Motor 1.8 da Fiat é alvo de reclamações

126 comentários

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O motor 1.8 que equipa diversos veículos da Fiat vem causando dor de cabeça a alguns consumidores. Presente nas versões HLX e Sporting do Punto, todas as versões do Stilo e algumas da linha Palio, é um motor de origem GM proveniente da familia 1.

O problema relatado é percebido durante as acelerações, onde o veículo falha como se estivesse cortando o combustível e perdendo força momentaneamente. Vários clientes tem reclamado também de diagnósticos errados por parte das concessionárias.

Algumas concessionárias indicam que o defeito é proveniente de sujeira nos bicos injetores e fazem com que o cliente pague uma limpeza no sistema que não é coberta pela garantia, gerando um custo desnecessário.

O defeito real é causado por uma falha no potenciometro de abertura de borboleta, um simples sensor que fica acoplado a TBI do veículo e é facilmente sanado com a troca do componente. Se você tem algum dos modelos citados acima e vem perdendo a cabeça por sentir que seu carro pode parar a qualquer momento, leve-o a concessionária mais próximo.

Fonte | Quatro Rodas

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Comentários

  • 1

    Avatar de Leonardo !

    Perfeita a reportagem!! Tenho um Punto HLX 1.8 e acontece isso mesmo, fiz limpeza dos bicos troquei filtro de combustível e nada, entrei em contato com a Concessionária e fui informado que realmente o problema é no potenciometro. Vou levar meu veículo amanhã dia 18/05/09, para fazer o reparo da peça.

  • 2

    Avatar de cristiano !

    tb percebo esse problema na minha palio1.8 ja fiz limpesa de bicos, enfim fiz toda parte de injeçao , troca de filtro de combustivel e tudo mais, e não resolvi o problema... com essa informaçao vou ver com minha oficina a possivel troca do sensor!!!

  • 3

    Avatar de Francisco !

    Tenho um Siena HLX1.8 2008 aos 13000km esta com um problema semelhante a esse, fica falhando na lenta como se tivese o corpo da borboleta sujo e andando as vezes da socos feio como se eu tivesse numa baixa velocidade ex. 10km/h numa quinta marcha tentando acelerar o carro,também falha em +-60Km/h quando alivia um pouco o pé do acelerador. Isso é o potenciometro.

  • 4

    Avatar de Renato Marques de Souza !

    Bom dia Tenho um Siena HLX 1.8 e estou com problemas de consumo alto de combustível e falhas constantes de aceleração. O carro quando estou no trânsito acelera e desacelera aos socos. Já fui atendido por duas vezes pela FIAT e até agora não solucionaram o problema. Apesar do veículo estar com somente 15000Km esse motor já está dando dor de cabeça. As costumeiras desculpas da qualidade de combustível e limpeza de bicos injetores também já ouví bastante. Mas o problema não é esse.

  • 5

    Avatar de Marcio Alarcon !

    Tive esse mesmo problema no meu Punto Sporting, mais a concessionaria me falou de primeira em trocar o potenciometro. Dificel é a demora para chegar a peça, de 15 a 20 dias e o preço salgado tambem!!!

  • 6

    Avatar de Francisco !

    MEU SIENA HLX 1.8 TROCARAM O POTENCIOMETRO GRATUITAMENTE APOS 17 MESES DE USO FORA DA GARANTIA NUM PRAZO DE 3 DIAS A PEÇA ESTAVA NA CONCESSIONÁRIA, BASTA ABRIR UMA RECLAMAÇÃO NO SITE DA FIAT, DESDE 0KM ATÉ HOJE 15000K GASTA 6,5 ÁLCOOL 8,5 GAS.NA CIDADE 9,5 ÁLC. E 13,5 GAS. EM VIAGENS NA BR VEL.MÉDIA 120Km/h ISSO EU GARANTE QUE É VERDADE.

  • 7

    Avatar de neto !
    neto | 2 estrelas

    No Pálio Adventure Locker, com 25000Km., em velocidade constante, rotação entre 2000 e 3000 rpm, esse problema ocorre. Fui hoje à concessionária onde me avisaram do recall da Fiat. Segundo me disseram há um espaço na montagem do potenciômetro. O problema pode ser sanado com a instalação de uma arruela para preencher o tal espaço.

  • 8

    Avatar de neto !
    neto | 2 estrelas

    E mais... Falaram também que esse motor 1.8, que a Fiat pegou 'emprestado' da GM, vai ser substituído em breve por outro motor.

  • 9

    Avatar de milton !
    milton | 2 estrelas

    O meu hlx após +- 1 hora parado com o motor em marcha lenta acende no sensor do painel e começa falhar feio? Isso tambem é o tal potenciometro ??

  • 10

    Avatar de José Carlos !

    Não sei o que está acontecendo com a FIAT e suas concessionárias. Tenho um SIENA Flex HLX 1.8, 05/06. A luz do painel indicadora de mau funcionamento do motor acendeu e o carro perdeu totalmente a potência. O carro foi inspecionado em local especializado sendo indicado a troca do corpo da borboleta. Procurei a peça em todas as concessionárias que conheço da cidade onde moro; nenhuma dispunha da peça. A solução apresentada por todas: requisiatar a peça à FIAT e aguardar a remessa. Até lá, vou de taxi!!! Isto é lamentável, pois peça tão vital para o funcionamento do veículo não deveria ser raridade!!!

  • 11

    Avatar de humberto !

    tenho esse problema tambem,e tenho um fiat bravo... o mecanico meteu anilhas para "remediar" a coisa,...mas nem ele sabe o que é .... plo que stou a ver e mesmo o potenciometro tambem.

  • 12

    Avatar de fabio jair relly !

    Tenho um Siena HLX 1.8 ano 2005,quando apresentava o problema o carro perdia a aceleração levei em uma agencia da Fiat,acusou problema no acelerador eletronico e tambem no corpo de borboleta,troquei o acelerador achando que teria solucionado o problema, ficou pior não tive outra escolha tive que trocar o corpo de borboleta, se tivesse feito o contrario trocado o corpo de borboleta e deixado o acelerador o problema teria continuado da mesma forma pois as duas peças trabalham juntas, moro no rio grande so sul e o corpo de borboleta veio de fabrica de outro estado pois não conseguiram a peça no rio grande do sul.

  • 13

    Avatar de mcp !
    mcp | 2 estrelas

    gostava de saber k pexa e exa do potenciometo ?e o k esta a segurar a borboleta

    punto 1200 16v 85 cv

  • 14

    Avatar de weslei !
    weslei | 2 estrelas

    tenho um stilo,sporting e ele esta uma porcaria por causa desta peça,ja me deixou na mao 2 vezes.

  • 15

    Avatar de Ivan !
    Ivan | 2 estrelas

    Tenho um Pálio HLX 1.8 4 portas. Comprei esse veículo usado de uma concessionária mais ou menos 1 ano e meio e o mesmo começou a dar problemas com a luz do painel indicadora da injeção eletrônica e também começou a falhar direto dando socos. Não posso pegar fila senão ele acende a luz do painel e sou obrigado a ligar e desligar o veículo. Já levei em uma mecânica e eles disseram que era problema no TBI (chip do corpo de borboleta). Vou fazer uma reclamação junto a FIAT.

  • 16

    Avatar de José Luiz !

    Tenho uma Doblo Adventure 1.8 Locker e também estava com o mesmo problema. Fiz a revisão programada na concessíonária PAGUEI PELA LIMPEZA DO MOTOR e dias depois, a falha voltou e a DOBLO parou de vez. Diagnóstico.: Problemas no Corpo da Borboleta. A peça estará vindo da Fábrica de Betim, com previsão de chega de 7 dias. LAMENTÁVEL.......

  • 17

    Avatar de Bruno Vargas !

    tenho uma strada estou comm com o mesmo problema na tbi, afeta a embreagem tbm e tudo o carro falha as vezes nao acelera fika horrivel ta até raiva fika gastador falhando dando socos parece q é a embreagem q deu pau mas essa tbi é e a solenoide ao lado da tbi preciso trocar ou fazer reparos vou esperimentar limpar com alcool de farmacia obg

  • 18

    Avatar de Marco Aurélio !

    Tenho um Punto HLX 1.8 26000 Km, que para variar um pouco dos comentários citados anteriormente, também possui as mesmas características de falha: falhas e socos tanto na marcha lenta quanto por volta de 2000 a 3000 rpm com aceleração constante. Foi realizado um re-mapeamento da injeção surtindo em uma malehora por volta de 3 meses, retornando o problema agora. Acabei de ligar na concessionária e trocarão o potenciômetro sem custos adicionais e prazo de chegada da peça em 3 dias úteis.

  • 19

    Avatar de Ulisses SALOMON !

    Tenho PUNTO SPORTING, levei em LONDRINA, na MARAJO, pessoal trocou imediatamente potenciometro e RESOLVEU na HORA. Sem problemas.

  • 20

    Avatar de Jorge Mauro Rodrigues Júnior !

    Levei meu carro ( Pálio Adventure Locker )até a concessionária da minha cidade, onde sempre fiz minhas revisões em dia e reclamei várias vezes deste problema, as falhas que o carro dava em velocidade constante. Me fizeram pagar pela limpeza dos bicos, alegando combustível adulterado. Há 2 semanas voltei para reclamar do mesmo problema e me disseram da necessidade de trocar o potenciômetro, que a peça seria pedida e que demoraria alguns dias.Afirmaram que eu poderia continuar andando normalmente no carro até que a mesma chegasse. Semana passada meu carro parou e hoje fui avisado que teria que trocar o corpo de borboleta ( R$978,00 + mão de obra ). Chega a ser engraçado! Pra não dizer irresponsabilidade!

  • 21

    Avatar de Luiz Carlos Ferreira Martins !

    Sou comprador incondicional de carros da FIAT e hoje possuo um Fiat Idea Adventure 1.8 adquirido em Março de 2008 com quilometragem atual de 31000 km ,porém no dia 16/03/2010 encaminhei o veículo de Campos dos Goytacazes através do reboque para concessionária da Fiat(Valore)em Macaé RJ ,para fazer a revisão programada na concessionária de 30.000 Km além de estar acusando problema acendendo luz indicadora do painel de mau funcionamento do motor com perda de potência e travamento da aceleração.No mesmo dia 16/03/2010 foi feito a revisão e sanado o problema, mas retornei à concessionária no dia 19/03/2010 acusando o mesmo defeito onde fui informado que o problema real é causado por uma falha no potenciômetro de abertura de borboleta, um simples sensor que fica acoplado a TBI do veículo e é facilmente sanado com a troca do componente.Porém estou aguardando o potenciômetro pois fui informado pela concessionária que a peça somente chega de 7 a 10 dias e que o pedido foi feito no dia 16/03/2010.Pergunto como que a FIAT líder de Venda no mercado não estar atenta a esta situação no qual é relatada por vários compradores ,pois certamente isto pode acarretar uma imagem negativa e resultar na queda do interesse pela compra ,pois com demora da solução dos problemas e entrega das peças para sanar esta situação gera insatisfação que contamina qualquer mercado e opinião.

  • 22

    Avatar de Sidnei José Teixeira !

    Tenho um siena HLX 1.8 flex 05/06,com 63000km,começou a apresentar um ruido semelhante ao de platinado de carros antigos (o motor) grila,ja levei em dois mecanicos e contatei a agencia da fiat onde adquiri o veiculo ,mas ninguem sabe dizer o que é.Assim como as pessas que fizeram seus depoimentos acima tb estou preocupado com que isto poderá causar no motor.]

    Sidnei Teixeira Salto do jacui RS

  • 23

    Avatar de TAMIO JOSE DE CASTRO LIMA !

    Óla tenho um Siena 98 1.6 16v.qunando ligo o arcondicionado ele fica tremendo ate estancar.

    já troquei,velas,cabos de velas,fiz limpeza de bicos,testei o corpo de borboleta,troquei,sensor rotação,explosão e motor de passe. dou um doce aliás um torta para o mecanico que tirar o defeito do carro.

    SOCORRO E OBRIGADO.

  • 24

    Avatar de Josue Tanan !

    Tenho um siena 2009 1.8 HLX ja tive este problema fui na concescionaria onde colocaram uma ruela, so que o problema voltou, dizem que vão trocar o ponteciometros na proxima 4ª feira 07/04/10

  • 25

    Avatar de Hugo !
    Hugo | 2 estrelas

    Tenho uma fiat doblo 2006/2007 1.8 flex combustível gnv/alccol. Estava eu a procura de alguém que tivesse o mesmo problema que o meu e encontrei... Muito obrigado, você resolveu o meu... O meu carro estava com os seguintes sintomas: Ratiando na quinta marcha; Quando aquecia acendia a luz da injeção; Imediatamente perdia aceleração; Troquei velas; Para verificar se o carro estava no ponto desmontou o carro quase todo para verificar a correia dentada, aproveitei e troquei a correia e o esticador; Estava ficando preocupado... Hoje comprei o sensor potenciômetro, o mecânico trocou e fomos testar o carro graças a Deus problema resolvido ...

  • 26

    Avatar de julio cesar !

    Estou com o mesmo problema, voltando da praia no domingo o carro parou e não pegou mais. Levei na concessionaria Fiat Amazonas, e me cobraram 1.180,00.O Consultor disse-me que será necessario trocar o corpo da injeção do carro! Ele simplesmente trava. como pode um carro 2009 com menos de 20.000 km? É um absurdo, FIAT nunca mais é o 2 e ultimo! (pois o 1 tb foi outra strada adv 1.8). vendi pq ninguem consegui arrumar os problemas na injeção!

  • 27

    Avatar de paulo roberto santos !

    comprei uma ducato 2010 ja faz 10 que esta na concessionaria e prestaçao rolando e o carro nao sai primeiro quebrou o amortecedor depois começou a sair fumaça preta e agora o carro nao pega com problema na injeçao minha prestaçao ta chegando a falarao qque e problema do disel ducato mult

  • 28

    Avatar de Mano Souza !

    Infelizmente a FIAT resolveu colocar esse motor 1.8 nos seus carros, porém esqueceu q é de outra fabrica...e isso acarreta dificuldades ate para se encontrar peças no merecado...O problema relatado pelos colegas só tende a agravar-se...Tive uma Palio Adventure 1.8 (2005) que andava muito bem..mas era só pegar um "engarrafamento" q a luz "espia" de injeção (anomalia) acendia...Os "tais mexanicos" da Fiat condenaram tudo que foi peça (corpo de borboleta, sensor de pedal, bobina...e até o catalizador...) Troquei os tres primeiros...e em dois meses o problema retornou.novamente lá vou eu pra oficina reclamar.e mais uma vez me condenaram peça...desssa vez foi o chicote (o geral)...q tive q trocar tb ao preço de R$ 1.036,00 na concessionaria Dicasa (em Tribobó) . Depois de gastar os "tubos"..o carro ficou bom...ERA SÓ O CHICOTE ! e me trocaram um monte de peças atoaaa.... !!! FALA AI..FIAT !!

  • 29

    Avatar de LIMA !
    LIMA | 2 estrelas

    LIMA MEU SIENA ESTA COM CENTO E VINTE MIL KM AGORA ESTE MESMO PROBLEME DE CORPO DE BOBOLETA ESPERO CONSEGUIR REZOVER ESTE PROBLEME SEM MUITAS DIFICULDADE

  • 30

    Avatar de SERGIO !
    SERGIO | 2 estrelas

    TENHO UM PALIO ADVENTURE 2005/2006 FLEX 1.8 ESTOU COM UM PROBLEMA DESDE NOVEMBRO DE 2009 JÁ LEVEI EM VARIOS MECAMICOS E NINGUÉM CONSEGUE ENCONTRAR O PROBLEMA QUE É: ACENDE UMA LUZ NO PAINEL NA COR AMBAR COM UM SIMBOLO DE UM MOTOR, O CARRO PERDE ACELERAÇÃO NA HORA SE EU DESLIGO PASSADOS UNS 3 MINUTOS O PROBLEMA DESAPARECE, MAS LOGO EM SEGUIDA VOLTA. JÁ TROCARAM O CORPO DE BORBOLETA SEMI NOVO O PROBLEMA VOLTOU, JÁ TROCARAM POR DUAS VEZES O MODULO E O PROBLEMA AINDA PERSISTE, JÁ TROCARAM ATÉ O PEDAL DO ACELERADO E NADA.

    AGRADEÇO DESDE JÁ SE VOCÊS PUDEREM ME AJUDAR

    SERGIO EVARISTO

  • 31

    Avatar de Vilma Maria de Freitas Matos !

    Tenho um Doblo Adventure 2007/2007, e já troque a tal da borboleta e continua o problema, agora tenho que ver se não é no pedal e pior ainda pode ser no módulo,que são peças caríssimas, estou bastante decepcionada com a marca Fiat, está me dando uma dor de cabeça danada, se a justiça no Brasil fosse séria e justa entraria com processo, pois acredito ser defeito de fábrica, mas como não está mais na garantia, temos que arcar com as despesas que não é nada barata.

  • 32

    Avatar de Louco para vender meu FIAT !

    Juro a vcs que da próxima vez eu compro um burro e uma carroça, pois é isso o que a Doblò é uma carroça, tenho uma adventure 08/08, que após o terceiro mês começou primeiramente com o chiado nos freios, fui a itavema em Guarulhos, onde o gambicânicos "mistura de gambiarra com mecânicos", deram um jeitinho brasileiro nas pastilhas, 3 semanas depois lá estava eu novamente com o mesmo problema, aí me trocaram só as pastilhas, voltei após 2 meses com o mesmo problemas. Enchi o saco do responsável pela oficina, que me garantiu que iria trocar os discos e as pastilhas, resultado, trocaram as pastilhas e mandaram (recondicionar), isso mesmo meus amigos, recondicionar os discos de freio, fiquei p... da vida, quase chamei a polícia pela falta de ética tanto da concessionária como da própria fiat, pois mandei um belo de um e-mail para a central e simplesmente agendaram a troca por componentes novos em outra concessionária, pois além de nunca mais comprar FIAT, nunca mais piso em qualquer concessionária ITAVEMA. Bem fora isso, o carro me deu problema nos seguintes itens:

    Computador de bordo: informava revisão com km errada;

    Trava das portas: abria e se fechava várias vezes com o carro em movimento;

    Falhas na injeção: a luz do painel acendia por algumas vezes;

    Bomba de combustivel: Pifou sem motivo algum;

    Ar condicionado: Furo em uma das magueiras causada por ressecamento, o furo parecia ter sido feito com um agulha de tão pequeno que era;

    TBI: Esse é o pesadelo de todos donos dessa éca de motor 1.8, já troquei o reparo das engrenagens, funcionou, após 2 meses travaram novamente, agora vou comprar uma tbi nova, colocar uma placa de vende-se bem grande na doblò e comprar uma kombi, pois pode ser besteira, mas ao menos as peças vc encontra em qualquer esquina, além de qualquer um trocá-las por conta própria.

    Caro leitor, se vc tem uma FIAT com motor 1.8 e está na garantia apresentando estes problemas, vá ao "rouba tempo", pois não poupa o tempo de ninguém e abra um processo requerendo seu dinheiro devolta com juros por produto com vício, pois deveria ter feito isso quando os problemas persistiam, e por favor, não compre mais FIAT...

  • 33

    Avatar de Jose Eduardo da Costa !

    Olá!!! Tenho um Fusca 1974, e tenho observado que quando está na aceleração máxima, ele tb costuma engasgar, será que tb não está dando problema no mesmo sistema TBI? Poxa, se for isso mesmo, não acho que tenho condição de pagar mais de mil reais para trocar. Na semana passada me fizeram a proposta de compra no valor de r$ 3.800,00. Talvez eu venda ele só prá não precisar esquentar minha cabeça com esse tal de TBI.

    Abraço...

  • 34

    Avatar de carlos eduardo ribeiro !

    tenho um fiat strada ano 2008/2008 comprada nova, que apresenta os mesmos problemas dos demais carros, leveia ate a fiat, o funcionario me garantiu que avia trocado o potenciometro. passado um mes do concerto do carro, a garantia acabou e o problema tornou a aparecer, pedi a um mecanico amigo meu que abrice o corpo da borboleta, as engrenagens aviam quebrado por serem de plastico, entao fui ate a fiat e encomendei a peça, isso ja faz mais de um ano e ate hoje nao recebi o telefonema me dizendo que a peça ja tenha chegado, a unica soluçao foi mandar ir fazendo as engrenagens em cobre e ir trocando cada uma toda a vez que o carro para. e sempre a mesma coisa abre o corpo da borboleta e la esta uma delas quebrada. em uma ultrapassagem corre- o risco de o carro perder a potencia do motor e ter de jogar ele para o acostamento. agradeço a atençao. carlos cascavel parana.

  • 35

    Avatar de cido !
    cido | 2 estrelas

    tenho um siena hlx q me deixou na mão hoje e espero q com essa troca da peça resolva o problema pois é bravo ficar na mão com um carro novo. e é isto que da emprestar motor de outros sera q a fiat não tem capacidade para fabricar um motor 1.8 por favor né

  • 36

    Avatar de manoel castro !

    tenho um siena 1.8 HLX e do nada nao passa de 10km, levei a oficina e fiseram limpeza de bicos injetores e limparam o corpo de borboleta; mais não acham os aneis que colocam nos bicos um lugar nemhum a aqui no Rio de janeiro; entou a dois dias sem carro. e lendo as outras reclamações pesso a Deus que com isso ele(carro) funcione pois e um abisurdo voce acelerar e o carro não responder. pomara que não seja esse tal de posiometro.

  • 37

    Avatar de Daniel Kenji !

    Aconteceu hoje com meu Punto HLX. O problema é na engrenagem que controla a borboleta, pois estas são de plástico e os dentes podem quebram com facilidade. O problema que não se vende somente estas duas engrenagens de plástico, é necessário trocar a peça inteira, que custa aproximadamente R$380,00. Outro ponto importante: meu carro estava engasgando muito, até que parou de funcionar. Quando o mecânico abriu a tal peça onde fica a borboleta, os dentes quebrados estavam travando as engrenagens, consequentemente a borboleta não abria.

    Acho que esta engrenagens deveriam ser fabricadas com outro material ou até mesmo serem vendidas separadamente, porque talvez gastaríamos somente uns 20,00 reais ao invés de 380,00.

    []'s

  • 38

    Avatar de Anderson !

    ATENÇÃO! PROBLEMAS CONSTANTES: CARRO PERDE ACELERAÇÃO

    Olá. Tenho um Siena ELX 1.3 16V 2002/2003 que está com 101.000kms. Melhor carro que a Fiat já fez. 10km/litro na cidade e 15,5km/litro na estrada com ar ligado. Nada a reclamar, porém eu já xinguei esse carro muito assim que o adquiri.rss... Quando eu comprei, estava com 40.000kms e na semana seguinte começou a dar esse problema de perder aceleração e após desligar o carro por alguns minutos ele voltava a funcionar. Passei por vários mecanicos e troquei várias peças: corpo borboleta, central, centralina, limpeza de bicos e outras que nao me lembro. A minha sorte é que quem cobriu essas despesas foi a loja que me vendeu. No final das contas, achamos um mecanico que já tinha tido o mesmo problema com outros Sienas, Palios e outros Fiats. BASTA TROCAR O CHICOTE DA INJEÇÃO. É CARO MAS RESOLVE ESSE PROBLEMA. Depois de efetuar essa troca nunca tive nenhum outro problema com o carro. Espero ter ajudado outras pessoas. Anderson ama.ccb@gmail.com

  • 39

    Avatar de David !
    David | 2 estrelas

    tenho uma adventure 04/05 1.8 8v, estou quase ficando louco pois o motor fica grilando até quando passa marcha , já fui em uns tres mecanicos que fala que o carro está fora do ponto ai mexem no ponto do carro e o problema continua, por ultimo fui em uma empresa especializada em centrais de injeção, fizeram todos os testes no sistema de injeção e não encontraram o defeito falaram que todo o sistema está normal, mas o carro continua grilando, me ajudem, por favor

  • 40

    Avatar de Ricardo Marques !

    Tenho um punto Esporting 2008, que foi comprado zero na epoca, estou com o mesmo problema o carro falha momentâneamente, faço todas as revisões programadas e na ultima eles trocaram o filtro de gasolina e a velas e disseram que tava normal. E ficou....por 1 mês, e já voltou tudo de novo. Me ofereceram a limpeza dos bicos,mas um amigo que trabalha numa consecionária Fiat em São Paulo disse que bico ejetor desses mais modernos não suja nem entope! fica ai o recado e o aviso, fiat não mais!

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