Oficina paralela ou autorizada: Qual a melhor escolha para você e seu carro?

19 comentários

Há algum tempo atrás escrevi um post sobre a grande cilada que pode se tornar a compra de um carro com garantia longa, como o Hyundai i30 citado neste mesmo texto, e por causa disso alguns leitores me pediram para fazer um texto falando mais sobre o assunto.

Será que a melhor escolha realmente é fazer apenas as revisões gratuitas na concessionária e as demais em oficinas paralelas, como uma boa parcela da população faz? Até que ponto é uma vantagem manter a garantia de um veículo pagando revisões caras em uma concessionária? Vejam nos próximos parágrafos algumas idéias pessoais sobre o assunto.

Se todas as Oficinas Autorizadas do Brasil levassem a sério o treinamento dado pelos fabricantes em suas fábricas ou em escolas conceituadas como o Senai, eu nem estaria escrevendo este texto, porém vivemos uma realidade complicada, onde temos que lidar com “consultores” inescrupulosos interessados em bater suas metas criadas por gerentes de vendas mais inescrupulosos ainda.

O mecânico de concessionária deveria ser hoje em dia um profissional diferenciado em relação aos outros profissionais que trabalham no mercado paralelo, porém não é o que encontramos ao visitar algumas concessionárias, onde regularmente observo a falta de preparo e honestidade nos serviços prestados.

Entretanto a realidade fora das concessionárias as vezes é pior, levando-nos a ficar entre a cruz e a espada. Pagar caro e ter o direito de reclamar no procon, ou pagar barato e ser prejudicado por um mecânico que não sabe nem que é necessário ferramentas especiais para colocar alguns carros no ponto após a troca da correia dentada?

São poucas as oficinas paralelas que possuem profissionais treinados e capacitados para lidar com os veículos mais novos do mercado. Os equipamentos custam caro e a tendência é que estas sobrevivam apenas de consertos de carros mais antigos ou populares sem eletrônica embarcada.

Antes de escrever este texto fiz uma simulação na vida real do que pode acontecer para mostrar a vocês os dois lados da moeda. Como alguns leitores sabem, possuo um Corsa Joy 2005, e ele na semana passada estava apresentando problemas nos freios.

Levei-o até uma oficina autorizada para fazer um orçamento. Aproveitei para fazer a revisão de 75 mil quilômetros, já que a última tinha sido feita aos 60 mil, e o carro marcava no painel quase 74 mil, ou seja, estava chegando a hora de gastar dinheiro.

No manual, a revisão de 75 mil km é basicamente uma inspeção de peças. O manual do veículo não menciona a troca de nenhum componente, apenas verificações de rotina. Esperava um preço mais alto do que o normal, já que o sistema de freios do carro estava com problemas, porém levei um susto ao receber o orçamento.

O sorridente consultor me apresentou uma nota como valor de 2300 reais, onde seriam trocados o óleo lubrificante do motor, fluído de freios, de arrefecimento, discos e pastilhas de freio dianteiro, lonas de freio traseiro, burrinhos de freio traseiro, cilindro mestre de freio, descarbonização, e mais uma série de coisinhas sem sentido como tensionador da correia dentada, correia do alternador, filtros de combustível e de cabine, higienização do ar condicionado (meu carro não tem ar-condicionado…).

Eu comentei com ele sobre o preço elevado, pois o carro só apresentava problemas nos freios e o manual não mandava trocar nenhum dos itens supra citados. Deixei a oficina e fui para o trabalho. A noite sai com minha namorada e no retorno o freio do carro tinha ficado muito ruim, o que sinalizava o fim da vida útil das pastilhas e lonas, fazendo com que eu levasse o carro para uma oficina paralela no sábado pela manhã.

Como a oficina é “de confiança”, gerenciada por um amigo da família, fiquei despreocupado com o orçamento e apenas pedi para ligar para mim ao final do serviço. Solicitei a troca de todo o conjunto de freios do carro e a inspeção dos itens da revisão que seria feita na concessionária.

A oficina agindo honestamente, me telefonou perguntando se eu desejava utilizar todas as peças AC Delco, provenientes da concessionária, ou peças paralelas similares a originais, passando os preços de cada componente e eu montei uma composição do que seria trocado.

O carro ficou pronto no horário prometido, e eu ganhei uma lavagem grátis que me fez esperar 2 horas na fila. Durante este tempo que esperava impaciente, resolvi passear pela oficina e encontrei as peças antigas do meu carro.

Eu havia solicitado a troca completa do fluído de freios, pois já havia expirado a validade do que estava no veículo, e percebi que havia apenas um frasco de fluido de freios em cima da bancada, junto as peças trocadas. Este frasco estava praticamente cheio, indicando que apenas completaram o nível do fluído.

Chamei a atenção do mecânico que confirmou que foi solicitado apenas que completasse o nível do fluído. Ai que mora o perigo. Um profissional honesto e experiente sabe que não se deve misturar fluidos de freios seja qual for a marca. Ele não sabia qual o fluído de freios estava no veículo, como apenas completou o nível?

Segundo o manual do veículo, a troca do fluído deve ser feita a cada 5 anos ou 60 mil km. Não havia feito a troca na revisão de 60 mil quilômetros porque os discos e pastilhas haviam sido trocados aos 40 mil km, e eu sabia que na revisão de 75 mil o freio estaria já em fim de vida útil.

O fluído de freio quando passa da validade pode se tornar um fator de risco, pois com o tempo perde suas propriedades por causa de uma característica específica que é absorver água do ambiente.

Na oficina autorizada, se for seguido o plano de manutenção definido pela montadora, com certeza este problema não aconteceria. Mas quem garante o serviço na concessionária? Quantos casos conhecemos de pessoas que entraram com os carros bons na revisão e voltaram piores?

O segredo não é o local onde a manutenção é feita e sim o laço de amizade que temos com o profissional que cuida do nosso carro. Claro que não incluo nesses comentários as oficinas de “calçada”, como a da foto que encabeça o post, onde os mecânicos mal tem uma chave philips para apertar um parafuso, falo de oficinas com uma estrutura organizada, limpa e com ferramentas adequadas para serviços mais específicos.

Conhecer o manual do proprietário do veículo também é uma boa saída para economizar, tanto nas oficinas autorizadas, quanto nas paralelas. Uma peça é programada para durar uma quantidade de quilômetros, e quando a mesma é trocada antes da hora, deve se questionar ao mecânico porque isso aconteceu.

Solicitar apenas os serviços que estão no plano de manutenção do veículo também garante uma menor chance de ser lesado, principalmente se a oficina for uma autorizada. Com metas de vendas apertadas, os consultores tentam de tudo para empurrar serviços desnecessários ao veículo, inflando a conta da revisão.

Estes parasitas que infestam as concessionárias, as vezes são os responsáveis por não permitir que as pessoas continuem a dar a manutenção correta em seus veículos, pois muitos pagam a revisão sem questionar, e nunca mais voltam.

A melhor escolha para você sempre será a que mais lhe passar confiança. A melhor escolha para seu carro será sempre a que cuidar melhor dele. A melhor escolha para mim? Pagar um preço justo por uma manutenção de qualidade, não importa o lugar onde a manutenção esteja sendo feita

Como garantir que está recebendo um serviço de qualidade? Aprenda sobre o seu veículo, a internet é uma boa fonte para pesquisas, assim como as revistas tradicionais que sempre trazem guias de compra de carros usados, mostrando os defeitos comuns dos mesmos.

Espero que este post não tenha plantando na cabeça de vocês uma interrogação e sim ajudado a abrir os olhos para a qualidade dos serviços prestados pelas pessoas que prometem cuidar dos nossos tão amados carros.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer saber mais?

Artigos

Artigos relacionados que vão te interessar

Ver mais

+ Deixe um comentário

Comentários

  • 1

    Avatar de Leandro !

    Rosalvo, eles colocam todos estes ítens na nota, e, acreditem, em alguns casos nem trocam metade deles. (Como a maioria dos consumidores irá conferir se realmente trocou um burrinho de freio por exemplo), se a pessoa não for curiosa, acaba ficando no prejuízo mesmo. Não gosto de consercionárias por causa dos "empurrismos" de serviços. Aqui na minha cidade, tem várias oficinas de confiança (uma pra cada marca), tem duas, uma autorizada GM e outra VW. A consercionária GM aqui, recebeu o prêmio da 4 rodas como pior consercíonária GM do Brasil! Pelo simples fato, uma Montana saiu de BH com a embreagem trocada na consercionária lá de BH, chegando aqui, passaram na consercionária pra fazer um teste de confiança. (Ver se eles realmente iriam procurar defeitos), eles chegara, a primeira coisa que trocaram, foi a embreagem. Que estava novinha...

  • 2

    Avatar de Júlio !
    Júlio | 2 estrelas

    Muito bom o post, bem honesto: há casos e casos. Honestidade e desonestidade existe em qualquer ramo. Quem não entende nada de carro, infelizmente tende ser explorado. Em serviço, como o bem é meio intangível, a subjetividade reina. Pessoalmente prefiro as autorizadas, pois apesar de correr o mesmo risco da desonestidade, apesar de ser mais caro (nem sempre), sei que se algo de médio ou maior complexidade for necessário, eles terão as ferramentas (são obrigadas a ter, querendo ou não são faturadas para eles), as peças e a informação - se o técnico for ruim é um problema realmente, mas se o técnico for bom e não tiver informação é tão complicado quanto. Outra coisa: se algo der errado, posso ligar para o 0800 da montadora e reclamar. Na oficina não autorizada, só posso apelar mesmo a Deus. Nem venham dizer que temos Procom, defesa do consumidor etc... já precisei deles e a realidade está bastante distante de nós: demorou 3 anos para sair uma decisão...enfim, são funcionários públicos e a entidade é do governo, ou seja, sem compromisso algum em atender bem e com eficiência. Já o 0800: já usei diversas vezes em diversos produtos e em 99% dos casos me ajudou bastante: aliás, quebrou algo na garantia, antes de levar na asistência, já ligo pro 0800 pra deixar o negócio registrado. Atendeu mal fora ou dentro da garantia: reclamo, sempre.

  • 3

    Avatar de Anselmo Coyote !

    Rosalvo,

    Tudo que vc disse tem um nome: ganância livre. O homem, mesmo sem necessidades de sobrevivência, preda o semelhante para satisfazer seus desejos. Vale a lei do mais forte.

    Por isso foram instituídos os Estados, com força inibidora dessa selvageria.

    Mas nós, brasileiros, entregamos esse importante poder estatal a pessoas como José Roberto Arruda, ACM, Jader Barbalho, Fernando Collor e outros, que mesmo depois de mostrar absoluta incapacidade, incompetência e desonestidade, sendo extirpados do poder, são recolocados lá, por nossas mãos. Que moral nós temos para dizer ou reclamar de alguma coisa?

    Júlio,

    Quem brada que o Poder Judiciário na europa ou nos EUA é eficiente ignora que nestes países existem em média 1 juiz para cada 2.500 habitantes, enquanto no Brasil temos 1 juiz para cada 32.000 habitantes.

    Ao dizer o que vc disse sobre quem opera o Procon, vc acabou por se declarar um ignorante. Quando atacamos um médico por omissão de socorro geralmente não sabemos que muitas vezes eles trabalham em hospitais públicos que não tem aspirina, gaze, mertiolate, esparadrapo e outras coisas assim, básicas.

    Eu não sei qual a sua ocupação e se vc tem uma, mas vc nem ninguém conseguiria sozinho, na mesma unidade de tempo, realizar um serviço que demanda o trabalho de 32 profissionais iguais a vc. E é exatamente isso que vc quer. Que um juiz sozinho faça o trabalho de 32 juízes.

    Isso que vc disse soa como música nos ouvidos de quem deveria realmente fazer alguma coisa e não faz.

    As pessoas acima mencionadas deviam aparelhar o Estado como leis inibidoras e penas severas. E, mais importante, elas tem também que aparelhar o Estado para cumprir seu papel de proteger os cidadãos. Elas não fazem isso porque seria atirar nos próprios pés.

    Acompanhe os mandatos dos políticos que vc elegeu para lhe representar.

    O mundo é uma selva. Vc já viu um tigre deixar de comer uma zebra porque ela chorou ao ser atacada?

    Então pare de chorar e seja cidadão. Ponha pra quebrar, faça escândalo, dê piti, chame a polícia. Cobre dos seus políticos que criem cargos de juízes para resolver seus problemas; que contratem funcionários que muitas vezes tem de levar papel higiêncio de casa para o trabalho, porque lá não tem, e os dote dos mecanismos necessários a bem cumprir o seu papel.

    Se vc não é cidadão, não terá problemas apenas com oficinas de automóveis e concessionárias. Terá também na compra de um imóvel, um eletrodoméstico, ao contratar um plano de saúde, ao comer em um restaurante. Terá problemas de segurança ao sair de casa. Seus filhos não frequentarão boas escolas, estarão expostos a bandidos e traficantes etc.

    Porra... Deixemos de ser ignorantes. Vamos assumir nosso papel e arcar com as responsabilidades e os danos que sofremos por nossa covardia.

    Abs.

  • 4

    Avatar de Júlio !
    Júlio | 2 estrelas

    Anselmo, Costumo reclamar pelos meus direitos sempre, costumo cobrar sempre. Já entrei no Procom algumas vezes e no defesa do consumidor outras. Continuarei usando o PROCON mesmo com a forma morosa e que é. Da mesma forma, se precisar da justiça: a usarei, mesmo sabendo que certamente não me ajudará. Penso que agindo assim um dia as coisas mudarão. A última vez que fui no PROCON, peguei uma senha que demorou 3 horas. Após 9 meses saiu uma advertência administrativa que não resolveu o meu problema nem gerou multa para a empresa. Meu último processo no juizado especial do consumidor demorou 1,5 ano para a primeira audiência de conciliação. Não houve acordo, marcaram a outra para 3 (TRES) anos depois, quando saiu o julgamento, onde recebi 1/8 (isso um oitavo) do que tinha direito. Agora se é para ficar feliz com isso e achar que não sou cidadão e que sou chorão... Tenho conhecidos que trabalham no judiciário de terça a quinta e vivem reclamando que não têm estrutura do jeito que vc falou. Tenho conhecidos que trabalham em outros setores públicos e tem uma carga de trabalho que não chega a ser 50% da minha e ganham 3-4x o que ganho com a mesma formação, isso quando não estão nas intermináveis greves; Voto e acompanho em quem eu votei; Sei que existe uma diferença entre o judiciário daqui e de outros países, que lá fora também existem problemas: em nenhum momento do meu texto eu disse que o judiciário dos EUA e Europa são maravilhosos. Devem ter muitas falhas. Talvez um processo de 18 mil reais lá demore 4,5 anos também ou mais e a população de lá ache normal. Mas, infelizmente praticamente todas as vezes que precisei do justiça do consumidor não fui correspondido. Não sou anarquista, nem a favor de privatização em massa. O discurso seu foi semelhante a de um conhecido meu que é promotor, tem 2,5 meses de férias por ano, trabalha de terça a quinta e diz que o judiciário não funciona por que não tem apoio. pode até ser que não tenha papel higiênico, mas por que não se esforçar mais? Tenho ocupação e apesar de não saber qual a sua, você poderia ao menos se esforçar para ser mais educado em suas palavras. Se vc é funcionário do PROCON, entenda as críticas como uma oportunidade para se esforçar mais para atender melhor quem paga seu salário. Vou relevar sua falta de delicadeza, porque já notei que vc gosta de chamar a atenção pela polêmica, da mesma que os políticos que vc citou.

  • 5

    Avatar de Júlio !
    Júlio | 2 estrelas

    Só um importante detalhe: todos os comentários que fiz dizem respeito aos órgãos que deveriam defender o consumidor, pois felizmente existem muitas instituições públicas que funcionam muito bem: Hospital Sarah, Polícia Federal, Universidades dentre muitas outras. São pessoas que sabem valer o objetivo maior do ser funcionário público: atender bem a nós. Agora com relação aos consumidores: estatísticas comparativas, falta de apoio: infelizmente nada me convence: é inoperância e falta de respeito mesmo.

    Voltando ao post... Por isso prefiro as autorizadas: tenho a quem reclamar, pois são empresas privadas que se foram taxadas como não respeitadoras de quem paga os seus salários, simplesmente deixam de existir.

  • 6

    Avatar de Anselmo Coyote !

    É porque é, porque eu quero que seja. Eu não preciso fundamentar minhas opiniões. Jogo merda no ventilador e fodam-se todos. Se eu falo que é assim, é porque é assim. Todos têm que acreditar ou engolir, afinal, sou eu quem está falando. E fim de papo.

    Arruda para Presidente em 2010.

    Parabéns e continue chorando.

  • 7

    Avatar de Júlio !
    Júlio | 2 estrelas

    Bem, já que não precisamos comentar mais nada, pois a resposta é auto-explicativa, voltemos ao post:

    Afinal Rosalvo, quanto vc gastou na revisão na oficina? Se retirasse os itens da empurroterapia (ficasse no plano básico + os reparos) não ficaria com valor próximo? E o valor das peças?

  • 8

    Avatar de Doug Sampa !

    Concessionária só para comprar peças originais ou fazer manutenção de "pacotes" fechados; deixar pelo "examinador", ele condenará 1/2 carro. Lesar o cliente é prioritário a fidelização dos mesmos; burrice em cima de burrice; empresas assim tem vida curtíssima! Que quebrem logo e não atrapalhem quem trabalha sério.

  • 9

    Avatar de Anselmo Coyote !

    Júlio,

    Primeiramente, desculpe-me pela dureza das palavras. Mas não é falta de educação - é pragmatismo. Não gosto de eufemismos.

    Não sou funcionário do Procon, nem de qualquer órgão de defesa do consumidor. Também não quero ser e não tenho parentes que são.

    Também não "acho" nada. Se o assunto é sério e está me afetando, prefiro entender o porquê. Não atiro a esmo, não faço pirotecnia.

    Não tomo casuísmos e exceções por regras. Como podemos querer um país de primeira se agimos como cidadãos de terceira? Só isso.

    Uma ação judicial que demora um ano na Alemanha pode durar quase 13 anos aqui, porque essa é a relação na quantidade de juízes de lá e de cá. Mas a média de duração das ações aqui são 5 anos. É péssimo, mas prova que os juízes daqui trabalham quase 2,5 vezes que os de lá e sem estrutura alguma.

    Isso é real. É matemática básica.

    Mas não é só isso.

    A Bahia levará anos para se livrar do estigma e dos males que o ACM fez, assim como o Maranhão do José Sarney, dentre outros estados. Políticos iguais a eles estão querendo ocupar esse vácuo. Então, a solução está nas mãos do eleitor e a primeira coisa a fazer é não elegê-los.

    Repito: Não são só as oficinas, o Judiciário e a imprensa que não funcionam. Nada aqui funciona como gostaríamos, tanto na iniciativa privada quanto na pública.

    Nós também não funcionamos como os cidadãos de países desenvolvidos.

    Abs.

  • 10

    Avatar de Júlio !
    Júlio | 2 estrelas

    Realmente nada aqui funciona como deveria. É triste realmente. Exemplo: os cartórios...e as oficinas. Não arrisco indicar nenhuma a ninguém.

  • 11

    Avatar de Rick Marin !

    Garotos

    Levamos um Civic 95 numa oficina de confiança e na concessionaria pra fazer orçamentos.

    Na agencia um orçamento grande (4.500,00) e na oficina um bem mais camarada (1600,00).

    Fizemos no amigo, e surpresa!!! Ta tudo ferrado de novo!!!

    Voltamos na agencia, e no elevador mostraram as buchas de suspensao novas (paralelas) todinhas estouradas.

    Em vez de trocar a valvula equalizadora do freio, colocaram um T no lugar.

    Trocar Cilindro mestre pra que, colocaram um oleo de freio mais espesso apenas!!

    Sem ferramentas e equipamentos adequados, totalmente desregulado e consumindo mais.

    A agencia permite sim levar suas proprias pecas pra eles instalarem, desde que eles aprovem a qualidade.

    Exemplo Cilindro mestre na agencia 1800,00 e levamos um Varga que custou 590,00 e a agencia instalou com garantia.

    A valvula equalizadora paralela custava 250,00 mas não aprovaram a paraguaia que enviamos, aprovaram uma Original via Miami com custo final de 600,00 contra 890.00 na agencia.

    Flexivel de freio 1/2 boca 120.00 e original a 200.00.

    As buchas... Temos direito a garantia na paralela, mas virao outras tao ruim quanto...

    Vamos pedir um reembolso e trazer umas boas de Miami pra agencia instalar ou comprar na agencia mesmo.

    Se deixar por conta do amigo ou da agencia fica caro ou mal feito, se informar e ir atras de comprar o que puder com QUALIDADE e mandar instalar onde tenham as ferramentas, equipamentos e treinamento adequados é a melhor opção.

  • 12

    Avatar de JOCA !
    JOCA | 2 estrelas

    POIS ÉEEE,,, TRATAR COM PUBLICO DE VEICULOS SÓ DA NISSO ...... TEM MECANICO , TEM MECHANICO , TEM MESTRE EM MECANICA , OU SEJA TEM DE TUDO . O DONO DO CARRO QUER ENSINAR OS TÉCNICOS DE CONCESSIONARIAS ( VULGOS MECANICOS ) A TRABALHAR . HAJA VISTO O QUE O CARA ESCREVE CONSERCIONARIA !!!!!!!!! , DEPOIS FALA DE EMBREAGEM , NÃO SABE NEM ESCREVER !!!! , SÓ TEM ESPERTO . CERTO SÃO VCS QUE SÃO ENGANADOS EM OFICINAS " DE CONFIANÇA" "DO MEU AMIGO" " DO BAIRRO" E OUTRAS TANTAS QUE INVENTAM TODO DIA. DEPOIS DA MERDA FEITA VÃO NAS CONCESSÕES PEDIR PINICO PARA RESOLVER AS MERDAS . FAZER O QUE !!!! TODO BRASILEIRO É APAIXONADO POR CARROS , MAS NÃO SABE NADA .

  • 13

    Avatar de Rosalvo !

    Eita que o papo esquentou aqui.

    Bom, eu sou o menos indicado para opinar sobre os assuntos que nortearam a discursão. Um entende muito das leis e outro muito de carros e concessionárias... mas que bom que no final deu tudo certo e se acertaram.

    Voltando ao Post

    Júlio, gastei com mão de obra e tudo 400 reais. Na concessionária sem a empurroterapia gastaria em torno de 1100 reais. Pagaria tranquilamente se fosse um serviço que demandasse mais especialidade, porém trocar pastilhas, discos,lonas e e fluído de freio não deveria ser algo muito complexo. O Civic por exemplo só faz revisão na concessionária, meu pai não confia em levar em outro lugar, por conselho meu, pois as pessoas não sabem muita coisa sobre o carro, como o Rick Marin falou, ele economizou o que gastou depois.

    No meu caso não faz diferença, é um Corsinha...

  • 14

    Avatar de Anselmo Coyote !

    "Um entende muito das leis e outro muito de carros e concessionárias… mas que bom que no final deu tudo certo e se acertaram."

    Rosalvo, vc matou a charada. Dialogar e não chegar a lugar algum é derrota para todos. Eu tenho certeza que todos aqui aprenderam um pouco com o que foi dito aqui.

    As lides são assim. O importante é não saber que são as idéias que brigam - não as pessoas. Nós mostramos que sabemos disso, praticamos isso.

    Foi bom.

  • 15

    Avatar de bruno !
    bruno | 2 estrelas

    ótimo post. como também gostei do que citasses no começo, da garantia longa (i30) há uma ano levei meu clio 2005 1.6 16v (com uns 65000 km) pra manutençao ma autorizada o escapamento estava furado disseram q teria de trocar o escapamento todo (catalizador tb, só ele 1.400), mais bateria...... total 6.500 ai levei em uma outra que é especializada em carros franceses. diagnostico. o catalizador estava ótimo, a bateria mas ou menos (durou mais 6 meses) gastei lá 1.900, uma diferenca de 4.600

    o pior é q quem nao entende de carro, como eu, fica sempre essa questao de levar na autorizada e saber q vai pagar carro e sofrer pressao psicologica de empurroterapia, ou dar a sorte de nao ser lesado em uma nao autorizada.

    rosalvo, uma pergunta: o que aconteceu depois q notasse q foi só reposto o óleo? eles refiseram o serviço? cobraram mais pelos fluidos a mais? pediram desculpa? faltou informar isso, pois fiquei na curiosidade abraço

  • 16

    Avatar de Gilberto !

    saudações, Comprei um Hond Civic 1.7 LX 2003/2003,mec. lindo prata com 60 mil, quando fiz o test driv ele apresentou um parulho de suspensão do lado direito...muito solicito disse que entregaria o carro sem o problema...mas isso não aconteceu o carro foi para a oficina seis vezese, voltou com o mesmo problema e com barulho ainda maior...foi trocado borrachas e o amortecedor, mesma coisa... O que acontece realmente...me disseram que o problema é cronico nesse modelo e ano...o que devo fazer.. grato,Giba

  • 17

    Avatar de electricistas madrid !

    Thought I would comment and say awesome theme, did you make it for yourself? It's really superb!

  • 18

    Avatar de take company public !

    Keep working, nice post! Just the stuff I had to have.

  • 19

    Avatar de girls pick up !

    Thought I would comment and say neat theme, did you create it on your own? It looks really good!

Comentar

Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

Publicidade

Seções

Caterham

WSL Weblogs SL