Teste comparativo entre Honda Lead 110 x Suzuki Burgman 125

86 comentários

Comparativo Suzuki Burgman x Honda Lead

Se há uma marca neste país que tem um número expressivo de fãs, essa marca é a Honda. Basta ver os números de produção e venda em motos de baixa cilindrada, segundo os números apresentados pela Abraciclo, ela é líder absoluta. Porém, a Honda estava em falta com seus clientes em um segmento que cresce muito ano após ano no Brasil, o das scooters.

A Honda já comercializa scooter no exterior e, no ano passado, decidiu investir nesse segmento aui no Brasil. A Honda Lead 110 2010 chega forte para brigar com a líder do segmento, a Suzuki Burgman 125, que se tornou a scooter queridinha dos brasileiros. Será que o reinado da Burgman está terminando? É o que pretendo mostrar nos parágrafos abaixo traçando um comparativo entre as duas.

[caption id=“attachment_26389” align=“aligncenter” width=“500” caption=“Suzuki Burgman”]Burgman AN 125 Amarela[/caption]

Antes de mais nada quero apresentar as duas motos cada qual com suas prinicpais características. A Suzuki Burgman está há 4 anos no mercado (ainda sem nenhuma atualização), tem rodas de 10”, é carburada e rende, com seu motor de 125 cc, a potência de 12,3 cv a 7.500 rpm e torque de 1,1 kgf.m a 6.500 rpm. Supera os 100km/h e arranca fácil na frente dos carros no farol.

[caption id=“attachment_26396” align=“aligncenter” width=“500” caption=“Honda Lead”]Honda Lead vermelha[/caption]

Já a Honda Lead tem um motor com menor volume, 108 cc, porém é mais evoluído pois traz injeção eletrônica, refrigeração líquida e catalisador. Sua potência é de 9,2 cv a 7.500 rpm e torque de 0,97 kgf.m a 6.000 rpm. Sua velocidade máxima é de pouco mais de 90km/h. Como tem entreeixos maior que a Burgman, e rodas de 12”, é mais confortável que a concorrente.

Scooter, uma moto para o dia a dia


[caption id=“attachment_26399” align=“aligncenter” width=“500” caption=“Porta-malas da Lead”]Porta mala Lead[/caption]

[caption id=“attachment_26393” align=“aligncenter” width=“500” caption=“Porta-malas da Burgman”]Porta mala burgman[/caption]

A Lead parece uma moto mais pronta para enfrentar o dia a dia por conta das soluções que ela traz. Para abastecer a Burgman é necessário sair da moto e levantar o banco para ter acesso ao bocal do tanque de 7,8 litros. Na Lead o bocal do tanque de 6,5 litros é externo. Inclusive não é porque na Burgman o tanque é maior que sua autonomia também seja pois, por ser caburada e ter mais cavalos, a Burgman bebe mais com um consumo médio de 25 km/litro, contra 33 km/litro na Lead.

[caption id=“attachment_26395” align=“aligncenter” width=“500” caption=“Bocal do Tanque na Lead”]Tanque[/caption]

O comparativo de espaço para a bagagem é até covardia. A Lead dá um show embaixo do seu banco largo, espaço para dois capacetes, um aberto e um fechado, enquanto na Burgman cabe apenas um aberto. Ambos modelos possuem alça para sacolas e porta-luvas no escudo dianteiro, mas aqui o da Burgman é maior.
[caption id=“attachment_26390” align=“aligncenter” width=“500” caption=“Porta-luvas da Burgman”]Porta-luvas Burgman[/caption]

[caption id=“attachment_26398” align=“aligncenter” width=“500” caption=“Porta-luvas da Lead”]Porta luvas Lead[/caption]

Eu já tive uma Burgman e sempre tive problemas com garupa, não canso de falar que a scooter da Suzuki é moto para uma pessoa apenas, e sempre achei isso de todas as scooters do mercado. A Lead traz uma solução simples, bonita e muito funcional. O garupa acomoda seus pés em pedaleiras retráteis, muito mais confortáveis que as cavidades laterais da Burgman. Mas se levar garupa for essencial, leve em cosnideração a maior potência da Burgman, principalmente para subidas.

[caption id=“attachment_26394” align=“aligncenter” width=“500” caption=“Pedaleira retrátil da Lead”]Pedaleira Lead[/caption]

Os dois modelos usam a tradicional configuração de freios, disco na frente e lona atrás. Na Lead o disco é de 190 mm e tambor de 130 mm, na Burgman é um pouco menor, disco de 180mm e tambor de 120 mm. Mas a grande diferença não é essa e sim o sistema CBS (Combined Brake System), lançamento da Honda que aciona o freio dianteiro e traseiro juntos quando o manete do freio traseiro é acionado. Além disso na Lead há também um freio de estacionamento que é acionado por uma trava perto do manete de freio traseiro.

[caption id=“attachment_26392” align=“aligncenter” width=“500” caption=“Disco de freio da Burgman”]Freio Burgman[/caption]

Estou quase perto do fim deste post e me pergunto: “Afinal, qual é a melhor Alessandro?“ Depende. Se você quer desempenho e poder fazer viagens curtas, compre a Burgman. Se estiver procurando por praticidade, design e economia, compre a Lead.
[caption id=“attachment_26400” align=“aligncenter” width=“500” caption=“Painel da Lead”]Painel Honda Lead[/caption]

[caption id=“attachment_26391” align=“aligncenter” width=“500” caption=“Painel da Burgman”]Painel da Suzuki Burgman[/caption]

Existem muitas outras opções de scooter no mercado nacional. Quando optei em escrever esse comparativo, coloquei lado a lado a líder do segmento e o lançamento que realmente pode brigar por consumidores na hora da compra. Dafra Laser 150, Dafra Smart 125, Yamaha Neo 155, entre outras, também são opções a pesquisar na hora da compra.

Fontes | Release oficial da Honda, Release oficial da Suzuki, Teste Webmotors e Teste Revista AutoCar
Fotos | Divulgação

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer saber mais?

Artigos

Artigos relacionados que vão te interessar

Ver mais

+ Deixe um comentário

Comentários

  • 1

    Avatar de Roberto !

    Eu também gostaria que a Neo tivesse "155cc"...

  • 2

    Avatar de Guga !
    Guga | 2 estrelas

    Excelente post! Tem todas as informações pra gente tomar uma decisão acertada. Parabéns!

  • 3

    Avatar de Carlos Braga !

    Estou a procura de uma scooter e este comentário irá me ajudar muito na escolha . Obrigado.

  • 4

    Avatar de Reilson Oliveira !

    valeu pelas informações e detalhes técnicos,para ficar ainda melhor,seria otimo acrecentar o preço médio de mercado;parabens pelo post bem elaborado.

  • 5

    Avatar de AtRisk !
    AtRisk | 2 estrelas

    Estava pensando em comprar uma burgman, mais esse post abalou de vez as minhas intenções. Vou pesquisar mais a respeito da Lead. Obrigado.

  • 6

    Avatar de Gui !
    Gui | 2 estrelas

    Eu tenho uma Lead e minha esposa uma Burgman, a Burgman tem muito mais final e é um pouco mais ágil, apesar de perder na arrancada pra Lead, que é mais macia, maior, mais silenciosa, um espaço sensacional no porta malas e garupa, além de ser mais estável por conta das rodas 12', eu recomendo a Lead

  • 7

    Avatar de Marcelo !

    Gui na realidade a lead tem 12 na dianteire e 10 na traseira...

  • 8

    Avatar de Giovani !

    muito boa a maneira que é explicada , da para realmenter comparar as duas opcões muito obrigado

  • 9

    Avatar de PaulinhoCCC !

    Neo 155?????

  • 10

    Avatar de Campano !

    Rapaz,são dois modelos bacanas p/ o dia-dia na cidade,e deixam a gente 1/2 que confuso na hora da compra.P/ quem quer praticidade,taí..

  • 11

    Avatar de Giovanni T. M. !

    Gente me ajuda. Eu moro em um condominio. E estou na duvida dessas 2. E só vou comprar pra andar no condominio. E eu vou usar muito o transporte de passageiro. E aqui, tem uma decida gigante. e não sei qual é melhor. E outra. A Lead, se eu tiver com um passageiro, numa subida, e ao todo do peso é 120 KG. E eu estou com medo, de eu chegar ir na subidona e a moto tomba pra tras. Alguém ajuda ?

  • 12

    Avatar de Zuza !
    Zuza | 2 estrelas

    Caro Giovanni TM

    Tenho uma HONDA LEAD desde agosto de 2009 e posso afirmar que é uma exelente Scooter

    Roda dianteira de 12 polegadas (mais estabilidade) Injeção eletrônica (melhor resposta na aceleração) 37 KM com 1 litro gas (mais ecônomica) Compartimento para 02 capacetes (mais espaço para transportar pequenos objetos) Freio de mão (auxilia quando necessitar estacionar a moto em declives ou aclives)

    Qualquer moto abaixo de 200 cilindradas perde muito o rendimento com garupa. Então neste caso Lead, Burgman ou qualquer outra não fará diferença. Neste caso acho que depende da habilidade do piloto.

    Espero ter ajudado.

    Abraço Zuza

  • 13

    Avatar de diogo !
    diogo | 2 estrelas

    achei inferior a burggman -e mais fraca em cc, e torque. Porque lançar algo a sim?

  • 14

    Avatar de roberto !

    Tenho a lead e ja andei muito na burgman. Prefiro a lead apesar do motor menor, justamente por causa do acabamento e da mecanica melhor. E por ela ser cvt topa subidona numa boa com garupa e tudo. No test drive a primeira coisa que eu fiz foi fazer este teste. Quanto mais devagar ela está mais torque ela tem.

  • 15

    Avatar de Anderson !

    Vendi minha burgman a dias por necessidade, gostei muito de sua praticidade. instalei um baú para melhorar sua capacidade e guardar o capacete, Com isso fazia pequenas compras que cabiam perfeitamente nela. A parte plana central (piso) também é ótimo para transpotar uma mochila ou algo pequeno. Pretendo comprar outra logo, vou estudar qual fara minha cabeça Burgman ou Lead. A Burgman conheço, já a Lead não. Essa segunda me parece mais atualizada.

  • 16

    Avatar de Nina !
    Nina | 2 estrelas

    Tenho uma Burgman há 1 ano e meio e sou apaixonada por ela. Gostei muito da sua reportagem. Em relação ao reinado da Burgman creio não será acabado por causa da Lead. Já estou esperando o novo lançamento da Burgman 2011 para garantir a minha. Abraços. Nina

  • 17

    Avatar de fernanda !

    OLÁ,amigos estou esperando o lançamento da nova scooter da suzuki 2011 já injeção e vou adorar ter uma. obrigada a todos

  • 18

    Avatar de PALMIRA G !

    EU AMO MINHA BURGMAN 125 2008

  • 19

    Avatar de Vendedor Harley-Davidson !

    Estou pensando seriamente em comprar um scooter até o final dessa semana e estou balançando pela Lead justamente pelo conforto do garupa e pelo fato de ser injetada. Parabéns pelo post.

  • 20

    Avatar de elaine !
    elaine | 2 estrelas

    tive uma burgman durante 4 anos amava mas era um transtorna na hora de guardar o capacete... vendi a uma semana e estou seriamente pensando em comprar uma lead estava meio em duvida , mas perante esses comentarios... ja resolvi vou de lead brigaduuu

  • 21

    Avatar de Elson !
    Elson | 2 estrelas

    Ola pessoal, tenho uma BURGMAN 2009 e apesar de ser carburada e ter o porta malas menor que o da LEAD, voces esqueceram um detalhe FUNDAMENTAL no qual decidi pela BURGMAN: ELA TEM PARTIDA ELETRICA e a PEDAL, pois se tiver alguma pane eletrica nessas motos, no caso da burgman eu posso dar partida pelo PEDAL( ja que as duas tem que estar com o motor funcionando para engatar as marchas)já na LEAD voce fica na estrada mesmo pois ela nao pega NEM EMPURRANDO!!! A BURGAMN 2011 VEM AI COM MAIS MELHORIAS!!! ABRACO A TODOS.

  • 22

    Avatar de Shirley !

    Meu esposo me deu de presente de aniversário uma Lead 2010. A-do-rei!!! Foi um dos melhores presentes que ganhei na minha vida! Ela é estável, super confortável, uma delícia de piltar... além de linda. Simplesmente amei!!!

  • 23

    Avatar de edjalma sorocaba !

    acabei de comprar 1 para trabalhar muito boa fiquei de cara espaco muito bom muito contente

  • 24

    Avatar de Andre !
    Andre | 2 estrelas

    tenho uma lead a 07 meses e apenas tenho elogios.... testei a burgman na época e realmete não se compara a qualidade e praticidade da lead. O espaço é absurdo.. e amis são 110 cc.. mas muito bem resolvida.... excelente...

  • 25

    Avatar de EDU !
    EDU | 2 estrelas

    Comprei uma burgman, ando pouco, e é infernal a carburação, vive entupindo, fui avisado antes pelo proprio vendedor, mesmo assim comprei, de 15 em 15 dias está na concessionaria. VENDI, ALELUIA, sem injeção nunca mais. Honda é Honda.

  • 26

    Avatar de PAULO F. TABOSA !

    BOA TARDE. ACREDITO QUE ESTÃO PUCHANDO O SACO DA HONDA. POIS NÃO FOI MOSTRADO UM COMPARATIVO DE CONSUMO DE COMBUSTIVEL, NEM A DIFERENÇA DE PREÇO DE UMA PARA OUTRA.

  • 27

    Avatar de Nilson Martinho !

    Olá, excelente post! Tenho uma Burgman 125 ano 2008, uma delícia. Passei a ir trabalhar com ela tamanha a praticidade e agilidade. Sai na frente de todo mundo e tem uma boa potência. Já fui duas vezes ao litoral com ela, em problemas. Em relação à Lead um amigo comentou, seria interessante alguém validar, que a Lead não pode rodar na estrada por não ultrapassar os 90Km/hs. Não me arrependo de tê-la escolhido.

  • 28

    Avatar de carlos eduardo lourenco adriao !

    Tenho uma burgman desde dez/07.Sou motociclista a mais de 30 anos e vivo me surpreendendo com essa pequena notavel.Ja rodei mais de 23000km e faco compras constantemente,tais como 6 packs de refrigerantes,2 sacos de 20 kg de laranjas,etc.Isto tudo somados aos meus 100kg,e nao costumo andar devagar(eu corria de moto cross) mesmo carregado.Ate hoje so troquei pneu,lonas e pastilhas de freio.O que tenho a dizer dessa motinha?charmosa,duravel,confiavel,pau pra toda obra.Ja penso em comprar o novo modelo esperando que mantenham o assoalho plano iqual ao atual.

  • 29

    Avatar de Freitas !

    Olá pessoal, realmente as duas são as melhores opções. No meu caso vou optar pela honda, vou usar só para trabalho, rodar mais ou menos 80km por dia. Consultei muito as duas motos, o que tem de ruim na lead é a ausência do pedal lateral para parada, é um absurdo uma moto não ter de série isso, porém aproivei para colocar logo na compra. Tirando isso, com certeza ela ganha de sobra nos outros quesitos, injeção, espaço para bagagem, estilo, ecômomia e o pós venda honda com certeza é muito melhor que suzuki. Como a burgman reinou absoluta todo esse tempo, nçao trouxe novidades e agora vai ter que se apressar, pois essa lead vai chegar junto com certeza. Seja qual for sua escolha, espero que seja muito feliz.

    Abraços!!!

  • 30

    Avatar de Kleber de Almeida e Silva !

    tenho uma lead até o momento não me arependi de ter comprado,cada dia que passa supera minhas espectativas,tambem uns dos motivos da compra foi o financiamento da lead,pois o preço financiado era o mesmo do peço a vista,para revenda seria muito bom não perderia tanto,já a burgmam o financiamento era muito auto em comparação a lead.

  • 31

    Avatar de Paulo Sergio !

    Eu estou há duas semanas ja com dinheiro para comprar uma das duas, estava bastante indeciso ate que optei pela Burgman, mas fui procurar agora a moto para comprar e está bem difícil achar ela modelo 09/10... pesquisei em todas as consecionarias e na unica que eu achei eles estao pedindo um preço um pouco acima do sugerido.. outro ponto importante é que a vendedora me disse que o modelo 2011 da Burgman só sai em julho/11.. como a Lead sempre me agradou muito tambem (por isso a duvida) vou com ela mas estarei totalmente aberto á nova Burg ano que vem. vamos ver!

  • 32

    Avatar de manoel alves !

    Burgman 2011 somente em julho de 2011? Tá louco? Estou esperando para outubro de 2010!

  • 33

    Avatar de Ivan !
    Ivan | 2 estrelas

    Alguém ja percebeu o quanto estão "fumando" os motores honda de alguns anos pra ca. Ja tive Honda e é uma boa moto, porém apenas no Brasil ela lidera o mercado, e aina assim por causa da CG.Depois que comprei motos Suzuki, esqueci definitivamente a Honda. Quanto ao comparativo, me parece incompleto e tendencioso, esquecer de mencionar o "detalhe" da partida a pedal demonstra isso. Tenho uma Burgman e só troco o óleo, para a proposta dela é uma ótima moto, claro que tem ítens que podem ser melhorados e espero que a Suzuki faça isso.

  • 34

    Avatar de antonio manchon !

    todos os comentarios sao importantes no entanto o principal e aquilo que nos precisamos. Se vc puder comprar uma suzuki por um valor menor que o da honda,otimo. Ambas sao equivalentes. Se por acaso vc precisar carregar algo,a burgman suzukii e melhor pois possui o acoalho reto , ponto vantajoso , ja a lead possui compartimento fechado para 2 capacetes ou materiais em volume equivalente. Penso que a melhor situacao e comprar ou uma ou outra, usada de alguem bem cuidadoso e se possivel com baixa quilometragemm. So para terminar a lead da honda nao possuir partida a pedal,no futuro trara dores de cabeca . Antonio manchon

  • 35

    Avatar de Alexandre !

    Estou querendo comprar uma lead mas estou um pouco confuso gostaria de saber de quem ja tem uma se ela é boa para o dia a dia trabalhar etc. se é economica e só pode andar na cidade , não pode pegar pista...obrigado

  • 36

    Avatar de Anderson !

    Gostaria de saber se a led roda na estrada? se posso comprar contando com garupa? mais utilização para o dia a dia. obrigado

  • 37

    Avatar de Ricardo Nascimento !

    Tenho uma Burgman 2007 com 18000km e nunca me deu problema nenhum. Só troca de oleo, filtros, lona de freio, pastilha de freio e pneu. Só troco minha Burgman 125 por outra burgman.

  • 38

    Avatar de coelho !
    coelho | 2 estrelas

    FECHO COM O COMENTÁRIO DO ELSON,BURGMAN TEM PARTIDA PEDAL E ELÉTRICA, QUANDO ELA FICOU SEM PARTIDA ELÉTRICA E USEI O PEDAL E DEU CERTO .JÁ TIVE UMA BURGMAN 2007 E HOJE TENHO UMA 2008 E AGORA QUERO UMA 2011, QUANTO AO ASSENTO A BURGMAN É MAIS CONFORTAVEL POIS JÁ FIZ O TESTE NA LED .....e uso a burgman para trabalho tdo dia com as duas burgmans soman 4 anos de uso.

  • 39

    Avatar de Eduardo Monteiro !

    Olá pessoal, eu só quero sabe de uma coisa, quando data e mês que vai ser o Lançamento da Burgman 2011 com injeção eeltronica, sera que ela vem mesmo....? Alguem sabe a Data?

  • 40

    Avatar de Frotter !

    É justamente minha dúvida, comprar um ou outro modelo. Gostei muito do Led porém tenho que pegar todo dia 6 Km de Via Anchieta e pela legislação não posso fzer isto com a Honda

Comentar

Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

Publicidade

Seções

Caterham

WSL Weblogs SL