ.

SIENA/326 SEDÃ A versão Fire do sedã ficará em produção até 2013. Já as versões Attractive e Essence terão uma pequena mudança de visual em junho de 2011, saindo de linha em maio de 2012, quando a Fire herdará a mesma carroceria. Já o novíssimo Siena, derivado do Projeto 326, chegará ao mercado em novembro de 2011 e o fabricante programa o primeiro face lift para setembro de 2014. O Siena 326 contará com os motores 1.4 EVO, 1.4 EVO Tetrafuel, além do 1.6 16V E.torQ. Em junho de 2012, a FPT fará a estreia do E.torQ 1.6 16V Tetrafuel.

WEEKEND Com a chegada dos novos Palio e Siena, derivados dos projetos 326, a perua Weekend seguirá com a plataforma atual até 2014, com destino desconhecido depois desta data. Mas a perua passará por discreto face lift em junho de 2011, ganhando também o motor 1.4 8V EVO.

STRADA Assim como a perua, a picape da família Palio também seguirá por outros caminhos. A versão Fire passará por um face lift em maio de 2012, o mesmo acontecendo com as versões Trekking e Adventure, porém, antes, em junho de 2011, seguindo assim até janeiro de 2014. A partir desta data, a Strada será substituída por um modelo derivado da plataforma do 327. Por enquanto, o projeto é chamado internamente de 327 Light Commercial Vehicle.

IDEA O monovolume que acabou de passar por reestilização continua como está até 2014, já que juntamente com as mudança visuais o Idea recebeu os motores E.torQ. Não há programação para que o receba os motores E.torQ Multiair.

PUNTO O compacto premium passará por seu primeiro face lift em junho de 2011, quando passará a contar com o motor 1.4 8V EVO. O modelo reestilizado não terá o sobrenome EVO, como o irmão europeu, porém terá o mesmo visual e novo interior. De acordo com o apurado pela reportagem, o Punto camuflado flagrado em testes em São Paulo não era o modelo reestilizado. No momento, a fábrica não tem peças para montar mais que duas unidades para testes. Como se trata de pequenas alterações, serão necessários apenas 32 protótipos para testes, dos quais cinco serão para crash test. Em junho de 2012, o Punto passará a contar com os motores 1.6 e 1.8 E.torQ Multiair. O motor 1.4 16V turbo continuará até junho de 2014 e será substituído por um 1.6 E.torQ Multiair Flex Turbo.

LINEA O sedã lançado em 2008 terá sua primeira grande alteração nos próximos dias, quando deixará de usar o motor 1.9 16V, ganhando o 1.8 16V E.torQ. Para outubro de 2011, está programado o primeiro face lift do modelo. Em junho de 2012, o sedã passará a contar com o motor 1.8 E.torQ Multiair. O T-Jet continuará a equipar o Linea até junho de 2014 e será substituído pelo 1.6 E.torQ Multiair Flex Turbo.

STILO/BRAVO Na programação da marca, o Stilo segue em produção até dezembro com os motores 1.8 Powertrain, depois o futuro é incerto. A boa notícia é hatch médio Bravo, que entra em produção em setembro: o modelo será comercializado nas versões Dynamic e Sporting, equipadas com motor E.torQ 1.8 16V, câmbio manual e o Dualogic. A outra versão será T-Jet com o motor 1.4 16V Turbo e câmbio de seis marchas. O motor Fire turbo fica no mercado até junho de 2014, quando também será substituído pelo 1.6 E.torQ Multiair Flex Turbo.

DOBLÒ O multiuso reestilizado no fim de 2009 e que, em julho, ganhou o motor 1.8 16V E.torQ, continuará do jeito que está até 2014, sem outras alterações previstas. Isso se justifica porque seus concorrentes diretos também estão defasados em relação os modelos europeus.

500 A partir de março de 2011, a Fiat passará a comercializar o 500 feito no México. O modelo mexicano terá as versões Pop, Lounge e Sporting, equipadas com os motores 1.4 8V EVO Flex e 1.4 Multiair (gasolina). A partir de janeiro de 2012, o motor 1.4 Multiair será flex. O 500 europeu com motor 1.4 16V continuará até junho de 2011 nas versões Lounge e Sporting, depois o mercado nacional será abastecido somente com o modelo mexicano.

CITY CAR Em 2013, o fabricante lançará um carro urbano provisoriamente denominado City Car. De acordo com programação da marca, o pequeno carro entrará em produção em abril de 2013, sendo equipado com os motores Fire 1.0 8V e o SGE 0.9 NA Multiair, que em 2015 passarão por melhorias para atender o Proconve L6.

Fotos | Marlos Vidal
Foto | Fiat/Divulgação (Novo Uno)

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Comentários

  • 1

    Avatar de Rosalvo !

    A Fiat está mesmo querendo manter a posição de líder no mercado hein!

  • 2

    Avatar de Igor Lacerda !

    Parece interessante essas mudanças, vamos ver se realmente vão ocorrer e se tem qualidade!

  • 3

    Avatar de Matheus !

    Pois é, pela lentidão da VW e mancadas da GM a Fiat vai ser cada vez mais líder e com merito.

  • 4

    Avatar de Genner Priaro !

    Prezados… bom dia.

    Hj retornei a minha cidade.

    Ontem estava em campinas em uma fábrica de peças e componentes automotivos… (não vou fazer propaganda; mas é uma fábrica que faz bicos de injeção; velas; modulo de injeção; palhetas; bombas; sistema flex fuel; abs; etc e etc e seu nome começa com Robert B…. alguma coisa).

    Lá (eu sei que é uma pena) não pude usar meu celular para tirar fotos; mas ao lado da pista de testes repousava um fiat todo camuflado; de longe bati o olho e matei… Bravo…

    O visual; não deu pra notar… até o painel estava coberto… mas… pra terem idéia era a versão apimentada pois rodas de 18″ isso 18; com pneus de perfil baixo (duvido que chegue ao consumidor final assim; provavelmente chega com as 17 no máximo).

    O painel (no pouco que deu pra ver que estava descoberto) era revestido ou era feito em um material semelhante a fibra de carbono; dando um belo aspecto.

    Bancos em couro preto com costuras vermelhas…. volante (pequeno acho que 12″ ou menos) tambem em couro com costuras vermelhas + empunhadura extremamente esportiva…

    Ou seja meus queridos… em breve teremos algum “TJET” ou Abarth aparecendo na linha de veiculos nacionais… pelo menos a minha torcida é para isto….

  • 5

    Avatar de sedona homes !

    Just thought I would comment and say great theme, did you design it for yourself? Really looks superb!

  • 6

    !
    | 1 estrelas

    Na contra mão da notícia: Sou ex-funcionário da Joint Venture BMW- Chrysler fabricante do antigo motor TRITEC 1.6L e atualmente funcionário da Fiat powertrain atual fabricante dos motores E-torq 1.6 /1.8l tenho acompanhado na mídia os futuros lançamentos dos carros da Fiat para 2012, confesso que fico surpreso de ver tantos são os modelos que receberão os motores E-torq, por que as informações que estamos recebendo dentro da fabrica destes motores, parece estar na contra mão do que estão divulgando na mídia, segundo as informações divulgadas pelas as lideranças é que o mercado não esta recebendo bem estes motores, que a posição da Fiat no ranking esta ameaçada pelos os concorrentes, que pode até haver interrupção na produção e até demissões no quadro de funcionários, ou até mesmo a transferir a fabrica para outra região, que é muito estranho pra quem conseguiu isenção por 10 anos da taxa do IPTU do município de Campo Largo-Pr. Penso que isso seja talvez uma estratégia de negociação com os funcionários, pois fevereiro é data base para negociação salarial com o sindicato. Será que a mídia esteja equivocada, que o mercado para o motor E-torq não seja tão promissor, mas então onde a Fiat vai buscar de imediatamente novos propulsores para equipar estes lançamentos em 2012.

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