Nossos carros precisam de um asilo

4 comentários

Eu estava lendo um texto muito interessante no Web Motors, sobre renovação de frotas de veículos, no Brasil e no restante do mundo. Parece que nos Estados Unidos, o motorista que deixar seu carro “velho” em um desmanche legal, ganha desconto de até 4,5 mil dólares na compra de um menos poluente.

É legal ver que um dos países mais poluentes do mundo está se preocupando com a sustentabilidade, tendo a intenção de substituir até 250 mil veículos por carros novos que não sejam tão poluentes. Você não acha que isso seria legal no Brasil?

Seria, mas não é viável. Já atingimos um grande número em vendas de carros 0km, mas no Brasil, infelizmente, nem toda a população tem como se desfazer de um carro já bem usado e comprar um novo. No esquema americano, o veículo precisa estar em boas condições, e sabemos que ainda tem muito carro rodando por aqui que poderia ser jogado no lixo.

Desde o inicio de 2009, houve a redução de IPI para veículos flex, mas como uma pessoa que tem salário de R$ 1500,00 (o que já significa muito dinheiro em muitos estados) vai conseguir comprar um carro popular 0km, sendo que o popular mais barato tem valor acima de R$ 20.000?

Para que nós tenhamos pelo menos 50% de veículos ecologicamente corretos em nossa frota, é preciso mudar muita coisa que nem tem relação direta com o setor automotivo. As condições de financiamento são atrativas, porém, não valem à pena. Afinal muitos passam 6 anos pagando um carro, e quando chega o final do carnê, ele custou quase o dobro e não vale sequer 60% do que foi pago.

Sendo assim, como vamos aposentar nossos tão queridos carros mais velhos? O governo precisa investir em mais desmanches legais, criar um plano de reciclagem para peças de autos antigos e nós, proprietários e condutores, precisamos de uma reeducação.

Eu adoro a idéia de ver os carros poluentes indo embora e os sustentáveis chegando, mas como o colega Rosalvo já disse, alguns podem ser uma roubada. Você recebe incentivos fiscais na compra, redução de IPI, IPVA pago pela loja e até seguro obrigatório, porém, na hora da manutenção, deixa todo seu dinheiro na concessionária e até um rim, dependendo do carro.

Ainda é muito barato fazer reparos em um Corsa 1999 ou em um Gol 2001, mas experimente um orçamento dos mesmos serviços nos modelos atuais destes veículos. É triste admitir, mas tão cedo não veremos a sonhada renovação da frota nacional. Talvez haja uma luz no fim do túnel. Ultimamente estão sendo tomadas várias medidas voltadas ao nosso setor, mas ainda não é o suficiente.

A questão das revisões veiculares pode ser válida, mas se o cara não consegue legalizar aquele carro antigo, sabe o que é feito? O veiculo é abandonado, como vem acontecendo com milhares de carros nos últimos anos. Enquanto isso, o jeito é conviver com a frota antiga e a falta de investimento em soluções.

Fotos | Br Foto, I-Know, Radamesm

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer saber mais?

Artigos

Artigos relacionados que vão te interessar

Ver mais

+ Deixe um comentário

Comentários

  • 1

    Avatar de Anselmo Coyote !

    Carros descartáveis para satisfazer um mercado consumidor ávido por não andar a pé ou, como diz meu amigo Rosalvo, por mostrar ao vizinho que está motorizado. E agora? O que o mercado consumidor e as fábricas farão com esse lixo?

    Pelo menos o cinema brasileiro vai poder tirar uma onda em seus atentados, pegas e demais cenas de ação, explodindo carros aparentemente novos para nos impressionar diante da telona.

    Abs.

  • 2

    Avatar de Alexandre AM !

    Interessante o texto. Decorrem daí outras situações que são importantes de se destacar, tais como a falta de fiscalização devida e o problema dos acidentes de trânsito. Os tribunais estão abarrotados de pendências jurídicas decorrentes da falta de conhecimento do condutor das leis de trânsito, bem como da impossibilidade em se arcar com prejuízos decorrentes de um sinistro. O seguro obrigatório deveria ser repensado e a forma de licenciamento e acompanhamento dos veículos nacionais também.. Enquanto isso, continuaremos figurando como coadjuvantes na história da indústria automobolística.

  • 3

    Avatar de Gestão de frotas !

    Boa tarde, Para saber mais sobre Gestão de Frotas, convidamo-lo a visitar o website www.gestao-frotas.com. Cumprimentos e boa continuação www.gestao-frotas.com

Comentar

Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

Publicidade

Seções

Caterham

WSL Weblogs SL