Informações tecnicas oficiais sobre o Uno e os novos motores da Fiat

6 comentários

Novo Fiat Uno 327 Brasil informações tritec 1.4 1.0 2010 2011No mês que vem a Fiat vai apresentar o novo Fiat Uno (projeto 327). O modelo já começou a circular com pouca camuflagem, como nosso amigo Rosalvo mostrou ontem. Já sabemos como será seu design, assinado somente por designers brasileiros, mas ainda  faltava detalhes oficiais.

Mas o segredo acabou hoje. No Orkut um membro que se diz consultor de uma concessionária Fiat revelou um encarte com infomações técnicas do compacto e dos novos motores da familia Tritec, publicadas pelo blog Pit Stop.

Novo Fiat Uno 327 Brasil informações tritec 1.4 1.0 2010 2011

O novo Uno será lançado apenas na versão quatro portas (a de duas portas chega depois) em quatro versões: Vivace e Way 1.0 e Attractive e Way1.4. A Vivace será a versão mais barata, sem pintura nos para-choques, maçanetas e retrovisores, e com rodas de aço de 13”. Será a única versão sem conta-giros.

Novo Fiat Uno 327 Brasil informações tritec 1.4 1.0 2010 2011

A versão intermediária, Attractive 1.4, possuirá rodas de 14”, para-choques  na cor do carro. A versão Way é a única disponível para os dois motores, com seu apelo off-road dado pelos apliques plásticos nos para-lamas, rack no teto e pneus de uso misto.

Novo Fiat Uno 327 Brasil informações tritec 1.4 1.0 2010 2011

Estranho não haver airbag duplo ou freios ABS na lista de opcionais do catálogo, já que o modelo já é produzido na planta da Fiat em Betim, MG, com tais equipamentos. Ítens como direção hidráulica, ar-condicionado e CD-Player com MP3 serão opcionais em todas as versões. Em relação ao Mille, o Novo Uno cresceu para todos os lados: 3,77m de comprimento, largura de 1,63 m, entre-eixos de 2,37m e 1,48m altura 1,48 m. O porta-malas tem 290l de capacidade.

Novo Fiat Uno 327 Brasil informações tritec 1.4 1.0 2010 2011

Junto com o modelo a Fiat vai revelar 4 novos motores: os 1.0 e 1.4 Fire retrabalhados e os novos 1.6 16v e 1.8 16v. A Fiat deixou bem claro que não usará os motores 16v no Novo Uno. Confira os detalhes tecnicos dos motores:

Novo Fiat Uno 327 Brasil informações tritec 1.4 1.0 2010 2011

Os retrabalhados:


Novo Fire 1.0 HPP LF Flex


O atual motor Fire de 65cv do Mille foi aprimorado com ênfase à redução de consumo. Com novo coletor de admissão, novos pistões, novo chicode de admissão, nova bomba de água igual a usada no Punto T-Jet e nova calibração,  a potência do motor subiu de 65cv (Mille atual) para 71cv, e o torque subiu de 9,2kgfm para 9,4kgfm. Ainda que mais potente o consumo e as emissões prometem ser bem menores, graças à redução de atrito nas peças.


Novo Fire 1.4 EVO Flex


O motor 1.4 Fire, dentre além das mesmas alterações do motor 1.0, sofreu mais ajustes, como o filtro de ar otimizado. Este não perdeu nem ganhou potência, continua a render 86cv com álcool e o torque máximo se mantém em 12,5kgm. Mas o consumo e as emissões é que reduziram. O que é bom, já que nos comparativos de revistas o atual 1.4 sempre foi criticado pelo consumo de motor 1.6.

As novidades:


Tecnicamente os motores 1.6 16v e 1.8 16v são muito parecidos. Segundo o encarte da Fiat eles se destacam por serem versáteis, terem dimensões e pesos reduzidos além da confiabilidade mecânica, praticidade de manutenção e do trabalho silencioso, mesmo que âmbos usem corrente metálica no lugar da temivel correia dentada. Os dois foram projetados par haver baixo atrito entre as peças.

Novo Fiat Uno 327 Brasil informações tritec 1.4 1.0 2010 2011

Novo 1.6 16v Flex


Muitos diziam que o novo motor 1.6 da Fiat teria mais de 120cv. Isso não aconteceu, ele renderá até 117 cavalos e 16,8kgfm de torque com álcool. Parece pouco, mais ele é mais potente que o modernissímo motor 1.6 16v Sigma que a Ford lançou faz pouco tempo. Substitui o motor 1.8 8v Powertrain, compartilhado com a Chevrolet.

Novo 1.8 16v Flex


Esse motor não era esperado para agora, e sim para os próximos anos, fomos pegos de surpresa. Este novo motor substitui o 1.9 16v usado no Fiat Linea, que já não é mais fabricado. A potência é a mesma do motor 1.9, 132cv com álcool e 18,7kgfm de torque (0,1kgfm a mais), entretanto sua força total chega mais cedo que no antigo motor. Uma das grandes reclamações do motor 1.9 é que ele não tem fôlego em baixas rotações.

Fonte | Pit Stop, Noticias Automotivas, Autos Segredos, Novidades Automotivas

Fotos | Pit Stop, Noticias Automotivas, Novidades Automotivas

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer saber mais?

Artigos

Artigos relacionados que vão te interessar

Ver mais

+ Deixe um comentário

Comentários

  • 1

    Avatar de Vinicius Vasques !

    eu chamaria esse novo Uno de "Doblozinho"

  • 2

    Avatar de Marcos !
    Marcos | 2 estrelas

    mini-doblo é o que mais parece. Gostaria de ter um uno destes, mas quanto vai custar?? E ainda vão fabricar o modelo atual do Mille??

  • 3

    Avatar de Tiodi Anzai !

    Esperava uma versão mais "miudinho", uma versão mini do modelo IDEIA atual, creio ficaria muito bonito. Talvez é questão de hábito, vamos se acostumar. Tenho Uno 2002, Fire, gosto muito do "Brinquedinho" Estou torcendo pelos projestistas FIAT acertar no gosto brasileiro.

  • 4

    Avatar de Eduardo !

    O uno ficou muito bom, fico satisfeito pela FIAT ter lançado o uno reestilizado, sem falar que todos os veiculos da FIAT estão, agora, saindo uma beleza, no sentido amplo da coisa, e nos fazendo esquecer do passado ha ha ha ha e que passado!!!!!!!!!! Parabéns para a FIAT!

  • 5

    Avatar de Carlos !
    Carlos | 2 estrelas

    Fiquei muito satisfeito da fiat finalmente ter motores de cilindrada maior proprios e nao motores de MONZA remodelados como estes da GM!! Sempre comprei FIAT, Parabens!!!

  • 6

    Avatar de Polaca !
    Polaca | 2 estrelas

    Hã! Ainda tem gente querendo comprar carro da Fiat!!! rsrsrsr

Comentar

Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

Publicidade

Seções

Caterham

Crash test

WSL Weblogs SL