Carros bons de comprar, mas ruins de revender

18 comentários

dsc01634.JPG
Entre as diversas opções de modelos à disposição no mercado, há alguns que tentam conquistar clientes oferecendo um bom conjunto por um preço pouco abaixo do mercado. É realmente tentador, poder levar o carro de um mesmo segmento de um outro, com tudo que você espera entre os itens de série e por um preço inferior.

Em alguns casos o negócio foi bom; em outros, tudo que você economizou será perdido na hora da revenda. Alguns modelos estão fadados a uma elevada desvalorização, seja por serem de uma marca de pouca tradição, seja pela baixa procura no mercado de usados, ou mesmo devido a uma manutenção complexa. Nesse caso não tenha pressa para vender seu carro, e se for vender para concessionária, pesquise em várias porque elas abaixam muito o preço de qualquer carro.

Nissan Livina


caros-ruins-de-trevender-polo-astra-tiida-livina-xsara-symbol-grand-tour-2.jpg

A minivan foi o primeiro carro de passeio fabricado no Brasil e flex, e foi lançada por aqui em março de 2009. Com ar-condicionado, direção elétrica, travas, vidros e retrovisores elétricos e airbag para o motorista sua versão de entrada hoje pode ser encontrada por R$ 42 mil, menos do que uma Meriva ou Idea, mas no lançamento custava R$ 46 mil. Um 2009 usado hoje é encontrado com preços começando em 36 mil. Ainda assim está cotada para minha garagem, admito.

Nissan Tiida


caros-ruins-de-trevender-polo-astra-tiida-livina-xsara-symbol-grand-tour-7.jpg

Fabricado no Méxiico o Nissan Tiida chegou ao Brasil em 2008 como uma aposta da Nissan para aumentar suas vendas. Ficou na vontade. Em 2009, quando seu motor 1.8 se tornou flex, ele ganhou mais espaço no mercado, merecido. Por R$ 50 mil leva-se uma unidade completa do modelo, que tem um ótimo espaço interno e um bom motor. Entretanto, revendê-lo não é fácil, e ele desvaloriza muito. Uma unidade 2008 usada pode ser encontrada por R$ 30 mil…

Renault Grand Tour


caros-ruins-de-trevender-polo-astra-tiida-livina-xsara-symbol-grand-tour-3.jpg

O segmento das peruas médias está decadente no Brasil, não só em modelos mas também em clientes. Uma das últimas é a Grand Tour, que se manterá em linha após a morte do Mégane, substituído pelo Fluence. Agora oferecido apenas na versão 1.6 Dynamique, ele é recheado de equipamentos (ar digital, airbag duplo e ABS) e hoje custa apenas R$ 48 mil, o mesmo que uma SpaceFox pelada, mas há pouco tempo custava quase R$ 60 mil. Uma unidade 2007 pode ser encontrada por R$ 36 mil, ou seja, quase R$ 24 mil de desvalorização em 3 anos.

Renault Symbol


caros-ruins-de-trevender-polo-astra-tiida-livina-xsara-symbol-grand-tour-8.jpg

Outro Renault, mas esse vem da Argentina, e nada mais é do que um Clio Sedan disfarçado. Ele veio tentar a vida no Brasil equipado com os motores 1.6 8v e 1.6 16v no início de 2009. Por R$ 39.900 o modelo era completo e só tinha os freios ABS entre os opcionais, muito mais vantagem que seus concorrentes, mas nunca vendeu bem. Hoje, entretanto, uma unidade 09/10 pode ser encontrada por R$ 33 mil…

Volkswagen Polo


caros-ruins-de-trevender-polo-astra-tiida-livina-xsara-symbol-grand-tour-4.jpg

A teoria que diz que Volkswagen desvaloriza pouco tem algumas excessões, como o Polo. Sua última reestilização aconteceu na linha 2007 e ele já era conhecido por ser ruim de revenda (principalmente o sedã), e na época sua versão mais barata custava cerca de R$ 43 mil. O Punto fez seu preço cair para os R$ 40 mil atuais, mas, como um bom VW ele é pelado, a não ser que você se contente com ar e direção… Um 2007 é encontrado por R$ 28 mil.

Citroën Xsara Picasso


caros-ruins-de-trevender-polo-astra-tiida-livina-xsara-symbol-grand-tour-5.jpg

Certa vez fiquei impressionado com a quantidade de Xsara Picasso usadas no pátio de uma concessionária Citroën. Eram cerca de 10 unidades de diversos anos aguardando um comprador, por um preço bem abaixo do que foi pago quando 0km, o que é um tanto atrativo, já que é um caro bom. O problema nem é o estilo, mas o valor elevado da manutenção de um Citroën na concessionária e, mal ou bem, o posicionamento da Citroën como uma marca premium motiva uma desvalorização elevada de seus carros.

Chevrolet Astra Sedan

caros-ruins-de-trevender-polo-astra-tiida-livina-xsara-symbol-grand-tour-1.jpg

A época do Astra já passou, e hoje ele vive apenas do custo benefício e do vestígio de esportividade de outrora, mas isso só vale para o hatch… O Astra Sedan está esquecido há tempos e, dizem as más línguas, atualmente ele só é vendido para frotistas. Nada mais correto, afinal, quem quer comprar um sedã médio não olha para o Astra, mesmo sendo vendido completo por R$ 48 mil.

Volkswagen Bora


caros-ruins-de-trevender-polo-astra-tiida-livina-xsara-symbol-grand-tour-9.jpg

O Bora já foi um carro mais em conta no segmento de médio, mas hoje pagar R$ 57 mil em um 0km pode ser loucura, Importado do México, mesmo tendo a mesma mecânica do Golf ele é marcado por ter manutenção e seguro caros e peças de reposição difíceis. Seu bom pacote de equipamentos não é sulficiente para frear sua alta desvalorização; uma unidade 2008 pode ser comprada por R$ 38 mil.

Citroën C4


caros-ruins-de-trevender-polo-astra-tiida-livina-xsara-symbol-grand-tour-6.jpg

A versão hatch, mais recente, nem tanto mas o Citroën C4 Pallas e sua versão VTR, que deixou de ser importada, são alguns dos carros que mais desvalorizam. Tudo bem que o VTR saiu de linha e era importado da França, mas o sedã sofre mesmo é com a baixa procura no mercado de usados. Para quem quer um bom carro usado e pode manter, o Pallas é uma boa compra.

Ainda existem os ruins de comprar e péssimos de revender… Aí é outra história!

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer saber mais?

Artigos

Artigos relacionados que vão te interessar

Ver mais

+ Deixe um comentário

Comentários

  • 1

    Avatar de Focusman !

    Henrique, ótimo texto como sempre.

    Engraçado que a maioria dos carros que aparecem nessa lista são bons carros e não mereciam ter esse tipo de desvalorização.

    Ainda bem que o Focus não aparece mais nesse tipo de lista né...

  • Respondendo a #1:
  • 2

    Avatar de ccn !
    ccn | 2 estrelas

    É difícil de entender porque são excelentes carros mesmo. Mas quem decide é o mercado que prefere seus Gol e Uno "pelados" e sem nenhum conforto. Vamos ver agora o que irá acontecer com o Fluence. Será que terá o mesmo destino?

  • Respondendo a #2:
  • 3

    Avatar de Henrique Rodriguez !

    Eu espero que não. A Renault vai investir muito forte nele.

  • 4

    Avatar de Metal Ômega !

    Finalmente uma matéria boa do ponto de vista imparcial.

    Só uma correção: "e na época sua versão mais bara custava

    Acho que vc quis dizer mais barata (texto do Polo). E falando do Polo ele vem com travas elétricas, alarme de série também, além de acendimento automático do farol.

  • Respondendo a #4:
  • 5

    Avatar de Henrique Rodriguez !

    Corrigindo...

    De acendimento acendimento automático do farol eu tinha até esquecido. É tanto carro, todo dia, no curso e no computador, que a gente vai esquecendo hehe.

  • Respondendo a #5:
  • 6

    Avatar de Metal Ômega !

    Desculpe a intromissão, mas qual curso vc está fazendo no momento?

  • Respondendo a #6:
  • 7

    Avatar de Henrique Rodriguez !

    Técnico em Automobilística

  • 8

    !
    | 2 estrelas

    Post útil. Nada pior do que se ver "casado" com um carro. E o pior é que não se tem direito a uma separação judicial ou divórcio, nem mesmo litigiosamente. Abs.

  • 9

    !
    | 2 estrelas

    Como já foi dito: PIOR QUE NA SUA GRANDE MAIORIA SÃO BONS CARROS!

    Fazer o que?

  • Respondendo a #9:
  • 10

    !
    | 2 estrelas

    Não comprar.

  • 11

    Avatar de kadettgsi !

    Creio que o colega Henrique foi motivado pela matéria "Índice de evaporação" publicada na 4 Rodas deste mês.

    Segue a lista dos mais desvalorizados:

    1. Citroen C4 Pallas GLX 2.0 - 20,6% 

    2. Hyundai Tucson GLS 4x2 2.0 - 19,6% 

    3. Ford Fusion SEL 2.5 - 19,5% 

    4. VW Jetta 2.5 - 19,5%

     5. Citroen Xsara Picasso Exclusive 2.0 - 19,2% 

    6. Ford F-250 CD XLT 4x4 - 19,2% 

    7. Peugeot 307 Sedan Presence 1.6 - 19,2% 

    8. Peugeot 307 Sedan Feline 2.0 - 19,0% 

    9. Ford Fusion SEL V6 - 19,0% 

    10. Ford F-250 CS XL - 18,6%

    -- editado pela última vez às 12:58

  • Respondendo a #11:
  • 13

    Avatar de Henrique Rodriguez !

    Cara, eu comecei a escrever essa matéria há tempos... Pergunte ao Focusman. Quando ela estava praticamenter pronta li a revista e acrescentei o Pallas (seriam apenas 8 carros). Veja que pouquíssimos na lista da 4 Patas são bons de comprar

  • Respondendo a #13:
  • 14

    Avatar de kadettgsi !

    Gostei mais da sua matéria pois comenta cada carro. Excelente!

  • 12

    Avatar de Focusman !

    Acho que esse lance de evaporação é altamente psicológico.

    Quando falamos de carros do mesmo preço, isso é válido, mas o cara as vezes deixa de comprar um Renault que custa 10 mil a menos que outro carro da mesma categoria, porque ele vai perder menos valor.

    Li essa semana em algum lugar que não me lembro sobre isso. Se o cara comprasse um Civic ao invés de um Sentra, perderia o mesmo valor na hora da revenda, já que estava pagando muito mais pelo mesmo pacote de opcionais, quiçá menor. Quando comparado o valor monetário, acabou sendo o mesmo, cerca de 10 mil reais em um ano, que acaba sendo a mesma coisa para quem vai trocar de carro, já que dinheiro é dinheiro e 10 mil sempre serão 10 mil

  • 15

    !
    | 1 estrelas

    Sem duvidas, as perdas sao menores nos modelos da honda e toyota.

  • 16

    !
    | 1 estrelas

    Estava indo muito bem o texto, até chegar em "excessões". Aí doeu.

  • 17

    !
    | 1 estrelas

    Henrique,

    O que você me diz do Ford Fusion? É uma boa escolha? Se puder falar algo do Renault Mégane Sedan me ajudaria também. Grande abraço amigo.

  • 18

    Avatar de eaab2012 !

    tenho um fiesta sedan 1.6 flex, e quero trocar, tenho quatro preferencias: honda new civic , chevrolet cruze, new fiesta, peugeot 408 ou corola 2010, queria que vc me desse sua opinião, valeu

    -- editado pela última vez às 16:24

Comentar

Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

Publicidade

Seções

Caterham

WSL Weblogs SL