Guia de compra: Volkswagen Gol 1.0 (1995-2009)

21 comentários

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Campeão de vendas desde 1987, o Volkswagen Gol vem acumulando títulos ano após ano e tornou-se uma figura fácil de se ver em nossa paisagem urbana. Sua fama de durabilidade e robustez criou uma legião de fãs e consumidores que não o trocam por nenhum outro modelo.

Conheço pessoas que só compram Gol há mais de 20 anos e não se cansam de fazer elogios ao carro. Dizem que toda unanimidade é burra, mas ser líder de vendas durante tanto tempo dá ao Gol o direito de ter manias e defeitos chatos que todos aturam. É como aquele funcionário que cria caso por tudo, mas cumpre seu papel muito bem.

Hoje no mercado de usados a maior oferta é dos modelos com a carroceria derivada do projeto AB9. O modelo chegou no final do ano de 1994 substituindo a primeira geração, conhecida como BX. O mercado logo tratou de apelidar a nova versão como Gol Bolinha, devido a suas linhas arrendondadas e o modelo BX conhecido como Gol Caixa, pelo motivo que não preciso citar.

Nosso guia englobará os modelos derivados da carroceria AB9. Existem 3 variações de carroceria da chamada segunda geração e a Volkswagen fez questão de confundir o consumidor ao lançar o modelo 2000, chamando-o de geração III. O modelo não pode ser considerado uma nova geração pois é apenas uma reestilização.

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A mesma observação deve ser feita ao modelo lançado em 2005. A reestilização feita neste ano visava tornar o Gol um modelo de entrada nato, simplificando todos os ganhos que o modelo teve quando o modelo 2000 foi lançado. O mercado o chama de Gol geração IV, porém não se iluda, o carro que ainda é vendido zero kilometro nada mais é que o bom e velho Gol Bolinha de 1994.

Os modelos mais fáceis de serem encontrados no mercado são os com motorização 1.0, que durante a vida do Gol existiu em diversas configurações. Os primeiros, ano 1995 conhecidos como Gol i e Gol Plus fabricados até 1996 são equipados com o motor AE-1.0 de origem Ford, o mesmo que equipava o Escort Hobby.

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Com 49,5 cv de potência, o raquítico motor é bastante econômico e tem manutenção relativamente barata e simples. Basicamente deve-se atentar aos ruídos na parte de cima do motor, provenientes das válvulas que costumam perder a regulagem com freqüência e causar um ruido incomodo.

A injeção eletrônica single point, ou seja com apenas um bico injetor, costuma apresentar problemas com a marcha lenta. Se seu carro estiver morrendo, não se preocupe, o conserto não será caro, pois o Gol costuma tratar bem seus proprietários.

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Em 1997 o Gol passa a contar com um novo motor que resolve uma série de reclamações dos clientes. Alguns reclamavam da baixa potência do motor AE, outros do problema das válvulas, vários da injeção eletrônica, mas o que mais doía nos fãs era saber que o Gol estava usando um motor da Ford!

O Gol i passou a ser chamado de Gol MI, onde o M representa a maior novidade do motor, a injeção multiponto. Este motor conhecido pela sigla AT-1.0 faz parte da nova família EA-111 e entrega 54 cavalos. São 5 cavalos a mais apenas, mas quem já andou em um Gol AE 1.0 e depois andou em um Gol AT 1.0 sabe que parece muito mais.

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Ainda há a versão Plus, que é bastante procurada pois geralmente vem bem equipada. Com opcionais como ar-condicionado, direção hidráulica e kit de trava e vidros elétricos, o Gol Plus é bem menos espartano que seu irmão mais simples. Diferenças simples de acabamento deixam o interior mais aconchegante (se é que podemos considerar…).

Ainda em 1997, a volkswagen inova lançando o primeiro motor 1.0 16v do Brasil. O motor com 69,7 cavalos é esperto mesmo em baixas rotações e é bom de acelerar. Sua fama no mercado não é muito boa, mas é um bom motor. É uma pena que foi retirado de linha devido ao alto preço de manutenção quando o motor era maltratado e Gol não pode custar caro para manter.

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O maior motivo da série de problemas que este motor apresenta era a recomendação da utilização de lubrificantes sintéticos. Alguns proprietários rodavam 20 mil kilometros com o mesmo óleo, porém nosso combustível adulterado altera as características de lubrificação fazendo com que o motor tivesse um desgaste acentuado no comando de válvulas.

Outro problema grave era a falta de conhecimento dos mecânicos. O Gol como todo carro popular, depois que sai da garantia costuma visitar pouco a concessionária e os mecânicos paralelos não tinham ferramentas adequadas para fazer uma simples troca de correia dentada.

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Quando a troca é mal sucedida ocorre uma abreviação da vida útil da correia dentada, ocasionando a famosa quebra que no caso de um motor multivalvulas é mais danosa do que em um motor com comando simples. Ainda é possível encontrar problemas nas polias que costumam empenar e desgastar a correia.

Os rolos guia deste motor não costumam ser baratos e devem ser trocados sempre que a correia for trocada. Economizar nesta hora pode levar a um prejuízo de mais de 3000 reais caso o motor seja retificado da maneira correta.

O motor 1.0 8v tem sua potência aumentada no ano de 2003 para 58 cavalos e praticamente é encontrado em todos os modelos do Gol. A versão 1.0 16v é pouco encontrada nos anos de 2003 em diante, devido a má fama que ficou no mercado de usados.

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O Gol não teve maiores alterações em sua motorização até a chegada do motor flex em 2004 que aumentou a potência do motor para 68 cv utilizando gasolina e 71 cavalos utilizando o alcool.

O motor 1.0 do Gol em raros casos costuma ter um pequeno problema de durabilidade nas bronzinas do virabrequin, causando um desgaste acentuado no mesmo. A defeito é percebido por uma ruído na parte de baixo do motor e somente mecânicos experientes conseguem identificar o problema no início.

Por isso vale a pena levar o carro que esta interessado a um mecânico de confiança para uma avaliação. Infelizmente a manutenção não é tão barata quando o assunto é motor. Muitas pessoas se enganam achando que o motor do Gol 1.0 é um AP que todo mundo entende e é barato, mas a verdade é que o motor tem manutenção um pouco onerosa.

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O Gol merece atenção quando o assunto é carroceria. Como a carroceria do Gol Bola é derivada da estrutura do primeiro Gol de 1980, ela herdou alguns defeitos crônicos do seu antepassado. É como uma doença transmitida através de DNA.

A carroceria pode apresentar trincas em diversas partes, fragilizando o conjunto do veículo. Os locais mais comuns são as torres dos amortecedores e a junção entre o painel corta-fogo e o túnel do cambio. Também podem ocorrer trincas nas colunas das portas.

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Este defeito pode ser percebido facilmente se ao acelera abruptamente o carro ele produzir um ruído parecido com um estralo. Também pode ocorrer este barulho ao frear de maneira mais forte.

O defeito é encontrado mesmo em modelos mais novos. Já vi pessoalmente um Gol 2005 com este problema, então vale a pena observar as condições que a carroceria do carro se encontra. Gol que já foi rebaixado? Nem pensar!

O interior do Gol é feito com um plástico de qualidade sofrível em todas suas variações. Nos Gols Bolinha de 1995 até 2002 a qualidade dos plásticos é melhor, porém vale a pena ficar atento às grades de ventilação, tampa do porta-luvas, cinzeiro e principalmente as maçanetas de abertura das portas que costumam partir nas mãos dos passageiros.

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Componentes elétricos costumam dar problema em carros da Volkswagen e o Gol tem um problema crônico nas travas elétricas das portas. É comum encontrar o carro com as mesmas sem funcionar. O mesmo problema pode ser encontrado nos vidros elétricos.

Devido a baixa qualidade das borrachas, as mesmas ressecam e com o tempo começam a forçar o motor do vidro elétrico durante a subida de a descida do mesmo. Este esforço repetitivo irá quebrar o motor a longo prazo e não é um conserto barato.

Nos modelos GIII e Power é necessário checar com cuidado o painel. Feito de um material frágil, este componente costuma estragar com certa facilidade. As unidades que possuem painel na cor preta costumam ser mais duráveis, mas os que tem painel na cor cinza clara podem quebrar ao menor esbarrão, então atenção a este detalhe.

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Uma dica! Em alguns anos a Volkswagen importou algumas unidades do Gol da Argentina para suprir a demanda interna. Estes modelos tem acabamento pior do que os brasileiros. Caso queira identificar, observe o número do chassis: Se começar com 8 ao invés de 9 seu carro é argentino.

Vale a dica dada para todos os carros: Cheque se o motor tem vazamentos de óleo, o estado geral das mangueiras podem mostrar o cuidado que o ex dono tinha com o veículo, verifique se não há vazamento na bomba d´agua e na direção hidráulica.

Alguns donos levam a sério a fama que o Gol tem de “topa tudo” e judiam do carro. Nesse caso não há santo que faça milagre e você pode comprar um carro que trará dor de cabeça. Por isso, olho atento ao comprar um Volkswagen Gol!

Fonte | Gol Clube Best Cars

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Comentários

  • 1

    Avatar de Henrique Alves !

    Olha, aqui em casa reinou um gol special de 2000 a 2007. Ele foi comprado 0km e ficou conosco até os 98mil km. Ele justificava o comercial das verdades sobre o gol. Ele suportou duas porradas em cheio na traseira (na verdade quem suportou foi o kit gnv...)

    Uma das piores coisas nele era a potência e seu enorme porta-malas. Foram 7 anos sem poder ir mais de duas pessoas às compras, pois com o gnv o banco de trás era a mala.

    O painel nunca quebrou, e o motor precisou ser retificado duas vezes. Mas era econômico...

  • 2

    Avatar de Genner Priaro !

    Meus amigos; nunca gostei do gol; mas sendo honesto é um bom carro....

    Trabalhei em empresas que forneciam o gol como veículo de viagens.... Uma coisa que me incomodava muito é a direção deslocada para a direita....

    Vc senta no banco do motorista e a direção não está exatamente no meio; ela fica deslocada um pouco a direita.... o que em viagens longas cansa e dá uma "torcida" na coluna....

    Na matéria achei que só faltou menção honrosa a alguns modelos em especial; os GTS e GTI modelo caixa; que são clássicos; já na linha bolinha o GTI que era lindo e tinha um capô diferenciado com uma bolha para acomodar o cabeçote mais alto; a versão TSI; que era uma esportiva não tão brava quanto a GTI; e o 1.0 Turbo que a Volks lançou; neste tive a oportunidade de andar na mesma época em que a empresa dispunha de um 1.0 Turbo e outro 1.8...... andavam quase que igual em questão de rendimento.....

    Fora isto a reportagem nos ajuda a lembrar que em nosso pais; ainda o bolso do consumidor fala muito alto; pois o gol foi campeão de vendas; muitas vezes baseado em sua manutenção barata; e não em qualidade ofertada ao consumidor (embora qualidade seja algo subjetivo; o que é bom para a minha pessoa pode não ser para outra....)...

  • 3

    Avatar de Felipe Bronoski !

    Parabéns, ficou muito bom

  • 4

    Avatar de Rosalvo !

    Obrigado ! :-)

  • 5

    Avatar de Alexandre !

    O GOl é líder de vendas porque é um produto que entrega o que promete. Desempenho, durabilidade, economia e baixa manutenção. Em tempos de aperto (e essa é uma constante em nossa história recente) vende bem quem entrega tais características. O Gol sempre conseguiu se colocar dentro dessa lei do mercado.

  • 6

    Avatar de Henrique Alves !

    O painel do gol g3 é frágil, como todos os plásticos desta geração são frágeis. Há uns dois anos, meu tio bateu com uma parati g3 em um carro parado sem sinalizaçãom. Daí, com a colisão, a coluna A entortou e o plastico que forra ela quebrou e os estilhaços foram na testa da minha tia e fez um corte de 15 pontos(não é score). O console quebrou em varios pedaços, os botões e o radio saltaram para fora... o carro teve concerto e minha tia ficou bem.

    Mas uma coisa é certa, aquele foi o painel mais bonito que o gol teve. Sinceramente, o do novo não é inovador como dizia a Bundchen no comercial de lançamento. Parece a mistura do g4 com o do celta...

  • 7

    Avatar de Oscar !
    Oscar | 2 estrelas

    Caros, meu primeiro carro foi um Gol 'bolinha', 1.6, ano 1996, adquirido em 2000, cor verde (Maçã verde, como na foto acima. E era muito comum de se ver na época). Apresentava 'incríveis' 81cv, segundo o DUT dele... rs ----- Agora, opinando sobre acabamento, realmente, vejo que era bem simples. Mesmo um Corsa Wind, por exemplo, tinha acabamento mais caprichado. Talvez, o Novo Gol tenha melhorado neste quesito. ----- De qualquer forma, foi um bom carro, com excelente custo-benefício. Certamente, é um carro que tem história e personalidade.

  • 8

    Avatar de Vitor !
    Vitor | 2 estrelas

    tenho um bola 95 1000i, o carrinho chocho, fraquinho, mas é bom de se dirigir, acho ele bonito, mas é gastão também.

  • 9

    Avatar de Vinicius Vasques !

    Rosalvo, parabéns pelo blog. a uns bons meses venho procurando uma analise de compra sobre o gol e finalmente consegui uma que consegue abordar bem os defeitos crônicos do carro.

    enfim, acabei comprando um gol g3 1.0 16v 2002. como não sabia como o antigo dono cuidava do carro mandei para uma segunda revisão (além da revisão porca da concessionária) e aparentemente a mecânica dele está bem cuidada, salvo alguns probleminhas como a dificuldade do vidro eletrico subir e o consumo que considero um pouco puxado (8 a 9km na cidade).

    no mais parabens pelo blog mais uma vez, ganhou um novo leitor

  • 10

    Avatar de Jorge !
    Jorge | 2 estrelas

    Tive 1 16 V 97, era um ótimo carro, pena que foi roubado 1 ano e meio depois.

  • 11

    Avatar de hudson silva !

    tenho um gol 1.0 8v um carro muito bom !!! mais em uma viagem ele travou a valvula termonstatica fechada e queimou a junta do cabeçote acabei fazendo os reparos e deixem sem a valvula pois o mecanico disse que isso acontece com frequência..basicamente o carro não mudou nada continua economico mesmo em dias frios.

  • 12

    Avatar de ZILTECS !

    OLHA TENHO OM BOLINHA SPCIAL 2001 A ALCCOL TA COM 120 MIL KM RODADOS NÃO TROCO POR NADA NESTE MUNDO SEMPRE TIVE GOL DEIS DO GELADEIRA E NUNCA FUI DEIXADO NA MÃO,PRETENDO MUDAR O INTERIOR DETE POR COMPLETO MAS JAMAIS SUA MECANICA POIS ELE É O QUE É, O FEIJÃO COM ARROS DO DIA -DIA.

  • 13

    Avatar de Gel Pimentel !

    olha só, eu tenho um gol bola ano 1995 motor AP 1.8 e a máquina é uma fera...faz 12 por litro, mas acho chato que a frente dele é muito baixa e já notei aquele probleminha na injeção de 1 bico...outro dia dei azar e a tampa do capô abriu e perdí o pára brisas...fora isso eu adoro meu carro!!!falem mais desse modelo.Valeu!!!

  • 14

    Avatar de Gel Pimentel !

    Rosalvo se souber quem tem um capô do gol bola ano 95 me interessa...sou de Joao Pessoa...fone para contato(83)9104-5057. Agradeço o espaço.

  • 15

    Avatar de Amiti !
    Amiti | 2 estrelas

    Tenho um gol g3 sport 1.0 16v 2002 motor power adoro o carro e bem potente e economico muito convortavel pois e completo muito bonito e esportivo.So a troca da correia dentada e um pouco cara por serem 2 correias mas vale a pena. mas se tiver uma boa manutenção nao vai ter problemas com o gol escelente carro!

  • 16

    Avatar de Marcelo Souza !

    POIS , É....VENDENDO O MESMO CARRO DESDE 1994 , E BRASILEIRO COMPRANDO.

  • 17

    Avatar de marcio !
    marcio | 2 estrelas

    tenho um gol 98 a 06 anos,esta rodado 142.000km motor stander, o problema e que naum sai mais um igual da fabrica p comprar trocaria p um zero .....

  • 18

    Avatar de Jefferson Rodrigues Nascimento !

    Estou planejando comprar meu primeiro carro de modo que caiba no meu bolso esse sonhado investimento. Sempre fui fixado em uma outra marca, mas devido aos elogios de meu pai e minha irmã que já vão para o segundo Gol, o primeiro semi-novo e o segundo zero quilômetro mudei radicalmente de idéia a ponto de me apaixonar pelo carro. Já tive a oportunidade de dirigir GolI, II e III. E é muito macio.

  • 19

    Avatar de Tiago Azevedo La salvia !

    Olá.

    Comprei um g4 essa semana e um dos botões do painel, ao lado do botão de ventilação está 'afundado' e rachado pra dentro. Tem como consertar isso? Abraço!

  • 20

    Avatar de tiago Souza !

    Tenho um gol sport 2002 e não tenho do que reclamar pois é um carro que não dar preocupação Porem concordo com a fragilidade do plático do painel más convenhamos é o painel mais lindo que a volks já fez pro gol.

  • 21

    !
    | 1 estrelas

    É galera.. Meu pai teve um gol desses, 1995, azul metálico, lindo demais, 1.0i 8v, ficou em casa 13 anos, desde 2000 até agora em março de 2013.. O motor foi retificado o cabeçote 1 vez por ter queimado a junta, e esse carro nunca mais deu manutenção depois disso, esse carro rodou incríveis 266997 km, e nesse tempo só foi retificado 1 vez o cabeçote por causa de aquecimento.. E mais um detalhe, esse carro nunca tinha sido batido, inteiro original! No meio de junho de 2012, meu pai vendeu esse carro para a minha irmã, e já no começo de julho ela bateu o barro, amaçou o paralama dianteiro do lado do motorista, e danificou a suspenção, o cara que bateu pagou tudo e levamos ao melhor funileiro de sorocaba, Dito funileiro, o carro ficou perfeito, foram dados uns retoques na pintura do carro todo e polido, ficou lindo, ficou em R$2500 o total, e mais R$1800 na parte mecânica tudo por causa da batida.. Em menos de 1 ano, agora em março de 2013, ela capotou o mesmo, vindo a dar perda total, pois ele deu 2 giros no ar, rodopiou, bateu na guia e bateu numa arvore, as rodas da lateral do motorista ficaram quadradas, e ela não teve nenhum arranhão.. A parte traseina ficou igual amassar uma latinha, o motor quebrou as polias, vazou todo o óleo.. traduzindo, acabou o carro em 2013, vendemos para um desmanche por R$1200 e foi para itapetininga, e esta rodando novamente, não sei em qual estado, mas sei que esta rodando.. A placa dele era MPD-3763..

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