Propaganda enganosa: agora é a vez da Volkswagen tentar marcar "um gol contra" aos consumidores

7 comentários

Já noticiamos diversas marcas fazendo propaganda enganosa, anunciando um carro por um preço sugerido bem abaixo da tabela original, que desaparece quando o possível cliente chega a loja.

Acho que praticamente todas as pessoas do Brasil viram a propaganda da Volkswagen que oferecia tanto o Gol quanto o Voyage com motor 1.6 “completo” por pelo menos 3 mil reais a menos de desconto. Pelo jeito a propaganda era falsa, pois recebi informações de um amigo que foi durante o fim de semana tentar trocar de carro e descobriu que a propaganda era uma grande falácia. Como sempre os vendedores ofereceram a ele uma versão mais completa, com preço bem acima do anunciado.

A Volkswagen precisa deste movimento para ganhar vendas? Quem será o responsável por esse tipo de publicidade enganosa? Esse tipo de executivo “desonesto” está acabando com a indústria nacional. Porque mentir para os consumidores para atraí-los a concessionárias? Apenas para desovar as unidades 2010/2010 antes da chegada da novíssima linha 2011?

Curioso que sou, entrei em contato com duas concessionárias hoje pela manhã para saber sobre a promoção. Os vendedores disseram coisas parecidas que provavelmente devem ter sido ensinadas em cursos inescrupulosos de “técnicas de vendas”.

Na concessionária Sanave da Av. Bonocô um vendedor informou-me que esta promoção era válida apenas para o fim de semana passado, ou seja o anúncio vinculado na TV e nos jornais era mentiroso. Podem ler nas letrinhas do rodapé: Oferta válida até 30/10/2010 ou até quando durar o estoque.

Ele convidou-me para tomar um café e ver outros modelos que tinha em estoque com preços interessantes. Como todo bom vendedor baiano, acha que pelo telefone não venderá nada e tentou ao máximo me trazer para a loja ao invés de me convencer que tinha um bom produto.

Liguei para a concessionária Baviera da Av. Paralela, na esperança de achar o carro anunciado já que fora inaugurada há poucos dias. Lêdo engano, já que o vendedor disse que o modelo estava mais disponível, pois tinha recebido apenas poucas unidades que foram negociadas em poucas horas no mesmo dia que a propaganda saiu.

Eu questionei se eu conseguiria encontrar o carro em alguma outra loja e ele quase deixou escapar que o modelo não existia. Falou que seria muito difícil encontrar um desses a essa altura do campeonato.

E agora Volkswagen? O que vai fazer em relação a isso? É culpa dos distribuidores ou o departamento de marketing pisou mesmo na bola? Nós consumidores, que pagamos contas caras de celular e combustível caro para nos locomover, queremos saber se somos palhaços para entrarmos em contato com os concessionários e simplesmente descobrirmos que não existe o “carro dos sonhos”?

Fonte | Volkswagen

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer saber mais?

Artigos

Artigos relacionados que vão te interessar

Ver mais

+ Deixe um comentário

Comentários

  • 1

    Avatar de Henrique Alves !

    É, minha visinha de frente chegou a me perguntar se esse Gol valeria a pena. Eu disse que até parecia ser, pelo que vi no jornal era 10/11. Mas o que pareceu mesmo foi que alguma locadora cancelou o pedido.

    Pois bem, agora quando euvoltei do curso ela me disse que ficou tão irritada quando o vendedor falou que raramente a VW faz gol básico 1.6 16v com ar e direção e voyage muito menos, que foi na renaul e pegou um logan 2009/2009 com 15000km, azul, completinho, pelo mesmo preço.

  • 2

    Avatar de Henrique Alves !

    E outra, a VW pode se justificar no "ou enquanto durarem os estoques"...

  • 3

    Avatar de Anselmo Coyote !

    Que coisa hein?

  • 4

    Avatar de Marcus Cicarello !

    Trabalhei uma época em uma agência de publicidade que seguia o mesmo caminho com anúncios da Voklswagem em Curitiba, como era diretor de arte, no inico achei meio confuso pois a data limite da promoção era 1 dia atrasado ao da veiculação do anúncio, falando com o diretor de criação ele confirmou que era uma prática comum entre concessionárias e fabricantes, além disso, disse que era para eu me acostumar com esse tipo de estratégia. Ai foi um ponto em que me perguntei o que estava fazendo lá, mas no fim preferi dar preferência ao meu salário. abraços

  • 5

    Avatar de Denes !
    Denes | 2 estrelas

    Eu tambem me senti feito bobo este final de semana, pois meu irmão e eu nos deslocamos até uma loja da vw, e a vendedora disse q os carros citados na campanha publicitaria ja tinham acabado, pois a vw tinha disponibilizado apenas 5 veiculos para todo vale do paraiba...........eles tem que aprender a tratar nós consumidores com um minimo de respeito

  • 6

    Avatar de ednaldo souza !

    é muito difício viver assim, as empresas nos confundem abertamente e nada é feito a respeito,uma montadora como a vw,deveria se dar ao respeito com os consumidores do país,não existe venda a preço de fábrica, é tudo um engôdo, se a lei prevalecer e o consumidor for em uma agência e não tiver mais o carro anunciado,pode dar processo por fazer propaganda enganosa e serem obrigadas a entregar um carro como foi anunciado? gostaria de saber.

Comentar

Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

Publicidade

Seções

Caterham

Crash test

WSL Weblogs SL