8v ou 16v: Qual o melhor para você (e para seu carro)?

273 comentários

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Existe um tema muito interessante e que atormenta muitas pessoas que estão em procissão para comprar um carro: Qual tipo de motor escolher, 8 ou 16 válvulas? Muitos pré-conceitos e algumas lendas serão desmitificadas neste artigo e você pode descobrir que esta andando em um ótimo carro, não em um mico de mercado.

Ostentar um logotipo “16v” no carro durante boa parte da década de 90 era coisa para carro de luxo no Brasil, até que o cabeçote multi-válvulas começou a chegar nos veículos mais populares com motor 1000. Era comum modelos como Palio 1.0 16v, Corsa 1.0 16v, Gol 1.0 16v, mas onde foram parar esses carros?

Hoje são poucas as fábricas que apostam suas fichas na tecnologia multi-válvulas no Brasil nos carros que estão na base da pirâmide veícular, os chamados veículos populares, pois alguns problemas “queimaram o filme” deste tipo interessante de motor.

Divulgação

Motor C20XE que equipava o Vectra GSi tinha baixo consumo e 150 cavalos

O que era símbolo de status passou a ser fonte de dor de cabeça para as fábricas, pois investiram muito dinheiro nesses motores com cabeçotes modernos e o consumidor não deu a resposta que eles esperavam.

Pode parecer mais caro para uma fábrica montar um motor multiválvulas no Brasil, porém a verdade é que somos um dos poucos países que ainda prefere o motor com 2 válvulas por cilindro, gerando mais gastos com desenvolvimento de tecnologia local.

Corsa Clube

O motor Chevrolet C16XE 1.6 16v entregava 106cv em 1995 graças as 16 válvulas

Na Europa, onde o cabeçote multiválvulas se espalhou com mais velocidade, o motorista que possui um carro com motor de baixa capacidade cúbica entende que tem um carro com motor fraco e acha mais importante a ecônomia que este tipo de motor faz.

Já no Brasil a história é outra. O Brasileiro médio acha que carro dá poder e status, então arrancar na frente do companheiro de semáforo é um item considerado ao se comprar um carro e essa mania deixa as fábricas com o juizo quente pois tem que inventar combinações inexistentes em todo o mundo.

Quatro-Rodas

O Fiat Tempra foi o pioneiro no Brasil em tecnologia multi-válvulas

Como os motores multiválvulas mais antigos possuem uma letargia em baixas rotações, criou-se a fama de que carro 16v é fraco. A indústria trabalhou em soluções para este problema, mas o estrago já estava feito e os carros 16v passaram a encalhar no estoque.

Hoje temos motores com cabeçotes que minimizam o baixo torque em rotações mais baixas modificando o tempo de abertura das válvuas de diversas formas que serão abordadas em outro artigo, porém você pode reconhecer um carro equipado com este tecnologia quando traz siglas como VVT, VVTi ou VTEC.

Além disso podemos também ter coletores de admissão com geometria variável como no motor 1.8 16v que equipava a Chevrolet Meriva. Com 122 cv e 17,3 mkgf, este motor consegue entregar todo o torque a 3600 rpm, uma rotação muito baixa para este tipo de motor, quebrando o mito por vez de que motor 16v sempre é fraco em baixas rotações.

Volkswagen/divulgação

Motor 1.0 16v Turbo utilizado no Gol foi um dos belos exemplos da tecnologia 16v

Estes motores 16v são projetados para trabalhar em maiores rotações e são muito gostosos de acelerar. Um bom exemplo de motor fraco em baixa rotações mas muito bom de ser acelerado era o motor 1.6 16v do Fiat Palio lançando em 1996 que associado a um escalonamento de cambio muito bom era divertido de ser guiado.

Porém o motorista padrão quer sair do semáforo rápido, passar as marchas e depois diminui-las o mínimo possível e ai que aparecem as falhas dos motores 16v. Como ele tem maior vazão de ar e combustível, o motor acaba tendo uma menor eficiencia volumetrica devido a quantidade maior de combustível a ser queimado.

divulgação

Motor Honda equipado com comando variável

Porém o jogo vira quando as rotações sobem. Imagine-se fazendo cooper de manhã cedo na praça do seu condomínio, quando caminha até a praça sua respiração é lenta e controlada, quando chega a pista de cooper e começar a correr, haverá uma maior necessidade de ar para alimentar suas células e nosso corpo sabe como responder a este estímulo.

Em um motor acontece algo parecido. Quando estamos em rotação lenta, a necessidade da mistura ar-combustível a ser queimado é pequena, porém quando o carro é acelerado, esta necessidade aumenta, porém em um motor comum a abertura das válvulas continuará com o mesmo tempo utilizado nas rotações baixas, gerando uma falta de enérgia para completar o trabalho da melhor maneira possível.

Divulgação

Cabeçote de um motor 4 cilindros e 4 válvulas por câmara de combustão

Um motor 16 válvulas em alta rotação tem ganhos significativos sobre um motor 8 válvulas pois pode “respirar” melhor quando está em alta rotação e por isso ele ele é indicados para quem gosta muito de pegar a estrada, ou quem tem uma toca mais esportiva ao volante.

o motor 8 válvulas responde melhor em baixas rotações, porém a medida que os giros vão subindo, a sensação de “estrangulamento” vai aumentando e o motor perde eficiência volumétrica, gerando menor potência específica.

divulgação

Cabeçote 8 válvulas: simplicidade ajuda na manutenção

Existem alguns mitos sobre o motor 16v estragaram a reputação de muitos carros interessantes que tinhamos no mercado. As 4 maiores fábricas do Brasil praticamente retiraram de seus catálogos os motores multiválvulas em seus veículos.

Peguem o caso da GM por exemplo que em 1999 tinha em linha os seguintes carros com motores com multiválvulas: Corsa 1.0 16v, Corsa 1.6 16v, Vectra 2.2 16v e Astra 2.0 16v. Ou seja, praticamente do carro pequeno ao maior existiam versões com motores multiválvulas.

A Volkswagem chegou a lançar o motor 1.0 mais moderno do mundo que equipava o Gol 1.0 turbo com 112 cv de potência, comando de válvula variável (VVT) e diversas tecnologias que hoje em dia só encontramos em carros bem mais caros.

A Ford tinha o ótimo motor Zetec 1.4 no Fiesta lançado em 1996, que devido aos comentários maldosos dos mecânicos virou peça de museu. O Escort com o motor 1.8 16v também sofreu muito com a fama de “motor que não podia ser retíficado”.

A Fiat possuía um motor com 20 válvulas nessa época, que equipava o Marea e possuia 5 cilindros, o Palio 1.0 16v, Palio 1.6 16v e depois o Palio 1.3 16v, sendo que os motores 1.0 e 1.3 já pertenciam a família F.I.R.E.

Hoje praticamente não temos mais veículos com cabeçote multiválvulas nessas fábricas. A Volkswagen não tem mais nenhum carro nacional com motor 16v, assim como a GM que aposentou os motores X20XE e X24XE devido a novas normas de controle ambiental.

A Fiat utiliza em boa parte dos seus carro motores com apenas 2 válvulas por cilindro, com excessão do Linea que tem motores 16v tanto nas versões com motor 1.9 ou 1.4 T-jet e do Punto na versão T-jet

A Ford utiliza motores multiválvulas para o Novo Focus equipado com o motor Duratec 2.0, porém a geração anterior é vendida com o motor Zetec Rocam que possui 2 válvulas por cilindro.

Mitos e Verdades sobre carros 16v

Carro 16v dá mais manutenção do que carro 8v, mito ou verdade?
R: Mito – Todos os carros quando saem de fábrica tem um manual de manutenção. Quando este carro é submetido aos cuidados específicados pelo fabricante, difícilmente ocorrerão maiores problemas.

Se meu motor 16v quebrar a correia dentada, terei um gasto muito maior do que em um motor 8v, mito ou verdade?
R: Verdade – O motor 16v tem o dobro de válvulas, tuchos e balancins. A mão de obra costuma ser mais cara. A troca da correia também costuma ser mais cara pois tem mais esticadores e rolos guia.

Carro 16 tem o motor mais fraco do que motor 8v, mito ou verdade?
R: Mito – Cada motor tem a sua faixa de trabalho. Se o motor 8v parece mais “esperto” em arrancadas, o motor 16v abre vantagem em altas rotações.

Se eu comprar um carro com motor 16v terei problemas para revende-lo, mito ou verdade?
R: Verdade em partes – Se o carro teve uma versão problemática com motor 16v, por exemplo o Gol 1.0 ou Corsa 1.0, pode dor de cabeça revender. Já carros como Honda Civic, Toyota Corolla, Ford Focus entre outros, não costumam ter problemas com válvulas a mais e loja de usados.

Os motores Zetec 16v não são retificaveis, mito ou verdade?
R: Mito – Na verdade os mecânicos e retíficas que não possuíam as ferramentas corretas para trabalhar com o motor, assim como a Ford tinha uma politica de não vender as peças separadamente, somente kits caros e dispendiosos.

O Gol 1.0 16v tem problemas de durabilidade, mito ou verdade?
R: O Gol, assim como outros carros com cabeçotes multi-válvulas por terem mais partes móveis necessitam de uma lubrificação mais eficiente e muitos proprietários foram negligentes com seus carros quando novo. Quando foram passados adiante, quebraram na mão dos novos donos. Outro problema comum era causado por um desalinhamento da polia do comando, geralmente causado pelo próprio mecânico ao substituir a correia sem as ferramentas necessárias.

Se você já teve algum problema com um motor multi-válvulas, nos conte! Podemos ajudar outros leitores a solucionar o seu problema, ou tirar o medo da cabeça de quem esta querendo comprar um carro com motor 16v e está com medo.

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Comentários

  • 1

    Avatar de Anselmo Coyote !

    Ula-lá... que belo post, Rosalvo.

    Todo mercado é melhor explorado por quem é sensível às suas características específicas, sempre calcadas em uma postura cultural determinada pela capacidade aquisitiva de seus consumidores.

    O mercado brasileiro poderia ter sido melhor trabalhado em prol das fábricas e dos próprios consumidores com um marketing mais maduro, esclarecedor e pedagógico. Isto teria feito do consumidor um sujeito ativo e atuante, disposto até mesmo a rever seus próprios conceitos, o que seria fundamental para o êxito das mudanças introduzidas pelas fábricas.

    Mas elas (as fábricas) foram tacanhas. Acostumadas a trabalhar com sociedades cujo salário mínimo atinge a cifra de 1.200 dólares mensais, deram com os burros n'água aqui, onde o salário mínimo era de menos de 80 dólares mensais, praticado na era Fernando Henrique Cardoso.

    O próprio post deixa isso claro quando diz que "a Ford tinha uma politica de não vender as peças separadamente, somente kits caros e dispendiosos.". Lamentável - para nós e para as fábricas.

    Rosalvo, no próximo comentário vou lhe dizer o que eu acho do motorista brasileiro.

    Ah.. esse Tempra de 1059 cv aí deve ser o "bicho"... ou não? Bugatti Veyron que se cuide...rsrsrs.

    Abs.

  • 2

    Avatar de Anselmo Coyote !

    Caro Rosalvo,

    Quem só anda no trânsito urbano e não tem uma educação adequada, quase nunca usando as últimas marchas do carro, quer/precisa de torque mesmo é nas baixas rotações.

    Isto está claro em "O Brasileiro médio acha que carro dá poder e status, então arrancar na frente do companheiro de semáforo é um item considerado ao se comprar um carro...".

    Quem viaja com frequência sabe que o motorista brasileiro é um lobo desastrado no trânsito urbano e um cordeiro lerdo na estrada, numa total inversão axiológica. Quando na estrada baixa nele o lobo citadino ele faz m*rda de dimensões gigantescas, principalmente se estiver ladeado por seus iguais. Viram todos estatísticas. As piores.

    Eu ia dizer mais umas coisas mas tô com pregui.

    Abs.

  • 3

    Avatar de Genner Priaro !

    Os comentários do Anselmo merecem placa de honra ao mérito....

    Bom; com relação ao assunto do tópico; tenho a comentar a infeliz experiencia de um cunhado....

    Gol 1998; modelo GL; 4 portas; prata; completinho - ou seja um baita carro; bom de negócio; facil de vender; barato na manutenção....

    Tudo isto se não fosse 16V.

    Motivo; falta de manutenção anterior... o antigo dono não cuidava do carro; meu cunhado comprou em garagem; 3 meses depois da compra (incrivel que é sempre quando acaba a garantia) o motor começou dar problemas....

    Resultado; vendeu o carro com uma desvalorização de 40% porque não conseguia vender o veículo pelo preconceito em torno do motor 1.0 16V volks....

    Em contrapartida tenho colegas que possuem veiculos multi válvulas (corsas; tempras; mareas) que são só alegria.... motivo manutenção executada em dia e periodos corretos; com materiais de qualidade... (ex óleo sintético - se saiu de fábrica com ele tem que continuar usando o mesmo)....

    Enfim; a vantagem ou não do motor tambem depende do cuidado do animal que o usa.....

  • 4

    Avatar de Maurílio !

    Foi um erro de digitação, mas os 1059cv estão em um motor 1.6 chevrolet(apesar de os ecotec de arrancada nos E.U.A passarem dessa potência), o correto seria 105,9 ou 106 cv no motor do Corsa GSI e do Tigra.A matéria é sincera e realmente quem detona algumas marcas de automóveis(ou tecnologias) são seus donos que querem a durabilidade de um 250 6c num motorzinho mil de 16v dando a mesma manutenção que dariam no 250 6c...impossível.

  • 5

    Avatar de Rosalvo !

    Anselmo! Que bom que gostou do post, sabia que iria comentar!

    Seus comentários atraem outros leitores! rs daqui a pouco você vira colunista aqui no Motorpasion hein!

    Cara, concordo com você, porém acho que a falta de treinamento do pessoal de vendas e pós vendas é leva um pouco da culpa. Ninguém vai ensinar um motorista a dirigir, porém um vendedor mostrando que o carro trabalha bem em certo regime de rotação iria acabar com a cisma do cara em achar que o carro é fraco.

    Sinceramente, para andar no dia-a-dia, o perfeito seria um New Civic com um motor "monzatec" do Vectra GT. Como seria da Honda, ninguém diria que era um motor antigo, e o torque abundante em baixa iria fazer a alegria de quem acha a navezinha choca.

    Queria saber que remédio vc anda tomando, quero tomar o mesmo viu! eheheh

    Abração!!

  • 6

    Avatar de Rosalvo !

    Grande Genner!!!

    Rapaz, o Gol com motor 16v foi o grande responsável por manchar a reputação dos motores multi-válvulas no país.

    Lembro-me bem de quantos Taxis eu via nas ruas rodando parecendo que o motor era a Diesel. Geralmente ficava assim logo após a primeira troca da correia dentada. O carro já fora de garantia era levado ao "mexânico" mais próximo e eles não tinham uma ferramenta que era específica para travar os comandos ao se apertar o parafuso da polia. Então o comando girava um pouco e o motor trabalhava forçado. Esse problema acabava ocasionando o empenamento de uma polia que desalinhava a corria e a mesma partia. Ai eram um monte de tuchos a serem trocados, um monte de válvulas, o motor nunca mais era o mesmo e o carro era vendido baratinho...

    Triste fim para um motor que ao meu ver era muito bom.

    Tivemos uma Parati Fun 1.0 16v 2001 que era um ótimo carrinho! Nem parecia que era 1.0, valente e econômica.

    Grande abraço!!!

  • 7

    Avatar de Rosalvo !

    Olá Maurílio!

    Muito obrigado pela correção! O Anselmo não perdoa nada! kkkk

    Este motor C16xe é muito bom. Creio que com a tecnologia que é disponível hoje, facilmente chegaria a 125 cv. A Meriva chegou a ter o C18xe, evolução do mesmo que entregava 122cv conforme citei na reportagem, mas o motor buscava privilegiar o torque em baixa rotação. Se fosse um motor com perfil mais esportivo, acho que ganharia mais uns cavalinhos.

    É uma pena que no Brasil os preparadores só tenham condições de tunarem motores AP. A falta de peças e de conhecimento leva a termos muito do mesmo, propagando mitos infundados de que motor bom é motor AP!

    Um Grande abraço!

  • 8

    Avatar de Genner Priaro !

    Neto; procure nas fullpower deste ano; ou seria do final do ano passado...; tem uma com um vectra C (Astra europeu) de arrancada na capa....

    Alma do menino? Motor 2.0 16V do Vectra GSI....

    Quase 1000 Cv.... Como? Dono de concessionária GM que tinha o motor guardado para um veneno extra....

    Trabalhou certinho; fez o motor com uns acessórios sob medida; + turbo; hoje (na época da materia) tava dando pau em tudo quanto é AP preparado nas corridas de arrancada....

    Não perguntem qual a edição; estava lá em casa a uns 2 meses e mandei para a reciclagem; já não tenho mais....

  • 9

    Avatar de Rosalvo !

    Genner, tenho um amigo da faculdade que coleciona esta revista vou procurar para ver.

    Sou GM de coração como você sabe, e ver um dando pau em AP é tudo de bom ! kkkkkkk

    Este motor C20XE é muito bom para preparação. Ele atinge altas potências com pouca pressão de turbo. Como já tem pistões forjados de fábrica, basta arrumar umas bielas melhores e pronto! Já tem um canhão em mãos!

    abração e obrigado pela dica !!

  • 10

    Avatar de Júlio !
    Júlio | 2 estrelas

    A questão de motor moderno e velho é um tanto polêmica. O motor 16V do Nissan Tiida / Sentra partem do mesmo projeto básico do Nissan Primera: não sei se alguém lembra, o Primera foi um sedan que a Nissan importou em 95/97 e que vendeu bem pouco. O motor do Primera foi lançado pela nissan no final de 1993. Na mesma época o Vectra Gsi reinava com seu 2.0 16V que era lardeado aos 7 ventos como um dos motores mais modernos do mundo. Logo depois passou a ser fabricado aqui e era até exportado para a europa. Nunca vi ninguém dizer que o motor do Tiida é velho... Sei que o GM Monzatech carece de uma atualização, em especial para deixá-lo mais econômico (as 16 válvulas fazem uma falta...), mas temos no mercado por aí vários motores com a mesma idade e ninguém diz nada. Outra exemplo: o AT da VW (que deriva o 1.0 e 1.4) foi lançado na europa em 92!!! lançado aqui no final da década de 90 e até hoje considerado moderno. Não sou defensor da GM, mas acho essa história do Monzatec no mínimo injusta(embora adore chamar assim para brincar e porque acho o Monza um íncone entre os carros velhos - desculpem pois não gosto de carro antigo), quanto mais lembrando que ele com 8V, bloco de ferro fundido e tudo mais, rende quase o mesmo que o Duratec, e isso com cnsumo parecido (são 140 CVs)! E lembrando também que dá um olé no 1.8 do Civic.

  • 11

    Avatar de Ricardo José de Oliveira Pinto Torres !

    BOA TARDE! ATUALMENTE TENHO UM GM CORSA HATCH (8 VÁLVULAS),MODELO NOVO.PORÉM ACHEI NOS CLASSIFICADOS DE UM JORNAL AQUI DE SALVADOR E POSTERIORMENTE A FOTO NET, DE UMA CORSA WAGON GLS COMPLETA(ATÉ COMPUTADOR DE BORDO),SÓ QUE AO LIGAR PRA REVENDA,FIQUEI SABENDO QUE É MOTOR 1.6 DE 16 VÁLVULAS!ESSE CARRO ESTÁ ZERADO APESAR DE SER DO ANO DE 1999!ELE JÁ VINHA COM COMPUTADOR DE BORDO DE SÉRIE OU FOI COLOCADO?POIS ELE ERA O TOP DE LINHA DA ÉPOCA!QUANTO AS 16 VÁLVULAS ME TRARÁ PROBLEMAS? ABRAÇOS AGUADAREI ORIENTAÇÕES! SALVADOR,04/09/09 RICARDO

  • 12

    Avatar de Rosalvo !

    Olá Ricardo,

    A linha Corsa nunca teve computador de bordo. O que estes modelos trazem é o TID, (Triple Information Display) onde é informado a hora, data e temperatura.

    O motor que equipa este carro é muito bom! Se as manutenções anteriores foram feitas a rigor, e você continuar a faze-las vai ter uma boa companheira de viagens.

    Um grande abraço!!!

  • 13

    Avatar de jonas gonçalves !

    estou aponto de comprar um escort 1.8 16v zetec,tenho medo dos comentarios uns bons outros ruins.ajudem-me nessa compra o que acham desse motor?

  • 14

    Avatar de Rosalvo !

    Jonas,

    Desde que o motor esteja em bom estado, estará fazendo uma ótima compra!

    O carro anda bem e tem um bom consumo.

    Abraços!!

  • 15

    Avatar de Marcio Sousa !

    Encontrei um Gol G3 1.0 16V Completo ano 2002 Queria saber se esse carro é um bom negocio? Detalhe: 105.000km rodados.

    Obrigado.

  • 16

    Avatar de Rosalvo !

    Desde que esteja com a manutenção em dia, é um carro sim!

  • 17

    Avatar de HEDER !
    HEDER | 2 estrelas

    ROSALVO NETO.... obrigado pelo blog, sao 02;10AM acabei de ler ele todo, estava com um certo receio sobre as 16V ,estou comprando um vectra 2.2 16V ,ano 2002,carrao ,eu gosto,o receio acabou amanha estou indo fechar o negocio!!! muito obrigado!!!!

  • 18

    Avatar de jonas !
    jonas | 2 estrelas

    estou quase comprando um corsa sedã gls 1.6 16V 97 alguem ja teve ou sabe algo sobre esse modelo se é uma boa compra?

  • 19

    Avatar de Rodrigo Pereira de Oliveira !

    Ford Escort Zetec 1.8 16 válvulas

    UMA MÁQUINA EM TODOS OS SENTIDOS A Ford se superou nesse carro e trouxe a tecnologia da fórmula 1 para dentro do Escort. Não sei porque mas esse carro consegue ser muito potente e incrivelmente econômico! Tenho um desse e já colei o ponteiro nos 200 km/h e tinha espaço pra mais. Ando com ele na cidade e têm uma média de 10 a 12 km/l, incrível para um carro 1.8 16 válvulas, na estrada faz fácil 16 km/l. Muito carro 1.0 8 válvulas não faz essa kilometragem. Seria econômico por causa da tecnologia aliada ao motor 16 v.??

  • 20

    Avatar de valcir !
    valcir | 2 estrelas

    Estou querendo comprar um gol 1.0 16v turbo ou uma paratí, 1.0 16v turbo ou não turbo, já dirigi uma parati destas turbo, é um carro muito bom, macio e rápido, o que tenho que verificar em um carro destes a nível de motor e cambio, gasto muito com uma revisão completa. oleo, correia, filtro de oleo e ar, vela, cabo de vela?

    Ass. Valcir

  • 21

    Avatar de Alam Corrêa !

    Olá, neste post não foi falado sobre motores da Peugeot...

    Estou de olho num 206 1.6 16V 2005, os motores 16V da Peugeot são confiáveis???

    Desde já agradeço e parabéns pelo post, foi o melhor que encontrei na net!!!

    Abraço

  • 22

    Avatar de MARCELO C.A !

    Se eu comprar um carro com motor 16v terei problemas para revende-lo, mito ou verdade? R: Verdade em partes – Se o carro teve uma versão problemática com motor 16v, por exemplo o Gol 1.0 ou Corsa 1.0, pode dor de cabeça revender. Já carros como Honda Civic, Toyota Corolla, Ford Focus entre outros, não costumam ter problemas com válvulas a mais e loja de usados.

    Pela resposta acima constatei que o gol 1.0 16v 1999/2000 teve uma versao problematica. Minha mãe tem um gol 1.0 16v 1999/2000 que estourou a correia do comando de valvula com apenas 20.000 km rodados, e o serviço , antes do acontecido, foi feito numa altorizada da propria marca em Paracatu - MG. Eu gostaria de diser o seguinte, o carro e muito bom mais este rompimento da correia e muito mal,sera que a industria nao fez nenhum teste com este motor antes de lançalo no mercado, sera que o material empregado neste tipo de motor nao e de pessima qualidade. Desde a aquisução em 2004 esta maldita correia ja se rompeu 3 vezes. Acredito eu que as industrias da area automotiva utiliza o consumidor como cobaia para que seus carros sejam testados pois, se esta correia e tão fragil para acionar o comando, por-que nao se utiliza uma com maior resistencia. Sou ciente de que esta correia duas polias, uma de eadmissão e uma de exaustao, portanto eu acho que deveria se aplicado uma crreia de maior durabilidade. Eu possuo um chevette 1996/1997 e ja rodei mais de 50.000 km e ate hoje nao tive nenhum problema com o rompimento desta correia.

  • 23

    Avatar de Marcio Sousa !

    Boa tarde pessoal, como postado no item quinze estou com 20 dias que comprei o gol 16v 2002 (motor Power), e até agora estou gostando muito do carro, pois ele anda bem mesmo em baixas rotações e tem um bom desempenho mesmo com o ar ligado. Agradeço muito pelo tópico, pois foi de fundamental importância para minha decisão.

    Valeu Rosalvo.

  • 24

    Avatar de Anderson Fetzner !

    Otimo tópico. Eu vou comprar uma vectra 2.0 ou 2.2 16V. Carro muito mais macios de andar que os 8V. Com medo do preço da manutenção ia pegar o 2.0 - 8V mas é dificil encontrar um desses completinho de fabrica igual os CD's; que ja vem com Comp. de bordo e se procurar um pouco acha com couro + ar digital + air bag. E ainda os 8v em rotação alta parece vibrar, alem de não desenvolver tão bem. Sei que se não tomar cuidado posso comprar uma bomba.. se possivel quero ver o manual do proprietário.. ver se foram feitas as revisões e manutenções... Voces podem dizer os cuidados que tomaram na hora de comprar os seus carros? Levar em mecanicos pra testar? Kilometragem.. desgaste de algumas peças... que outros cuidados? Obrigado.

  • 25

    Avatar de Marcio Sousa !

    Ok. Andeson

    Aqui vai uma dica: Leva o carro em um mecânico de confiança, pede para ele dar uma boa olhada na suspenção, caixa de macha, freios, motor,pintura, estofamentos e de quebra leva também para alguém que entenda da parte de injeção eletrónica para ser feito um diagnóstico e ver se está tudo Ok.

  • 26

    Avatar de Giovanne !

    Boa Tarde, comprei um Gol 1.0 16V à 3 meses, estava meio com o pé atrás antes da compra devido a todos falaram mal de carro 16V, principalmente o GOL, mas arrisquei. O Carro é 2000 e estava com 80.000 Km e já rodei mais de 3.000 e so alegria, o carro é fantástico o motor é ótimo, exelente desempenho e economia consigo 15km/L na estrada, Remomendo o Carro!

  • 27

    Avatar de julio cesar de oliveira !

    EU GOSTARIA DE SABER SE O PALIO FIRE 2001/02 16V E UM CARRINHO BOM POIS ESTOU PENSANDO EM COMPRAR UM EU TINHA UM PALIO 2008 8V E ELE ERA OTIMO AGORA GOSTARIA DE COMPRAR OUTRO PALIO E QUERIA SABER SE ESTE CARRO E CONFIAVEL ME AJUDE AI VALEU UM ABRAÇO

  • 28

    Avatar de Valdemir Silva !

    Boa tarde pessoal, Tenho um gol GIII 2000, 16V, que agora resolveu fundir o motor (que maravilha!!!). Comprei ele no início do ano, e até agora não tinha me dado dor de cabeça. Já mandei fazer duas revisões completas, onde não foram achados problemas e não foi feito nada além do normal em uma revisão. Só que na semana passada, numa viagem curta, faltou lubrificação no motor, e por azar do destino, o painel nao avisou sobre o problema, fazendo com que acontecesse o pior. Enfim, gostaria de ter uma opinião de quem entende mais do que eu, sobre a possibilidade de trocar o motor de 16V por um de 8V, evitando assim problemas posteriores, pois todo mundo sabe que algo consertado nunca fica como novo. Conversei com vários amigos, e me recomendaram esta troca de 16V para 8V, mas ainda assim tenho dúvidas. No caso, os prós e contras desta troca. Obrigado pela atenção e parabéns pela iniciativa de discutir sobre este assunto. Tirei muitas dúvidas aqui. Valeu!!!

  • 29

    Avatar de murillo !

    Alguem ai ja teve um corsa sedan gls 1.6 16v 98? estou fechando a compra de um desses. se puderem me ajudar agradeço Obrigado.

  • 30

    Avatar de Thiago Andrade !

    Amigos, tenhu um gol G3 1.0 16v, e o mesmo arrebentou a correia dentada em movimento...não fiz nada, mandei direto para um mecânico, o mesmo me cobrou R$50,00 só para por no ponto e colocar a correia...e o resultado...o motor "atropelou" 5 valvulas... Por isso meus caros, cuidado com carros 16v...porque quando isso acontece, o "prejú" é grande, e que no meu caso ficou em torno de R$800,00

    Abraços

  • 31

    Avatar de Ricardo Araujo !

    comprei um Gol 1.0 16 v. isso já ta cm um ano e meio. o carro é ano 98 modelo 99..acho um bom carro e nunca me deu problemas.bsta vc fazer a manutenção correta,como.troca de oleo sintético q é por sinal um pouco mais caro q o convêncional a cada 5 mil km.e troca as correa dentada a cada.tive alguns problemas cm o carro sim.como,bomba de gasolina.bomba d"aguá..coisas q acontece cm qualquer carro já cm uma boa estrada rodada...acho um bom carro os 16v.mais não se esqueção nunca.troca de oleo sintético a cada 5 mil km e troca de correa,costumo trocar a minha a cada 30 mil km...obs:oq queimo os 16v são macanico inrresponsaveis q não tem material correto pra manutenção e gostão de mecher em motor cm menos valvulas,da menos dor de cabeça pra montar tudo!

  • 32

    Avatar de Jorge Betini !

    Olá, tenho um Astra GLS 2.0 16v 1999/2000, em 2,5 anos com ele, já gastei uma nota para retirada de vazamentos no motor e tive que fazer a parte de cima 2 vezes, sendo que a 2ª vez apresentou 3 trincas no cabeçote. Detalhe, não faltou água, ventuinha funcionando e nem superaqueceu. O mecânico atribuiu o estrago ao desgaste natural pelos 10 anos e ao combustível ruim. Abasteço sempre no mesmo posto (BR). Pelo que lí acima, posso tb ter sido vítima de ex-dono relaxado tb. Mas de tanto apanhar... não vou querer outro igual não... o próximo será 8 vv, pois caso ainda aconteça de pegar um carro judiado... ficará mais barato pra arrumar!! Agradeço o espaço e parabenizo pelo site!! Aprendí muito com vcs!! Abraços!

  • 33

    Avatar de Fabio Masal !

    Sou usuario de motores 16V e defensor do mesmo, tive um gol 1.0 16V o famigerado AT1000 16V. Fui motivo de piadas para varios amigos, porem em uma viagem eu com meu golzinho 98 deixei siena 2008 para traz, Ps, bem atraz. Nao tive maiores problemas a nao ser com a tocada na cidade ja que o motor demora um pouquinho a subir rotaçoes tornando a conduçao em transito pesado um pouco desconfortavel. Quanto a fama , venhamos e convenhamos: brasileiro nao sabe cuidar de carro, negligencia intervalos de troca de oleo e quando troca solta aquela frae " poe o mais barato, e tudo oleo mesmo" ai quer oque? Motor agil, economico e moderno a custo de nada. Hoje tenho uma perua Palio Wekeend ELX FIRE 16V 1.0 e digo, excelente carro anda muito e ainda tem fator torque melhorado. Enfim, 16V e muito bom, mas pra quem tem um minimo de conhecimento mecanico e zelo. Grato.

  • 34

    Avatar de Carla Souza !

    Olá

    estou na dúvida tenho um corsa super 1.0 2000 16v pelo que eu li aqui o proprietario anterior não deve ter feito menutenção dele.. por que ele estpa dando de cabeça....

    estou pensando em trocá-lo por um vectra mas dai estou na terrivel dúvida.. 8v ou 16?

    estou na duvida entre um gls 2.0 8v e um cd 2.0 16v ambos no gnv.

    Qual será que me dará problemas?

    Qual devo comprar?

    aguardo.

  • 35

    Avatar de Vinícius !

    Tenho um Corsa Hatch 1.0 16v 2000. Estou com ele a quase 3 anos. No inicio tive uma enorme dor de cabeça com ele. Acho que o dono anterior não cuidava dele como merecia. Mas agora, só faço a manutenção básica nele, com uns cuidados a mais. Limpeza da injeção a cada 10.000 Km, com a troca do filtro de combustível. Toda troca de óleo (c/ 5.000 km) uso descarbonizante, coloco aditivo bardal para o óleo e só uso óleo recomendado no manual (AC Delco 20w50 API/SJ). Gosto muito do meu carro. É silencioso, com um bom consumo na cidade e ótimo consumo na estrada. Consigo viajar com velocidade confortável (100 Km/h) a 3500 rpm. Fato negativo: poucas pessoas sabem mexer nesse tipo de motor e o preço elevado para mão-de-obra e peças.

  • 36

    Avatar de Lukaas !
    Lukaas | 2 estrelas

    Realmente de todos os motores 16v que já vi até hoje , o motor do Escort Zetec se superou. Infelismente como o brasileiro nao sabe usar o que é bom perfere o ruim ,acabou tirando de linha um ícone na trajetória da Ford no Brasil. com o seu motor familiarizado de Zetec problemático por causa de ser 16v , na epoca nao houve retífica correta para esses veículos assim causando um transtorno imenso para a população do zetec. Atualmente os velhos e bons Escort's Zetec estam voltando ao mercado de usados. como uma boa opção em questão de custoXbenefício e qualidade. Porque um carro desses com motor 1.8 16v completinho saindo por 10 mil atrai qualquer um que ia optar por um pé duro aqui chamado , como Fiat Uno , Gol e Corsa. Já passei por diversas experiências de motores 16v . Mas o único que fico até hoje na família foi o Zetec. comprei em 1997 lançamento da Ford aqui no Brasil , que na época era concorrente forte do Fiat Palio. E falo uma coisa. não vendo nem troco por nada esse carango. E olha que com 12 anos de uso ainda coloco no bolso muitos carros 2009. Na estrada os carrinhos do ano ficam para trás.

  • 37

    Avatar de alessandro tadeu !

    na relação cidede/pista, qual deles é mais econômico, o 8v ou 16 v ?

  • 38

    Avatar de Luciano !

    ESTOU ENTRE A COMPRA DE UM PALIO 1.6 16v ANO 96 E UM SIENA 1.6 8V ANO 98 O QUE VC ME ACONSELHA. MINHA ROTINA É MAIS URBANA MAS QDO CAIO NA ESTRADA GOSTO DE RETIRAR TODO TORQUE DO MOTOR PODE ME DAR, AS RETOMADAS P/ MIM SÃO MUITO IMPORTANTES NA ESTRADA, GOSTO DE ANDAR FIRME ... MAS SEM QUEBRA-LO RSRS VALEU UM ABRAÇO

  • 39

    Avatar de Tenório Júnior !

    Olá, Muito bom este Post.

    Tenho uma dúvida, tô interessado em comprar um Gol Plus 2001 16v 1.0 com Completo de fábrica com 65.000 km rodadp, e minha necessidade é: Andar na cidade + ou - uns 300km por semana e 1 vez na semana fazer uma viagem de 200km, este é um bom veículo pra mim? Aqui em Recife só encontro carros 16v os 8v são muito caro e geralmente são simples, os motores 16v da Fiat (Pálio) são melhores?

    Grato

  • 40

    Avatar de marcelo ennes !

    eu optei por comprar um carro maior ,devido ter um filho de 16 anos bem grandinho. comprei um palio weekend 2002 elx 16 v 1.3 completo. este carro tem me surpreendido, comprei com 65.000 km de uma agencia,fiz a troca das velas ,cabos ,correia dentada e as demais correias. gastei 410,00 reais nas trocas das correias ,130,00 foi de mão de obra por ser 16 v,se fosse 8 seria 80,00.alem disso troquei o oleo e filtros ,optei pelo selenia semi -sintetico 15/40 recomendado pela fiat. enfim so tenho recebido elogios dos meus amigos,estou muito satisfeito com o carro. a unica coisa que me incomodou foi o espaço dos bancos traseiros ,ainda estou com certo problema ..... deveriam ser mais espaçosos. a tem mais. carro muito silencioso quase não se escuta o motor . abraço a todos.

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