Os Esquecidos - Chevrolet Astra

13 comentários

Tudo bem que o Chevrolet Astra ainda vende bem, mas ninguém pode negar que ele está ligeiramente esquecido pela Chevrolet. Hoje o Astra só tem boas vendas por conta do custo-benefício. É o carro 2.0 mais barato do país e ainda assim vem completo.

A Chevrolet chegou ao Brasil em 1995 importado da Bélgica na versão hatch e perua (que só existiu por aqui nessa geração) a versão era a GLS, feita exclusivamente para o Brasil equipado com motor 2.0 MPFi de 116cv. O preço ficava em torno dos R$ 25 mil, era quase o mesmo valor de um Vectra GLS. Essa geração foi vendida por menos de 2 anos.

À partir de 1998 o Astra passou a ser fabricado no Brasil, substituindo o Kadett (um Astra mais antigo). Em uma nova geração, era vendido nas versões GL 1.8 8V (110 cv), GLS 2.0 8V (112cv) e GLS 2.0 16V (128cv). Agora ele era oferecido na carroceria hatch de três portas e no ano seguinte foi lançado o sedã de quatro portas. O painel usado no Astra atual fez sua estréia nessa geração.

Em 2000 o Astra Sedan 2.0 16v recebeu a série 500, comemorativa aos 500 anos da descoberta do Brasil, que vinha recheada de equipamentos e com direito a bancos em couro bicolor. Em 2001 surge a versão Sport 2.0 8V e todas as versões recebem repetidor de pisca nos pára-lamas. No ano seguinte chegava a versão Sunny, e o câmbio automático faz sua estreia, acoplado ao motor 2.0 8v, mas como opcional.

Em 2003 ele é reestilizado, ficando basicamente do jeito que é hoje. Nova frente mais agressiva e traseira mais reta. Junto com a reestilização a versão hatch ganha opção de 5 portas, com o destaque do lançamento da versão GSi, equipada com motor 2.0 16v de 136cv. O motor 1.8 8v fica limitado a frotistas.

No ano seguinte, em 2004, o motor 2.0 8v passa a ser flex (127cv no álcool e 121cv na gasolina) e as versões passam a ser Comfort, Elegance e Elite, e para o hatch ainda há a Advantage. No mesmo ano é lançada a versão Multipower. Vendida sob encomenda, podia ser abastecida com gasolina, álcool ou GNV (gás natural veícular).

Em 2005 a versão GSi sai de cena, e para quem busca esportividade é lançada a versão SS equipada com motor 2.0 8v de 127cv, era mais nome do que desempenho… Em 2006 a versão Comfort é descontinuada e o Astra Sedan ganha versão Advantage.

À partir de 2007 a família começou a encolher, por causa do lançamento do Vectra no ano anterior. Nesse ano a versão hatch perdeu a carroceria de duas portas, e as versões Elite e Elegance (mais luxuosas) foram descontinuadas. Afinal, quem gostaria de ter um Astra completo, podendo comprar um Vectra, que além de ser a nova geração do Astra, tinha mais status?

Em 2008 o Astra SS foi descontinuado, em virtude da chegada do Vectra GT, que também só tem visual esportivo. Acessórios do Astra SS, como rodas aro 16, faróis de milha e aerofólio, passam a ser oferecidos como um “kit esportivo” para o Advantage Hatch.

Em meados de 2009 a Chevrolet resolveu apostar no custo-benefício do Astra. O velho motor 2.0 8v foi retrabalhado, passando a render 133cv na gasolina e 140cv no álcool. Além disso, tanto o hatch como o sedã passaram a ser vendidos apenas na versão Advantage, e receberam novos equipamentos de série vindo de versões mais caras, como: ar condicionado digital, faróis com desligamento e cotrole do facho automáticos, retrovisor eletrocrômico, banco rebativeis, apoio central para o braço e limpador automático do vidro traseiro ao engatar na marcha ré.

Na estética, ítens do falecido Astra SS passaram a ser de série, como as rodas de 16”, faróis de neblina, aerofólio traseiro e ponteira de escape cromada. O cãmbio automático de 4 velocidades é oferecido como opcional.

É desse modo que o Astra consegue sobreviver no mercado nacional, ou você acha que se ele fosse oferecido até hoje básico com rodas de aço sem calotas ele conseguiria ter sido o hatch médio mais vendido de 2009? Esse título não deve ser repetido em 2010, por causa do sucesso do Hyundai i30

Hoje o Astra hatch 2.0 custa à partir de R$ 47.310, e o Sedan, que anda vendendo muito mal e apenas para frotistas, custa à partir de R$ 50.626. O futuro do Astra ainda é incerto. As mulas do Corsa europeu que andam em testes pelo país não darão origem ao novo Astra, mas sim a um novo sedã e a uma minivan. O Vectra (que não passa de outro Astra) será rebaixado ao lugar onde ele deveria estar, abrindo espaço para o sedã  Cruze e sua inédita versão hatch, que deve começar a ser fabricado no Brasil em 2012.

Galeria


(Clique nas imagens para ampliar)
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Fonte | Wikipedia, WebMotors, Carros na Web

Fotos | Reginaldo de Campinas, Chevrolet

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Comentários

  • 1

    Avatar de Matheus !

    Ae! esse foi o que eu votei!!

    O Astra com certeza é o "carrão" com melhor custo beneficio! Possui esse monte de "mimos tecnologicos e esteticos" mesmo sendo dificil achar um com ABS e Airbag.

    Apesar do interior parecer uma viagem ao inicio dos anos noventa e a suas lanternas trazeiras serem meio cafona, a frente de locomotiva é muito bonita e ainda é atual.

    O que eu vejo o pessoal reclamar é do consumo meio alto... e da manutenão da embreagem que é bem cara... fora isso não sei de mais nenhum problema...

    Aposto que as vendas irao continuar altas e vai levar um tempo pra sair de linha! Pelomenos se os designers da GM não resolverem colocar a frente do feiAGILE nele e chamar de Novo Astra!hehehe

    Comentem!!!!

  • 2

    Avatar de Rosalvo !

    Meu pai teve um igualzinho ao que encabeça a foto, vendeu antes de sair de linha. Os que permaneceram com o carro sofreram com a grande desvalorização da época.

    Era um ótimo carro, bem robusto e estável. O acabamento parecia melhor do que o do Astra que veio em 1997.

    Parabéns pelo post Henrique,

    abs!

  • 3

    Avatar de Júlio !
    Júlio | 2 estrelas

    O Astra Belga era fantástico, até o cheirinho dos estofados dele era especial.

  • 4

    Avatar de Fernando Araujo Galera !

    Tenho um 2001, 1.8 8v Gl , e no troco tao cedo , hj por 18,000.00 que outro carro vc encontra com tantas qualidades, robustes, estabilidade, consumo, manunteçao ??? ou vc prefere um Gol Mil

  • 5

    Avatar de Igor Lacerda !

    É isso, a GM prefere trazer novos carros em vez de atualizar e valorizar os existentes, dizem que isso enfraquece a montadora, mas com a GM parece que não acontece.

    Fala da porcaria do Volkswagen Golf.

  • 6

    Avatar de Mike !
    Mike | 2 estrelas

    Pode estar ligeiramente esquecido, mas é um carrão. Completo 2.0 pelo preço de Fox, Punto... possuo o modelo de 140cv e não entendo a fama de beberrão, pois na cidade com álcool ele faz sempre entre 7 e 7,5 km/l, o que eu acho uma boa marca. Melhor que o Civic flex...

  • 7

    Avatar de Titi !
    Titi | 2 estrelas

    Sou fa do Astra importado... Carrao, anda bem e economico até o caroço. Alto só a manutençao e peças... (Ex: retrovisor externo lado direito = R$800,00; retrovisor externo lado esquerdo = R$1400,00 pq tem desembaçador integrado!) Esse nacional é um kadett metido a besta que por sua vez é um monza hatch com motor injetado...

    Por mim o futuro dele é a gaveta e pronto!

    Fernando Araujo Galera - por 18000 vc pega um marea 2.4 completao (+couro e teto) ano 2002 que faz os mesmos 7.5 km/l na cidade e 10.5 na estrada com média de 136km/h.

  • 8

    Avatar de Tierry !
    Tierry | 2 estrelas

    Parabéns pelo texto... Não sou muito fã deste modelo, porém respeito suas qualidades.

    Para a próxima oportunidade, pense na Volkswagen Parati, afinal ela fez 'sucesso', saiu do projeto BX para o AB9, foram 2 gerações apenas. G3 e G4, me desculpem, mas a Volkswagen não me engana, G3 e G4 foram reestilizações, e não gerações. O mais engraçado que pelo que vi, ainda vendem Parati "G4" 0Km por um preço nada atrativo, mesmo sendo modelo 2009.

    Até.

  • 9

    Avatar de thalys !
    thalys | 2 estrelas

    Também votei nesse modelo pro post! Realmente também não entendo a fama de beberrão do astra.. o meu é o de 127cv (2.0 flexpower) e fica na média de 7km/l (álcool) na cidade e 9,5 a 10km (gasolina) também em percurso urbano!

    Se o cara pega o carro e vive sentando o pé a em cada arrancada de semáforos é outra história, mas no uso normal, não acho beberrão... é mais econômico que o (aargh) golf 1.6!

    Mesmo parecendo defasado, ainda é um bom carro e a frente ainda se mostra dentro dos padrões atuais! E quem liga pra "monzatech"? Espero que continue vendeno por um bom tempo, até pra não desvalorizar o que tenho! hehehe

    Parabéns pelo post! Taí.. a Parati é uma boa idéia para o próximo! Mas como sou fã de chevrolet, deixo também a sugestão da Zafira!

    Abraços

  • 10

    Avatar de Alexandre Cravo !

    Sugiro o Golf, um carro bom, que ainda vende, mas é obsoleto em relação ao vendido na europa...

  • 11

    Avatar de Gil Queiroz !

    Tenho um Astra CD 2.0 2003, câmbio automático, completo, menos freios ABS, é um show de carro e também acho que o consumo é melhor do que eu pensava antes de comprá-lo satisfatório, chego a comparar com o Corsa 1.0 que tinha antes. Estou satisfeitíssimo com o carro, tá lindo, lataria e pintura lindas, sou 2º dono, nunca foi batido, parece um 2009, teve gente que me perguntou se era 0 km, pode? O seguro é barato e o conforto é incrível. Sobre a sugestão, fale do VW Golf. Aliás, tinha um amigo que era fã de Golf, mas depois que andou no meu Astra, ficou apaixonado por ele.

  • 12

    Avatar de Paulo Cezar !

    CIVIC 2004 EX X ASTRA CONFORT 05 Rosalvo, parabens pelo blog, é de grande utilidade pra nós, leigos no assunto, que as vezes somos enrolados por mecanicos espertalhoes, porem, depois demuito pesquisar acabo de comprar um astra e é tudo de bom, tive um civic ex 2004, confesso que realmente o carro não quebra, o meus estava muito conservado, revisoes tudo certinha em dia,porem deu um problema no cambio autom (da odio até de lembrar) que concertado foi mas o mecanico teve a capacidade de cobrar R$ 5500,00 pelo concerto, pode? Ainda ele disse que isso é assim mesmo, é questao de sorte, mas não entendo pq problema se a manutençao foi feita em dia, foi trocado o oleo no prazo certo, mas em fim desanimei do civic. Mas é um otimo carro,não da manutençao,nao quebra, mas qdo quebra a gente quebra junto...

  • 13

    Avatar de Mateus !
    Mateus | 2 estrelas

    ...bom, eu tenho uma Astra/HB/2009/Advantage já com o motor de 140cv e não tenho nenhuma espécie de reclamação, aliás, só elogios... ...já consegui fazer no álcool média de 9,5 km/l estrada/cidade e mesmo pisando um pouco mais, não faz menos que 8,0 km/l... ...sou suspeito para falar da GM, pois é a minha marca preferida, pois já tive Kadett/GSI/Conversível (média de 10km/l cidade/estrada - 218km/h alcançado), tenho um Omega/CD/4.1 além do Astra... ...GM é a melhor em motor, durabilidade e conforto... ...até meu Omega 6cc faz 5 km/l de álcool, 204km/h em quarta marcha e já cheguei a 248km/h com giro sobrando... ...no astra já foi 220km/h tranquilo... ...grande abraço a todos!!!

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