Yamaha Neo CVT 2010

34 comentários

Há algum tempo atrás eu estava conversando com o Rian, editor aqui do Motorpasión, e ele me contou que estava interessado em um veículo de duas rodas e que, depois de uma certa busca, acreditava que a Yamaha Neo era uma boa opção para ele.

A Neo aparece pouco na mídia especializada quando há comparativos entre scooters, até porque, seu visual lembra mais uma Cub do que uma scooter, mas ela é uma scooter pois sua posição de pilotagem é sentada, e não montada, tem câmbio automático e freio traseiro acionado na manopla esquerda.

Como toda scooter a Yamaha Neo é um veículo para os deslocamentos do dia a dia com praticidade, conforto, segurança e economia. O modelo underbone 2010 traz grafismos totalmente novos e a mudança da cor “azul Yamaha” para um tom mais escuro. Outras pequenas mudanças, que visaram maior segurança e menores emissões, distinguem a versão 2010 dos anos anteriores.

Na dianteira, os faróis com lentes lisas em policarbonato em conjunto com os multirefletores agora receberam um tratamento na cor azul. O painel de instrumentos oferece todas as informações bem a vista com velocímetro, hodômetro total, marcador do nível de combustível, luzes espia de indicadores de direção, farol alto e a nova luz espia do corte de combustível.

O design da Neo traz a inegável inspiração nos modelos da linha “R” da Yamaha e as laterais tem um visual de uma estrutura perimetral. Essas características transmitem ao modelo um estilo bastante arrojado.

No escudo dianteiro há dois porta objetos e um gancho com capacidade de carga de 1 quilo e, sob o assento, um compartimento com capacidade de 17 litros com a abertura feita pela chave do contato.

O chassi underbone é formado por aço tubular. Ele foi elaborado para atingir preceitos como: grande resistência, leveza e baixo centro de gravidade. Essa estrutura, combinada com as rodas de 16 polegadas (únicas no segmento), gera maior rigidez ao conjunto, assim como oferece uma melhor ciclística.

A moto é calçada com pneus voltados para o asfalto de 70/90 na dianteira e 80/90 na roda traseira. Para parar, conta com freio a disco com 220 mm de diâmetro, com pinça com pistões duplos na frente e tambor de 130 mm de diâmetro com sapatas auto-ajustáveis na parte traseira.

Com entreeixos de 1.280 mm, a estabilidade e a dirigibilidade da Yamaha é garantida. O resultado positivo deste item também pode ser atribuído ao ângulo de cáster de 25º e ao trail de 112 mm. Estes dois números têm como conseqüência uma fácil maneabilidade e segurança.

A suspensão dianteira é composta por um garfo telescópico com 90 mm de curso, na traseira, a scooter conta com braço oscilante composto por dois amortecedores de 75 mm de curso.

Para andar basta acelerar e frear, graças a transmissão totalmente automática do tipo CVT (Transmissão Variável Contínua). Ela funciona por intermédio de uma correia em “V” de longa vida que proporciona uma combinação de relações perfeitas tornando a rodagem mais confortável e agradável, sem trancos, ruídos e sujeira.

O motor é um monocilíndrico de quatro tempos e 114cc, OHC (Over Head Camshaft) de arrefecimento forçado a ar, que desenvolve 8,3 cv a 8.000 rpm e 0,80 kgf.m de torque a 7.000 rpm, além de Sistema de Indução de Ar e catalisador.

A alimentação deste propulsor é feita por um carburador Mikuni com afogador eletrônico. Os principais méritos desse propulsor estão no torque disponível a baixas e médias velocidades, que se traduz por acelerações crescentes e constantes.

A Neo CVT 2010 chega com sensor de temperatura com afogador eletrônico, acionamento do carburador por dois cabos, lâmpada de aviso do corte de combustível, um novo CDI de maior capacidade e nova configuração, amortecedores mais robustos, grafismo diferenciado. Seu preço público sugerido é de R$ 6.030,00 e está disponível nas cores: preta, prata e azul.

Uma recado ao Rian: se ainda tinha alguma dúvida sobre a Yamaha Neo, espero que este artigo tenha sanado todas elas e espero te ver sobre duas rodas logo logo.

Confiram abaixo uma galeria de imagens, clique nas fotos para ampliá-las:

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Fonte | Assessoria de Imprensa da Yamaha
Fotos | Divulgação

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Comentários

  • 1

    Avatar de bruna !
    bruna | 2 estrelas

    que isso e demais

  • 2

    Avatar de Priscilla !

    Há cinco meses parei a minha Neo na garagem e não tenho reclamações. Além do design surpreendente, é economica, muito estável e confortável. Inicialmente a Burgman me chamou a atenção, mas após algumas pesquisas percebi muitos pontos negativos e a Neo saiu na frente, não me arrependi!

  • 3

    Avatar de Júlio Cézar Lee !

    Podem comprar sem medo gente! Eu me desloco da cidade de Macaé até São Gonçalo numa boa!!! E ando como "gente grande"(pessoas com motos igual ou superior a 125cc)numa média de 90 a 100km! Estou maravilhado com ela(que é da minha filha rsrrsr) Parabéns à montadora!!! Não é à toa que ela ganhou prémios de seu segmento!

  • 4

    Avatar de MARY BUENO !

    EU TENHO UMA NEO 2010........ESTOU MARAVILHADA!!!! ELA É PERFEITA!!!! LINDA...TDO DE BOM.E O MELHOR...AUTOMATICA! PARABÉNS!!!!

  • 5

    Avatar de Renata Medeiros Dos Santos !

    Estou encantada com o modelos da Neo principalmente a azul... so queria saber até quanto de peso ela suporta entre 2 pessoas?

  • 6

    Avatar de marcelo !

    com sou um meçanico ela me surpriendeu pois eu tenho uma

  • 7

    Avatar de Clênio e Mônica !

    Compramos a nossa essa semana , ela é perfeita ... LINDA ... tenho certeza que fizemos um ótimo negócio.

  • 8

    Avatar de Paulo Maia !

    Neo motinha valente, comprei a minha a 15 dias, uma preta modelo 2010, sem contar que é uma moto extremamente bonita, antes de comprar a mesma procurei obter informações em diversos sites para saber a opinião dos usuarios do modelo, e fui surpreendido, ACONSELHO a compra, moto sem muitos ruidos, boa nas subidas e restas, forte, e não decepciona com alguem na garupa não, a unica coisa que não me agradou totalmente foi o consumo, creio que um pouco alto para as cilindradas, em media 30 km por litro, poderia ser mais! Fora isso so elogios, aconselho. Abraços!

  • 9

    Avatar de odirlei oqueira cabral !

    Demais esta neo ela chama muito atencao onde eu passo.valeu! yamaha

  • 10

    Avatar de Delaino !

    A mais bonita da categoria,freia bem,ótima pra andar na chuva,bom bagageiro interno,fácil de pilotar,ótima pro trânsito... Ponto fraco: Ruim de arrancada,suspensão traseira e não é econômica. Ouseja,muito mais vantagens do q desvantagens,vale cada centavo.

  • 11

    Avatar de SUZANE TAVARES !

    OLÁ PESSOAL!!!!!

    TENHO UMA NEO 2010 A 5 MESES 2200KM RODADOS. ELA É OTIMA ADOREI A COMPRA FIQUEI NA DUVIDA QUANDO FUI COMPRAR POREM NÃO ME ARREPENDO NEM UM POUCO A MINHA É UMA PRETA. GOSTO MUITO DELA E COMO SOU UM POUCO MEDROSA ACHEI ELA MUITO FACIL DE CONDUZIR. QUERO PARABENIZAR A MONTADORA. POIS ELA É MUITO PRATICA.!!!! E AINDA POR CIMA É MUITO LINDAAAAA!!!

  • 12

    Avatar de dalila !
    dalila | 2 estrelas

    estou querendo comprar uma scooter mas estou em dúvida entre a lead e a neo, gostaria de opiniões a respeito das duas???

  • 13

    Avatar de Priscilla !

    Para Dalila.

    A moto é para vc, então aconselho que vá na Honda e na Yamaha e faça um teste, pois nada melhor do que sentir a moto para saber. Eu tenho uma Neo há 8 meses e não tenho do que reclamar. Mas antes de eu comprar fui na Honda, Yamaha e Suzuk para escolher melhor. Li vários blogs e matéria em revistas entendidas do assunto e minha escolha foi a Neom por vários motivos. Na época a Lead tinha acabado de ser lançada. Primeiramente eu gosto da Honda, meu pai teve várias, mas o problema é o alto índice de roubo, afinal a peça de uma moto serve em vários outros modelos. Outro ponto desfavorável são as rodinhas pequenas, são ruins tanto para buracos (pra cair é fácil)e tb para garupa, com duas pessoas parece que a moto está no chão. Achei a lead mto cara pra uma scooter. Já a Neo vi mtos pontos positivos, como as rodas grandes (maior da categoria), não é visada para roubo, o espaço para garupa é grande e acomoda bem duas pessoas, utilizo ela para chegar ao trabalho tds os dias e encara bem as buraqueiras. Sinceramente ainda não percebi nenhum ponto negativo, eu sinceramente tive sorte na escolha. Outra cisa que me agradou, como a Neo está há um bom tempo no mercado é fácil encontrar uma com baixa quilometragem e com preço excelente (foi meu caso), já a lead tem que ser zero e vc acaba gastandoo dobro com documentação e licenciamento. Boa sorte na escolha, mas antes de decidir, senta em uma e pilote!

  • 14

    Avatar de Rhafael !

    Eu comprei uma Neo há + ou - 8 meses, e como eu digo, uso apenas pra ir à padaria, pois ando muito pouco, tanto é que ela está com apenas 340 km rodados, quando fui comprar, fiz como a Priscila, pesquisei e comparei bastante a Neo, a Burgman e a Neo, acabei escolhendo a Neo por causa das rodas, porém, tenho uma coisa a reclamar, as peças são muito difíceis de encontrar, e quando encontram, são muito mais caras que na Honda, hoje mesmo estava pesquisando preço de uma lâmpada do farol que queimou a luz alta, fui a uma loja especializada em motos perto da minha casa, pra Honda é R$ 20,00 já colocada, mas pra Neo, não tem a lâmpada, liguei na autorizada, e só o preço da lâmpada é R$ 24,00 fora a mão de obra que é mais R$ 30,00. Se levarmos em consideração o valor em si é tranquilo, pois não vou ficar nem mais rico e nem mais pobre por causa disso, mas esse foi apenas um exemplo prático, e se o problema tivesse sido com uma peça mais cara?! Por isso, para aqueles que estão fazendo um comparativo, acho que seria interessante levar em consideração a manutenção para a escolha da sua nova moto. Abraços

  • 15

    Avatar de Rhafael !

    Desculpem o erro no meu post anterior, eu repeti a Neo quando citei o comparativo, na verdade eu queria dizer que comparei a Neo, a Burgman e a Lead. Outra coisa que esqueci de citar, eu queria aproveitar que tinha que trocar uma lâmpada, e colocar uma lâmpada branca, tipo xenon, pois acho que dá uma melhor visibilidade da moto, já que é uma moto pequena, e isso foi uma missão mais do que impossível, pois não encontrei um lugar se quer que tenha dessas lâmpadas para a Neo, inclusive, se alguém souber e puder me indicar, eu agradeço. Abraço

  • 16

    Avatar de Priscilla !

    Rhafael, é como eu disse a Yamaha não é mto visada pra roubo por causa disso que vc falou, as peças são caras e específicas para cada modelo de moto, assim as peças da Neo servem só para a Neo, e acontece isso mesmo. Acaba sendo um pouco dificil encontrar algumas peças, mas por outro lado afasta o assalto.

  • 17

    Avatar de Fernando !

    Estava na dúvida entre a Lead, Neo e burgman.

    Resultado: Comprei um carro!

    Abraços!

  • 18

    Avatar de carlos eduardo nascimento lédo !

    tenho a minha neo a uns três meses, comprei zero 2010. não fiz teste em nenhuma outra antes de comprar porque eu sempre achei a neo estéticamente linda!! e por isso lá fui eu, hoje continuo gostando dela mais a suspenção dela é ruim bate muito, eu não sei se qualquer outra também é assim.

  • 19

    Avatar de Rhafael !

    Carlos, então esse não é um problema apenas na minha, eu estava pensando em reclamar disso na revisão da minha, pensando ser um problema no amortecedor, sei lá, mas pelo visto é normal. O noivo da minha prima está querendo comprar uma motinha tb, e veio me pedir umas dicas, apesar dos pesares, com os elogios que fiz da Neo ele acabou optando por ela.

  • 20

    Avatar de Eduardo !

    Eu comprei uma NEO-2008 quando morava em Porto Algre/RS, rodei com ela 6.000Km até julho de 2009, quando tive que voltar para São Paulo/SP... Não pensei duas vezes, fiz uma revisão, troquei o óleo e botei a NEOzinha na estrada, 1.200Km rodados em dois dias, 1º dia Porto Alegre até Florianópolis e o 2º dia (debaixo de chuva) Florianópolis até São Paulo sem surpresas. Foi cansativo, mas eu esperava isso! Para não ter problemas com pane-seca eu levei um galão de 5 litros com gasolina extra debaixo do banco e tive que usar por 2 vezes, o resto foi só alegria com velocidade de cruzeiro de 100Km. Em SP cheguei a fazer algumas vezes o percurso de ida e volta no mesmo dia de SP/Capital até Atibaia/SP (+/- 160Km) com minha esposa na garupa, também sem surpresas, exceto uma vez que furou o pneu traseiro, mas isso qualquer moto está sujeita. Infelizmente tive que vender minha guerreira no final de 2009, mas atualmente estou cogitando a idéias de comprar uma 2010 para fazer o percurso de ida e volta de casa para o trabalho (60Km/dia). Será que ela irá aguentar o tranco? Kaaakkk Parabéns Yamaha, e podem comprar e confiar na NEO que é pau para toda obra!!!

  • 21

    Avatar de Paulo Roberto mENDES !

    O unico problema é na troca da camara quando fura; pois o borracheiro acha muita dificuldade tirar a roda e tem muitos que nem querem tirar e nas oficinas que desmontam e tiram a roda nao remendam a camara, entao ai fica dificil, tenho que ir a oficina, tirar a roda e levar ate o borracheiro depois voltar a oficina pra montar.

  • 22

    Avatar de Alan !
    Alan | 2 estrelas

    mto legal Mes que vem estarei comprando a minha, nao curti a Lead, mto menos a burgman, a Neo é a mais bonita do segmento, msm nao sendo mto economica eu vou ficar com ela msm, nao se compara com o q eu gasto com meu carro hje ;)

  • 23

    Avatar de welliton !

    gostei muito da neo vou comprar uma, não precisa estar trocando de marcha! e so acelarar e curtir a viagem

  • 24

    Avatar de Paidela !

    Muito boa mesmo, comprei uma para minha filha de 5 anos.

  • 25

    Avatar de gi !
    gi | 2 estrelas

    É LINDA MAS CARA!!!!!!!! NAO VALE A PENA COMPRAR PELO SEU CUSTO BENEFICIO PEÇAS CARAS E CARENAGEM CARA MAS É LINDA PREA QUEM NAO LIGA EM GASTAR MUITO DINDIM COM ELA PODE COMPRAR.MAS EU VO FICAR SO NA VONTADE.FUI!!!

  • 26

    Avatar de Sirlene !

    Estou querendo comprar uma scooter para ir trabalhar,estou em dúvida entre a Neo,a Burgman e a lead,queria saber qual das três aguenta mais subir ladeiras,pois na cidade onde moro só tem ladeira . Queria saber tbm quantos quilos ela suporta pq eu tenho 48ks e meu marido tem 105ks será que essas scooteres aguentam?

  • 27

    Avatar de Delson !
    Delson | 2 estrelas

    Ola Eduardo, estou pretendo comprar a neo tbm, sendo que uma 2005, file, tambem pra percorrer por dia 60km casa x trabalho tenho la meus grilos de quanto ela deve consumir, se ela vai aguentar... Tomara

  • 28

    Avatar de cristiano !

    o unico problema é quando estraga todas as peças são muito caras e ñ tem nas loja

  • 29

    Avatar de Raimundo Nonato Alves Bomfim !

    ola galara, eu comprei uma neo para minha esposa em 2006,e ainda hoje eu tenho ela sem nenhum defeito apenas troco óleo, pneu e só a unica coisa que eu tenho a reclamar e a dificuldade de remendar a camara de ar pois tem que desmontar a trseira toda por isso eu coloquei ela sem camara munca mais furou o pneu. 2011 estarei trocando ela.

  • Respondendo a #29:
  • 34

    !
    | 1 estrelas

    Ola vi uma pergunta e resposta sua a respeito do pneu da Neo. Você conseguiu colocar um pneu sem camera de qual marca e como? O pneu é adaptado ao próprio aro da neo ou precisa de outro aro? Ou precisa de alguma coisa? Agradeço.

  • 30

    Avatar de MONIQUE NUNES DO VALLE !

    ESTOU INTERESSADA EM COMPRAR UMA MAS NÃO ENTENDO MUITO DO ASSUNTO,GOSTARIA DE COMPRAR UMA PARA MEU FILHO DE 10 ANOS ELE PODE CONDUZIR UMA MOTO DESSA SEM PERMISSÃO.GRATA

  • 31

    Avatar de MONIQUE NUNES DO VALLE !

    ESTOU INTERESSADA EM COMPRAR UMA MAS NÃO ENTENDO MUITO DO ASSUNTO,GOSTARIA DE COMPRAR UMA PARA MEU FILHO DE 10 ANOS ELE PODE CONDUZIR UMA MOTO DESSA SEM PERMISSÃO.GRATA

  • 32

    Avatar de Renan !
    Renan | 2 estrelas

    MONIQUE NUNES DO VALLE:

    CLARO QUE NÃO, RETARDADA!

  • 33

    !
    | 1 estrelas

    Pois eu detesto a minha, peguei uma birra insuportável, tenho ela a quase 1 ano e da muito probleminha besta e que é difícil de resolver, arruma aí depois volta a dar o mesmo problema ou pior, vou trocar por uma biz nova e não tem conversa, cansei de ficar parada com pneu furado, de não conseguir ligar a moto, de apagar geral, de ficar fraca de saída e subida, chega.

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