Vai comprar sua primeira moto? Que tal uma Scooter?

33 comentários

Divulgação

Vespa GTS.

Iniciei no motociclismo do mesmo jeito que muita gente que eu conheço, com a moto de amigos. A vontade de ter uma moto sempre existiu, porém quando ainda morava com meus pais, o português lá de casa sempre impediu que um dos seus 3 filhos tivesse uma (hoje os três têm).

Depois vem casamento, casa, filhos, ou seja, aquele sonho de ter uma moto vai sendo adiado pois colocam na sua cabeça que é algo secundário.

Um dia chuvoso de São Paulo fez com que eu demorasse quase 4 horas para cumprir os 20 km que separavam minha casa do trabalho. Pronto, tinha a desculpa perfeita para comprar uma moto.

Durante o processo de pesquisa de qual moto comprar, comecei a olhar com outros olhos para o segmento das scooters. Motos que permitem a posição de pilotagem sentada e com os pés apoiados no piso sem a necessidade de usar os pés para a troca de marchas, pois são dotadas de com câmbio automático (CVT).

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, é necessário sim estar habilitado da Carteira Nacional de Habilitação (categoria “A”) e ter mais de 18 anos para conduzir uma.

Para quem gosta de moto sabe o quanto é prazeroso “cambiar”, e a ideia de ter uma moto automática me dava calafrios. Mas pontos importantes para mim à época fizeram com que a scooter fosse a opção mais viável.

A scooter é uma moto prática, fácil de pilotar, bonita, não muito visada para roubo e principalmente barata. O único ponto contra era o tamanho do aro das rodas do modelo pelo qual me interessei, pequenas para a buraqueira do asfalto de São Paulo.

Quatro dias depois de uma visita a uma concessionária Suzuki minha Burgman An 125 estava estacionada na garagem. Depois que comecei a rodar com a moto tive a impressão de que do dia para a noite as ruas haviam sido infestadas de scooters.

Divulgação

Suzuki Burgman AN 125.

Mulheres, executivos, estudantes... percebi que pessoas que não imaginavam usar motos no seu dia a dia, estavam utilizando a scooter para deslocamentos na cidade.

No Brasil a primeira fábrica de veículos fabricou uma scooter. Foi a Lambretta do Brasil S/A (antes mesmo da indústria automobilística). Fundada em 1955, no bairro da Lapa, em São Paulo, a empresa aproveitou o sucesso mundial da scooter (a Vespa da Piaggio), na década de 50.

Em tempos mais recentes, coisa de uma década atrás, o mercado oferecia apenas importadas como a Peugeot Speedfight, entre outras. Nessa época manutenção cara era um sinônimo de scooter.

Divulgação

Peugeot Speedfight.

O tempo passou e em 2004 ela voltou aos holofotes com a vinda da Suzuki Burgman An 125 e Sundown Future 125, a Yamaha percebendo o grande interesse lançou a NEO CVT 115 em 2007, e em 2008 a DAFRA chegou ao mercado com a Laser 150.

Divulgação

Sundown Future 125.

Divulgação

Dafra Laser 150.

Divulgação

Yamaha Neo 115.

Neste ano de 2009 temos duas estreantes, a Drafra Smart 125 e a Honda Lead 110 (ambas injetadas).

Divulgação

Dafra Smart 125.

Divulgação

Honda Lead 110.

Além dessas mais conhecidas o mercado está abastecido de várias marcas “xing-ling”. Algumas com certa qualidade, outras nem tanto. Há de se separar o joio do trigo.

Há também opções elétricas, de três rodas (duas na frente e uma atrás), no melhor estilo retrô, de 50 a 650 cilindradas e, logo logo, chegam as movidas a hidrogênio (estou escrevendo um artigo sobre isso, aguardem).

Divulgação

Piaggio MP3 400.

Divulgação

Ion V Retrô.

O mercado cresce rapidamente, e boa parte do crescimento do segmento de motos vem daí. Basta ver os números: de 2006 a 2008 o mercado de scooter teve um crescimento de 96,7%. No mesmo período o mercado total de motos (pequenas, médias, grandes e scooter) cresceu 49,6%.

Acredito que a scooter não chegue a ter o sucesso que tem na europa. Talvez se a legislação brasileira fosse igual a alguns países da lá, onde para pilotar uma scooter basta ter habilitação de carro, com certeza ela se popularizaria muito rápido.

Divulgação

Scooter elétrica S 800.

Mesmo achando que daqui uns 3 ou 4 anos o mercado vai estar saturado, a scooter é, na minha opinião, a melhor escolha para entrar no mundo das duas rodas.

Alguns leitores devem estar se perguntando, mas e a Biz, a Win, a Zig... bem essas são da categoria Cub, que falo em outro post.

Fontes | Wikipedia, Scooter Clube, Estadão e Revista Retrô

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer saber mais?

Artigos

Artigos relacionados que vão te interessar

Ver mais

+ Deixe um comentário

Comentários

  • 1

    Avatar de Henrique Alves !

    Eu me amarro na Burgman 400, acho ela muito maneira. A Piaggio MP3 de perto assusta mais, até mesmo pelo fato de ela não ter descanso (estava estacionada num churrascaria em bairro nobre...). Eu quero ter uma scooter no futuro, mas por enquanto, só mesmo uma bicicleta de 48cc....

  • 2

    Avatar de Anselmo Coyote !

    Muito abrangente o artigo. Bom mesmo. Essa Vespa GTS é bonita pacas. Eu não a conhecia. Abs.

  • 3

    Avatar de Fernanda Trovio !

    Ando realmente vendo bastante mulher andando de scooter, principalmente na Burgman 125. Também sofro bastante com o trânsito de São Paulo. Já havia pensado em comprar uma para mim, lendo essa matéria agora, acho que me decidi em ter uma. Só falta a coragem de tirar a carta agora. hehe.

  • 4

    Avatar de Rianov !
    Rianov | 2 estrelas

    Esteticamente gostei muito da Peugeot Speedfight.

  • 5

    Avatar de Felipe Maciel !

    Eu ia comentar exatamente o mesmo que disse o Rian. Essa Peugeot é bonitona...

  • 6

    Avatar de Alessandro Temperini !

    Essa Peugeot da foto é a StreetFighter 2. Uma evolução da StreetFighter original. Há modelos 2009/2010 à venda, mas o preço é bem salgado, equipara-se a uma Piaggio (italiana com a melhor reputação do mercado).

    Henrique, hoje já troquei minha burgman por uma custom, mas quase peguei uma Burgman 400, desisti depois de pilotar a de um amigo. (não gostei de fazer curva com a moto).

    Abraços.

  • 7

    Avatar de Francesco !

    Quando estava em Sao Paulo faz um ano, eu tinha uma Suzuki Burgmann 125 tambem. Achei a melhor escolha entre os scooters pequenos.

    Nao acho que o mercado vai saturar em breve, vai ter muito mais oferta e muito mais modelos para frente, um segmento em franca expansao.

  • 8

    Avatar de willians !

    Tenho uma Dafra Lazer 150, ela tem um problema sério no escapamento, faz muito barulho pois é feito com arrebites que soltam e ficam vibrando além da carenagem que vai se soltando e somamndo mais barulho, mas gostei muito pois é grande e não me sinto gigante nela, vi uma scooter na rua com a marca Chrysler e gostei muito do visual mas não consigo encontrá-la para adiquirir uma.

  • 9

    Avatar de cassio !
    cassio | 2 estrelas

    Eu comecei com a escolha errada, a Sundown Future. Comprei porque as rodas eram maiores. Depois de um certo tempo a moto faz muito barulho e chega a quebrar a carenagem em algus pontos por conta da vibração.

    A revenda é ruim, mas consegui vender e comprar uma Burgman 125. 10 a 0 na sundown.

  • 10

    Avatar de Alex "Fazendeiro" !

    EAe muito bom post. parabens pela aquisição!!

    seu post foi linkado no site do SCB.

    []´s

  • 11

    Avatar de Alessandro Temperini !

    Alex, não encontrei o link no site do SCB, você poderia passar para mim?

    Abraços Alessandro

  • Respondendo a #11:
  • 27

    !
    | 1 estrelas

    http://www.scooterclube.com.br/

    Veja lá. Acabei de encontrar.

  • 12

    Avatar de FRANK SINATRA SOUZA !

    eu nunca vi nada tão ruim quanto essa dafra laser 150 o escape desmonta é montado com rebites a carenagem nem se fala quebra so com o vento e trepidação é muito ruim mesmo estou na just~ça desde março com audiencia marcada para maio de 2010 oo atendimento nas oficinas e revendas é terrivel!!! quer ter problemas? compre uma e durma com uma bronca dessa!!!

  • 13

    Avatar de Ernesto Bezerra !

    Olá amigos, possuo uma Harley Davidson e optei por segunda moto uma scooter Kenos 150cc, que está me dando muita satisfação. Não encontrei até hoje nenhum problema a não er o escapamento que é o mesmo da dafra, future, haobao, etc. O fato de afrouxar os rebites é muito sério mesmo, mas eu resolví o problema colocando parafusos de rosca ligeira com arruelas de pressão. Ficou simplesmente ótimo e até agora não fez mais barulho. Abraço a todos, espero ter ajudado. Ernesto.

  • 14

    Avatar de rod !
    rod | 2 estrelas

    gostaria da opiniao dos amigos... qual a melhor scooter smart ou scooter suzuki.?

  • 15

    Avatar de Alessandro !

    Rod, eu ainda não rodei em uma Dafra Smart, mas pelo que ando lendo parece ser uma opção melhor que a Burgman pois a Smart é injetada enquanto a Burgman continua sendo carburada.

    Algumas pessoas não acreditam na Smart por ser da Dafra, uma empresa nova no mercado. O medo dos consumidores de não encontrarem peças de reposição deixa a Smart com certa desvantagem, mas eu não acredito nisso.

    Se você está com ambas opções na cabeça, coloque mais uma. A Honda Lead também é uma ótima opção. Tem uma cilindrada um pouco menor, mas é injetada e tem alguns itens importantes que as outras duas não tem.

    Abraços

  • 16

    Avatar de odair saores !

    ola gostaria de saber alguma informação da jonny 250 atlantic onde tem uma revenda em são paulo!!

  • 17

    Avatar de michael !

    estou pensando em compra uma smart 125 da dafra é uma boa scooter, é melhor que a laser?

  • 18

    Avatar de Cozin !
    Cozin | 2 estrelas

    Olá amigos, possuo uma Lead 110 espetacular! Anda bem, arranca na frente de todas as outras... motoboys ficam loucos na arrancada do semáforo, mas 125cc não pega.

    Ponto negativo a roda é pequena, mas já é melhor que a burgman que é 10" nas duas. A lead é 12" na frente e 10" atrás.

    Consumo média de 33,5kml. To trocando o óleo dela conforme recomendado de 1000 em 1000. E rodo muito, 1500km por mês. Tenho pego um trecho de BR, mas aqui em Curitiba, Br que contorna a Cidade acaba dando a média de 80 por hr mesmo. A lEad tem limitador de velocida a 85km. Estou bem satisfeito com ela.

    Alguem sabe se a Honda ou alguma outra marca tem idéia de trazer uma scooter 200 ou 250cc? Penso que é um salto muito grande de valor sair de uma Lead 110 para uma Burgman 400cc.

  • 19

    Avatar de falou !
    falou | 2 estrelas

    tenho uma dafra 125cc ja tem uns 1800 km o unico problema que deu foi de bateria mas foi resolvido no outro mesmo nao tendo bateria disponivel na autorizada fora isso e muita boa estou satisfeito . a velocidade maxima e de 90km na real e uma boa pedida pra quem numca teve moto .

  • 20

    Avatar de Luiz Adriano !

    Hoje estou analisando alguns comentários dos amigos e me vejo quando procurava minha primeira scooter. Apesar de ter 1,80, sempre gostei das mtonetas. Assim, minha primeira aquisição foi uma C100 BIZ. Gostei muito da praticidade do baú sobn o banco. Porém, deixava a desejar na velocidade. Passado algum tempo, nova procura, surje a NEO115. Achei muito melhor. Câmbio CVT, muito mais prática, sem comparação com a BIZ. No início deste ano, novamente senti a necessidade de novo transporte pequeno. Lá vou eu na busca de uma nova scooter. Pelo menos isto já estava definido para mim. Não sendo scooter, nem se conversa mais. Saí na procura. A lazer 150 se mostrava bonita, robusta, porém os comentários achados em inúmeros locais, fizeram com que sua beleza aparente ficasse só na imaginação de um dia ter uma. Fui então avaliar uma Future 125. Gostosa de andar, bonita e também mais robusta. Novas buscas aos que manjavam da maquininha, me fizeram desistir. Era muita reclamação para pouca coisa a oferecer. Acho então uma Burgman 125 para venda. Usada ano 2007. Saí dar uma voltas com ela. No início, pelo meu tamanho, fiquei até sem jeito, imaginando que todos estavam me olhando. Ele representa ser pequenina devido as rodas 10". Mais foi show de bola andar na bichina. Adorei e passei a tratar de preço com esse amigo. Em meio a tais conversações, ele dizendo que estava para acabar um curso que estava fazendo fora, logo me venderia a motoneta. ocorre que surje o lançamento da Lead 110. Achei bonita. Baú com lugar para dois capacetes. Design também bonita. Fui então a concessionária Honda fazer um Test Drive. Peguei os mesmos caminhos que havia feito com a Burgman 125, inclusive um bom trecho de asfalto para dar uma "esticada". Até gostosa de andar, porém uma pata e mais desconfortável que a Burgman 125. Não titubeei... estava com a minha burguinha até hoje. Era maravilhosa e encarava boa velocidade tranquilamente, andando entre 100 e 110 km/h. Mas como tudo deve avançar, após muitas pesquisas, estudos, orçamentos, amanhã pela manhã vou buscar minha nova aquisição. É pessoal... comprei uma máquina chamada por muitos de lambretão. Mas fazer o que, se acho que nascemos um para o outro. Me sentia melhor na minha burquinha do que com minha camionete. Imagino agora como será pilotar minha burgona!!! Comprei uma Burgman 400 ano 2008. Antes de investir a grana nela, pesquisei muito, troquei muitas idéias, ou melhor, indaguei muito a respeito e cheguei ao ponto desejado. Agora, só o que posso dizer a todos é que talvez na próxima aparição por aqui, possa lhes dizer como está sendo andar naquele avião. O que posso fazer, não é mesmo? Simplesmente adoro essas bichonas sobre rodas. E acho que nem conseguirei dormir esta noite. Abração a todos e boa sorte nos negócios e nas suas escolhas.

  • 21

    Avatar de Fernando Macedo !

    Caras, tbm estou atras da minnha primeira moto e ja pesquisei algumas, tais como a Laser(fora de questão), a burgman (boa opção, porem carburada), Yamaha Neo(ñ gostei da aparencia)e, finalmente a Honda Lead, que foi a que eu achei melhor. Estava convencido a comprar a Lead, qdo me deparo com a scooter mais bonita q eu ja tinha visto: a kasinski Prima 150!! Agora estou com uma cruel dúvida: Honda Lead (comprovadamente ótima) ou Kasinski Prima 150 (Linda, Linda, Linda) Gostaria de saber se alguem ja adquiriu ou sabe se a Prima 150 presta.

  • 22

    Avatar de Bruno Simi !

    Estou pesquisando para adquirir minha primeira scooter. Como tenho mais de 1,80 estou entre a Lead e a Sundown Future Sport. A honda é muito mais nome, isso n tem nem comparação, mas o design dela deixou a desejar. Já a Sundown é lindo comparada a qualquer Scooter de marcas mais comuns(Suzuki, Honda, Yamaha e Dafra) alem disso tem um motor de 125cc, que acredito que n deixa a desejar com o da Lead. A Yamaha descartei devido ao meu tamanha e ela n parece uma scooter. Gostaria de saber de vocês que já tem conhecimento de longo tempo. Devo dar um chance para Sundown future sport (Que é linda) ou comprar uma tradicional que todos conhecemos e sabemos da qualidade? Isso para trabalhar e andar na cidade. Um forte abraço a todos

  • 23

    Avatar de Karen Zampieri !

    Olá não entendo absolutamente nada de motos por isso preciso de ajuda pra decidir qual q melhor opção. Minha necessidade é de rapidez de deslocamento pra afzer trechos curtos dentro da cidade ou no máximo 120km, gostaria de conseguir levar ao menos uma muda de roupas quando necessito me deslocar. E busco claro o fator principal que é economia e certa segurança se é que é possível isso com uma moto. Agradeço se puder me dar umas dicas. Att.Karen Zampieri

  • 24

    Avatar de samir !
    samir | 2 estrelas

    Olá, alguém saberia me dizer qual a marca do capacete (preto com detalhe em laranjado) que a menina está usando na foto da Dafra Smart 125?

  • 25

    !
    | 1 estrelas

    ola procuro com urgência peças para minha scooter peugeot speedfight, preciso de um cabo do velocimetro, as lentes de pisca dianteiras e traseiro do lado direito !! se alguem tiver ou soubera a onde encontro ficaria muito grato... segue email pra contato---> pedro_dezorzi@hotmail.com

  • 26

    !
    | 1 estrelas

    Estou enfim entrando pro mundo das duas rodas e fiquei com muitas dúvidas se compraria uma scooter ou uma moto convencional. Acabo de optar por uma scooter, uma Honda PCX. Espero gostar, como é a primeira, não tenho parâmetro para comparar e na verdade nem habilitação - estou providenciando isso agora. Não havia test drive onde comprei. Pelo que já li parece esperta. Como não pretendo pegar estrada ou trânsito mais pesado e a finalidade é a locomoção de pequeno percurso ou passeio de fim de semana.... Na verdade estou meio "apaixonado" pela novidade. Sei que existem grupos que fazem passeios nos fins de semana e se alguém souber de algum, por favor deixe o link. Em grupo, parece ser mais seguro sair por ai, mesmo em estradas.

    -- editado pela última vez às 16:49

  • 28

    !
    | 1 estrelas

    Eu gostaria de saber qual a melhor scooter dentre estas duas marcas, e se é difícil encontra peças para a manuteção de ambas: Sundown Future 125 GAS- ano 2008 ou Kasinsk Prima 150- ano 2013

  • 29

    !
    | 1 estrelas

    quero comprar uma escootr usada se alguem souber mas de rio grande rgs

Comentar

Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

Publicidade

Seções

Caterham

Crash test

WSL Weblogs SL