Jovens Senhores: Volkswagen Logus

100 comentários

logus

Como prometido na semana passada ao escrever sobre o Volkswagen Apollo, esta semana nossa coluna irá falar sobre o Volkswagem Logus, modelo que sucedeu o Apollo na linha de montagem da Autolatina, joint venture criada entre Volkswagen e Ford no final dos anos 90 e que durou até 1997 quando os ultimos Logus sairam de linha.

Aproveitando, o artigo sobre o Apollo teve o mesmo sucesso que o modelo no mercado! Quase ninguém comentou, prova de que o modelo realmente não tem muitos admiradores. Comentei com meus amigos que falaria sobre o Logus e mostraram interesse. Espero que tenhamos mais comentários desta vez, pois o Logus vendeu consideravelmente bem.

O Logus nasceu da nova familia criada pela Volkswagen para competir com os modelos médios a venda no mercado. Seus concorrentes eram o Ford Verona de nova geração, Chevrolet Monza em suas versões mais simples e outros carros do mesmo perfil.

Foi pensado para ser mais volkswagen do que o seu antecessor, e tentar dessa vez cativar o consumidor que procurava um carro médio sem ser tão grande quanto um Santana, e que coubesse no bolso de maneira menos agressiva.

Plataforma do Ford Escort

Fabricado na mesma plataforma do novo Ford Escort lançado em 1993, o Logus fazia parte de uma ousada estratégia criada pela Autolatina para lançar 4 veículos usando a mesma plataforma porém com diferenças que marcavam a personalizade de cada um. O Logus tinha vida própria por fora e por dentro, ao contrário do fracassado Apollo.

logus181

As diferenças não se resumiam em acabamento e lanternas. A estamparia era totalmente independente com portas, capô e paralamas completamente distinto. O carro possuia interior totalmente diferente do Escort, apesar de não lembrar um Volkwagen da época pois o acabamento era bem diferente, tanto em aspecto quanto em padrão de acabamento, cores, estofados.

logus2

Lançado em março de 1993, nas versões CL 1.6 (motor AE-1600), CL 1.8 (motor AP-1800), GL 1.8 (motor AP-1800) e GLS 1.8 (motor AP-1800), tinha um estilo que chamava atenção onde chegava por suas linhas modernas que davam uma imagem de carro importado. Ainda me lembro quando meu pai chegou na porta da escola com um para me buscar e todos foram olhar.

Apesar de usar ainda o velho carburador, e na sua versão mais básica contar com o antiquado motor AE, derivado do velho CHT da Ford, o Logus trouxe algumas novidades e uma delas era o cambio com engates por cabos, hoje ainda ausente em alguns modelos nacionais e que incrementa e muito no conforto de marcha do veículo.

logus_fundo_1

O Logus foi bem recebido pelos consumidores, mas nem tanto pela crítica. Ele herdou os problemas do seu primo Escort. Sua suspensão pecava pela fragilidade, necessitando constantes reparos. Chegava ao ponto de ao receber um esforço torcional muito grande soltar a barra estabilizadora, defeito apresentado inclusive em testes em algumas revistas conceituadas da época.

O modelo também sofria com a lentidão, reclamação da maioria dos jornalistas que testavam o modelo, devido em partes a seu cambio com relações longas, mas esse problema foi o primeiro sanado pela Volkswagen, afinal um Volks que ao ser dirigido lembra um Ford não fez muito bem aos cofres da empresa outrora.

logus_motor-2

Já em 1994 o Logus recebe um diferencial encutado em 14%, e o modelo GLS passa a contar com o motor AP 2000, que entregava maior torque do que o AP 1800. O carburador eletrônico, item que encheu muito a cabeça de alguns mecânicos, passou a fazer parte de toda a linha, antes só oferecido as versões 1.8.

A vida do modelo melhoraria bastante em 1995 com a adoção da injeção eletrônica como item de série em todas as versões. Porém a Autolatina passou a sofrer forte ação dos concorrentes e o Logus perdia terreno a largos passos. Modelos como Fiat Tipo, Chevrolet Astra e até o Golf, “colega de quarto” que chegava do México cada vez em maiores quantidades. Como modificação, apenas o motor 1.6 que agora era o AP-1600.

Em 1996 as versões CL, GL e GLS deixam de existir e passam a contar com apenas duas versões. A standard, que podia ser equipada com motorização 1.6 ou 1.8 e diversos opcionais ficando bem completo como o antigo GL, e a Wolfsburg Edition que AP-2000 que tinha acabamento de primeira. O modelo passa a contar com os farois do seu irmão Pointer em todas as versões.

274d31_1

O Logus sairia de linha já no ano de 1997 depois de apenas 4 anos no mercado. A dissolução da autolatina e a mudança da plataforma do Ford Escort abreviaram a vida deste modelo que talvez tenha sido o mais bem sucedido dessa aliança entre o gigante americano com o povo alemão.

Fonte | Volkspage

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer saber mais?

Artigos

Artigos relacionados que vão te interessar

Ver mais

+ Deixe um comentário

Comentários

  • 1

    Avatar de Anderboy !

    Com relação aos citados problemas de suspensão,reza a lenda,que durante um teste com o Logus um problema na suspensão teria feito o carro capotar,não sei se é verdade mesmo.Quando eles lançaram o Logus GLSi 2000,acabou sendo meu objeto de desejo mas nunca tive dinheiro suficiente para comprá-lo hehehe.Depois lançaram o Pointer,achava um carro bonito,mas não sei porque ele nunca vendeu bem,logo saiu de linha juntamente com o Logus,e "Logus" depois hehe terminou a autolatina,não sei que benefícios que essa união proporcionou mas...eu particularmente detestei algumas coisas como aquele motor AE1.6,não tinha comparação com o AP1.6 da VW,dentre outras coisas, que mais pareciam gambiarras feitas às pressas.

  • 2

    Avatar de Anderboy !

    Ahhh, parabéns pela matéria muito legal pois esses carros fizeram parte de nossas vidas,nos traz certa nostalgia.Parabéns pelo trabalho que realmente não é fácil juntar material, editar e postar sem receber nada por isso,cobrando apenas pelos nossos comentários hehe,valeu,abraço!!!!

  • 5

    Avatar de Rosalvo !

    Obrigado Anderboy! Estava sentindo sua falta por aqui, nunca mais havia comentado.

    Gosto muito de escrever essas matérias, sempre é bom pesquisar sobre o que mais gostamos e conhecimento novo nunca é demais!

    Achei interessante sua história sobre o capotamento do Logus. Vou procurar mais informações sobre isso, princiapalmente porque tenho contato com pessoas da Ford, pode ser que alguém tenha contato com o pessoal que era da Autolatina.

    Ah!! Pode ter certeza que a Ford só teve a perder com a joint venture criada. Dizem as lendas que a Volks ficou com toda a parte de engenharia da Ford e por isso que estão até hoje formando base para entrar no mercado de forma mais agressiva.

    Abraços !

  • 3

    Avatar de magui !
    magui | 2 estrelas

    Achei boa a nota acerca do Logus. Desta vez, mesmo sem ponderar muito este excelente carro, vc nehuma vez o vituperou sem muito fundamento como percebi que vinha fazendo em outros casos. Como não me acho fã de VW (nem de outras) acho que restaria dizer que os acabamentos (principalmente plásticos e de estofamento) não eram grande coisa neste lindo carrinho (aliás como no geral acontece na linha nacional de VW). Parabéns Rosalvo!

  • 4

    Avatar de Rosalvo !

    Olá Magui! É sempre bom recebermos críticas, afinal meu propósito é mostra da melhor maneira possível meu ponto de vista. Obrigado pelos elogios e se puder continue a nos acompanhar. Acho que exagerei nas críticas ao Apollo não é? Mas o carro era muito ruim, ninguém apareceu para defender o coitado! :)

    Agora no caso dos outros carros da coluna Jovens senhores, não me lembro de ter vituperado nenhum deles, afinal sou fã da maioria! :)

    Grande abraço!!!

  • 6

    Avatar de Anderboy !

    Pois é Rosalvo,estava sumido,andava ocupado mas sempre que possível visitava o site,parabéns pelo trabalho,abraço!!

  • 7

    Avatar de Fabiano Werner !

    Olá a todos! Minha primeira vinda no site e gostei muito mesmo. Fâ dos Volksvagen me lembro que um tio teve 2 VW Logus e realmente o primeiro (CL 1.6) era um carro fraco em todos os sentidos, o segundo foi um Wolfsburg Edition que era outro carro, muito aprimorado em relação ao primeiro. Acredito que a Autolatina não foi uma coisa muito eficiente para VW e Ford!!

    Abraços a todos

  • 9

    Avatar de Rosalvo !

    Olá Fabiano! Seja bem vindo ao nosso site! Volte sempre!

  • 8

    Avatar de sidney !
    sidney | 2 estrelas

    Parabéns, muito boa a matéria, possuo um Logus 96. bonito realmente o carrinho chama muito a atenção por onde passa, acho bastante confortável e potente, apesar da fama de problemático tem uma mecânica robusta, excelente motor AP transversal. os defeitos ficam pela sua supensão que é macia e realmente merece cuidados em razão das péssimas ruas esburacadas, o freio é razoável mas não compromete a segurança. Este foi sem dúvida o melhor carro da Autolatina.

  • 10

    Avatar de Rosalvo !

    Olá Sidney! Também gosto muito do Logus, um carro que marcou minha adolecência sem dúvida!

    Obrigado pela visita e se puder continue a nos visitar!

    Abraços!

  • Respondendo a #8:
  • 95

    Avatar de gil68 !
    gil68 | 1 estrelas

    Concordo com vc Sidney, tenho um Logus Wolfsburg Edition ano 95, completo, vermelho vinho,muito novo e lindo,chama a atenção pois é difícil se encontrar um carro dessa idade no estado do meu.

  • 11

    Avatar de Fabiano Werner !

    Obrigado grande Rosalvo, soteropolitano de todos os santos. Eu como carioca/baiano/mineiro/paulista que sou, vejo com saudades suas observaçoes sobre o trânsito da nossa querida Salvador. Parabenizo pelo excelente blog, pela atenção com os visitantes e principalmente pela qualidade das matérias. Aproveito para sugerir matérias sobre o VW Pointer e sobre o Fiat Tempra.

    Abração!

  • 12

    Avatar de matheusinho !

    Ola.;tenho um Logus 1.6 prata alcool.adoro muito ele.gostei muito da performance dele,motor rapido em conparação do meu ex carro que era um gol 83 ar,muito bonzinho mais ultrapassado né,mais gostaria de saber o porque de fato algumas peças do logus se encontra em tão alto custo?..grato!

  • 13

    Avatar de Rosalvo !

    As peças do Logus são caras pois o modelo foi fabricado durante pouco tempo o que não é bom para um modelo quando sai de linha devido ao baixo numero de proprietários que darão continuidade a sua manutenção. A sorte é que a maioria das peças do Escort servem nele, tirando o acabamento

  • 14

    Avatar de marcio douglas !

    Ola acabei de comprar um logus 93 e graça a sua materia eu estou tendo uma noção dos beneficios e dos probleminha que pode me dar no futuro mas temos que ter conciência que devemos sempre fazer a manutenção preventiva não é - Parabens pela materia que nos ajuda mas só para saber quanto km ele faz por litro se for a alcool grato

  • 15

    Avatar de Rosalvo !

    Obrigado!!! Na época em que foi lançado era difícil modelos a gasolina, mas procurarei a autonomia dele a gasolina.

  • 16

    Avatar de wellington silva !

    ola a todos, estive pesquisando sobre o logus e acabei achando esse blog que alias gostei muito. acabei de compra um logus 1.8 gasolina apesar do ultimo dono ter maltratado o coitado a minha unica reclamação e por ele ser baixo demais.

  • 17

    Avatar de santana !

    amigo gostaria se posivel me envise para mim um manual do logus pois tenho um e estava precisando para fazer manutenção ele e 94 2.0 completo

  • 18

    Avatar de Dione Silva !

    Olá Rosalvo, primeiramente parabéns por este espaço. Comprei há um mês um logus 95 cli 1.6. Estou gostando do carro, mas continuo pesquisando. Percebo, às vezes, que ao mudar de marcha ele dá leves trancos. Seria pelos cabos do câmbio? Teria alguma coisa a acrescentar pra mim? Se possível, também gostaria de receber um manual. Muito obrigado.

  • 19

    Avatar de marco aurelio !

    Adorei a matéria, tenho um logus 95 1.8 e gosto muito do carro, realmente a suspenção deixa um pouco a desejar, mas também com tanto buraco né!

  • 20

    Avatar de Rosalvo !

    Obrigado Marco!

    Rapaz, com esse "tapete" que temos a disposição nenhum carro dura muito...

    Apareça sempre viu!

  • 21

    Avatar de marlin !
    marlin | 2 estrelas

    pra mim vc he um babaca q nem tem carro.. vc ta muito errado sobre o apollo deve q era seu sonho + um bosta como vc num deve ter dinheiro pra compra nenhum fiat 147..vai arrumar um trabalho e para de sonhar com apollo..vc deve ta falando bem desse carro por q foi o unico q vc deve ter andado na vida..com seu papai .. pra mim vc é um pouk pratica

  • 22

    Avatar de Rosalvo !

    Marlin,

    Veja me desculpe a sinceridade, mas o Apollo foi um carro muito ruim. Tivemos um em casa quando era ainda um modelo novo e o carro só dava problemas. Não era um caso isolado, era um problema recorrente dos carros da Autolatina na época.

    Seu comentário foi um tanto infantil. Os seres humanos quando se sentem ofendidos partem para a agressão. Antes de comentar, pense um pouco e leia os meus textos. Para sua informação tenho um Corsa ano 2005 e somente o jogo de rodas dele mais os pneus novos custou o valor do seu Apollo aqui em Salvador que vale em média 3 mil reais quando bem conservado.

    Meu papai graças a Deus teve um desses ai da reportagem quando ainda um modelo novo.

    Se você estiver zangado com a reportagem infelizmente não volte aqui para ler.

    Grande abraço!

  • 23

    Avatar de ANA !
    ANA | 2 estrelas

    amei este blog,posuimos um logus 94 cli1.8,ele e otimo quando compramos estava maltratado mais e um lindo carro muito forte economico apesar de ser 1.8.este blg e tudo de bom para quem gosta do que tem espero continuar com ele por muito tempo,parabens ao criador do blog continue assim.abraços

  • 24

    Avatar de patrick lewis !

    parabens pelo blog irmão, muito felizes foram suas citaçoes sobre o logus tenho un gls 94 ainda com carburador não mais o eletronico e sim um 3e do santana, pra você ter uma ideia de tanto que eu gosto do meu logão, que no inicio do ano cismei de trocar de carro queria por q queria um fiat brava cheguei a levar meu logus para dar de entrada mais o coração falou mais alto e eu não negociei meu logus comprei o brava sem entrada mais não dei meu logus, hj fico olhando pra ele aqui na garagen sem un tico de arrependimento pra mim é um carro com valor inestimavel.

  • 25

    Avatar de marcos_paulo69@hotmail.com !

    Rosalvo, Adorei a sua reportagem, comprei o meu logus tem 3 meses e adorei o carro, em relação a peças sempre existirá alguem para vender...

    Martin, Voce é um idiota pois não é simplismente sendo agressivo que vc irá defender o seu amor pelo apollo... LEMBRE-SE CARRO É pra te levar do ponto A ao ponto B... ah é ja q vc é rico compra um carro novo pro Rosalvo ... Falow seu animal.

  • 26

    Avatar de Gustavo !

    Boa noite. Estou interessado em comprar um logus de um amigo, 1994 Wolfsburg Edition 2000i completo. gostaria de saber qual a faixa de preço desse carro e se realmente fica caro para consertar a suspençao pois dizem que da muito problema. quanto ele faz por litro de gasolina?? abraços

  • 27

    Avatar de diozelle !

    otima materia, tenho um logus 93 1.6 a alcool a cinco anos,posso-lhe garantir que e um exelente carro ,o problema da suspenção barulhenta eu resolvi substituindo a bieleta da barra estabilizadora pela do vectra.e facil a adaptação e fica mais seguro.parabens pela qualidade do blog. 28/09/2009 15.54

  • 28

    Avatar de Tadeu !
    Tadeu | 2 estrelas

    Eu sou fã da dupla Logus/Pointer. Meu pai teve um em 1997 e vendeu três anos depois. Neste ano, depois de ter de me desfazer do meu Celta zero, corri mto atrás pra achar um Logus em bom estado (pelo preço acessível, conforto, porta malas e robustez). Já tinha desistido, mas consegui. Faz três meses que consegui achar o meu, completão. Já tive que trocar escapamento e dois braços axiais, coisas que o antigo proprietário deixou de herança e absolutamente normais para um carro de 13 anos de vida. Carrão que ainda chama muita atenção, principalmente por estar inteiro, apesar da idade.

  • 29

    Avatar de Valdeci Medeiros !

    Ola a todos. Sou proprietário de um Logus 95 a gasolina, daqueles vermelho/vinho. Gosto do carro, mas ja gastei um baita dinheirão arrumando a suspensão dianteira, e agora vou gastar de novo....rsrsrsrsrsrss. Acontece que agora o danado do carro começou a dar problemas de falhas no motor. Ele fica com 2000 giros assim do nada.Os mecanicos ficam loucos quando chego na oficina, porque não sonseguem achar aonde esta o problema. Alguém ja teve um problema destes? Já trocaram: bomba de gasolina, sensor de temperatura, bobina, sensor hall... Mas é um carro firme e forte. Faço curvas na raposo tavares aqui aonde moro em Cotia/SP a 100 km por hora! Gosto dele, mas estou pensando seriamente em vender o carro. Sou o 2º dono dele.Alguém poderia me ajudar? Abs.

  • Respondendo a #29:
  • 96

    Avatar de gil68 !
    gil68 | 1 estrelas

    Olá Valdeci,tenho um Logus Wolfsburg Edition 95, também na cor vermelho/vinho que foi a edição mais bem acabada desse carro, estou com ele a dois anos, estando o mesmo super novo pois cuido muito bem dele e o danado chama a atenção pois é difícil ver um Logus no estado do meu e pelo fato de sua carroceria ser ainda bem moderna em comparação aos modelos atuais acham que é um modelo importado,tenho um carro novo na garagem ,mas esse Logus é meu xodó.

  • 30

    Avatar de paulo !
    paulo | 2 estrelas

    já estou no meu 2º logus (muito bom), mas estou precisando de um manual do carro wolfsburg 2000i (fui roubado), poderiam conseguir um ou como baixar um PDF do manual do proprietário. muito obrigado!!!

    9

  • 31

    Avatar de Anderson Moreira da Silva. !

    Olá bom dia.

    Rosalvo Neto.

    Meu nome e Anderson tenho um logus 94 CL 1.8 a esatos 14 meses,(estou pagando ainda)e não tenho do que reclamar, pois tenho familia grande e o logão se adaptou muito bem as minhas nessecidades tanto em desenpenho como em espaço e só andar com cautela nas ruas que o carro tera uma maior durabilidade da suspenção. Tenho uma dica quanto o carburador, é só faser uma retifica num local especialisado que nunca mais tera problemas. Ah. gostaria de saber se amortecedores remanufaturados é um bom negócio ok. Parabens vc é um grande jornalista e muito proficional.

  • 32

    Avatar de Mário S. França !

    Rosalvo e amigos, boa tarde... Bom, sou um jovem iniciante que irá desbravar no caótico trânsito de São Paulo...O Logus, me chama atenção pelo designer no qual foi preponderante a escolha deste automóvel...sem dúvida, ficará marcado como sendo o primeiro carro. Ainda não retirei, pois minha habilitação não está pronta, mas sem dúvida, estou contando os minutos para poder ter em mãos, a liberdade que um Logus pode proporcionar... Um grande abraço para vocês e espero visitar com maior frequência a esta home page. Mário

  • 33

    Avatar de Everton !

    Bom dia a todos!

    Tenho um GOL LS 85 motor 1.6 AP de 4 marchas.....

    Em abril vou ser papai....consequentemente vou precisar de mais espaço.....pois no momento em casa é só eu e a esposa....estou pensando seriamente em um LOGUS 95 1.6 AP.....mas a unica coisa que me preocupa é a suspensão...vi que no comentario de "diozelle" comentou que colocou a bieleta do vectra....fica bom? sabe de alguma pessoa que já fez o mesmo? tem como levantar ele um pouco mais do solo?

    Parabens pelo site!!!

    Abraços

  • 34

    Avatar de sergio !
    sergio | 2 estrelas

    Olá Rosalvo! Acabei de comprar meu Logus CL 1.8 93, ainda nem fui buscar na loja, estou muito ansioso mesmo, sempre achei um carrão e agora vou "matar a lombriga"kkkk de ter um... Parabéns pela matéria, é uma boa fonte de pesquisa, leitura agradável mesmo, espero ver outras matérias por aqui...

  • 35

    Avatar de Antônio Cezar Aleluia Da Silva !

    Olá, a todos. Olá, Rosalvo! Volto aqui depois de ter acompanhado, e comentado, algumas das suas matérias sobre a etapa Salvador da Stock Car.

    Estou namorando um certo Logus 1996 GAS Wolfsburg Edition 2000i e agora estou bem mais interessado depois de ler esta matéria e os comentários (os sem baixaria) dos leitores. Ele está maltratado por fora, pintura e chaparia, pois ficou muito exposto ao tempo, mas o interior está impecável, teve motor retificado e anda que é uma beleza. Me fizeram um preço irresistível e estou quase fechando. Será meu primeiro carro, "presente" de formatura, hehe.

    Tá aí uma matéria histórica sobre o Logus, história que eu nem supunha que o modelo tivesse. Parabéns pela iniciativa. Como alguns colegas, também me interesso por alguma versão PDF do manual do modelo.

  • Respondendo a #35:
  • 99

    Avatar de samarouhani !

    Olá Antônio como vai? Estou querendo comprar o meu primeiro carro um Logus 1996 Gás 2.0 de 4p. É um modelo importado(alemão)que está em bom estado e a um preço muito bom. O dono é confiável e já fez uma geral no carro. Gostaria de saber se a sua compra foi satisfatória? o fato de colocar o Gás não atrapalhou o rendimento? no meu lugar compraria esse Logus alemão? Obrigado pela resposta.

  • 36

    Avatar de Adriano !

    Olá a todos. Tenho um Logus Wolfsburg 96 gasolina, acho o carro ótimo, faz 11km/l na cidade e 13km/l na estrada. Anda bem e é muito confortável, com manutenção relativamente barata. Tô procurando possibilidades de personalização, mas no mercado parece não haver loja especializada. Quero colocar freio a disco na traseira(já vi e fica bom), mudar a grade etc. Estou muito contente com meu carrinho. Parabéns pela matéria.

  • 37

    Avatar de Adilson !

    bom dia a todos.... primeiramente parabens pelo blog e pela matéria jovens senhores. tenho um logus CLI 1.8 94 com injeção eletrônica a 1 ano e meio. Meu primeiro carro gosto muito dele apesar de ter gastado bastante com ele (herança do antigo dono). O carro na sua versão mais básica ja mostra muito conforto diferente do q qualquer "corsinha atual" mostraria em sua versão completa. Adoro suas formas atuais, nem parece q é um carro 94. Não tenho problemas para encontrar peças de manutenção pois é um motor AP 1.8 igual a de muitos da época que acabaram equipando modelos como Gol, Parati e santana (todos monoponto). é uma pena q ele não seja 100% volkswagem, mas em tudo nessa vida tem seus prós e contras. queria saber se aquela modificação na bieleta colocando as do vectra, se não traz nenhuma consequencia ruim a longo prazo. Adorei o blog, espero ver mais matérias sobre outros carros que fizeram nossa alegria e que hoje estão jogados as traças! abraço

  • 38

    Avatar de jonathan !

    o logus é foda cara ! eu gosto mto desse carro tem um stilo maneroo, eu tenho um . onde eu acho um manual desse carro ? o meu nao veio com um . se puder mandar por e-mail agradeço!

  • 39

    Avatar de Eliezer !

    O logus e um put.... carro, comprei um wolfsburg 96 ha cerca de 10 meses e estou mto satisfeito, compare um gol ou uno do mesmo preço com esse carro e veras a diferença, via o logão!!!!!

  • 40

    Avatar de Antônio Cezar Aleluia Da Silva !

    Pessoal! Depois de pesquisar um pouco, dei uma arrumada no manual do Logus que o Betali [http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList?uid=159574689167360097] havia postado no orkut. Confiram versões em JPG e PDF:

    http://www.4shared.com/dir/25715602/6d53ccef/shari...

    Créditos:

    Clube do Logus e Pointer Beto&Alice, Betali

Comentar

Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

Publicidade

Seções

Caterham

Crash test

WSL Weblogs SL