Carro do Leitor - Corsa Wind 1996 com motor 2.0

12 comentários

Corsa 2.0

Sou suspeito para escrever sobre este carro, pois ele pertence há um grande amigo, o Advogado Paulo Carneiro, grande apaixonado por carros e que cuida deste como se fosse um membro de sua família, afinal está lá desde que foi comprado zero quilômetro em 1996.

O Corsa Wind 1.0 EFI, então novidade no mercado combalido de populares ultrapassados, sempre foi muito querido por toda a sua família. Primeiro serviu a mãe do Paulo, depois a irmã mais velha, até que chegou em suas mãos, caçula da família.

O carro foi recebido totalmente original e aos poucos foi ganhando as formas que ainda hoje deixam muitas pessoas de boca aberta. É muito raro conservar um carro em Salvador, capital mundial da corrosão, e o Corsa do Paulo está resistindo bem a todos esses anos.

No inicio visual original. Depois o carro foi crescendo junto com o menino que estava virando homem e ganhando acessórios e modificações visuais que tornaram esse exemplar único no Brasil.

Salvador era um lugar efervescente no início dos anos 2000, e com o lançamento do filme Velozes e Furiosos em 2001, todos os jovens queriam ter um carro personalizado como no filme estrelado por Vin Diesel. Assim começa a saga deste carrinho, que hoje tem personalidade própria e uma história.

Uma das coisas interessantes na história deste carro é que seu proprietário sempre respeitou o design do mesmo ao fazer as modificações. Mesmo hoje, que carros com visual tuning estão em baixa, todos que vêem este carro pessoalmente ou por fotos se encanta com os detalhes bem inseridos no conjunto.

Alguns leitores irão me condenar por eu estar falando sobre um veículo modificado, já que ando pregando originalidade a qualquer preço. Antes de me tomarem como símbolo da hipocrisia automotiva, analisem este carro.

Nenhuma modificação foi feita sem critério, dos para-choques tuning, fabricados em plástico e não em fibra de vidro para garantir o baixo peso, ao motor 2.0 C20NE que casa perfeitamente com o conjunto sem força-lo devido a pouca diferença de peso entre ele e o motor C16NE que equipa o Corsa GLS.

A suspensão do veículo foi trabalhada para o novo peso do conjunto, entregando um comportamento dinâmico fora do normal quando se trata de um carro rebaixado no Brasil. O conjunto de rodas respeita o Offset original do veículo e os pneus ajudam a respeitar o diâmetro de rodagem original.

O carro recebeu o kit original de spoilers do Corsa GSI e para fechar o conjunto com chave de ouro, foi aplicado o visual “Shaved”, onde todas as maçanetas do veículo são retiradas, e a abertura das mesmas é realizada através de um controle remoto.

No interior, o veículo recebeu uma revitalização completa, com bancos da Chevrolet Meriva 2007, com direito a mesinhas e um kit de acessórios Shutt, com pedaleira esportiva, volante em menor diâmetro com pegada esportiva e pomo para alavanca de cambio em alumínio.

Os tapetes em alumínio que aparecem em algumas fotos foram retirados após o Paulo descobrir que ofereciam risco a segurança dos passageiros. Todas as peças que são instaladas neste veículo são originais, com excessão dos itens de personalização.

Observem nas fotos que o carro possuí as mesmas rodas há muitos anos, porém de aro diferente. Paulo é apaixonado por este modelo de roda que saiu no Vectra CD em 2000 e depois no Vectra Millenium em 2001. Também sou suspeito para falar desta roda, possuí como ele, ambos os modelos, aro 14” e 15” por motivos maiores do que meramente estéticos.

Este modelo de roda é bastante leve e garante uma refrigeração eficiente para os freios do Corsa que costumam apresentar problemas quando solicitado diversas vezes seguidas em velocidades maiores do que as de costume.

Vocês devem estar se perguntando como um Corsa recebeu um motor 2.0 de Vectra. Participei desta história mesmo antes deste motor estar instalado neste carro. Este motor foi comprado de um amigo nosso, e não estava em um Vectra e sim em outro Corsa.

Este motor pertencia ao hoje estudante de direito Breno Gravatá, que na época era um apaixonado pela engenharia mecânica e fazia este curso. Ele estava instalado no corsa que aparece na foto acima, e que foi completamente desmontado devido as solicitações de sua família.

O carro do Breno originalmente era um Corsa GL 1.6, porém o desempenho não agradava. Então após sucessivas tentativas de aumentar a potência do motor através da preparação aspirada, ele decidiu instalar um motor 2.0, que forneceria potência e torque mais do que necessário ao pequeno Corsa.

Este motor foi todo trabalhado e estima-se que hoje possua cerca de 150 cavalos. O segredo da preparação, ele não nos conta, porém descobrimos ao ajuda-lo a desmontar o motor do seu Corsa para o Paulo levar para casa.

Cabeçote retrabalhado, admissão e escape refeitos, volante de motor aliviado na medida certa, corpo de borboleta de S10 2.4 e mais algumas coisinhas, como válvulas maiores ajudaram a aumentar a potência e o torque deste motor.

A instalação do motor ficou a cargo de uma oficina mecânica especializada em carros GM, dirigida por um mecânico chefe de uma concessionária Chevrolet local. O motor foi completamente aberto e revisado, comprovando o ótimo estado que foi mantido pelo seu dono.

Apesar de estar cursando o último ano da faculdade de Direito, com um relacionamento amoroso em outro estado que fazia com que viajasse constantemente e trabalhando muito para conseguir realizar seus sonhos, Paulo nunca perdeu o animo para realizar esta empreitada.

Foram dias difíceis, esperando o carro ficar pronto para poder testa-lo, porém toda a espera e investimento financeiro foram recompensados quando o carro deu a primeira partida e ele pôde escutar o ronco do motor. Estava ao se lado nesta hora e a emoção foi muito grande, como o nascimento de um filho.

Tive a oportunidade de dirigir algumas vezes este carro e posso afirmar que é uma das experiências mais prazerosas que já passei. Subir qualquer ladeira em quarta marcha como se estivesse em uma reta não tem preço. Retomar de 20 km/h para 80 km/h em quinta marcha sem redução e em um tempo curto também.

Hoje o Corsa não é mais o veículo de uso diário do Paulo Carneiro, porém durante muito tempo este veículo modificado ao extremo lhe serviu sem maiores dores de cabeça, provando que as modificações quando bem dimensionadas pouco interferem na estrutura do veículo.

Porém a saga do carrinho não terminou nesta modificação. Sua última modificação foi pinta-lo completamente com um prata especialmente criado para seu carro a partir da tinta do New Civic. Nas fotos não dá para ver o brilho real, porém a pintura muito bem executada ofusca qualquer carro que esteja perto dele.



Se você tem uma história para contar sobre seu carro, escreva para o Motorpasion Brasil que teremos o maior prazer em publica-la.

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Comentários

  • 1

    Avatar de Igor Lacerda !

    Não te acho Hipócrita, eu penso assim, Tunning não é algo ruim se bem feito, não sou muito fã de grandes modificações, mas se bem feitas sei admitir que esta bonito.

    Esse Corsa faz parte do Clube do Corsa? Se sim, se não me engano eu já tinha visto um tópico com a mudança feita no motor.

  • 2

    Avatar de Paulo Carneiro !

    Nossa...

    Valeu pelo texto Rosalvo. Com sua grande percepção, conseguiu transmitir o cuidado que sempre tive com a imagem do meu carro.

    Abração

  • 3

    Avatar de Júlio !
    Júlio | 2 estrelas

    hehehehe sem comentários...

  • 4

    Avatar de Leo Berlim !

    Eita que cheguei a me emocionar aqui... sou o feliz "padrinho" desse carro... Neto e eu estavamos lá no dia de escolher o motor...de dar os primeiros rolés... de fugir de quem tentava nos alcançar...de ficar jogando supertrunfo sentados ao lado do carro... e diversas outras alegrias!Muito feliz em ter visto tão belas palavras de Netão levando para a eternidade "virtual" o que é andar nesse corsa tão especial!!!

  • 5

    Avatar de Alex Araújo !

    Achei muito lindo esse Corsa, sem dúvida é o mais bonito que vi até hoje, estou pensando seriamente em ter um como primeiro carro. Adoro ler os seus posts Rosalvo, sucesso para vc sempre.

  • 6

    Avatar de Genner Priaro !

    Pois é; simplesmente um dos corsas mais bonitos que já vi...

    Lembro de alguns videos que o Paulo me enviou; a alegria que era cutucar o pedal direito do menino....

    Abço ao Paulo e ao Neto pelo belo texto.

  • 7

    Avatar de Márcio RP !

    Achei fora do sério este corsa, tenho um corsa 2001 hatch prata também, ficou muito show estas modificações que vc fez, estes para-choques vc fez aonde? quanto vc pagou?? Abraços e parabéns!!

  • 8

    Avatar de LUIZ GUSTAVO !

    pow kra esse corsa fico 10.. eu tenho um corsa 1.0 e sempre tive a vontade de colocar um motor 2.0, eu gostaria de saber quanto ele asto pra colocar esse motor???

  • 9

    Avatar de LUIZ GUSTAVO !

    pow kra esse corsa fico 10.. eu tenho um corsa 1.0 e sempre tive a vontade de colocar um motor 2.0, eu gostaria de saber quanto ele gasto pra colocar esse motor???

  • 10

    Avatar de Eu !
    Eu | 2 estrelas

    esse cara é do corsaclube.com.br ja vi esse tutorial parabens por publicar essa historia aqui o/

  • 11

    !
    | 1 estrelas

    Fala serio Corsa Wind Já È feio O Cara Deixou O Carro Ridiculooo Parachoque TRaseiros E dianteiros Pessimos Vamos falar A Verdade PAra O cara Pessoal..

  • 12

    !
    | 1 estrelas

    olá amigo meu nome eh thiago tenho um corsa wind 99 1.0 16v e to muito afim de troca o motor dele para um 2.0 tbm. o que vc usou tanto ai entro motor peças e adaptaçoes se tiver. o motor q vc usou eh de que??? queria muito saber o custo de tudo isso tbm. me add no msn se possivel... thiago_24_01@hotmail.com obrigado amigo

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