Porque os carros da Renault não vendem bem no Brasil

19 comentários

O leitor Luiz Telles fez uma análise interessante sobre o desempenho de vendas da marca Renault no território nacional, e motivado pelas lindas fotos do lançamento do Clio Gordini RS que acabaram de aparecer no salão de genebra resolvi compartilha-lo com vocês.

É uma análise singela e objetiva, porém quem é mais novo não conheceu este lado obscuro da Renault do Brasil. Se hoje seus carros são tido por proprietários e mecânicos como robustos econômicos e duráveis, antigamente carregavam um apelido bem peculiar. Leiam abaixo o comentário do Luiz e comentem.

Rosalvo,
Excelente análise sobre o Clio. Poém faço algumas considerações que de ajudam a entender porque o Clio é injustiçado.

A primeira pode parecer absurda, mas para quem tem mais de 40 anos como eu, faz sentido. A Renault, nos anos 60, vendia aqui o Dauphini e depois o Gordini, sob licença da Willys. Eram carros frágeis, e nos anos 60 o Gordini tinha o apelido de Leite Glória, pois assim como o leite em pó da época, “desmanchava sem bater”. Para os mais antigos criou-se erradamente a associação de que Renault é carro frágil. Falo por experiência própria.

Além do Gordini, outro carro francês da época era o Simca. Problemático, com um motor V8 fraco, embreagem e parte elétrica de péssima qualidade, também ajudou a associar carro frances a qualiade ruim. Não ajudou muito o Corcel I; que era um Renault da gema e um ótimo carro; pois o Corcel já veio ao mundo como um Ford (ao absorver a Willys em 1968, a Ford ganhou de bandeja o projeto do Corcel, feito pela Renault para a Willys).

Ao voltar ao Brasil nos anos 90, os Renault tiveram seu ponto fraco no pós-venda. Um exemplo tive em família, quando um tio que era fanático por VW, resolveu adquirir um Clio. Pouco tempo depois ele se desfez do carro, aborrecido por ter a Renault lhe “enrolado” em um problema no câmbio, tendo a garantia expirado e o problema não solucionado. Ele foi taxativo: Renault nunca mais.

Para finalizar, lembremos que o Brasil éPara finalizar, lembremos que o Brasil é muito grande. Imagine um proprietário de um Clio, com uma bomba de gasolina queimada, no interior da Bahia? Num país onde um posto de gasolina é raro em certas regiões, um carro de com peças de reposição caras e difíceis de encontrar torna-se mico mesmo.

Pessoalmente, estive estudando adquirir um Clio para substituir o Uno de minha esposa. Porém é a questão do custo de reposição de peças que me faz ter reservas quanto ao carro.
Sds.


Luiz Telles

Fiquem agora com as imagens do novo Clio Gordini RS. Que Tesão de carro! se a versão RS já é boa imaginem este que é melhorado. Querem saber mais sobre ele? Mais tarde postaremos maiores informações.


[gallery columns=“5”]

Fonte | Motorpasion Brasil
Fotos | Autoportal

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer saber mais?

Artigos

Artigos relacionados que vão te interessar

Ver mais

+ Deixe um comentário

Comentários

  • 1

    Avatar de Henrique Alves !

    Esse problema no câmbio é crônico. Existe até hoje.

    Renault, no resto da américa latina é considerada uma boa marca, só aqui que não. Acho que sandero e logan estão fazendo a imagem dela mudar, ela já consegue vender uns 10 mil carros/mês.

    Se o Logan fosse lançado há 10 anos, hoje a Renault estaria "bem na fita".

  • 2

    Avatar de Anselmo Coyote !

    Só de falar que comprei um Gordini já estarei pagando um mico, aliás, mico não - um King Kong. Abs.

  • 3

    Avatar de Emanoel !

    Deve ser puro preconceito, mas não dá pra ir de francês. Eles são muito feios. Nunca vi um nem meio bonitinho.

  • 4

    Avatar de Paulo !
    Paulo | 2 estrelas

    Pois eu tenho um Mégane 2.0 Dynamique 2008. Acho excelente, confortável, potente, econômico, completíssimo. Está na hora de trocar, fui ver um Civic, bom carro , mas pelo preço deveria ter muito mais. Fui ver o Corolla e acho que ainda não bate o meu Mégane. Vou esperar um pouco, quem sabe venha o Mégane III.

  • 5

    Avatar de Zeca Gomes !

    Tive um Renault Scenic 2.0 8V 1999 0km que rodou mais de 450 mil Km até o ano de 2005 sem problemas sérios, o ponto contra na época foi o alto custo das peças de reposição, pois a manutenção era feita somente em autorizadas. Hoje acredito que o mercado paralelo tem melhor oferta de peças de reposição com menor custo, além de mecânicos já adaptados aos modelos franceses. Pela minha experiência com a Renault eu compraria um Clio Gordini sem hesitar.

  • 6

    Avatar de Eugenio Rodrigo !

    Só bobagens, minha mãe tinha um Clio 1.6 e minha namorada tem um 1.0, nunca me deram problemas e a manutenção é menor do que os Fiat e Ford que já tive.

  • 7

    Avatar de Wagner !
    Wagner | 2 estrelas

    Tive um Clio que rodou 200.000km e nunca me deu problema, ótimo carro, dá de dez em muitos "tradicionais" por aí, hoje tenho a felicidade de possuir um Mégane. Há se o povo soubesse...

  • 8

    Avatar de Angelo !
    Angelo | 2 estrelas

    estou com vontade de comprar um clio mas fico com medo da manutençao e peças de reposiçoes serem muito caras, me ajudem

  • 9

    Avatar de cesar !
    cesar | 2 estrelas

    Depois de muita pesquisa, comprei um clio 1.0 completo ja estou com ele mais de ano e o carro e simplesmente maravilhoso ja tive carro da ford,volks,chevrolet mas nem se compara com o clio.

  • 10

    Avatar de wagner milani !

    tenho um clio 1.6 prata acho o carro maravilhoso no seu desempenho , preço mais baixo no mercado em comparação aos outros carros, pois na minha cidade do interior ainda ha preconceito do tipo da marca , pois ele é completinho e muito confortavel. neste proximo inicio do ano quero trocar por um sandero okm

  • 11

    Avatar de Thon !
    Thon | 2 estrelas

    No Brasil pagamos caro para andar de carroça, o brasileiro acha que carro é da volkswagen, pois é fácil vendê-lo.Até aí tudo bem.Mas pelo prêço que se paga num carro que falta vir sem rodas é um absurdo. Se vc hoje comparar um carro como renault scenic 2004 de R$ 20.000 mais ou menos, tem-se o conforto de um carro de luxo que se paga mais de 70.000. Digo isso porque possuo uma scenic.

  • 12

    Avatar de Aldo A. Sossela !

    Eu tenho um clio sedan desde 2002. Dos pouco que eu ja tive, esse sem duvida é o melhor. Realmente o que pesa no bolso são as peças. Aqui em Curitiba algumas peças em concessionaria é dificil de encontrar e são muitissimo caras, e a manutenção nas concessionarias nem pensar. A vantagem é a puca manutenção, qua dá um equilibrio custo beneficio.

  • 13

    Avatar de JULIO CESAR GARCIA !

    ACHO ESSE COMENTARIO DO SR LUIZ UMA BOBAGEM, PORQUE NAO TEM MAIS CARROS RUINS SAO TODOS PRATICAMENTE COM AS MESMAS TECNOLOGIAS, OS MOTORES DA RENAUT SAO OS MELHORES EM CONSUMO, EM ECONOMIA, E CONFORTO ALEM DO MAIS TODAS AS MARCAS TEM PEÇAS CARAS E BARETAS, FAÇA UMA COMPARAÇAO DE UM RENAULT E DE UM VW. SEM MAIS JULIO GARCIA

  • 14

    Avatar de alana !
    alana | 2 estrelas

    olha me de sua opiniao que eh de grande importancia. estou olhando um logan 1.0 2008 para comprar, porém estou em duvida ainda, pois nao ganho muito para ficar gastando em carro, bem assim moro no interior da bahia, sendo q a renault so possui consencionária na capital, cerca de 800 km da minha cidade, vc acha bom negocio pega-lo? ou eh sempre bom ter a consecionaria por perto. aki por perto acho q so acharei a fiat e o carro mais em conta eh o uno, o qual nao suporto, mas parece ser minha unica opção. queria muito o logan, mas tenho medo da manutencao sair cara...

  • 15

    Avatar de Rosalvo !

    Alana,

    O pior ponto em relação a sua compra é o fato da concessionária mais próxima ser tão distante.

    Isso faria qualquer modelo que você compre se tornar perigoso.

    Procure comprar um carro que tenha manutenção próxima de sua cidade, isso facilitará muito as coisas para você.

  • 16

    Avatar de darlan cirino moutinho !

    oi alana ,os carros sao bons . comprei um ciar sedan ele e otimo, ele tem um comforto otimo, e economico tambem, se eu voce copraria um cliar ou simbol , minha fizinha tem , minha colega tambem tem , sobre as pecas uma oficina boa da sua cidade da conta e nao e tao carao assim darlan

    darlancm@yahoo.com.br

  • 17

    Avatar de darlan cirino moutinho !

    oi alana ,os carros sao bons . comprei um ciar sedan ele e otimo, ele tem um comforto otimo, e economico tambem, se eu voce copraria um cliar ou simbol , minha vizinha tem , minha colega tambem tem , sobre as pecas uma oficina boa da sua cidade da conta e nao e tao carao assim darlan

    darlancm@yahoo.com.br

  • 18

    !
    | 1 estrelas

    Esse post veio para ajudar ou para atrapalhar? Terminou a prejudicar a Renault, enfiando na cabeça das pessoas esses mitos de décadas passadas. Todos que já tiveram um Renault, sabem porque escolher um Renault novamente. Ah se o povo soubesse.

    RENAULT Clio em Portugal (Europa em geral) pode ser comparado ao nosso Uno aqui, é carro de empresa, fama de durável e resistente, e com muito mais predicados que o Uno aqui no Brasil.

    Lembrando que recentemente, em 2009/2010, a Ford lançou o novo motor Sigma 1.6. Pois bem, o motor 1.6 16v (K4M) da Renault tem as mesmas características há muito tempo, tem exatamente a mesma potência, 115cv sendo que o Renô oferece em menor RPM. O Sigma com um motor tão "maravilhoso", "moderno" e "atual" vem com as mesmas características do K4M que equipa o Clio, Scenic, Megane II, faz tempo, esse motor que era criticado por não ter comando de válvulas de admissão variável... Pois bem, o Sigma não veio com comando de válvulas variável e muito menos injeção direta.

    Espero que os entusiastas da Ford (Sigma), Fiat (E.torque)... caíam na real de que a ATUALIDADE da Renault faz tempo que existe, sim aquela que vocês falavam tão mal, lembra que nenhum 16v prestava??

    Abraço

  • 19

    Avatar de ubirany !

    Olá gostei muito dos comentários! Eu estou querendo comprar um renault duster achei muito bonito e forte frente ao ecosport. Mas me disseram que a revenda da renault não é boa e que se por um lado o duster é R$10.000,00 mais barato, na hora de revender eu perderia muito mais do que se fosse um ecosport. o que vcs acham disto? vale a pena comprar um duster ao invés de um ecosport?

Comentar

Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

Publicidade

Seções

Caterham

WSL Weblogs SL