Suspensão a Ar: Você teria coragem de fazer isto no seu carro?

477 comentários

Você compra um Voyage zerinho e entrega para um pessoal que diz entender de suspensões veiculares e eles instalam um sistema de suspensão igual a de um low rider americano. O que seria isto? Uma loucura?

O vídeo exibe a demonstração de um carro equipado com o sistema conhecido popularmente como suspensão regulável a ar. O kit pode ser encontrado nas mais diversas lojas de rebaixamento ou no site mais próximo de você, porém ninguém atenta para um simples fato: Seu carro esta preparado para isto?

Obvio que não! Um sistema de suspensão é todo dimensionado quando o carro é desenvolvido. A carroceria do veículo trabalhará em função deste sistema e uma união perfeita entre estes dois entregará um carro com um bom comportamento dinâmico ao condutor.

Porém as pessoas caem na história das empresas preparadoras de suspensão e instalam esses equipamentos em seus carros. Muitas pessoas dizem que apesar dos problemas gerados pela instalação “O ibope compensa”, mas a maioria das pessoas “normais” acabam se arrependendo e voltando aos sistemas convencionais.

A legislação brasileira é a grande culpada por estas gambiarras existirem pois não permitiam até pouco tempo a instalação de uma suspensão modificada em um veículo. Esta proibição acabou afastando as empresas sérias deste ramo e a maioria das coisas que vemos no mercado são kits feitos em oficinas de fundo de quintal.

O kit de suspensão a ar é destinado originalmente a caminhões e ônibus para garantir uma rodagem suave. Essas bolsas devem ser utilizadas em uma altura fixa atuando como elemento elástico da suspensão. Quando ela é utilizada de maneira errada, tende a rasgar e estourar.

Quando o veículo é utilizado na altura máxima ele fica com uma rigidez muito grande e irá transmitir toda a imperfeição das ruas para a carroceria do veículo. A estrutura do carro tem uma freqüência natural de oscilação que é responsável por manter este corpo estável. Caso a suspensão produza uma frequencia parecida com a natural do veículo o mesmo começara a entra em fádiga.

Esta fadiga irá comprometer toda a estrutura do veículo, rachando pontos estruturais, empenando portas, capô, tampa do porta malas e com o tempo irá inutilizar o veículo. Quando um veículo profissional é rebaixado ele ganha reforços estruturais justamente visando absorver os novos esforços que o carro irá receber.

f6874_4

Porém quando o usuário instala uma suspensão deste tipo no veículo não recebe esta recomendação e ai começam as dores de cabeça. Além da altura de rodagem ser inadequada o que vai ajudar a propagar a corrosão no chassis do carro, a suspensão passa a não fazer o trabalho dela e pode tornar o carro muito mais instável.

Geralmente quem instala suspensões rebaixadas no veículo tem a falsa sensação de que o mesmo ficará mais seguro por diminuir o centro de gravidade do veículo e pelas molas com menor constante elástica, porém o efeito é justamente o contrário na maioria dos casos.

Como nossas ruas não são tapetes como os autódromos, a chance de encontrar um obstáculo pela frente em uma curva é imensa. Um pequeno buraco e sua suspensão que agora não tem mais poder de amortecimento pode fazer com que as rodas do veículo saiam do chão, comprometendo assim totalmente a aderência e possívelmente gerando um acidente.

20081122_00315

Algumas pessoas dizem que rebaixar o carro é atitude. Se ter noção que esta se prejudicando é ter atitude, podemos comprar as pessoas que rebaixam os carros indiscriminadamente ao drogados como me falou um amigo um dia? Não podemos, pois os drogados geralmente só causam mal a si mesmo, quando muito a seus familiares.

Um carro com a suspensão modificada de maneira errada pode perder o controle e bater contra outro veículo em via pública. Este veículo pode ser o seu caro leitor, vindo de um dia cansativo de trabalho, ou seu pai voltando de mais um plantão de madrugada no hospital.

Vejam o vídeo abaixo. O carro capota pela ação da suspensão. Tudo bem que é um carro de demonstração e que estava em baixa velocidade. Em alta velocidade um sistema simples pode causar o mesmo efeito em um carro comum. A empresa não instalou um sistema de santo antonio no carro e ele praticamente é esmagado pelo seu peso.

Abaixo temos imagens de uma Saveiro completamente modificada para utilização deste tipo de suspensão. Ela foi fotografada no salão de automóveis que acontece neste fim de semana no Rio de Janeiro por nosso editor Henrique Rodriguez. Segundo informações ela é capaz de pular a altura de 1,5 metros.

100_1411

Observem as modificações estruturais na carroceria, principalmente na traseira onde foi feita uma estrutura tubular para suportar as torções que a carroceria enfrentará em sua nova e interessante vida de canguru automotivo.

100_1407

Não sou contra a utilização da suspensão rebaixada. Sou conta o uso indiscriminado de métodos para rebaixamento de suspensão. As suspensões a ar devem ser abolidas de nossas ruas urgentemente assim como as suspensões reguláveis por métodos arcaicos como o prato de rosca soldado sem nenhum cuidado.

Já vi um kit de suspensão sendo confeccionado. Não há estudo do aporte térmico que será dado ao corpo do amortecedor que esta receberndo a rosca. Não há um estudo de rigidez do conjunto depois de montado. Ele pode simplesmente entrar em estado de fadiga e sofrer ruptura comprometendo assim a segurança do condutor.

Estão estudando sistemas de suspensão por regulagem elétrica. Parece que o projeto esta sendo bem executado com registo no NPI e tudo mais. Vamos ver na prática se não será mais uma gambiarra como são os sistemas de rosca e a ar.

Não estou fazendo propaganda para a empresa nem sou contra nenhuma outra que aparece nos vídeos. Estou utilizando material que esta disponível na internet então são de domínio público.

O editor que vos fala tem muita experiência com suspensão pois já possuiu um veículo com diversos tipos de configuração. A conclusão que chegamos é que a suspensão original na maioria dos casos é a melhor solução. Já passei pela situação de uma mola partir com o carro em alta velocidade. É a coisa mais desagradável do mundo.

Existem kits no mercado de molas esportivas que aliadas a amortecedores pressurizados podem ser uma boa saída para quem deseja um veículo com características mais esportivas. A legislação brasileira agora permite que um veículo com uma suspensão modificada desde que inspecionado por um órgão acreditado pelo Inmetro possa rodar legalmente.

Vejam que o video do Auto Esporte mostrado acima é feito em pista plana e que quando o carro enfrenta obstáculos ele passa a pular, quicar e oferecer problemas ao condutor. A prova de frenagem que cita ter o mesmo comportamento para ambas as suspensões seria muito diferente caso fosse em uma rua esburacada, provavelmente o carro rebaixado freiaria muito depois.

Sei que muita gente vai postar aqui que carro rebaixado é coisa de “mano”, coisa de “brow” e de “boy de vila”. Eu não estou aqui para julgar ninguém e criticar gostos pessoais. Meu intuito é apenas contribuir com a segurança das vias brasileiras que já é precária com tantos sub-motoristas que teimam em continuar a dirigir embriagados e com carros completamente fora da lei.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer saber mais?

Artigos

Artigos relacionados que vão te interessar

Ver mais

+ Deixe um comentário

Comentários

  • 1

    Avatar de Fabiano Werner !

    Como sempre mandando muito bem nos posts, Rosalvo. O embasamento técnico que você utilizou para redigir este simplesmemte desbanca todo e qualquer argumento que possa vir de pessoas entusiastas deste tipo de modificação.

  • 4

    Avatar de Rosalvo !

    Olá Fabiano! Obrigado! Fico feliz quando consigo atingir o objetivo quando escrevo alguma matéria com um assunto tão específico. Eu sempre achei bacana carro rebaixado, mas depois que passei por problemas com meu antigo carro e passei a estudar o assunto percebi que é uma furada.

    Grande abraço!

  • 2

    Avatar de Alberto Ruiz !

    Ótima matéria Rosalvo, existem outras observações a serem feitas a nível técnico, enrriqueceriam mais, porém acredito que não seja o foco. Meus parabéns pelo execelente trabalho. Só mais uma observação, cuidado ao escrever, seria bom revisar os textos, erros de português são comuns, mas devem ser evitados.

  • 3

    Avatar de Rosalvo !

    Olá Alberto! Muito obrigado pelos elogios e pelos toques! Que bom que entendeu que o objetivo da matéria não era ser muito técnica, pois isto acaba tendo o efeito contrário com os leitores que não tem muita paciência para leituras extensas. Desculpas sinceras pelos erros de português! Escrevi a maioria dos textos dessa semana com muita pressa devido à semana de prova da faculdade. Só neste texto foram feitas umas 10 correções, sempre que eu relia encontrava erros. Por favor, encontrando algum sinta-se a vontade para corrigir-me.

    Abraços!

  • 5

    Avatar de Nil... !
    Nil... | 2 estrelas

    Muito bom o texto... vale mesmo a leitura... os erros de português não chegam a incomodar...

    A unica coisa que não entendi foi que, no texto, foi citado que o video do Autoesporte diz "que quando o carro enfrenta obstáculos ele passa a pular, quicar e oferecer problemas ao condutor."

    Sendo que não é isso que o mostrado no video, a unica ressalva é a parte da lombada, mas assim como não se deve usar um carro sempre no limite (ele tendo suspensão rebaixada ou não) não se deve passar numa lombada da maneira que eles passaram no video... eles somente citam que uma suspensão rebaixada compromete o conforto, o piloto inclusive elogia a nova suspensão... mas como podemos ver no final do video, ela (a suspensão) foi instalada numa oficina com todo o equipamento para instalar uma suspensão apropriada para o carro em questão...

    Concordo que o texto se refere a suspensões "fabricadas em fundo de quintal" e que sobraram poucos fabricantes realmente serios por causa da antiga proibição, mas acredito que deveria, tambem, abrir espaço para falar sobre esses poucos fabricantes serios e suas suspenções que podem ser uma boa opção pra quem quer rebaixar comprometendo somente o conforto e não a segurança...

  • 6

    Avatar de Deivy Munhoz - Corsa Clube !

    Ótima Materia Rosalvo esta de parabéns!!! Temos que nos informar mais sobre isso, segurança é coisa séria, não só a nossa como a de terceiros tbm... Um carro rebaixado é legal, bonito, mas tudo tem que ser feito com critério...no Brasil temos uma deficiencia neste setor de suspensão preparada, basta comparar uma suspensão de rosca daqui com alguma la de fora...E outra as lojas especializadas neste tipo de suspensão tem que amadurecer e muito, não estou generalizando dizendo que são todas assim mas algumas são de pessima qualidade em seu conjunto...atendimento ao cliente, produto, etc... Tive uma pessima expericencia com uma loja que nem quero citar...foi um descaso de revoltar...mas fazer o que...enquanto não tiver seriedade, maturidade e responsabilidade suficiente...vamos continuar tendo dores de cabeça com esses "pseudo especialistas"

  • 7

    Avatar de Rosalvo !

    Olá Nil!

    Desculpe pelos erros de Português! Sempre que entro no blog para responder a vocês, releio e encontro mais erros, escrever com pressa dá nisso...rs

    Bom, respondendo ao seu questionamento. As matérias da autoesporte não devem ser levadas em consideração pois são peças promocionais, patrocinadas pelos anunciantes. No caso, a suspensão rebaixada utilizada no teste é da mesma marca que as do vídeo do texto segundo informações que obtive em alguns foruns que participo. A marca em questão não é uma marca ruim, não sei o nível de pesquisas deles, porém já tive uma suspensão da marca e não era muito boa. Os amortecedores estouraram com pouco tempo de uso e eu sou um motorista muito cuidados. Alem do mais, as molas traseiras simplismente partiram ao passar por uma lombada quando eu estava há mais de 100 kilometros por hora. Vejam um vídeo do autoesporte onde a marca é citada http://www.youtube.com/watch?v=9xKrO8m_y8M&fea...

    Isso demonstra que a mola foi encolhida utilizando o método onde os elos são aquecidos e depois resfriados visando diminuir as tensões internas do metal e conferir uma dureza maior. Porém este processo deve ser acompanhado de um teste de ultrasom ou algo parecido, pois este tipo de resfriamento causará trincas a frio pois a dureza pode ser maior do que a necessária adicionando fragilidade a peça.

    Isso que eu chamo de "fundo de quintal". Nunca vi uma mola da fabricante Fabrini, famosas por suas molas Cangoorun, e fabricante tambem de molas originais para diversos veículos, quebrar. Isso porque elas são fabricadas com o processo ideal.

    Pretendo escrever uma continuação deste artigo explicando porque chamo de "fundo de quintal". A maioria dos amortecedores são abertos, trocado seu fluído por um mais viscos e depois soldados. A própria solda feita depois já começa desgastar os retentores internos do amortecedor fazendo com que eles começem a vazar mais rapidamente. O fluído utilizado nem sempre é o recomendado e quando o amortecedor começa a fazer seu trabalho que é tranformar a enérgia cinética em térmica ele aquece, fazendo com que o fluído perca suas caracteristicas. O amortecedor ficará mais mole e o carro começará a pular.

    O vídeo também não mostra o carro sendo utilizado em ruas esburacadas. O comportamento dele na valeta mostra que ao atingir uma rua esburacada a situação pode se complicar muito pois o pneu perderá contato com o solo constantemente. Em uma frenagem o contato do solo com o pneu seré bem menor pois ele ficará pulando, aumentando drásticamente a aréa de frenagem.

    Nunca leve em consideração as matérias do autoesporte. Eles já fizeram até uma matéria sobre farois xenon, elogiando a sua instalação em farois comuns. Eu possuo no meu carro pelo meu egoísmo, mas sei muito bem que as lampadas xenon não são projetadas para os farois comuns que temos em nossos carros populares. Inclusive eu era vendedor do produto e parei com o comércio do mesmo quando o Contran proíbiu o seu uso.

    Se qualquer fabricante quiser nos procurar para dismitificar este imagem que tenho sobre eles estou de braços abertos, mas o que posso falar é o que vejo.

    Diversos amigos meus tem suspensões de várias marcas tradicionais como Macaulay, Tebão, Fenix, Noopcar assim como suspensões de fabricantes locais aqui de Salvador como "Pai de Santo", "Paulinho Torador", entre outras conhecidas e não vejo diferença entre elas a não ser o acabamento dos adesivos que são colocados nos amortecedores recondicionados utilizados assim como a pintura dos mesmos.

    No final das contas o fim do kit é o mesmo, a retirada do veículo já com o mesmo danificado.

    Desculpe pela longa resposta ! rs

    Abraços!

  • 8

    Avatar de Rosalvo !

    Olá Deivy! Você é um dos muitos que conheço há muito tempo no ramo da personalização automotiva. Quem não conhece o Corsinha do Deivy Munhoz do Corsa Clube? As pessoas as vezes acham bonito algumas coisas, porém não se preocupam em saber o dano que aquilo poderá causar no seu carro.

    Um kit de suspensão importado da Koni ou Bilstein é algo surreal para o brasileiro comum. O amortecedor tem válvulas para regulagem de pressão quando a altura do mesmo é alterada, o que não acontece com os modelos nacionais padrão. O único fabricante que conheço que tem um sistema parecido é a Fenix, mas já ouvi relatos de problemas com esta suspensão.

    Obrigado pela opnião e se puder mostrar isso aos amigos, agredeço.

    Grande abraço!

  • 9

    Avatar de Geison !
    Geison | 2 estrelas

    Mandou bem Neto, parabéns a toda equipe pela matéria. Não conhecia o site, mais já adicionei aos favoritos.

    O vídeo com o capotamento da Tebão, esclarece o que me falaram há algum tempo atrás, que podia ocorrer de "estourar" as bolsas de ar, (imagina se acontece com um veículo a 100km/h) sei que nesse caso não foi isso o que aconteceu, ái foi puro erro de cálculo, carro com suspensão à ar é furada, tudo bem que o carro fica show de bola, como diz o velho ditado: "Rebaixar é arte, raspar faz parte", mais o que conta é a segurança, gosta de carro rebaixado, tudo bem, eu também gosto, apesar de o meu parecer um trator de tão alto, mais se for rebaixar, opte por profissionais qualificados, e por sistemas fixos.

  • 10

    Avatar de Leonardo !

    Seja feliz com o seu carro ORIGINAL.

  • 11

    Avatar de BROKI do CORSA CLUBE !

    Sou adpto de carro rebaixo... gosto de suspensão a ar, porem so uso este tipo de suspensão em casos ESPECIAIS como campeonatos de rebaixdos e exposições.

    E até comento e uma vez estava em um posto e vi quando dois carros "alinharam" um deles ERA um santana turbo com SUSPEN AR o outro não lembro, resultado de imprudência + gambiarra, o condutor do santana sem noção arrancou e quando estava a uns 160 +/- a bolsa estourou... resultado capotamento e pessoas machucadas.

    Sou contra suspensão a ar nas ruas porque, o pessoal não sabe usar, ninguem (maioria) não anda com o minimo de pressão exigida nas bolsas, assim danificando-as.

    Se quer anda baixo, faça uma suspensão fixa, decente e seja APROVADO NO TESTE DO IMETRO E SEJA FELIZ!!!

    MUITO BOA A MATERIA SITE DE QUALIDADE E MUITO INFORMATIVO

  • 12

    Avatar de Rosalvo !

    Obrigado Broki! Que bom que tem consciência que carro baixo tem que ser feito com responsabilidade !

    Abração!!!!

  • 13

    Avatar de Mateus !
    Mateus | 2 estrelas

    trabalho em uma oficina mecânica especializada em suspensão, sempre aparece clente querendo rebaixar o carro cortando as molas,ou qualquer outro método "gambiarra", me recuso a fazer esse tipo de serviço, sempre o cliente volta reclamando

  • 14

    Avatar de Alexandre !

    olá Neto, eu pesquisando na net sobre rebaixamento e seus contras, pude notar seu blog explicando sobre o mesmo, adorei ler sua matéria,. e muito bem explicado o uso de suspensões rebaixadas, eu particularmente adoro carro baixo, inclusive o meu é, só que uso todo o sistema de suspensão preparada, não foi comprada em loja que fundo de quintal não, em seu comentário eui não tenho nada a reclamar, mas só queria dar uma ressalva, e desculpa se vc falou no texto mais eu não percebi, eu queria relatar que carro rebaixado e bem "trabalhado" não é um risco para os outros motoristas, pois foi como eu falei, carro rebaixado tem que ser preparado a suspensão inteira, desde torres, amortecedores, e afins, se possível legalizar junto ao órgão do ciretran e fazer os testes sujeridos! ai posso dizer que estes sim são seguros, e não tem o que se queixar de falar que é um risco aos outros motoristas, mas o que vemos por ai é que muitos adotam o sistema de "corta molas", isso sim é um risco, e esse é o jeitinho brasileiro de fazer as coisas, e não vou mentir, eu ja tive carro rebaixado pela prática de cortar as molas, era ruim demais, e era muito risco tanto para mim quanto para as pessoas que andavam comigo e os outros motoristas, mas depois que mandei preparar a suspenão ficou outra coisa, fica até melhor que carro com a altura original!

    bom, acho que era isso, eu só queria fazer esse comentário para as pessoas não ficar falando asnera quando vê um carro rebaixado na rua! tbm sou contra o sistema de suspensão a ar, muito perigiso, o sistema á rosca tbm pode ser um perigo, além de ser um outro tipo de jeitinho brasileiro de rebaixar, quer fazer um serviço certo e correto prepare a suspensão, vai gastar mais? vai, mas pelo menos vc garante a sua segurança e de todos a sua volta!!

    abraço e desculpa se eu passei alguma má impressão!!

  • 15

    Avatar de Rosalvo !

    Olá Alexandre!

    Adoro ler o ponto de vista dos leitores, e o legal de um blog é sua interatividade.

    Quando a suspensão preparada, acho que desde que feita com critério e que não tenha seu fluído substituído por fluído de freios como vejo por ai, é um alteração válida.

    Apareça sempre!

    Abraços!

  • 16

    Avatar de HEITOR !
    HEITOR | 2 estrelas

    EU TENHO UMA SAVEIRO COM SUSPENSAO A AR SEI DOS RISCOS E TUDO MAIS TENHO MUITO CUIDADO COM TUDO E UMA PAIXAO INFELIZMENTE TEMOS ESSES PROBLEMAS, CLARO QUE TODA ADAPTAÇAO TEM SEUS RISCOS MAIS VALE A PENA, SE CUIDAR E FIZER AS MANUTENÇOES CORRECTAS NO TEMPO CERTO E TER CERTOS CUIDADOS COM OS KITS PROVAVELMENTE NAO TERA NENHUM PROBLEMA, O UNICO PROBLEMA EM SUSPENSAO A AR E O MAL USO DELA SEI QUE VAO ME CRITICAR MAIS E O QUE EU ACHO TENHO A MINHA SUSPENSAO A AR A 1 ANO E NAO TIVE PROBLEMAS COM ELA ATE HJ SOU CUIDADOSO POR ESSE MOTIVO AINDA ESTOU ISUFLUINDO DISSO E NAO ME ARREPENDO POR NENHUM CENTAVO GASTO VALEU CADA CENTAVO, DEVERIA HAVER UMA LEI SIM PARA PESSOAS QUE USAM ESSA SUSPENSAO COMO POR EXEMPLO SE FIZER QUALQUER ESTRAGO ACIDENTE OU ALGO DO GENERO PAGAR ALTAS MULTAS PERDER CARTEIRA E IR ATE PREÇO ISSO SIM, TEM QUE TER RESPONSABILIDADE QUEM USA ESSE TIPO DE EQUIPAMENTO E NAO PROIBIR BOM E ISSO UMA BAO TARDE PARA TODOS E "O CHAO E O LIMITE"

  • 17

    Avatar de Rosalvo !

    Heitor,

    Gostei da sua ideia!

    Deviam inventar um formulário que o dono do carro rebaixado preencheria para poder usar essas coisas. Concordo contigo que toda adaptação usada com cuidado dura mais, porém é uma minoria que pensa assim. Grande parte da culpa também é creditada as lojas que não informam direito o consumidor quando instala o kit. Todos deveriam saber das limitações que uma suspensão a ar impõe ao veículo

    Abraços!

  • 18

    Avatar de Márcio Firmino !

    boa tarde a todos...

    achei muito interessante a materia,

    apesar de ser um adepto de carros baixos a rosca e acho q no brasil ficam muitas coisas pendentes:

    1 falta treinamento para as empresas orientarem seus consumidores ( total falta de compromisso das empresas)

    2 varios sistemas vendidos hj no brasil sao ultrapassados

    3 legalizar um carro rebaixado eh um processo totalmente burocratico e lento, talvez por isso muitos brasileiros acabam fazendo essas gambiarras que vemos andando na rua

    4 nossas vias publicas sao uma piada....sem duvida eh um dos piores asfaltos do mundo que comprometem inclusive a segurança de quem anda com carro original tb...

    bom acho q isso....por tanto lembrem que o barato sai caro..

    uma pergunta? o q vc acha dos moddelos de sus. a ar de pistao no lugar das bolsas????

    grato pela atençao amigos!!!!

  • 19

    Avatar de Sandro !
    Sandro | 2 estrelas

    Boa tarde a todos, sou apaixonado por carros rebaixados tenhu um gol g3 com molas esportivas da fabrini mesma fabricante das molas originais e estou fechando negócio com uma suspensão a ar para ñ ter mais problemas com buracos nas ruas, conheço várias pessoas que em esse tipo d suspensão instalada nos seus carros e nunca tiveram problemas sendo q seguem a risca uma manutenção preventiva e lógico com uma suspensão dese tipo vc vai perder um pouco do conforto mais aí é só ter o pé leve, andar d boa e sempre mais sempre respeitar os prazos d manutenção e ser feliz. Gostaria muito d saber o q vc tem a dizer a respeito? Um abraço.

  • 20

    Avatar de Rosalvo !

    Sandro,

    Não recomendo em hipótese alguma o uso de suspensão a ar no seu carro.

    Fica bonito, a galera "paga pau", "dá ibope", porém acho que é perigoso.

    Não estou opinando por achismo, estou falando realmente com certeza.

    Se você tem paciência para andar de carro duro, descofortável e que vai dar mais manutenção, boa sorte, porém acho que se você usa molas Cangoorun, porque não continuar já que é a melhor opção?

    Mande fazer umas "torres" bem feitas e bem ajustadas as molas e você terá o melhor possível.

    Suspensão regulável somente com kits importados e que não temos no Brasil. Eles tem válvula equalizadora para o carro não transferir o ar de um lado para o outro.

    Faça o seguinte, peça a um amigo o carro emprestado e dê algumas voltas. Tem que ser um Gol como o seu, não vale testar em carros com suspensão mais evoluída.

    Um amigo tem um Celta, testou a suspensão em um Palio e quando instalou no Celta viu que o carro ficou muito pior, pois a suspensão do Celta e Corsa B são bem arcaicas.

    Abraços e boa sorte Sandro! Espero ter ajudado!

  • 21

    Avatar de Rosalvo !

    Marcio,

    Não sei quanto esses modelos com pistão no lugar de bolsas de ar.

    Sei que uma pessoa aqui em Salvador teve um acidente grave utilizado um sistema desses, era um kit de uma oficina de fundo de quintal e era experimental. Depois ninguém mais quis saber de kit a pistão aqui em Salvador.

    Uns dizem por ai que é muito desconfortável, outros dizem que é melhor. Não sei mesmo. Como carro é algo bem complexo e pode matar, na dúvida, não arrisque.

    Abraços!

  • 22

    Avatar de Marcus Vinicius suspen-ar !

    Bom dia Rosvaldo,

    Bem primeiramente parabéns pelo blog, um assunto de muita polemica. Bem o meu nome é Marcus trabalho com suspensões preparadas aqui em Brasília desde que nasci (herança do papai) e inclusive com suspensão a ar, NÃO RECOMENDO A INSTALAÇÃO DE SUSPENSÃO A AR PARA QUEM NÃO SABE USA-LÁ, primeiro o kit mais apropriado para o Brasil é o kit de 8mm, porem as rapazes querem por que querem usar a de 2 polegadas que “prega mais rápido” o problema da instalação desse kit são : As mangueiras muito grossas ( sem espaço para passá-las com segurança pelo veiculo) o veiculo desce muito rápido fazendo assim que o chassis do carro empene com mais facilidade e sem contar que não existe uma altura ideal que você possa trabalhar um alinhamento. Agora fora isso nesses 20 anos de mercado NUNCA tive problemas com bolsas estouradas, já tive com conectores e compressores. Deixo um recado para a galera KIT TURBO E SUSPENSÃO A AR é para quem sabe usar seja maduro e respeite sua vida e das pessoas.

    Um abraço

  • 23

    Avatar de Rosalvo !

    Macus Vinicius!

    Seja bem vindo a nosso site e muito obrigado pelos elogios!!

    Que bom que você como profissional do ramo vem contribuir conosco.

    Quanto a bolsa esturada, aqui na Bahia é fácil acontecer, o clima daqui resseca qualquer borracha, então elas estouram.

    Você poderia nos explicar porque o kit de 8mm é o mais indicado para o Brasil?

    Abraços e volte sempre!!

  • 24

    Avatar de Biloca !
    Biloca | 2 estrelas

    Falou bonito mas tbm mta merda :D

  • 25

    Avatar de Tony !
    Tony | 2 estrelas

    Boa noite Rosalvo!!!

    eu estava a procurar comentarios sobre suspensaoa ar e achei seu blog, achei muito informativo, mas ainda estou em duvida tenho um peugeot 206 1.4 8V e estava pensando em rebaixar ele, pensei em optar pela suspensao a ar pela indicacao de um mecanico, mas nao entendo muito sobre a suspensao a ar e gostaria de sua opiniao... desde ja agradeco, obrigado

  • 26

    Avatar de Rosalvo !

    Muito obrigado pelos elogios Tony!

    Olha, seu mecânico pode achar que suspensão a ar é algo bonito, mas não recomendo utilizar este equipamento.

    O melhor seria utilizar um kit de suspensão fixa, assim não correrá o risco de perder alguma mola no meio do caminho ou coisas parecidas que acontecem com os kits reguláveis.

    No caso do seu carro é um pouco mais complexo por utilizar barra de torção ao invés do eixo de torção e a mola não é helicoidal.

    Tente não alterar muito o carro, pois o 206 costuma ficar todo empenado quando é rebaixado demais.

    No mais, se o desejo for maior do que a razão e o rebaixamento for inevitável, faça em uma empresa especializada.

    Grande abraço!!

  • 27

    Avatar de eduardo simão !

    eu acho sinceramente que vc esta sem assunto , acho q trabalhou em alguma loja de suspensão te amndaram embora e vc ficou constrangido , claro que a suspensão a ar dependen do usuario , e claro que não é qualquer empresa que vai deichar seu carro bem estruturado e com produtos de qualidade , eu tenho suspensão a ar no meu carro a mais de 4 anos e sinceramente vou na loja onde coloquei todo ano para fazer uma revisão e pronto saio de la contente e não gasto nada, agora vc vai em loja que tem nome como algumas do video q vc mostrou por exemplo esse video ridiculo desse gol capotanto , fala sério isso é defeito de percuso querido , o sistema foi totalmente **gambiarra** como vc citou, mas a conciencia esta em quem usa , pois muitos que vendem não sabem trabalhar, mas é seguro sim a suspensão a ar , e em relação a pergunta do seu blog ,respondo orgulhosamente SIMMMMMMM COLOCARIA QUANTAS VEZES FOSSEM NECESSÁRIAS para ter o conforto que tenho e as comodidades , tenho no meu golf , coloquei na minha f250 , e estou preparando no meu onibus de excursão , pois não tem sistema melhor do que ar!

  • 28

    Avatar de Rosalvo !

    Eduardo,

    Tem certeza que eu estou sem assunto ou você não tem o que ler? Para que ler um texto que não concorda e ainda por cima emitir uma opnião?

    Nunca trabalhei em loja de suspensão, nem pretendo trabalhar. Sou estudante de engenharia e estou falando tudo ai com embasamento teórico.

    Se você quer continuar a colocar a vida de sua família em risco, vá em frente, mas não venha aqui dizer que eu estou falando que não tenho assunto para falar.

    Por sinal, os vídeos mostrados são da maior empresa de suspensão do Brasil. Se eles fazem isso ai, quem diria as pequeninas?

    Que Deus te ilumine para poder continuar a comprar novos Golfs e F250 para estragar, já que o dinheiro é teu mesmo e a vida é tua.

    Grande abraço

  • 29

    Avatar de Bruno Souza !

    Rosalvo; Me diz uma coisa, molas esportivas com a famosa EIBACH, podem ser instaladas sem medo? Sempre tive vontade de andar um pouco mais baixo que o original, nada exagerado, apenas uma leve rebaixada. Voce me sugere alguem que venda e onde achar?

  • 30

    Avatar de Alexandre !

    pow Eduardo,

    vc tem que ler direito a matéria do Rosalvo, foi muito bem informativa a todos que visitam o blog, se vc tem sua opinião, beleza, era só vc colocar ela em prática, mas não sair ofendendo e dizendo que não tem assunto ou foi mandado embora de onde ele trabalhava! tenha pelo menos um pouco de respeito com a opinião de cada um aqui, se vc utiliza a susp a ar, tranquilo, ninguém tem nada contra, só estávamos falando da segurança em si, que a susp a ar DEIXA A DESEJAR, exemplo? pega uma pista e ultrapasse dos 150 km/h pra ver se vc vai ficar segura, tenho certeza que na sua cabeça vão passar mil coisas, e a 1ª é, será que alguma bolsa vai estourar?? pensa um pouco!!

    infelizmente Rosalvo, algumas pessoas não lêem o seu blog e vem falar asnera!!

    mais ja deixei meu comentário e deixo de novo, pois sempre visito o seu blog pra ver a opinião do pessoal!!

    PARABÉNS!!

  • Respondendo a #30:
  • 469

    Avatar de julianmachado !

    Alexandre em primeiro lugar não é permitido chegar a essa velocidade no brasil e nem ha como já que as nossas estradas estão em péssimas condições e em segundo nem tudo que ele falou neste post esta correto então pare de ficar puxando o saco dele e achando que tudo oque ele fala esta correto pois como ele disse ele é apenas um ESTUDANTE DE ENGENHARIA.e a suspensão a ar é segura e o rebaixamento do carro sendo feito por um especialista é seguro e não causa danos no carro.leia mais e pesquise mais sobre o assunto antes de falar besteiras.

  • 31

    Avatar de Tony !
    Tony | 2 estrelas

    Muito obrigado Rosalvo.

    abraco

  • 32

    Avatar de Fabiano Couto !

    Que blog massa! e o Rosalvo é de Salvador, que bom, gostei muito tá de parabéns. Já andei muito com susp fixa e regulavel, gostei mais da fixa, feita ai mesmo em SSA com Paulinho, mas tenho muita vontade de colocar uma a AR pena que o dindin não dá, creio que pra mim a susp a AR não teria problema pois o carro que pretendo colocar é um Santana 2001 e pretendo utilizar apenas para passeio na cidade que moro atualmente (Vit. da Conquista-BA) pois aqui não passo dos 100 km/h e não pretendo utilizar o mesmo em viagem. O que acha Rosalvo?

  • 33

    Avatar de Marcus Vinicius !

    Desculpe pela demora da resposta. Bem a deterioração da bolsa de ar é visivél a olho nú, como a de um onibus ela tem que ser trocada quando aparentar rachaduras e desgaste, volto a repetir como a de um Onibus, recomenda-se a troca a cada 2 anos é uma peça de reposição de custo barato. Indico a de 8mm pois é o sistema utilizado por Onibus e caminhões pois o ar vai com mais 'calma" para a bolsa aumentando a sua vida ùtil e o sistema de 8mm é um sistema que vc pode regular a altura ideal do seu carro com mais facilidade. Tenho um kit de 8mm instalado no meu carro a uns 6 anos ja troquei as bolsas 2 vezes por manutenção mesmo. nunca tive problemas.

    estamos ai para qualquer duvida!

  • 34

    Avatar de Rosalvo !

    Olá Marcos!

    Muito boa a sua resposta, quem gostar de suspensão a ar, pode tirar dúvidas contigo.

    abraços!

  • 35

    Avatar de Andree !
    Andree | 2 estrelas

    Bela matéria Rosalvo, parabéns!!! Já tive 2 carros rebaixados, mas nunca preparei a suspensão em fundo de quintal. suspensão feita em fundo de quintal compromete a segurança de todos. Resalto que não se vê nas estradas carros rebaixados em alta velocidade, e nem em acidentes catastróficos, com isso acho que o problema maior é a consciência dos motoristas, que só aceleram e não fazem as manutenções necessarias. acham que só por que o carro é novo e tem pouca quilometragem, pode abusar da sorte, e colocar em risco a vida de todos a sua volta. Como já dito, vale destacar as empresas que fazem o serviço sério, e parabéns mais uma vez. um abraço a todos

  • 36

    Avatar de Alexandre !

    olá Rosalvo, bom, aqui eu ja coloquei minhas opinião e tal sobre as susp's, e adivinha oq eu coloquei no meu carro?? essa mesmo, a susp a ar, olha, ja estou com ela a 1 mês e até agora não tive nenhum problema, visto que instalei em loja de nome e confiança, garantia e tudo, não foi em "fundo de quintal", a susp por inquanto esta só me ajudando, ando mais com o carro alto, pois devem saber que susp a ar não é pra ficar andando socado, pois assim vc compromete as bolsas, sempre verifico as bolsas a cada dia que eu chego em casa, olho e lubrifico com um gel que me deram para aumentar a vida útil das bolsas, então sendo assim não vejo problema ter essa susp. mas claro, sempre fazendo a menutenção e de olho vivo, não adianta vc colocar e esquecer que ela exige de cuidados!! é muito bom quando vc chega em algum lugar movimentado onde só tem carros modificados, ai vc chega com o seu alto e todo mundo comenta, quando derrepente tshiiiii, huashuashuas!! ai parece que vc vira celebridade, huashuashuas!! bom, é isso aii!! sempre acompanho seu Blog!

  • 37

    Avatar de Lindomar !

    Olá Rosalvo!!! Adorei a matéria sobre suspensão a ar, muito informativa, me ajudou muito. Gostaria de pedir sua ajuda, tenho uma um Omega CD 96 que é minha paixão e estava querendo instalar um quite de suspensão a ar, lendo a matéria resolvir não arriscar, sendo assim eu gostaria de pedir sua ajuda, como posso rebaixar um pouco meu carro, nada muito excessivo, apenas uns 5cm com segurança? Você poderia me ajudar? Eu não tenho conhecimento técnico sobre o assunto e tenho medo de fazer uma “cagada” e me arrepender mais tarde. Obrigado! Fico no aguardo.

  • 38

    Avatar de Rosalvo !

    Olá Lindomar!

    Obrigado! :-) A melhor maneira de rebaixar seu carro com segurança é utilizar molas esportivas de qualidade (Fabrini ou outro fabricante como Eibach, HKS) O Omega tem a grande vantagem de ser proveniente da Alemanha, onde existem kits maravilhoso para esta finalidade, mas o nacional da Fabrini já é bom. Nunca vi para o Omega, mas devem ter.

    Aliado a essas molas, você pode colocar amortecedores Turbogás Cofap ou de outra marca com características parecidas. Também tem a opção de comprar amortecedores trabalhados de marcas conhecidas como Fenix, TAG, Ronaldo Amortecedores, pessoas conhecidas por preparar carros de competição. Garanto que seu Omega vai ficar ainda mais gostoso de dirigir com essas modificações.

    Um grande abraço!

  • 39

    Avatar de Andree !
    Andree | 2 estrelas

    Olá rosalvo

    Estou querendo rebaixar meu Santana 99 e colocar rodas 17". Quero fazer a suspensão fixa. o que me sugere? e mais uma vez. parabéns pela ótima matéria. um abraço

  • 40

    Avatar de ricardo !

    Na minha opinião isso é para os Lowriders, como o o nome já diz, Baixo e Lento , só para desfilar com as barcas. Esse negócio de golzinho turbinado com susp. a ar a 160 km por hora, é logico que vai dar merda. Abraços

Comentar

Para deixar um comentário é necessário se identificar: ENTRA ou conecte-se com Facebook Connect

Publicidade

Seções

Caterham

Crash test

WSL Weblogs SL